Em crise com Renan, Cármen Lúcia marca julgamento que pode derrubar presidente do Senado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Pouco antes de entrar em rota de colisão com o Senado por causa da reação de Renan Calheiros à prisão de policiais legislativo pela Polícia Federal, a presidente do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia agendou para o dia 3 de novembro o julgamento de uma ação apresentada pela Rede que questiona se políticos que são alvos de processos na Justiça podem estar na linha de sucessão presidencial.

Enfurecido com o avanço da PF sobre a Polícia Legislativa, Renan disse à imprensa que ação foi abuso de autoridade deflragrada por um “juizeco”, ao que a presidente do STF respondeu que também se sente destratada com a fala do senador.

Na imprensa, a marcação do julgamento, feita no dia 21 de outubro – antes de Cármen Lúcia rebater Renan Calheiros – repercutiu como uma possibilidade de o Senado ter de trocar de presidente.

O STF terá de definir se é possível que um parlamentar que responde a processo criminal perante a Corte ocupe cargo que, por eventualmente, lhe confere a atribuição de ser substituto do presidente da República – caso de Renan.

O presidente do Senado é alvo de ao menos 11 inquéritos no STF. No dia 4 de outubro, o ministro Edson Fachin liberou para julgamento uma denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente do Senado, no caso da Mendes Junior, no qual Renan é acusado de agir em favor da empresa. Em troca, a companhia pagava despesas pessoais do senador.

A data da análise dessa denúncia pelo plenário do Supremo também será definida por Cármen Lúcia, responsável pela pauta de julgamento de cada sessão.

Caso o plenário do STF aceite a denúncia da PGR, Renan Calheiros se tornará réu e responderá a uma ação penal por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso, lembrou o Estadão.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

53 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguém precisa avisar a

    Alguém precisa avisar a PRESIDENTA do STF que o vice do Renan é o Jorge Vianna do PT. Bom… mas para a Justiça brasileira sempre tem saida. Pode ser algum processo contra Vianna esquecido num escaninho qualquer ou a propria saida do Jorge Vianna do PT. Poder é poder.

     

    1. Respondo a Vera Lucia

      Respondo a Vera Lucia Venturini,26/10/2016-17:03.Baseada em que a senhora canta a saida do Senador Jorge Viana do PT?Um pouco mais de respeito com as pessoas,principalmente um quadro como Jorge Viana.Temos que ter um pouco de responsabilidade em escrever certas coisas.Se duvidas eu tinha minha senhora,nao mais a tenho.O Brasil e um Pais doente,literalmente contaminado pelo virus da inconsequencia e da irresponsabilidade.

  2. Inacreditável

    Estamos à mercê de imaturos, birrentos como adolescentes ou menos.
    Como pode, chefes de poderes com idade mental equivalente aos 8 anos?

    1. É verdade. Mas isso pouco

      É verdade. Mas isso pouco importa para quem de fato comanda tudo. O que interessa vai se consumando sem atropelos. O Congresso cumpre à risca o roteiro, aprovando tudo com celeridade, sem permitir uma emendazinha para aliviar o tranco.Os negócios na área da Petrobrás vão de vento em popa, tudo dentro do figurino da matriz. Enfim, programação sem deslise. Enquanto os que se imaginam chefes de poder tem  os seus chiliques, rodam a baiana e as togas, o  Brasil desce a ladeira.

      1. Como assim, “sem atropelos”?

        Como assim, “sem atropelos”? A Presidente do STF quer derrubar o Presidente do Senado, que quer a cabeça do Ministro da Justiça, que conspira contra o Presidente da República, que compra deputados, que aprovam leis que engessam o Executivo, que tem de se explicar sobre as violações das prerrogativas do Senado E do STF. Juízes de primeira instância se arrogam poderes que só o STF tem, ou que nem o STF tem, Tribunais Regionais Federais declaram a Constituição suspensa, o Supremo se cala, menos o Gilmar Mentes, que dispara sua metralhadora giratória contra tudo e contra todos. Enquanto isso o país vai se isolando internacionalmente; o golpe supostamente dirigido de Washington vai destruindo a segurança jurídica que o capital estrangeiro exige para investir no país.

        Se isso é “sem atropelos”, não quero nem ver o que você chamaria de atropelo…

  3. Quando Cunha foi preso cravei

    Quando Cunha foi preso cravei PMDB foi traído!

    Agora se ventilam FHC, para um mandato Tampam, isso explica bem a tarja preta em serra, os sigilos na lista da odebrecht, o carimbo de intocavél em aecio…..não vim ao caso delações que atingiram, o Tucanato.

    1. Não estou surpreso.
      Sempre

      Não estou surpreso.

      Sempre acreditei que a lava rato não era uma operação de combate a corrupção e sim que seu objetivo era destruir o PT e prender suas principais lideranças. Um golpe sem vergonha capitaneado pelo judiciário. Esta é a nova modalidade de golpe que os EUA exportam para repúblicas de bananas.

      Eu sempre acreditei que levariam alguém do psdb para o governo e que o pmdb foi usado pela parceria psdb/midia/judiciário para atingir seu objetivo.

      Minha aposta é que na eleição indireta o serra seria o escolhido.

      Podem ter mudado de espantalho pelo motivo apontado pelo Nassif: que o serra está decrépito.

       

  4. Carmem, como Gilmar, é uma irresponsável

    Age politica e partidariamente, comportamento inadmissível num ministro da suprema corte, em qualquer país minimamente civilizado.

    Com a saída de Cunha do comando do Golpe, o clima geral é de barata-voa. Cada um por si. Guerra na boca-de-fumo. ‘Corrida Maluca’ só com de vilões.

    Se eu fosse Renan, dava o troco anulando o impeachment de Dilma. O processo está viciado, pois foi iniciado por um presidente da Câmara que está preso por suspeita de corrupção.

    1. Contra Cunha não há suspeitas, mas provas.

      Prezado mcn,

      A prisão de Eduardo Cunha foi apenas para enganar os incautos e para o juizeco da guatánamo paranaense e a ORCRIM da Fraude a Jato recuperarem o prestígio e posarem de ‘imparciais’, coisa que jamais foram; o objetivo claro é prender e condenar Lula, nesta ordem preferencialmente.

      Mas Contra Eduardo Cunha o que há não são suspeitas mas provas fartas e robustas de que ele cometeu corrupção passiva, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e evasão de divisas. E não foram a PF, o MPF ou sérgio moro que apresentaram essas provas, mas as autoridades da Suíça. Se dependesse da força-tarefa da Fraude a JAto, Eduardo Cunha ainda seria o presidente da Câmara.

  5. Tô adorando …

    Assistir de camarote esse duelo de golpistas. Sei que afundaremos todos, nessa republica de bananas, onde não se respeita nem se cumpre mais nada. Que se danem.  Me serve de consolo.

  6. Agora lascou! Todo o STF pode

    Agora lascou! Todo o STF pode ser considerado impedido para julgar qualquer coisa envolvendo quem é hoje persona non grata para o Judiciário, caso do Renan Calheiros, atual presidente do Senado Federal que desancou toda a categoria dos togados. 

    E o STJ? Também não pode. Os tribunais regionais? Idem. E os “juizecos” de primeira instância? Esses é que não podem mesmo.

    Isso é o que dá alçar a turma do i³ – imatura, irresponsável, inepta – a altos cargos da República. 

  7. E o Michel Temer??
    O presidente não está na linha de sucessão??

    Por acaso, além da lava jato, o Michel Temer está condenado pela justiça eleitoral e é ficha suja… Não se trata de alguém na linha sucessória condenado na justiça??

  8. Está na hora de conter esse judiciários tresloucado

    Diz a Ajuris (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul): “Renan tem nosso repúdio por seu gesto”. 

    O que a Ajuris acha, ou deixa de achar, não vem ao caso e não tem nenhuma importância, uma vez que seu pronunciamento, assim como o da presidenta do STF, não passam de manifestações corporativistas, tendenciosas, sindicalistas, que pretendem pôr os interesses da classe de juízes acima dos interesses nacionais.

    O Legislativo é um poder e, por isso, não pode ser invadido por meio da força tanto pelo Executivo, quanto pelo Judiciário e, tampouco, por conluio do Judiciário com o Executivo, como foi o caso. De se mencionar que, nem durante a Ditadura Militar, o Congresso foi invadido manu militari.

    Dona Cármen Lúcia, em surto de Maria Antonieta, recusou-se ao encontro entre os chefes dos poderes, comportamento de quem pensa, contrariamente ao que preceitua a Constituição, que manda no país. Não manda. Onde fica a harmonia entre os poderes, Dona Cármen?

    Veremos se os absurdos judiciários ensaiados e efetivamente praticados farão finalmente os senadores se mexer e processar com vistas a impeachment ministros da Corte, pois vários deles, o que inclui a presidenta, não estão a altura de suas funções.

     

  9. Pirraça????????????????

    Pirraça???????????????? Querendo ou não, isso ficou com cara de retaliação. O STF retaliar o senado é bagunça além da conta. Agora, o senado resolve dar o troco e impixa meio STF, só pra começar… e nem Putin salva mais essa bagaça.

    Temer, Cunha, Serra, Moreira Franco Rodrigo Maia, Renan. Gilmar, Fux, Toffoli, Janot…. Orra! Desenterrar FCH é requinte de crueldade, né não? Já tá uma zona, imagina qdo a gente for comunicado, oficialmente, que o Farol voltou…. Tô cansada….

    1. Prezada Cristiana
      Boa

      Prezada Cristiana

      Boa noite

      Lembre-se que a russia ganhou as tres guerras !!!

      Lá, não aconteceria o golpe que ocorreu aqui!!!

      E adivinha onde estariam os golpistas???

      Abração

  10. Espero que o senado arrase

    Espero que o senado arrase com o judiciário, toque fogo em tudo. Depois concerta, de preferência sem os aloprados e alopradas que estão se achando a última bolacha do pacote.  Mil vezes lidar com senadores golpistas do que com togados idem, além de burros e deslumbrados. 

  11. Depois desta, espero que Renan Calheiros acorde!

    Ele e os outros senadores. Fechem a pauta do Congresso, e iniciem um contra-ataque fulminante. Ou eles detem o MP, o Moro, os juizecos e a Imprensa Venal, ou perderão  os seus mandatos, podendo até mesmo irem para atrás das grades, ficando inelegíveis por muito tempo.  Se eles aprovarem a PEC241, perderão totalmente a serventia e serão comidos pelas hienas.

  12. Justiça Mori-i-bunda

    Temos dois poderes iguais, e o chefe da polícia de um deles resolve prender o chefe da polícia do outro.  Tudo bem , se não  for a polícia do Legislativo prendendo o chefe da polícia do Executivo, não é, Carmem Lúcia? O Renam poderia agora dar ordem para seus policiais prenderem os “seguranças” do Supremo, para ver como a coisa fica. Aliás, só para não esquecer, um presidente do STF chamava de “capangas” os que serviam um dos atuais ministros…

    1. Assino embaixo das tuas palavras

      Assino embaixo das tuas palavras.

      Este país estúpido tirou do poder uma presidente legítima, de mãos limpas,  e empossou um líder de uma quadrilha de corruptos que nomeou uma gangue de facínoras para protegê-lo.

      VOLTA DILMA!!!

  13. Cara, eu nunca imaginei que

    Cara, eu nunca imaginei que fosse dizer isso, mas o Renan meteu o dedo na ferida. Esse nosso judiciário tá se achando o máximo perante a opinião da globo. O que ele falou do juizeco é a mais pura verdade. Aí essa figurinha da c lú se dói. Cé tá de brincadeira. Ela não disse uma palavra obre usurpação de poderes do juizeco, quer dizer, se é pra ferrar os outros poderes vale tudo. E, detalhe, não é corporativismo. Na verdade dos quatro poderes (mídia, legislativo, executivo e judiciário, só o executivo e o legislativo é que são pecadores, os outros são compostos pelos mais celestiais anjos de nossa terra brasilis. Aí o renan comete um pcado mortal. Óbvio, vão fritar o cara. Ando com azia só de ver a caras santificadas dessa galera da justiça. 

  14. Um tal Conselheiro Acácio que
    Um tal Conselheiro Acácio que gorjeia por aqui,escreveu que,ou Renan agia rápido ou seria castrado.Se vai dá tempo redistribuir a tropa,nao tenho condições de dizer,e se não der,aquela velha história do “pato manco”,voltará com força total.

  15. Um Brasil sem Rumo, sem Norte e sem Estrela

    Estamos a deriva, perdidos em questiúnculas minúsculas ao sabor de egos inflados e infantis.

    O Brasil não merecia isto.

  16. Demorou…

    Quando muitos bandidos fazem um grande assalto, difícil é agradar a cada um na repartição do dinheiro…

    Na repartição do poder esse bando que tomou a Presidência da República de assalto vão disputar metro a metro do poder…

    O Temer é quem pode menos, está jurado para sair, poderá ganhar um cala boca se aprovar as medidas impopulares ou ser preso se falhar, já praticamente conseguiu uma…

    Agora, a coisa vai ficar difícil é quando aqueles que pagaram pelo golpe requerer sua fatia…

    São Paulo vai querer ficar com mais recursos e os outros estados vão reclamar na justiça que dará ganho aos paulistas!

    Ai o circo vai pegar fogo, por que no jogo dos interesses, o PT foi uma donzela meiga e frágil, coisa que não teremos com as outras forças que estão no jogo.

    Nem o stf segura…

  17. O Renan é a bola da vez,bom
    O Renan é a bola da vez,bom antes de “cair” ele deveria por o Judiciário no seu
    lugar,começando com o impeachment de Gilmar, nação aprovaria,ele só vai ter
    serventia até FAZER O SERVIÇO,igual ao Cunha,depois cana !!!

  18. Eduardo Cunha conduziu o golpeachment e já era réu no STF

    Prezados,

    Eu quero ver a bruxa (seria Bento Carneiro?, já que o presidentO autoritário não gosta do feminino de presidente; seria Madame Min?  Ou seria Maga Patalógica, quero dizer, Patológica?) que preside o  STF distorcer, contorcer e retorcer a Lei para afastar Renan Calheiros da presidência do Senado, depois do mesmo STF ter permitido a Eduardo Cunha, que já era réu no STF desde dezembro de 2015, conduzir o golpeachment, sendo afastadi apenas depois do golpe consumado na Câmara. Eduardo Cunha era simplesmente o terceiro na linha de sucessão presidencial, como é o caso de Renan Calheiros neste momento.

    Será que juristas e advogados não possuem redigido um Pedido de Impedimento contra Cármen Lúcia? Renan se mostrou covarde ao não aceitar pedidos de impedimento contra Rodrigo Janot e Gilmar Mendes. Mesmo sendo um picareta, Renan prestaria um enorme serviço ao País se aceitasse pedidos de impedimento contra esses canalhas do STF e do MP. Quem sabe o instinto de sobrevivência não faça o senador alagoanao ter um tiquinho de hombridade? A ver.

  19. Nao da pra lidar com complexo

    Nao da pra lidar com complexo de inferioridade alheio.

    Ja tenho meus complexos de inferioridade alheios com os quais lidar.

  20. Juizeco

    Carminha tem toda razão.

    Renan disse “juizeco” e neste caso como não estamos falando de presidenta ou presidente, ele deveria ter dito “juizecos e juizecas”, Ele estaria amando mais a língua pátria (que pátria?).

  21. A republiqueta de bananas do

    A republiqueta de bananas do Brasil pegou fogo, os golpistas não se entendem mais depois que o objetivo de aplicar o golpe de estado foi conseguido.

    Defendo que o Alexandre Frota assuma a liderança do país já.

  22. O texto está aerrado.  A Ação

    O texto está aerrado.  A Ação em tela NÃO coloca em risco o cargo de Presidente do Senado apenas visa a definir se quem é reu em rpocesso pode assumir a Presidencia da Republica. Se disser que não pode, isso não faz Renan perder a Presidencia do Senado, apenas vai dizer que ele não pode assumir a Presidencia da Republica, nesse caso esta iria para a proxima na linha sucessória, a Ministra Carmen Lucia.

    1. Você deve estar certo.
      Mas o

      Você deve estar certo.

      Mas o primeiro substituto do Temer na PR é o Rodrigo Maia, Presidente da Câmara, não?  Ele tb é réu em algum processo?  Se for, e na hipótese de o STF julgar procedente a Ação, SOMENTE a Ministra Carmem Lúcia é que vai poder substituir o Presiente da Repúbllica enquanto os atuais presidentes da Cãmara e do Senado permanecerem no cargo. Não é isso?

       

      1. O atual primeiro substituto é

        O atual primeiro substituto é o Presidente da Camara, depois vem o do Senado. Não me consta que Maia tenha processo em curso portanto ele é o Vice de fato, depois no impedimento de Renan viria Carmen Lucia.

        Todavia me parece que essa discussão da proxima semana é em tese, Renan é alvo de inqueritos mas não é Reu porque nenhuma denuncia foi ainda aceita. que eu saiba.

  23. Os marinho devem estar sorrindo

    Começaram lá em cima, no quintal propriamente dito, Honduras. Tentaram na Venezuela mas o Chaves barrou e colocou uma porrada de juizecos na cadeia. Daí foram para o Paraguai e derrubaram, o presidente legitimamente eleito. Forçaram na Bolívia e deram com os burros n’água porque como  lá NÃO existe globo,  não existem midiotas  nem deslumbrados. Aí vieram para o Brasil, e via a mídia servil capitaneada pela globo-(quem era mesmo que “almoçava” com o embaixador?)- aos interesses deles, os do norte,  togados já devidamente coptados e deslumbrados foram “premiados”. Alienar os  midiotas, foi fácil, custou vinte centavos. Resumo da ópera bufa: um país que estava ganhando respeito internacional depois de décadas, em poucos dias se transformou novamente em republiqueta bananal. Agora devido ao delumbramento, começou a autofagia no seio dos golpistas. Como mariposas, brigam pela luz efêmera que os destroi eticamente e moralmente. E tem quem ainda duvida que a globo é um câncer incrustrado na vida dos brasileiros.

  24. e o caos se instala a todo vapor…

    justiça privada exercida por quem se considera ofendido, incluindo parentes e amigos

    retaliações ou desforras

    reações instintivas de defesa

    intenções malévolas, enfim, se com a aceitação do golpe criaram condições,

    agora que se virem com este Estado fora da lei

     

     

  25. Moro, cumpra seu dever

    Só vou ficar feliz quando ver todos, absolutamente todos os corruptos, ladrões, entreguistas, informantes dos EUA e golpistas na CADEIA!!

    Moro, CUMPRA SEU DEVER!!! Perseguir o PT e Lula não interessa ao nosso país, o que interessa ao nosso país é colocar na cadeia todos, absolutamente todos os corruptos, ladrões, entreguistas, informantes dos EUA e golpistas.

    Os prevaricadores também, tá?

    Nem os juízes do Supremo e nem os juizecos de primeira instância podem ter partido na hora de deliberar!

  26. Ópera-bufa

    Renan já foi rifado.Vamos ver se vai passar a história  como um covarde canalha ou se tem uma atitude decente e encara os golpistas safados  do STF e da PGR  e da PQP….

  27. Quem era o pagão? Não me digão que é o FCH, Yolanda

    A Mulher, digo, Yolanda também podia ser Renan. Mas se fosse, a Mereta Carmem Lucia poderia derrubá-la?

    Vai deixar assumir o pagão? E lhe devolver o cartão corporativo. Ai dos Vibrador

    1. Dois pesos e 2 medidas

      O FHC bancou a Miriam Dutra na Europa cair do seu posto, podendo inclusive voltar se o Temer golpista for golpeado. Já o Renan não pode subir ao posto por ser bancado pela Mendes Júnior?

      Então, Vampira Brasileira, o problema não está em quem banca, mas em quem é bancado? É isso?

      Se a Mirian Dutra fosse a Presidente do Senado, ela cairia?

      Vão pentear macacos, bando de salafrários

  28. Depois do golpe da deposição
    Depois do golpe da deposição de Dilma, como de qualquer outros, surge a desorganização dos poderes.

    Não causará surpresa se o STF impedir Renan e o Congresso aprovar leis diminuindo o poder dos juízes.

    Sabidinho, o PGR foi para traz da moita.

  29. Rumores não falam de guerrilha, em vez disso, calam

    Sinais de vida num país divino

    eu já não ando mais acompanhado

    Não me deixem só numa cela exceto se erigida de pedras e vapores de alcalóide

    Is there anybody out here?

    Throw the key way, please and don’t disturd

    Durma-se com Hair if the Dog

  30. Essa ministra não tem a menor

    Essa ministra não tem a menor noção de que o corporativismo é algo abominável, não tem nada a ver com justiça!

    Esse papo de “agrediu um juiz eu me sinto agredida” é a coisa mais corporativista que eu já vi ou ouvi.

    Se toca minha senhora! Cumpra seu dever e não permita parcialidade nas ações e investigações da PF e nem nos julgamentos!

    Justiça é para todos e não só para os políticos do PT!

    Acabe com a parcialidade dos juízes e promotores!

    Coloque TODOS, absolutamente TODOS os corruptos na cadeia! Não só os do PT!

    ESSA PARCIALIDADE NÃO INTERESSA AO BRASIL! ISSO É FORTALECER CORRUPTOS DE OUTROS PARTIDOS!!!!

    O QUE O BRASIL GANHA COM ISSO?

    1. Alguém falou em ação chantagista?

      Até o Gilmar Mendes que até há bem pouco tempo andava muito ocupado “…na mídia, destruindo a credibilidade do judiciário brasileiro…” segundo Joaquim Barbosa em barraco encenado em pleno Pleno da Corte.

      https://www.youtube.com/watch?v=ioWehAoxoa0

      Até o Gilmar, que, como vemos, não está lá muito atento às liturgias exigidas aos barraqueiros do STF, anda dizendo que o judiciário pratica chantagem.

      http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/10/1824093-juizes-usam-lei-da-ficha-limpa-para-chantagear-politicos-diz-gilmar-mendes.shtml

      Agora vem a nova protagonista da sala de barracos demonstrar que não é evidência, nem convicção. A baixaria está banalizada mesmo. Tá libsrado o faroeste no judiciário fora do eixo.

  31. Judicialismo de terra arrasada.
    Somente agora e tão rapidamente? Chantagem e vingança? Gilmar Mendes conhece bem os intestinos do poder. Pode-se-lhe atribuir todos os vícios de um servidor público, mas ele deve ter lido todos os grandes autores que versam sobre ciência política. Pode não ter se tornado um erudito, mas exerce o poder com maestria. O PT tem de deixar o divã e buscar um matemático com especialização em política. Fazer cálculos e tentar retornar a luta democrática para a quadra apropriada. Esses “estranhos” foram longe demais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador