Entidade defende juiz que acusou ministro Gilmar Mendes de corrupção

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Do Conjur

O Fórum Nacional dos Juízes Criminais (Fonajuc) foi a público prestar solidariedade ao juiz Glaucenir Oliveira. Em mensagem de áudio a um grupo de WhatsApp, ele afirmou ter tido informações de que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, recebeu propina para conceder Habeas Corpus para Anthony Garotinho.

Para a entidade de juízes, Glaucenir utilizou seu direito de liberdade de expressão e de pensamento, em um espaço privado e sem qualquer interesse em tornar público o assunto. Segundo a nota, o vazamento de uma conversa privada é crime.

O juiz deixa claro no áudio que ouviu comentários, de diversas fontes, acerca dos fatos relatados na gravação, mas em momento algum colocou como se verdade fosse. Na gravação, ele diz que “a mala foi grande”. “O Fonajuc, como fórum científico, reafirma o compromisso dos Juízes Criminais com a ética e a defesa dos direitos constitucionais fundamentais.”

Processo na Corregedoria
A Corregedoria Nacional de Justiça vai instaurar um pedido de providências para apurar a conduta de Glaucenir, titular da Vara Criminal de Campos dos Goytacazes (RJ) e da Zona Eleitoral da cidade.

Ele é o responsável pelas investigações e pelo processo nos quais o ex-governador do Rio Anthony Garotinho é acusado de corrupção e compra de voto. Em mensagem de áudio encaminhada a um grupo de WhatsApp, o juiz acusa de corrupção o ministro Gilmar Mendes, que concedeu Habeas Corpus a Garotinho para cassar a prisão preventiva do político.

No áudio, Glaucenir diz que “a mala foi grande”, insinuando que o Habeas Corpus foi concedido porque o ministro recebeu dinheiro do ex-governador. “Não quero ser leviano”, continua Glaucenir, “estou vendendo o peixe tal como eu comprei, de pessoas que sabem porque estão no meio. O que dizem é que a quantia foi alta”

TSE se pronuncia
Por outro lado, o Tribunal Superior Eleitoral, corte da qual Gilmar Mendes é presidente, saiu em defesa do ministro. Em nota assinada pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, o TSE diz que não se pode tolerar o ataque à honra de Gilmar Mendes.

“Esta Corregedoria Eleitoral adotará, no momento apropriado seguinte, a medida adequada ser implementada para inibir e reprimir esse procedimento sem paralelo e inopinado. Por agora, presta-se ao ilustre Presidente Gilmar Ferreira Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral, a mais irrestrita solidariedade, repudiando, com a maior veemência, a acusação desferida contra ele e desagravando-o pela absurdeza desse ataque”, diz a nota de Maia Filho.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Falou e vazou, agora que se explique, ou ao mínimo entregue ….

    Falou e vazou, agora que se explique, ou ao mínimo entregue a fonte.

    Fofoca neste nível não é tolerável por mais deplorável que seja Gilmar Mendes (mas este juizeco, o Gaucenir Oliveira também não é flor que se cheire).

  2. Gostaria de saber porque

    Gostaria de saber porque quando da prisão do Fernandinho Beira-Mar a imprensa não foi procurar saber da posição da assossiação dos traficantes de drogas.que certamente defenderia seu assossiado.

    Então no Brasil fica assim. A assossiação dos juuízes federais bota sua mão no fogo pelo Moro, e demais infáliveis. A dos procuradores bota pelo Delagnol. Essa aí do post bota pelo juiz que persegue o Garotinho. O TSE por sua vez bota pelo Gilmar. E assim vai.

    No Brasil atual o negócio é cada um defender sua turma e fim de papo. Não existe lei, constituição nem porra nenhuma. Por isso vou à Porto Alegre defender minha turma, que é a dos 99%. A que não é de nenhuma casta, seja de toga, terno e gravata ou cracha da Globo

  3. Republicação de comentário

    No Tijolaço comentei acerca dessa verborragia do suspeitíssimo Glaucenir de Oliveira, uma espécie de sérgio Moro do norte fluminense (ca capital há outro sub-moro, de nome Marcelo Bretas). Segue abaixo o comentário.

    João de Paiva 23/12/2017 às 17:06

    Gilmar Mendes não é juiz, mas um líder do PSDB no STF; disso até o mundo mineral sabe. GM é, no PJ brasileiro, o principal mentor e articulador da trama golpista; foi GM quem impediu a posse do Ex-Presidente Lula como ministro da Casa civil, em março de 2016, numa decisão monocrática e inconstitucional, atendendo a pedido do PSDB. GM é conselheiro político do chefe de quadrilha, Michel Temer; foi GM o propositor do golpe parlamentarista, já em tramitação no senado.

    Mas pelas razões erradas, ou seja, para proteger seus aliados e comparsas na política, Gilmar Mendes vestiu agora a capa do garantismo; e competência para isso GM já demonstrou possuir. Gilmar Mendes não se envergonha de decidir de modo díspar sobre casos idênticos ou semelhantes. Mais do que isso: GM não tem medo de cara feia e ameaças que os nazifascistóides alimentados pelo ódio disseminado pelo PIG/PPV lhe façam.

    Gilmar Mendes tem muitos defeitos e podemos chamá-lo de canalha, apontando fatos objetivos incontestes que provam essa acusação pesada. Mas GM é o único nesse STF formado por pusilânimes a encarar os nazifascistas do MPF e do próprio judiciário. Nem mesmo os fogos de barragem e a artilharia pesada que os nazifascistas do sistema judiciário e o PIG/PPV têm sido capazes de intimidar Gilmar Mendes, que dá a cara pra bater.

    Esse juiz campista, de nome Glaucenir, tem contra si pesadas acusações, como a blogosfera progressista já mostrou; ele é inimigo político declarado de Anthony garotinho, fato suficiente para torná-lo suspeito de julgar qualquer denúncia envolvendo o desafeto. Garotinho, corajoso e sem papas na língua, denunciou a TV Globo por sonegação de impostos, num programa jornalístico da própria emissora. Portanto há motivos e interesses comuns entre as ORCRIMs do judiciário fluminense e a ORCRIM Globo.

    Se esse juizeco do norte fluminense fez, de fato, essas acusações graves contra GM e não possuir provas robustas, estejam certos de que ele vai receber o troco, com pesadas multas, altos juros e correção monetária. GM vai tratorar esse Glaucenir e muitos outros que ousem enfrentá-lo. Há mais de um ano eu escrevi: o embate entre GM e Rodrigo Janot era falso; hoje ninguém mais duvida disso. Comentei que GM era muito mais capacitado jurídica e polìticamente do que Janot. Eu disse que Janot seria demolido, moído, triturado. Não deu outra. Hoje Janot esá no ostracismo, torcendo para não ser processado, julgado, condenado e pegar cana dura; crimes para isso ele cometeu, e com sobras.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador