Em Santa Catarina, vereador que protestou contra Dilma está preso por corrupção

Jornal GGN – Defensor do impeachment da presidente Dilma Rousseff e manifestante contra a corrupção, oNabor Afonso Arruda (PMDB), vereador de Itajaí (SC), está preso há dez dias no Complexo Penitenciário Canhanduda. Auditor fiscal da prefeitura da cidade catarinense há 19 anos, Arruda foi investigado pela Operação Dupla Face, do Gaeco, que revelou um esquema municipal no imposto de transação imobiliária e também em alvarás e licenças públicas.

De acordo com as investigações, os valores eram reduzidos para quem pagasse propina, e o esquema era liderado pelo ex-procurador geral do município Rogério Nassif Ribas, pelo ex-secretário da Fazenda Marco de Andrade e também pelo vereador Afonso Arruda. O parlamentar participava da Comissão de Ética da Câmara de Itajaí.

Do Uol

Vereador que protestou contra Dilma está preso há 10 dias em SC por corrupção

O vereador Nabor Afonso Arruda (PMDB), defensor do impeachment da presidente Dilma Rousseff e manifestante contra a corrupção política, está preso há dez dias no Complexo Penitenciário Canhanduba, em Itajaí (97,6 km de Florianópolis). Segundo seu chefe de gabinete, Luciano Sens, ele participou dos protestos contra o governo “como cidadão comum”.

O parlamentar, que há 19 anos trabalha como auditor fiscal da Prefeitura de Itajaí, foi alvo de investigações da Operação Dupla Face do Gaeco (Grupo Especializado no Combate do Crime Organizado), que descobriu um esquema municipal no imposto de transação imobiliária, além da venda de facilidade às empresas que necessitassem de alvarás e licenças públicas. Antes de negociar facilidades, os envolvidos criariam as dificuldades nos licenciamentos.

Segundo o Gaego, eles também manipulavam as cobranças do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens de Imóveis). Os valores seriam reduzidos para aqueles que pagassem propina. A investigação aponta que o esquema era encabeçado pelo ex-procurador geral do município Rogério Nassif Ribas, pelo ex-secretário da Fazenda Marco de Andrade e por Afonso Arruda.

O Gaeco tem provas de 50 cobranças do ITBI engavetadas nos últimos três anos. Até o momento, foram expedidos 40 mandados de busca e apreensão e somadas 13 prisões, nove de servidores públicos. Além dos três possíveis mentores, foram presos o ex-secretário de Planejamento Orçamento e Gestão Douglas Cristino, o secretário de Urbanismo, Paulo Praun, o de Habitação, Sadi Antonio Pires, o coordenador de Urbanismo, Sérgio Ardigó, o técnico da Secretaria de Urbanismo Hemerson Ricardo da Fonseca e o irmão do vereador Afonso Arruda, o arquiteto Tito Arruda.  Os únicos afastados dos cargos foram o ex-secretários da Fazenda e o secretário de Obras, Tarcizio Zanelato.

O gabinete do vereador Arruda entregou na Câmara um pedido de afastamento de 31 dias. No último dia 17, a juíza titular da 1° Vara Criminal da Comarca de Itajaí, Sônia Moroso Terres negou o pedido de liberdade provisória ao vereador.

Seu advogado, Claudinei Fernandes, disse que a motivação da prisão “não tem fundamento”. “Entendo que é ilegal e entrei com pedido de habeas corpus. Não posso revelar mais detalhes porque o processo corre em segredo de Justiça”, disse.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

23 comentários

  1. Moral e moras da historia.
    Nelson Rodrigues tem seu valor como escrito e nada mais era um escroto como sujeito e suas frases e papeis mostram o quanto de si. Era o sujeito, como todos de uma geracao que tinham como lema: “carater” era facil desclassificar um homem na epoca e rotulando como “sem caracter”.
    Quase toda um geracao foi compromissada com este padrao.
    Toda a direita e conservadores tinha um padrao.
    Quem nao foi chamado de complexado?
    Por ser comunista ou socialista, a igualdade era pecado!
    O direito e a justica era dos cheirosos.
    Estamos passando por outra perseguicao implacavel
    Corrupcao e moral.
    A historia caminha e vai deixando seu papel em branco destas figuras que da noite para o dia nao vao significando nada.
    Tanto o vazio num passado recente, pq agora a historia vai ficando curta, com as informacoes em tempo real, que da moral e bons costumes para reprimir as mulheres passou a violencia. E cada vez maior. Tanto quanto ao negro.
    Eles passaram e os homens passarinhos!

  2. Surreal

    Um bando de corruptos apontando seus dedos podres ao PT.

    Quero ver quando surgirá algo contra o papagaio de pirata do Aécio, o corrdenador jurídico(?) do PSDB Carlos Sampaio.

  3. Para delirio dos Petistas,

    Para delirio dos Petistas, André Vargas ergueu os braços nas costas do Presidente do Supremo e protestou contra a AP 470

     

    TA PRESO

     

    Nassif, cabe a polaridade do blog ?

    Notícia mesquinha dessa, vamos noticiar direito se não, virou Veja

    • Não entendi este teu pedido por polaridade.

      Se tu acompanhas este Blog, deves saber da diversidade de opiniões por aqui. E não venha desvirtuar o assunto em questão lembrando do André Vargas, que tinha todo o direito de protestar contra o que ele quisesse, a exemplo deste cidadão preso. A questão em debate é a hipocrisia. Por falar em André Vargas, e sobre o álvaro dias que também desfilava em aviões do Youssef, não falas nada?

  4. É muito didático e

    É muito didático e esclarecedor que casos como esse venham a público. Quem publicou a notícia foi o portal UOL, dos grupos Abril e Folhas. Esse portal é o mesmo que publicou , mas ràpidamente tirou do ar, notícia sobre envolvimento de políticos tucanos em esquemas de corrupção. O que tudo isso demonstra é que a má-fé, o partidarismo e o golpismo,  muito mais do que a incompetência, são as características principais dos grandes veículos de mídia. Saber onde ocorrem ou onde estão as notícias importantes, os veículos da mídia comercial sabem. Mas se pensam os diretores e editores desses grandes veículos que uma noticiazinha como esta ou uma nota curta sobre o aecioporto ou trensalão livram a cara dos veículos, levando o público (e)leitor, ouvinte ou telespectador a dar-lhes credibilidade, estão redondamente enganados.

  5. São exatamente os corruptos

    São exatamente os corruptos que querem derrubar nossa presidenta, isso está tão claro, tão óbvio, que me espanto de ainda existir pessoa que não percebeu isso, por isso a mídia manipula essas pessoas, elas não conseguem analisar os fatos.

    • Pronto, tá mostrado aqui também, ora! Sem censura!

      Ótimo que prendam TODOS os corruptos.

      Que existem em qualquer sociedade, instituição e organização.

      O problema é que só querem pegar os pppp. Inclusive você e os corruptos históricos, que roubam muito mais e há mais tempo do que existe o “PÊTÊ”, némêz?

      PS: E a Globo tava lá na boca da botija, hein! Isso é que é “eficiença polissial”!!!

  6. Informação equivocada

    Nessa tarde, UOL e BOL devem ser notificados pela noticia vinculada.

    O Vereador em questão não foi acusado, inclusive o inquerito em segredo de justiça não foi concluido, A prisão do Vereador ocorreu sob o pretesto de a função que ocupa poderia interferir na produção de provas. Muita ilação ao nome do Vereador ocorreu no processo, mas provas não foram incluidas no inquerito.

    Além disso, o Vereador participou dos protestos, não fez alusão e não concorda com o impeachment, a foto vinculada no protesto não é dele como é possivel visualizar.

     

     

  7. O tempo urge. Se a Justiça

    O tempo urge. Se a Justiça não prender o Cunha com rapidez, ele e mais um bando de outros notórios corruptos destruirão a democracia brasileira.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome