Temer sinalizou que teria Dilma no seu colo, com ajuda de Cunha e Alves

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Fala ocorreu em acerto de uma das maiores porcentagens de propinas já pagas pela Odebrecht a partidos e políticos, que resultou em US$ 40 milhões para as campanhas do PMDB em 2010
 

Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – Quando Michel Temer, então candidato a vice de Dilma Rousseff pela primeira vez, em 2010, pediu 40 milhões de dólares de propina para campanhas do PMDB, em uma das maiores porcentagens já pagas pela Odebrecht a políticos por contratos da Petrobras (5%), o peemedebista sinalizou que teria a petista em seu colo, com a ajuda dos então deputados Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, em caso de dificuldades para atender a interesses do PMDB.
 
A descrição de impacto ocorre aos 17 minutos da delação em detalhes do ex-presidente da Odebrecht Engenharia Industrial, Márcio Faria, à Procuradoria Geral da República, liberada à público nesta semana. O delator trouxe aos procuradores a descrição acurada de episódios em que o PMDB, por meio da Diretoria Internacional da Petrobras, obteve altas porcentagens de propinas em contratos fechados pela Odebrecht.
 
O primeiro relatado naquela audiência foi de outubro de 2010, quando a Odebrecht assinou um contrato de 825 milhões de dólares para o projeto do PAC SMS, que abarcava nove países. “Este contrato, desde o início, foi dirigido para nós [Odebrecht], a verdade foi essa. Meses antes disso, o Rogério [Santos de Araújo, um de seus funcionários] foi procurado por um gerente da Internacional da Petrobras, de nome Aluísio Telles, que procurou, perguntou o nosso interesse, que estava disposto a ajudar, evidentemente em troca de propina”. 
 
“Foi específico?”, questionou o investigador. “Falou, falou em 3% sobre o valor do contrato”, completando que dias depois se reuniu com o gerente da estatal em sua sala, no Rio de Janeiro, para acertar a negociata de repasses ao PMDB. Não sem, antes, enfrentar resistência dos nomes do PT dentro da Petrobras. 
 
Márcio Faria contou que houve grande atraso para o início dos trabalhos da Odebrecht, porque o diretores indicados pelo PT não concordavam com o benefício que iria favorecer a bancada peemedebista. Mesmo após vencer a licitação, por meio de favorecimento antecipado da Diretoria Internacional, a Odebrecht teve que esperar para iniciar oficialmente a atuação.
 
“[Jorge] Zelada, que era o diretor da área Internacional, falou: ‘está tudo pronto, mas a gente nota uma resistência, principalmente, pelos diretores indicados pelo PT’. Porque a Diretoria Internacional era sabidamente uma indicação da bancada do PMDB, mais especificamente do PMDB de Minas. O pessoal [indicados do PT] não tinha muito interesse, e foram protelando. E demorou muito”, explicou.
 
Após este episódio, o ex-presidente da Odebrecht Engenharia Industrial narrou o principal repasse de propina recebido pelo PMDB naquele ano eleitoral. Michel Temer comandou uma reunião para angariar 40 milhões de dólares de propina ao PMDB, em 2010, pela Odebrecht. O dinheiro foi o cálculo de 5% sobre o valor total do contrato, algo considerado superior nos padrões de repasses de propinas. 
 
“Foi a solicitação mais vultosa”, descreveu o delator. 
 
“Tinha um intermediário, ou lobista, o nome que você queira dar, o interlocutor entre a Diretoria Internacional da Petrobras, que era nomeada pelo PMDB, o senhor João Augusto Henriques. Ele procurou o Rogério [seu funcionário], e falou: ‘esse projeto é da Diretoria Internacional e para que ele caminhe, seja assinado e vá dentro dos trâmites normais, o partido precisa de uma contribuição expressiva nesse contrato'”, disse. “5%, valor muito alto”, completou.
 
“Isso corresponderia a…”, questionou o procurador. “Por volta de 40 milhões de dólares”. 
 
Faria relata que “para um contrato dessa magnitude”, seria preciso que ele próprio “abençoasse” o fechamento da negociata junto ao PMDB. “Num belo dia recebo um email do Rogério, me convocando para uma reunião que ele chamou de ‘cúpula do PMDB’. Eu não tinha a menor ideia”, disse.
 
Contou que a reunião ocorreu no dia 15 de julho de 2010, em um escritório político, e que o correio eletrônico foi enviado um ou dois dias antes. A cópia desse e-mail foi anexada aos autos do processo. “Chegando lá é que eu soube que se tratava do escritório político do senhor Michel Temer, à época candidato a vice-presidente da República na chapa com a Dilma”.
 
“Chegamos, nos anunciamos, nos colocaram em uma sala, cumprimentei o ex-deputado Eduardo Cunha. Entramos em uma sala maior, e nessa sala estava presente o Michel Temer, que se sentou na cabeceira, eu sentei, do meu lado o Rogério, do lado de lá o Eduardo Cunha, o deputado Henrique Eduardo Alves e o João Augusto mais atrás”, detalhou.
 
Em seguida, o ex-diretor da Odebrecht conta que, antes de tratar do tema da propina em si, foram feitas as “apresentações, muitas amenidades, e falamos de política”:
 
Eu que não conhecia até perguntei: 
– Senhor, como é ser vice-presidente da Dilma? Eu não conheço a Dilma. Dizem que é uma pessoa muito complicada. 
Aí o pessoal riu, aquela coisa toda e, para a minha surpresa, até com intimidade, para quem nunca o tinha visto, ele [Michel Temer] disse: 
– Não, se acontecer qualquer coisa, esses rapazes aqui – ele apontou para os dois deputados, Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cunha e falou – pode deixar que ela vem, e fica aqui [apontando para o seu colo]. Esses jovens, esses rapazes resolvem para mim, eu não estou preocupado; falou Temer. 
 
Após a narração, o procurador quis esclarecer o que se tratava a manifestação do atual presidente da República, à época, candidato a vice de Dilma. “‘Fica aqui’, ele [Temer] sinalizando para o colo dele?”, perguntou o investigador. “Exatamente”, respondeu Márcio. “Como se, dando a entender que os dois rapazes…”, questionou de novo o procurador. “Iam resolver os assuntos necessários de interesse do PMDB”, completou o delator.
 
Assista a partir dos 17:00:
 
https://www.youtube.com/watch?v=KgZJEL12Ezo&feature=youtu.be width:700 height:394]
 
Após esse episódio, caracterizado pelo delator como “amenidades”, Márcio Faria afirmou que Eduardo Cunha quem tomou a palavra para introduzir na negociação da propina de 5%. “Eu fui lá para ‘abençoar’ esse compromisso”, disse. “Eu falei que estávamos de acordo, nós vamos contribuir com o que o deputado falou”. 
 
“Não se falou em valores, mas entre eles estava João Augusto [o lobista responsável pela negociação prévia e eu simplesmente falei que honraria os compromissos”, completou.
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nao bate!

    Teria “Dilma no colo” com Cunha enfiado aonde o sol nao bate dele e…

    E ainda teve tesao???’

    Nao, isso simplesmente nao bate com nada diki eu conheco..

  2. O golpe já estava armado e
    O golpe já estava armado e foi financiado pela Odebrecht para o Cunha comprar 260 deputados e aprovar o impeachment, dando de presente o governo no colo do Temer.
    O resultado é o que está aí.

  3. O golpe já estava armado e
    O golpe já estava armado e foi financiado pela Odebrecht para o Cunha comprar 260 deputados e aprovar o impeachment, dando de presente o governo no colo do Temer.
    O resultado é o que está aí.

  4. Blefe puro….

    Com a blindagem( e anuência) que esse escroque tem da mídia já poderia ter consolidado tudo se realmente tivesse alguo desse teor. Claro que tendo o Cunha, o MP e Os lavajatenses do lado podem criar qualquer história, mas é blefe puro isso aí.

  5. Aparentemente o chefe da quadrilha era outro

    Esse depoimento e mais as perguntas de Eduardo Cunha a Temer revelam que a Lava-Jato errou feio ao tentar incriminar Lula como chefe de uma quadrilha e pior, parece deliberadamente proteger a verdadeira quadrilha no poder vazando depoimentos em tempo real ao Antagonista. A essa altura a pergunta é se os depoimentos vazados estão sendo orientados para criar narrativa que desejarem nos meios de comunicação?

    Ainda que seja verdade que temos duas quadrilhas entao qual o objetivo de remover uma e colocar outra pior no poder? 

    Se então o entendimento for de que os partidos viraram quadrilhas porque então não ha nenhuma ação para cassar suas licenças ou vamos continuar com 25 partidos aparelhando o estado e indicando comparsas para orgaos publicos, bancos etc?

  6. Nada como comprar uma bancada inteira no congresso.

    Agora podem vender ativos de alto valor agregado, satelites, campos de petroleo, terras agricultaveis e de mineração tranquilamente pegar suas comissões e depois que terminarem seus mandatos podem curtir a vida em algum paraiso fiscal no Caribe enquanto deixam os patos pangando a conta pelos proximos 20 anos com taxas de juros escorchantes liberadas para subir quanto quiserem os bancos e com pagamento garantido pela constituição.

  7. Henrique Eduardo e Cunha

    Henrique Eduardo e Cunha sempre odiaram Dilma.

    Com tê-la no colo?

    Esse foi mais uma estelionato que Temer aplicou no depoente.Até entre ladrões devia haver uma certa honra/ética.

    Ele falou com o sempre mesmo desrespeitoso modo de pensar em mulheres.

    Dilma era uma mulher e como tal ele poderia botar no colo na hora que quisesse.

    Asqueroso!

  8. Patricia e Luis

       Hoje como sempre, por volta do meio dia assisti o “SPTV” do Cesar Tralli na Globo/SP, e foi mostrada a casa onde foi realizada esta reunião, olhei e falei : ” Já estive ai, é perto da Pça. Panamericana “, e minha mulher confirmou que tinhamos lá estado em 2011/2012, nos preparativos para eleição municipal em São Paulo, a convite de um importante candidato a vereador, de uma “dinastia” politica de São Paulo, de origem santista.

         Ele não é do PMDB, mas me pergunto hoje : De quem é esta casa ? Porque lá, afinal a de Michelzinho fica lá perto.

         Achei interessante.

  9. Quando ele vai enfiar

    Quando ele vai enfiar Hunberto Costa no meio, ele fica tão nervoso, mexe-se tanto na cadeira e não se lembra de detalhes e nem mostra as provas (aponta).

    E fala num crédito do PT, mas fora Delcídio, ninguém o procurou para obter recursos, que ele diz que ele sabia existirem mas foi pedir por fora.

  10. Quando ele vai enfiar

    Quando ele vai enfiar Hunberto Costa no meio, ele fica tão nervoso, mexe-se tanto na cadeira e não se lembra de detalhes e nem mostra as provas (aponta).

    E fala num crédito do PT, mas fora Delcídio, ninguém o procurou para obter recursos, que ele diz que ele sabia existirem mas foi pedir por fora.

  11. Quando ele vai enfiar

    Quando ele vai enfiar Hunberto Costa no meio, ele fica tão nervoso, mexe-se tanto na cadeira e não se lembra de detalhes e nem mostra as provas (aponta).

    E fala num crédito do PT, mas fora Delcídio, ninguém o procurou para obter recursos, que ele diz que ele sabia existirem mas foi pedir por fora.

  12. Quando ele vai enfiar

    Quando ele vai enfiar Hunberto Costa no meio, ele fica tão nervoso, mexe-se tanto na cadeira e não se lembra de detalhes e nem mostra as provas (aponta).

    E fala num crédito do PT, mas fora Delcídio, ninguém o procurou para obter recursos, que ele diz que ele sabia existirem mas foi pedir por fora.

  13. Dilma nao aceitou o colo, e

    Dilma nao aceitou o colo, e hoje Eduardo Cunha está preso, pegou 15 anos de prisão. Acho que ele nao esperava por este desfecho.

  14. Prá mim, de tudo isso, a

    Prá mim, de tudo isso, a conclusão que chego é que a lava jato também faz parte desse esquema da odebrecht: Quando um juiz quer forçar a barra em cima de uns e faz cara de paisagem com outros, tudo fica claro.

  15. Temer sinalizou que teria Dilma no seu colo, com ajuda de Cunha

    Este canalha do treme precisa ser preso. Ele comprou todos a quem quis usar, até pessoas do seu círculo familiar. É um larápio e corrupto profissional, um bandido, um verme, um reptilínio asqueroso, um lixo. Ele tem que pagar pelo que está fazendo com o nosso país e com a Dilma. É uma mercadoria que já está podre.

    FORA TEMER!!! DIRETA JÁ, JÁ, JÁ!!!

  16. Temer sinalizou que teria Dilma no seu colo, com ajuda de Cunha

    Este canalha do treme precisa ser preso. Ele comprou todos a quem quis usar, até pessoas do seu círculo familiar. É um larápio e corrupto profissional, um bandido, um verme, um reptilínio asqueroso, um lixo. Ele tem que pagar pelo que está fazendo com o nosso país e com a Dilma. É uma mercadoria que já está podre.

    FORA TEMER!!! DIRETA JÁ, JÁ, JÁ!!!

  17. Temer sinalizou que teria Dilma no seu colo, com ajuda de Cunha

    Este canalha do treme precisa ser preso. Ele comprou todos a quem quis usar, até pessoas do seu círculo familiar. É um larápio e corrupto profissional, um bandido, um verme, um reptilínio asqueroso, um lixo. Ele tem que pagar pelo que está fazendo com o nosso país e com a Dilma. É uma mercadoria que já está podre.

    FORA TEMER!!! DIRETA JÁ, JÁ, JÁ!!!

  18. Temer sinalizou que teria Dilma no seu colo, com ajuda de Cunha

    Este canalha do treme precisa ser preso. Ele comprou todos a quem quis usar, até pessoas do seu círculo familiar. É um larápio e corrupto profissional, um bandido, um verme, um reptilínio asqueroso, um lixo. Ele tem que pagar pelo que está fazendo com o nosso país e com a Dilma. É uma mercadoria que já está podre.

    FORA TEMER!!! DIRETA JÁ, JÁ, JÁ!!!

  19. Conspiração!

    Quer dizer: se a intenção era essa, isso não é conspiração? Não saímos da esfera do caixa dois para entrar na esfera da conspiração. E não era o caso de perguntar ao delator: “por que era era importante que Dilma estivesse no colo do Temer?” Não é isso um indicação clara de que ela estava se colocando contra tantos contratos feitos com a empresa (Odebrecht)?

    Falei!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador