Entenda os recursos de Lula no STF para evitar a prisão

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal (STF) tinha em mãos, até esta quinta-feira (05), cinco ações que poderiam rever a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: duas delas são os Habeas Corpus já julgados nesta semana pelo Plenário e outras três ainda representam esperanças.
 
Um deles é a ação declaratória de constitucionalidade 43, protocolada pelo Partido Ecológico Nacional (PEN), que pede a revisão da decisão do STF tomada em 2016, que autoriza a prisão após a segunda instância [acesse aqui].
 
Sob a relatoria de Marco Aurélio Mello, o ministro já demonstrou a preocupação e o desejo de colocar o tema em pauta para ser julgado na sessão da próxima quarta-feira (11) do Plenário. Mas, por ser ele o relator, seria preciso que a defesa ingressasse com uma liminar para que ele tome uma decisão monocrática, sozinho.
 
No andamento processual, o ministro ainda não registrou nenhum posicionamento, apesar de a ação já estar disponível para a conclusão do relator:
 
 
 
 
O segundo processo é o Habeas Corpus 154.979 [acompanhe], impetrado nesta quarta-feira (04), também pela defesa de Lula, mas com a relatoria da ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte. O recurso questiona a prescrição da pretensão punitiva dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro apontados no caso do triplex do Guarujá.
 
O argumento é que se o crime supostamente ocorreu em 2009, já prescreveu o tempo entre o ato criminoso e a apresentação da denúncia. O recurso foi ingressado primeiro no Tribunal Regional da 4a. Região (TRF-4) e negado. Na mesma peça, contudo, a defesa pediu que seja assegurado a Lula o direito de recorrer em liberdade até a última instância – solicitação que foi parar, nesta semana, no Supremo.
 
Como a relatoria é da presidente do STF, Cármen Lúcia, que além de ter se posicionado contra o primeiro Habeas Corpus da defesa do líder petista, já afirmou que não pretende mais pautar temas que questionem a prisão em segunda instância, o caso deve ficar congelado na Corte:
 
 
 
 
E o terceiro recurso no STF também está nas mãos do ministro Marco Aurélio, mas deve mudar de relatoria. Isso porque se trata do Habeas Corpus 155.116 [leia o despacho abaixo], que foi impetrado na Corte nesta quinta-feira (05).
 
O recurso pede que o voto da ministra Rosa Weber, na madrugada desta quinta, sobre estender a liminar ao ex-presidente enquando as ações declaratórias de constitucionalidade não fossem julgadas pelo Supremo, fosse anulado. 
 
A justificativa do advogado é que a ministra cometeu “constrangimento ilegal”, ao se manifestar de forma contrária durante a leitura do seu voto sobre o HC e, depois, voltar atrás:
 
 
 
 
Entretanto, caindo nas mãos de Marco Aurélio, o ministro lembrou que ele não poderia ser relator deste recurso porque se posicionou favorável ao pedido de liminar, sendo voto vencido. E que, portanto, o ministro competente para a relatoria deste caso seria Alexandre de Moraes, já que ele abriu a divergência com o voto vencedor, negando o aumento do salvo-conduto.
 
Por isso, nesta sexta (06), Marco Aurélio enviou despacho à presidente do Supremo, Carmen Lúcia, para verificar a distribuição deste novo Habeas Corpus. 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O único recurso que pode evitar a prisão do Lula

    O único recurso que pode evitar a prisão do Lula, por mais absurda que ela possa ser, é o recurso às armas.

    Fique alerta

    But don’t be alarmed now
    It’s just a spring clean for the May queen
    Yes, there are two paths you can go by
    But in the long run
    There’s still time to change the road you’re on

  2. Recursos

    Creio que a defesa do Lula deveria ingressar com recurso na Suprema Corte dos Estados Unidos. Por coincidência, é claro, hoje apresentou-se à justiça o ex-presidente da África do Sul, derrubado por impeachment e acusado de corrupção. A Africa do Sul e o Brasil eram os únicos paises do Ocidente a participar dos BRICS, uma instituição que desafia os interesses econômicos americanos. Quem mandou eles desafiarem?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador