Em mensagem interna, procurador da República diz que sofre ataques da mídia

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

“Em razão das funções que exerço como Procurador-Geral da República, venho sofrendo [ataques injustos] por parte da imprensa, possivelmente secundada ou instrumentalizada, de forma irresponsável, por interesses inconfessáveis”, escreveu Janot.

Jornal GGN – Em mensagem distribuída à rede de membros do Ministério Público Federal no último sábado (6), Rodrigo Janot disse que vem sofrendo ataques injustos “em razão das funções que exerço como Procurador-Geral da República, por parte da imprensa, possivelmente secundada ou instrumentalizada, de forma irresponsável, por interesses inconfessáveis”.

A carta do PGR a seus pares foi enviada após uma série de reportagens veiculada na grande mídia, indicando que Janot vem encampando uma tentativa de, na prática, livrar o governo federal das acusações envolvendo a Operação Lava Jato contra a Petrobras.

A revista Isto É levantou a tese – com base em fontes anônimas do STF e advogados dos empresários – de que Janot quer selar um acórdão no qual os executivos assumem a culpa por formação de cartel e, assim, delegam ao Palácio do Planalto a possibilidade de dizer que foi vítima de um esquema empresarial.

Após as reportagens replicadas até no Jornal Nacional, Janot, por meio de nota à imprensa, reforçou que atua de maneira “técnica, independente e minuciosa”, e rechaçou as “tentativas de desacreditar as investigações” do Ministério Público Federal na Operação Lava Jato. Na carta, ele reafirma que o MPF é uma instituição forte e indica que não vai se curvar diante das pressões externas.

Leia mais: A ópera do impeachment perto do primeiro grand finale

Leia a mensagem de Janot na íntegra:

“Colegas,

O diálogo, a transparência e o espírito público que têm balizado minha gestão recomendam que, uma vez mais, eu venha à nossa rede para falar diretamente a todos vocês, para manifestar a minha indignação contra os ataques injustos que, em razão das funções que exerço como Procurador-Geral da República, venho sofrendo por parte da imprensa, possivelmente secundada ou instrumentalizada, de forma irresponsável, por interesses inconfessáveis.

Para profunda tristeza dos brasileiros honestos e cumpridores de seus deveres, o País convulsiona com o maior escândalo de corrupção da nossa história. Por dever incontornável, o Ministério Público Federal posicionou-se desde o início do caso como o primeiro combatente dos desmandos que já se afiguravam no horizonte. Cumprindo estritamente o mandato constitucional que a sociedade brasileira nos outorgou em 1988, adotamos posição intransigente na defesa da probidade e no combate à corrupção que se alastrou na gestão da Petrobras. Essa conduta, como é do conhecimento de todos os colegas que fazem do exercício de sua função uma profissão de fé, tem um preço alto, para a instituição e para os seus membros.

Jamais aceitarei qualquer acordo que implique exclusão de condutas criminosas ou impunidade de qualquer delinquente. Não admitirei que interesses externos sejam satisfeitos às custas da credibilidade e honra da nossa Instituição. Temos uma estrada a trilhar, uma “recta ratio” inerente à nossa atuação. Ela é, ao mesmo tempo, nossa sina e o nosso porto seguro. Estou certo de que, se nos mantivermos nela, chegaremos ao final com a consciência do dever cumprido. Os trinta anos de experiência nas trincheiras desta Instituição reforçaram minha convicção de que não podemos nos afastar dessa trilha.

Criei uma Força-Tarefa, sediada em Curitiba, composta por colegas de excepcional valor profissional e com larga experiência em investigações dessa natureza. Concedi a um grupo de nove procuradores todas as condições materiais e humanas para o bom exercício de suas funções. Coloquei, também, membros e assessores do meu gabinete à disposição dos trabalhos e, nos momentos críticos, empenhei a força e a credibilidade do cargo que ocupo em favor das investigações.

Assim prosseguirei e farei o que for necessário para a punição de todos os envolvidos. Nossa Instituição é forte e o grupo que atua neste caso é plural e coeso. Trabalhamos em regime de confiança mútua e de apoio recíproco. Estamos todos juntos na direção correta – fiquem certos disso.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A velha mídia ou o PIG é tão

    A velha mídia ou o PIG é tão previsível que a demonização do PGR é pedra cantada por Nassif e outros analistas já vai alguns meses atrás. 

    É um roteiro clichê que começa por pressionar o PGR para depois pressionar os juízes não-alinhados com a tese golpista para defenestrar o PT do poder a qualquer custo no julgamento que o maestro do golpismo Gimar Mendes prepara como o ataque final.

    Mais do mesmo!

  2. Que conversinha mole

    Que conversinha mole hein…

    Como ele sabe que é o “maior escandalo de corrupção da nossa história” ?

    Procuradores e outros homens públicos devem evitar adjetivações excessivas em suas falas e textos.

     

  3. Essa imprensa golpista não fala pelo povo…

    Essa imprensa golpista não fala pelo povo. O Procurador Janot deve ter isso em mente. Tentativas de golpes ocorrem diuturnamente contra o governo petista. Esses setores que estão apoiando o golpe farão parte do lixo da história. Figuras como Gilmar Mendes e Dias Toffoli serão lembrados como traidores e inimigos do povo. Os grupos midiáticos que compõem o PIG aos poucos vão perdendo seu poder de influência e sua reputação.

    A história se repete, aqueles que ousaram desafiar as forças obscuras que mantém o país no atraso serão lembrados como exemplos a serem seguidos. O Procurador Janot tem a escolha de se comprometer com a elite nefasta que domina o país ou o povo que elegeu sua representante.

    Espero que o atual Procurador Geral da República do Brasil esteja à altura do cargo que ocupa. 

  4. Nassif cantou a pedra

    Infelizmente, parece que Nassif estava (está) certo. Morrendo de medo, lá vem esse procurador a prometer mundos e fundos aos pitbulls de plantão. Vergonha e tristeza!

  5. Janot tem mais é que deixar
    Janot tem mais é que deixar de veadagem, abrir a caixa de ferramentas e ir para cima dos jornalistas e revistas que o atacam. Ele pode e deve utilizar todos os recursos que a Lei atribui ao cargo e a pessoa dele. Se ficar na defensiva continuará a ser tratado como loke*.

    *Gíria que Janot provavelmente conheceu.

    1. “abrir a caixa de ferramentas

      “abrir a caixa de ferramentas e ir para cima dos jornalistas e revistas que o atacam”:

      Nesse caso especifico, Janot esta certo.  Aquela reportagem mencionava um juiz do supremo…

  6. Antigamente, a gente só

    Antigamente, a gente só lembrava do filme O maior espetáculo do mundo e tudo se passava num circo. Hoje tudo é o maior escândalo do Brasil e, quiçá, do mundo. Também se passa num circo, o circo da mídia ou circo dos horrores. Falo isso sem diminuir a irresponsabilidade dos crimes. Porém acredito que a tarefa da justiça deve ser discreta e eficaz  SEMPRE contra TODOS os envolvidos, em QUALQUER crime de colarinho branco sem prescrição de tempo. Afinal, os crimes são cometidos há muito tempo, bem antes dos 12 anos do governo petista com  parte do PMDB com a insana cumplicidade de governar a parte do encosto que destrói todo e qualquer programa que ganhe as eleições. Cabe ao procurador geral ter a serenidade e não se deixar levar pela pressão criminosa da mídia corporativa.

  7. Bom, as contas da Dilma já

    Bom, as contas da Dilma já foram rejeitadas. E atenção, que não foram rejeitadas pelo Gilmar. Foram os tecnicos que rejeitaram as contas da Dilma. E o Nassif falando que seria o Gilmar!

    Dos aviões sem dono da Marina e do PSB até agora não vi falar nada. É que avião voa e os tecnicos não devem ter enxergado. Assim como não enxergaram a legalização dos aeroportos do Aécio. Deve ser porque os aviões da Marina pousaram nos aeroportos do Aécio.

  8. Aguenta firme que o jogo é

    Aguenta firme que o jogo é pesado, só vale golpe abaixo da linha da cintura.

    Tenho certeza que ao final os justos sairão vencedores.

    A verdade sempre vence, demora mas vence.

  9. O que mais me arrepia em toda

    O que mais me arrepia em toda esta história de Golpe, é ver o Dias Tóffoli ao lado do Gilmar, assim como o Eduardo Campos e a Marina falar o que falaram contra o PT e a presidente. E o JB, o pueta ? Não será trairagem demais ? Serão os atuais e antigos membros do PT, tão indígnos assim para que isto aconteça? Alguém tem alguma explicação a mais que não seja apenas as “verdinhas” ? S/ o PGR, isto iria acontecer, assim como 2 + 2 = 4. É sinal de que ele está correto em seu tabalho, ao contrário do tb capa de revista “O menino pobre que irá salvar o Brasil”. Eles nem se preocupam em disfarçar, são eles que mandam e sempre mandaram no Brasil mesmo.

  10. Avante Janot!

    Rodrigo Janot é pessoa da maior seriedade e competência. Junto com ele, participei de dezenas de horas de discussões sobre problemas brasileiros e aprendi a admirá-lo. Objetivo e ciente da responsabilidade do MP. Como a carreira de Procurador da República foi muito valorizada financeiramente, a instituição está cheia de pessoas jovens do mais alto nível. Ele sabe muito bem disso, esse assunto foi objeto de nossas discussões. Sua intenção de punir pessoas cujos crimes venham a ser provados sem destruir as construtoras me parece sensata. Das empresas, deve-se exigir o ressarcimento possível dos prejuízos causados à Petrobrás. Sistemas de controle devem ser elaborados para minimizar a possibilidade de novos assaltos ao povo. A IstoÉ equivocou-se inteiramente sobre seus propósitos.

    1. Prezado
      por sus baixarias

      Prezado

      por sus baixarias aqui, é surpreendente que tenha convivido com Janot. Mire-se no seu exemplo e defenda suas ideias sem  ataques desqualificadores, como costuma fazer.

      1. Surpreendente para você, caro

        Surpreendente para você, caro Nassif, que acredita que os membros do MPF são semi-deuses, titulares de elevado nivel moral, ético, intelectual etc etc etc…

        Nós, demais funcionários públicos que lidamos com eles no dia-a-dia, sabemos que o MPF se transformou em uma verdadeira confraria corporativa, em que as preocupaçoes maiores são com poder, status, remuneração, prestigio etc, e o interesse público vem lá em quinto ou sexto lugar…

        Prova maior disso foi a briga ferrenha que os Procuradores encamparam para receber “auxílio-moradia” no valor de R$ 4.300 líquidos, livres de impostos, mesmo sendo óbvio de que eles não precisam de “auxílio” nenhum, pois ganham quase R$ 30 mil por mês.

        São esses os grandes defensores da moralidade pública. 

        1. É duro concordar…

          Mas, por conhecer a fundo o meio jurídico, boa parte disso que o -Charlie- comentou corresponde à realidade: o interesse público está longe de figurar no primeiro lugar das metas e prioridades da alta casta do Judiciário e do MP.

          Há um enorme comodismo e recalcitrância de parcela expressiva dessas categorias, uns por não terem mesmo a vocação necessária (só desejam o status e as garantias remuneratórias/funcionais) e outros por absoluta falta de fiscalização e sanção por descumprimento de objetivos e metas.

          O CNJ e o CNMP conseguiram melhorar um pouco a realidade quanto a este último ponto, mas está, ainda, longe de um patamar ideal. Por falar em idealismo, acredito até que falta resgatar mais disso no serviço público, principalmente nos órgãos superiores e em relação aos membros de Poder, é notável a desmotivação e o comodismo, mesmo em servidores “jovens”.

      2. Sobre a PGR e a cúpula do MP

        Sobre a PGR e a cúpula do MP o que sei é que Manoel Pastana que trabalha no grupo de procuradores que lidam com a Lava Jato escreveu um libelo altamente explosivo e nada abanador das condutas desses senhores. Ali ele desfia um rosário de crimes cometidos e cita um a um os nomes. É de fazer corar e embrulhar o estômago. Como até hoje não houve nenhuma resposta dos procuradores citados por Pastana, a opinião que tenho deles é a pior possível e não ficarei surpreso se Janot a exemplo de Gurgel e de Antônio Fernando, a pretexto de “preservar a instituição” , passar para o lado dos golpistas, ainda que provas inexistam de crimes cometidos, direta ou inderatamente pela presidenta. O certo é que o golpe está em marcha, se vai mesmo atingir seus objetivos somente o tempo dirá.

      3. prezado por suas baixarias

        Sou petista,Lulista militante e gosto da Dilma e “rezo” pra uma sjustiça menos seletiva e uma lei mais “pulverizada”. A corrupçao não é “de” ou “do”,é o sistema.Fica muito chato esse ‘negocio de procurador “de’ ou ‘do’ e Supremao ‘de’ ou ‘do’.Se o odio ao PT orquestrado pelo cartel midiatico suicida , produziu toda essa visibilidade/transparencia. Vamos tirar o pau do gato,todos os gatos, em vez de passar a vida inteira brincando de jogar o pau no gato como duas criançinhas anciãs,velhinhas gágá.O Brasil cresceu muito.Temos que acostumar com o tamanho.

    2. A Revista Isto É se igualou

      A Revista Isto É se igualou àquele esgoto a céu aberto chamado Veja. Estão atrás de mim para renovação da assinatura. Depois do comportamento da Isto É durante o periodo eleitoral e agora com sua campanha golpista contra a atual mandatária, vou ter que fazer um esforço enorme para não ser grosso com o(a) vendedor(a). Não dá mais. Vou continuar com a Carta Capital. 

    1. Comentando / Comentário

      Meu caro quem não deve, não tem do que temer. É só seguir a linha natural das coisas, honestidade e responsabilidade com as coisas públicas. Se  assím procedeu a presidente e a sua cupanheirada, dormirá com a consciência tranquila e ninguém terá condições de macular a sua imagem de maior mandatária deste nosso BRASIL. Mas eu disse “CONSCIÊNCIA  TRANQÜILA”

    2. Comentando / Comentário

      Meu caro quem não deve, não tem do que temer. É só seguir a linha natural das coisas, honestidade e responsabilidade com as coisas públicas. Se  assím procedeu a presidente e a sua cupanheirada, dormirão com a consciência tranquila e ninguém terá condições de macular a sua imagem de maior mandatária deste nosso BRASIL, e a sua cumpanheirada seguindo na mesma trilha. Mas eu disse “CONSCIÊNCIA  TRANQÜILA”.

  11. Desejo força a Janot.da forma

    Desejo força a Janot.da forma como vem se encaixando os lances ja conhecidos da grande imprensa de pressinoar  e tornar refen as instituições.

    de exaltar os mensageiros e assasinar a reputação de quem honra o cargo que exerce,a batalha vai ser dura.

  12. Este cara é um bundão!!!

    Ninguém cai nesta conversinha fiada não, vc está é cagando nas calças.

    Quem trabalha sério não tem que se retratar para ninguém.

    1. O atual presidente do STF,

      O atual presidente do STF, Ministro Ricardo Lewandowski também passou por esta experiência, antes do julgamento do mensalão e se manteve firme.

    2. O atual presidente do STF,

      O atual presidente do STF, Ministro Ricardo Lewandowski também passou por esta experiência, antes do julgamento do mensalão e se manteve firme.

  13. espero que janot resista

    espero que janot resista realmente a esse conluio da mídia que quer

    retirar  do poder político o governo porgressista desde 2003.

  14. Sinceramente, não tenho

    Sinceramente, não tenho opinião formada sobre esse Procurador. Aparentemente, é uma pessoa séria e comprometida com seu ofício. Certeza tenho apenas que está a anos-luz do seu antecessor. Apesar, ressalte-se, de não ter passado ainda por nenhum teste que possa qualificá-lo com maior proficiência. 

    Causa-me perplexidade essa Nota porque transparece necessidade de afirmação perante seus pares. Ou mesmo insegurança face a sua conduta à frente da PGR nesse caso da Petrobrás porque é sabido por deus e o mundo que boa parte do MP, tal qual a Polícia Federal, se posiciona politicamente contra o governo e o PT. 

    Os termos do comunicado é uma declaração de guerra à imprensa. Termos duros, sublinhe-se. Afirmar textualmente que ela é secundada(auxiliada) ou instrumentalizada(dotar de instrumentos, meios) por interesses escondidos, ou seja, não publicáveis, é – reconheçamos – uma prova de coragem. Só que em parte.

    A coragem seria cem por cento se declinasse quem são os agentes(públicos? privados? ETs?) que estão por trás das perseguições ele. 

    Façam suas apostas. Seria, por acaso, as próprias empreiteiras secundando com o que chamamos “meio de troca” com o fito de enfraquecer a acusação? Ou algum esquema político capitaneado por líderes de um partido que começa com a letra “P”, termina com a “B” e tem um tucano como símbolo? 

  15. éevidente que  a  imprensa

    éevidente que  a  imprensa  esteja pressionando  Janot.  eles fizeram isso com o Gurgel  atge que ele  nao aguentou e passou para o lados deles.Ninguem  se  engane  com essa mafia  que  hoje  vive  controlando  a   imprensa   wejunto com ela  os partidols  de oposiçao  que  sao  ol maior  reduto   da  corrupçao  no Brasil .  Esta imprensa  faz  exatamente  acusaçoes  e lançam  seu veneno  contra o governo  sem  temer  nada  porque  conta  com gente dentro do judiciario(gilmar  mendes)  e  da extrema  direita  assim como  da propria  CIA  que  ameaça  todos. é  dessa  CIA que  eu tenho mêdo  quando ela   resolver  ameaçar Janot se ele  vai   segurar as pontas. Ela em si nao vai  dar  as caras  vai  madfar  seus  pit-buss  de  plantao no  Brasil.  gente que  é paga  pelo governo mais  que  trabalham contra a naçao. 

  16. Em mensagem interna, procurador da República diz que sofre ataqu

    O PIG (Partido da Imprensa Golpista) brasileiro MORRE de MEDO de quem CUMPRE e faz CUMPRIR as LEIS, pois só ANDAM ERRADOS.

  17. O PGR Janot tem agido até

    O PGR Janot tem agido até agora de forma responsável e republicana. Fatal que diante do quadro de acirramento político e institucional a mídia partidarizada o ameace. Pois é disso que se trata. Neste momento será de fundamental importância que permaneça cumprindo suas atribuições constitucionais, diferentemente de outras figuras que sucumbiram às pressões midiáticas. Parece dar mostras de que não será um novo Roberto Gurgel. A ver.

  18. Simples assim

    Para resolver o problema de corrupção na Petrobrás e quiçá nas demais estatais basta a revogação do abjeto Decreto 2745/98, que regula os certames nessa empresa, colocar os corruptos e corruptores, sem exceção, na cadeia e, finalmente, declarar a inidoneidade para contratar com a Administração Pública de todas as empresas partícipes do maior escândalo de corrupção da história brasileira. Simples assim.

  19. A tática dos golpista são

    A tática dos golpista são sempre as mesmas, atacam as autoridades para instalar o medo da imprensa neles para que depois façam o que eles querem. No julgamento da AP 470 mantiveram o STF sob o domínio do medo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador