Com Palocci na mira, PF diz que precisa investigar tela sem computador

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
 
Jornal GGN – A Polícia Federal chegou em um escritório da empresa do ex-ministro Antonio Palocci, em São Paulo, na última segunda-feira (26) e se surpreendeu ao encontrar teclados, mouses e telas sem o computador, desktop. Apesar de parecer, o assunto aquém de interesses da sociedade, mundo político ou investigações da Lava Jato, o achado preocupa os integrantes da força-tarefa e é notícia do Estadão. Além disso, a própria Polícia Federal acha que isso precisa ser esclarecido.
 
Do Estado de S. Paulo
 
 
Delegado Rodrigo Luis Sanfurgo de Carvalho, que realizou as buscas na consultoria Projeto, do ex-ministro, estranhou falta de equipamento nas estações de trabalho

Nas buscas realizadas na segunda-feira, 26, na sede da consultoria Projeto, empresa do ex-ministro Antonio Palocci, em São Paulo, a Polícia Federal se deparou com um escritório onde as estações de trabalho possuíam teclados, mouses e monitores, mas nenhum gabinete de computador (ou desktop).

O caso chamou a atenção do delegado da PF Rodrigo Luis Sanfurgo de Carvalho, que cumpria a ordem de buscas no local, e telefonou para o responsável pela prisão do ex-chefe de gabinete do ex-ministro Branislav Kontic, que questionou o investigado sobre o fato. Sanfurgo foi então informado que, na versão de Kontic, os computadores eram velhos e foram substituídos por notebooks.

“Entretanto, causa espécie a suposta substituição dos computadores ‘velhos’ por notebooks sem a retirada dos monitores das bancadas, assim como teclados, mouse e fios, fato que mereceria  esclarecimentos”, assinala o delegado Sanfurgo em relatório que também embasou o pedido do delegado Filipe Hille Pace para pedir a preventiva de Palocci e Kontic, suspeitos de obstruírem o acesso da PF às provas.

Nesta semana, por ordem do juiz Sérgio Moro, o Banco Central bloqueou as contas pessoais de Palocci e também as da Projeto. Na conta da empresa de consultoria foram localizados R$ 30.064.080,41. Já nas três contas pessoais do ex-ministro, a malha fina do Banco Central encontrou R$ 814.648,45.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Agora lascou!
    Se o cara é

    Agora lascou!

    Se o cara é preso e a puliça incompetente não encontra provas, cabe ao detento conseguir as provas que garantam sua permanência em cana?

    É muita chinelagem, viu?

  2. Causa estranheza o quanto são

    Causa estranheza o quanto são descuidados esses petistas indiciados pelo esquema de repressão. 
    Será que Antonio Palloci algum dia chegou a imaginar que seria poupado pela Lava Jato? Se imaginou, é um rematado idiota. 

    Então, como se explicar essas “deixas” como é o caso desses computadores e principalmente um saldo de milhões em conta-corrente de sua empresa sabendo do risco de bloqueio?

    A outra hipótese em lugar da ingenuidade(ou burrice) seria a inocência. 

  3. motivo

    Pronto.

    Depois de ser preso por falta de provas, Palloci vai ser mantido na cadeia por tempo indeterminado por falta de computador.

    Só no Brasil.

  4. Acho que a PF ainda não sabe

    Acho que a PF ainda não sabe que existe uma coisa chamada notebook, que você pode conectar num monitor e em teclado e mouse.

  5. Fim da picada

    É o fim da picada.

    Eu posso fotografar o meu escritório de trabalho depois das 18:00 e acharei pelo menos 5 postos de trabalho onde haverá mouse, teclado e monitor, sem qualquer gabinete de computador.

    O motivo é exatamente o que foi dito pelo investigado: as pessoas usam notebooks.

    Isso porque, quando estão na mesa de trabalho, o conectam a um monitor com tela maior, e usam teclado e mouse externos, tudo para mais conforto no trabalho.

    Como li esses dias no twitter, quando parece que estamos no fundo do poço, vão lá e cavam mais um pouco…

    1. Cuidado, por atitudes perigosíssimas como

      as suas você pode ser preso em regime temporário perpétuo por falta de provas que são apenas pedaços da realidade.

  6. minha auto delação

    Eu confesso,

    por mais de 20 anos costumava retirar o notebook e deixar monitor, teclado e mouse em cima da mesa, após o trabalho. Certamente eu estava ocultando provas para devidas ações de busca da PF, já que como ser pensante só posso ser integrante de quadrilha.

    1. Eta convicção

      Não sabia que deixar teclado, mouse e monitor era um indício de crime, pois também faço isto a mais de 20 anos. A convicção cega a razão. A meia tonelada de pasta de cocaina encontrada no Helipcotero a PF em menso de 24 horas concluiu de quem não era.

  7. Se fosse 450 kg de cocaína até que poderia passar…

    Essa Polícia Federal tá cada dia mais cômica… de onde saem essas pessoas??? Será que não há nenuma discidência???

     

    Pergunta retirada em um do testes para entrar na Polícia Federal:

    1) Qual dos itens suspeitos deve ser investigado com urgência:

    a)teclado e mose de alguém do PT

    b)450kg de cocaína de alguém ligado ao PSDB

    c)Contas em paraíso fiscal de político influente do PSDB

    d)Planilhas com propinas milhonárias de diversos partidos

    e)Offshore de dono da Globo

  8. O Italiano pode ser qualquer um!

    NASSIF.

     

    Por que o filho de imigrante calabrês josé serra chirico não pode ser o ITALIANO da Odebrecht?

     

    Djalma

    1. O calabres é o “Careca”!

      Eh porque o Chirico, vulgo Zé Bolinha de Papel deve ser o “Careca”, inimigo do “Santo”! Provavelmente são os dois os mais destacados em recebimento de dinheiro “por fora”, ou, “não contabilizados”, como diria o Delubio Soares. Esses dois, juntamente com o Laércio, também conhecido como Cheirécio, campeão isolado de citações dos premiados delatores, são considerados inocentes até que se resolva, alguém, ir atrás de provar alguma culpa contra eles. Até onde se saiba, tudo que se afirmar sobre esses inimputáveis, “…não vem ao caso…”. E não é do interesse do público, ao contrário das mirabolantes suposições, projeções e ilações e interceptações ilegais, ilegalmente divulgadas, em que figura o alvo mais cobiçado, encomenda principal dos investigadores mercenários.

  9. Só Pode Ser Piada (Inspetor Closeau e a pantera Cor de Rosa)

    No meu escritório de arquitetura, tenho em cima da mesa um monitor com mouse separados, sem cpu. Será que esses topeiras da PF não sabem que ligar o notebook num monitor maior é muito melhor para trabalhar? No meu caso, levo o notebook para casa e volto com ele de manhã quando chego no escritório, e aí conecto o notebook no monitor, que no caso, é até uma tv 32″. Fico impressionado com o nível de inteligência desse pessoal. Tá parecendo filme do inspetor Closeau e a pantera Cor de Rosa.

  10. AEXTRA! EXTRA! ACHADA LIGAÇÃO DO VATICANO COM TRÁFICO DE DROGAS!

    30/09/2016 15p1 – Atualizado em 30/09/2016 15p2

    Espanhol é preso com cocaína escondida em quadros de Papas

    Homem tentava embarcar para Benim pelo Aeroporto de Cumbica.
    Ao todo, 28 kg de cocaína estavam escondidos na bagagem.

    Do G1 São PauloPolícia Federal prende espanhol com cocaína escondida dentro de quadros do Papa e turbina automotiva  (Foto: Polícia Federal )Polícia Federal prende espanhol com cocaína escondida dentro de quadros do Papa e turbina automotiva (Foto: Divulgação/DPF )

    A Policia Federal prendeu um homem tentando embarcar para o exterior com cocaína escondida dentro de quadros de Papas no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na quinta-feira (29).

    O passageiro foi entrevistado pelos policiais federais, na fila do check-in, que perceberam o nervosismo e inconsistência nas respostas sobre os motivos de sua viagem. O homem, um espanhol de 39 anos, iria embarcar em voo com destino à cidade de Cotonou, no Benim, país no oeste da África.

    Polícia Federal prende espanhol com cocaína escondida dentro de quadros do Papa e turbina automotiva  (Foto: Polícia Federal )Polícia Federal prende espanhol que tentava embarcar com cocaína escondida dentro de quadros do Papa e turbina automotiva (Foto: Divulgação/DPF )

    Dentro da bagagem do espanhol foram encontrados três quadros com fotos de Papas e uma turbina automotiva contendo cocaína nas estruturas internas. Ao todo, o homem tentou traficar 28 kg da droga. O preso foi conduzido a um presídio de São Paulo, onde permanecerá à disposição da Justiça.

    Polícia Federal prende espanhol com cocaína escondida dentro de quadros do Papa e turbina automotiva  (Foto: Polícia Federal )Polícia Federal prende espanhol que tentava embarcar com cocaína escondida dentro de quadros do Papa e turbina automotiva (Foto: Divulgação/DPF) (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/09/espanhol-e-preso-com-cocaina-escondida-em-quadros-de-papas.html)

  11. Tela sem computador?

    Quem trabalha muito com notebooks, ou até mesmo pcs, sabe o quão bom é pode usar duas telas. No caso de quem trabalha com notebook, usar um tela de monitor ajuda muito a quem trabalha com vários arquivos abertos ao mesmo tempo. Quanto ao teclado e ao mouse, nem precisa falar que os do notebook não prestam.

    1. Tela sem computador?

      Confesso que quando vi a notícia achei engraçado até, mas se vcs repararem, o cabo na bancada é VGA. Notebook não usa esse padrão para ligar monitor externo. Display port, hdmi, vá lá. Mas vga não. Pelo menos não notebooks comprados nos ultimos sei lá 10 anos. Eu tmb ficaria com a pulga atrás da orelha no lugar dos policiais. E esse tipo de equipamento junta uma poeira desgraçada, se não estivessem em uso já teriam tirado daí faz tempo. Tem que ver se não sumiram com os desktops mesmo. COnvenhamos, se eu fosse do PT eu tmb estaria assustado.

  12. Derrubem Pedro Parente

    O Pré Sal é uma miragem segundo Pedro Parente. Pedro parente é concorrente da Petrobrás? Não, ele é presidente da Perobras. Por que ele falou isso então? Primeiro, para desvalorizar a companhia e tornar barato seus ativos e a exploração do petróleo facilitando a sua venda. Segundo, para legitimar ainda mais o golpe. Quem faria isso sendo presidente da própria companhia? Um corrupto ou um traidor do seu país é lógico. Por isso derrubem Pedro Parente o úncio cara no mundo que fala mal contra sua própria companhia e contra o maior tesouro do seu país.

  13. Tá na Moda: Só Falta Janot de Volta ao Mundo e Moro de Ban-Lon

    Quem diria, Russomano cursou a mesma escola em atualização em TI que a a turma cibernética da PF.

    Enquanto Russomano vai de cartão com memoria para a saúde, a gendarmeria da PF vai de estação de trabalho fixa.

    Tô falando!  Golpe paraguaio, Palmeiras campeão, espião de passeata, Hillary Clinton, retorno do FMI, FHC, Pedro Parente, entrega da Petrobras…, de volta para o passado, tá na moda. 

  14. Seguinte, só andem por aí

    Seguinte, só andem por aí tendo em mãos provas, sim provas, não importa quais e nem como, porque se você for pego sem provas por esta polícia e judiciário, vai estar lascado. Procure, pois já deve haver gente com algum bureau para fornecimentos. 

  15. Bom, isso praticamente já identifica quem é o “Português” citado

    Bom, isso praticamente já identifica quem é o “Português” citado

  16. odd

    Tá parecendo aquele relatório da puliça onde está escrito assim:

    “No  histórico da ocorrência, constava como objeto apreendido: duas latas de cera ‘odd’ e uma lata de cera ‘ppo’.”
     (uma das latas estava de cabeça para baixo, fala sério…)

    1. Iniciativa

      Ótima iniciativa, mas há o risco de acharem suspeito que a cpu esteja na estação de trabalho…. Vá entender a lógica destes caras…

  17. Estranho…

    A PF não estranha a compra de 20% da Diletto por R$ 100 milhões…

    Não estranha uma repórter da Globo, amante da FHC, ganhar “emprego” durante 20 anos para não fazer nada…

    Não estranha que no Metrô de São Paulo haja corruptores confessos, mas não haja corruptos…

    Não estranha que empresas como a Globo tenham pago por palestras de Lula que a mesma PF diz que não houve. Aliás, não estranha que a Globo tenha ficado com parte do tal dinheiro desviado da empresa “pública”  Visanet, referente a campanhas que, segundo a PF, jamais aconteceram…

    Não estranha que Degrandis erre a gaveta. Não estranha que o Moro não tenha o CEP da mulher do Cunha para intimá-la, mas tenha o endereço da esbugalhada para devolver-lhe o passaporte (com um pedido de desculpas pelo transtorno)…

    Nem estranha que a Petrobras da era Temer venda seus maiores ativos sem licitação e a preço de banana.

    Aliás, se eu der um pente de presente para o Alexandre Moraes, também não vão achar estranho…

    Eu acredito no Temer. Acho que  a Marcela se casou por amor. e que o MBL é apartidário. Não me digam que isso é estranho!

     

     

  18. Sério? Sério PF? Sériooooo?

    Sério? Sério PF? Sériooooo? Minha nossa senhora, a coisa mais comum em qualquer escritório são baias com monitor, mouse e teclado para conectar a notebooks. Quando se tem o notebook, por obviedade, não se precisa de CPU!

     

    Tico e teco chamando, esse é o nosso FBI !

  19. QUANDO DIGO QUE A

    QUANDO DIGO QUE A INTELIGÊNCIA POLICIAL BRASILEIRA NÃO VAI ALEM DE UM PAU DE ARARA…VEJAM A “ESTRANHEZA” DA PF .CAGO-ME DE RIR NO FRALDÃO!
    VOU NA PÁGINA DO DOPS ZOAR ESTES CARAS.

  20. Está na decisão:
    204. Já a

    Está na decisão:

    204. Já a explicação apresentada pela Defesa de Antônio Palocci
    Filho, de que os gabinetes teriam sido retirados temporariamente por empregados
    da empresa que estariam trabalhando em outros locais (evento 68), além de carente
    de prova, causa estranheza não só pela manutenção do restante do equipamento no
    local, mas igualmente por não convergir com a explicação já dada pelo próprio
    Branislav Kontic.

  21. prova

    Agora, pelo “menas” encontraram uma prova!

    Ficou demonstrado que Palloci aguardava a visita da PF e fez uma limpeza geral.

    Ele, sem sombra de dúvida sumiu com os computadores. E deixou os monitores os teclados e os ratos para disfarçar.

    …………Na pressa esqueceu Trinta e um Milhões de Reais na conta.

    Aguardo a manifestação do Dr. Zé Simão, Esculhambador Geral da República. 

     

  22. Japones..

    Ta explicado!!!!!

    Foi o japones da federal que roubou para vender no paraguai, tipo contrabando mais ao contrario, entenderam?

    Essa Piada Jato virou o samba do  Maringaense doido…

  23. Estou começando a achar que

    Estou começando a achar que esta tal planilha “programa especial italiano” não foi achado em busca e apreensão. É produto que está sendo vendido como verdadeiro.

    Pra quem?

    Cadè a busca e apreensão do tal Migliasso lá na Suiça? Vai chegar quando no Brasil?

  24. QUE MEDO!!!

    VISHI!!!!!

    E agola?

    Tenho alguns teclados, mouses e monitoles guadados e o que é que eu faço com eles?

    E se o zaponês e a políça fedelá pegá meus teclados, selá que vão descoblir tudo o que eu digitei com ele?

     

  25. A perseguição aos cidadãos está virando um “caso de Gestapo”

    O grupo de campo da conspiração perdeu todas as estribeiras. Junta-se o Freisler de Curitiba, Vyshinsky da PGR e seus asseclas e a Gestapo tupiniquim. Não têm critérios, não obedecem ou seguem preceitos legais. Usam somente métodos nazi-stalinistas de intimidação e opressão, desdenham o Direito, pisam na Carta Magna. Aproveitam a inércia que se abateu no país,que está levando todos ao abismo, para praticarem as suas arbitrariedades.

    Precisamos de uma “Rosa Branca”, de pessoas que rejeitem o estado de exceção que vivemos e levantem a voz firme contra a opressão. Vamos banir as masmorras da Gestapo, frear seus caricatos ishiis de tornezeleira e capitães do mato que se arvoram  a imagem de Eliot Ness mas não passam de “baratos” Heyndrich …

  26. VGA

    No afã de defender a Polícia Federal, teve gente até que disse que até a existencia de cabo vga na bancada e que notebook “não usa mais esse padráo há mais de dez anos”.

    Ora, eu tive um sony vaio que é de 2013 com saida vga: https://www.tudoemtecnologia.com/sony-vaio-sony-vaio-vpc-ep0ebw-compensa/

    Ainda hoje, diversas empresas fabricantes (lenovo, samsung, acer, asus,  etc) fazem laptops com saída vga: 

    1. http://shop.lenovo.com/br/pt/laptops/lenovo/b-series/b40/#tab-especifica%E7%F5es_dispon%EDveis

    2. http://www.magazineluiza.com.br/notebook-samsung-essentials-e32-intel-core-i3-4gb-1tb-led-14-windows-10/p/2141886/in/note/

    3. http://www.magazineluiza.com.br/notebook-acer-aspire-e5-intel-core-i3-4gb-1tb-led-15-6-windows-10/p/2152935/in/note/?utm_source=buscape&utm_medium=comparadores&utm_content=in&utm_campaign=bust&tkSource=buscape&tkOffer=7e989525-8260-43d8-b221-92a099f47763&dLog=20160930035016

    4. http://www.magazineluiza.com.br/notebook-asus-z450-intel-core-i5-8gb-1tb-led-14-windows-10/p/2144680/in/note/?utm_source=buscape&utm_medium=comparadores&utm_content=in&utm_campaign=bust&tkSource=buscape&tkOffer=04576255-7668-4bb9-a22f-ba1c6b276b8e&dLog=20160930035159

    A grande maioria das telas avulsas para conectar notebook, ainda hoje náo tem entrada HDMI, até porque isso encarece o valor, sendo isso resolvido com simples adaptadores bastante baratos: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-789216171-cabo-adaptador-hdmi-para-vga-para-tv-ps3-pc-xbox360-notebook-_JM

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador