Em documentário, Lewandowski se diz “surpreso” com “guinada jurisprudencial” para barrar Lula na eleição

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro Ricardo Lewandowski disse, em documentário produzido por Kennedy Alencar para a BBC, que o Tribunal Superior Eleitoral deu uma surpreendente “guinada jurisprudencial” para impedir Lula de ser candidato a presidente na eleição de 2018.
 
Segundo o magistrado, a Lei de Eleições diz claramente que uma candidatura sub judice pode ser registrada. Lula, por outro lado, foi barrado no TSE, a despeito de mensagem enviada pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU ao estado brasileiro, exigindo que o petista tivesse seus direitos políticos assegurados.
 
“Eu fiquei surpreso com essa guinada jurisprudencial, porque a Lei de Eleições, em seu artigo 16-A, é absolutamente expressa no sentido de dizer que aqueles candidatos que estão sub judice – ou estão respondendo a processos, em linguagem popular – têm direito de participar de todos os atos eleitorais por sua conta e risco.”
 
A declaração do ministro pode ser conferida a partir dos 11 minutos do vídeo abaixo [a parte 3 do documentário] .
 
https://www.youtube.com/watch?v=VpQ_8vgpQZc width:700 height:394
 
Na mesma produção, Lewandowski evitou chamar o impeachment de Dilma Rousseff de golpe e criticou duramente o vazamento do grampo que a Lava Jato fez na ex-presidente e em Lula. A gravação da coversa foi entregue por Sergio Moro à imprensa poucas horas depois de ter sido feita.
 
O ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também disse que Moro não tinha o direito de vazar o grampo que atingia a presidência da República.
 
Janot também foi crítico a Moro em outra passagem, quando diz que nem pensaria duas vezes se fosse convidado para ser ministro do Supremo ou da Justiça. Para Janot, aceitar um convite do gênero comprometeria a imagem da Lava Jato.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O documentario apresenta os

    O documentario apresenta os defensores da democracia e da justiça social (Lula principalmente) como iguais a Temer, Cunha e outras raposas. Ao finalizar dizendo que o Bozo defende a luta contra a corrupçao, deixa de ver seu passado ligado as milícias, e sua campanha suja e cheia de ilegalidades. Kennedy Alencar quis ser tao neutro, que acabou sendo parcial.

  2. Surpresa de Lewandowski
    Infelizmente o mundo sabe da omissão e da politicagem de alguns ministros do STF e da Lava Jato.
    Não temos mais motivos para acreditar no STF.
    Até acredito que exista uma força estranha dominando a Suprema Corte.
    Penso que forças do exército estão pressionando o judiciário brasileiro a fazer seu jogo.

  3. “Eu fiquei surpreso”

    Eu também fiquei surpreso quando Lewandowski se prestou a presidir a farsa perpetrada no senado do Brasil contra Dilma Roussef.

  4. Documentário Lewandowski
    Não tenho dúvidas do golpe armado contra o PT. A elite brasileira com o judiciário, inclusive o STF e os políticos mais corruptos foram os responsáveis pelo golpe. Isso deveria ser revisto como novas eleições e com Lula na disputa. Lewandowski foi cúmplice dessa aberração golpista.
    Professor Mauro Lúcio de Oliveira

  5. Este fala, fala, fala, mas

    Este fala, fala, fala, mas não faz nada. Na minha opinião, desta gaelra dos quintos do supreminho só se salva o Marco Aurélio. 

  6. Lembro uma vez dilma

    Lembro uma vez dilma reclamando q, no auge da crise lewandowski solicitou uma reunião pra…… falat do aumento do judiciário!!

     

    Inacreditável esse camarada…. vai pro lixo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador