Entrevista de Segovia teve efeito reverso e deve aumentar holofotes contra Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Marcos Corrêa/PR/Palácio do Planalto
 
Jornal GGN – Uma entrevista do diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, nomeado por Michel Temer, à agência Reuters na última sexta (09), alertou para o possível comprometimento das investigações contra o mandatário no inquérito dos Portos. 
 
A primeira publicação da Reuters dava conta de que Segóvia admitiu o arquivamento da investigação contra Temer no caso de benefício a uma das empresas que atua no Porto de Santos (São Paulo), a Rodrimar, investigada em desdobramentos da Operação Lava Jato.
 
Posteriormente, a Reuters retificou a informação, dizendo que o diretor-geral apenas teria sinalizado para o arquivamento, ao afirmar que não havia indícios de crime e nem de pagamento de propina neste caso arrolando Temer. 
 
Ainda assim, a repercussão do caso gerou um desconforto dentro da Polícia Federal. Entre os integrantes da PF que apuram irregularidades em contratos do Porto de Santos estão o delegado Cleyber Lopes, que também auxiliou o delegado Marlon Cajado em outro inquérito, o do chamado “quadrilhão do PMDB”, que mirou Temer, ministros e aliados do presidente e foi engavetado pela Câmara dos Deputados.
 
Cleyber assumiu, em seguida, o inquérito da Rodrimar, ao mesmo tempo que o mandatário modificava a direção-geral da PF, agora nas mãos de Fernando Segovia. A entrevista dada na última sexta fragilizou a imagem do diretor dentro da organização.
 
Isso porque ele antecipou postura pessoal sobre o caso de Temer e a Rodrimar, de que não havia indício contra o presidente e que as investigações não comprovaram o pagamento de propinas, “indicando tendência de que a corporação recomende o arquivamento”, divulgou a Reuters.
 
O caso recebe destaque por ser a única investigação que ainda tramita contra o peemedebista em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). “O que a gente vê é que o próprio decreto em tese não ajudou a empresa. Em tese se houve corrupção ou ato de corrupção não se tem notícia do benefício. O benefício não existiu. Não se fala e não se tem notícia ainda de dinheiro de corrupção, qual foi a ordem monetária, se é que houve, até agora não apareceu absolutamente nada que desse base de ter uma corrupção”, antecipou o diretor-geral à agência de notícias.
 
Após a entrevista, delegados da PF começaram a pressionar o novo diretor-geral por uma retratação mais firme sobre as declarações dada ao jornal. Com as afirmações públicas, Segovia precisará se posicionar perante o Supremo, ao ministro Luís Roberto Barroso, relator da ação que ainda mira Michel Temer. 
 
E é na Suprema Corte que os delegados esperam uma retratação mais firme sobre as faladas dadas à Reuters neste fim de semana. Caso contrário, alguns delegados enxergam a medida como um aumento da fragilidade de Segovia no comando da organização, podendo ocasionar, inclusive, uma mobilização por parte dos delegados pela saída de Segovia do cargo.
 
A saída precisaria ser por parte do próprio diretor-geral, uma vez que o mandatário não dá sinais de que queira modificar a sua indicação para o comando da PF. Alguns delegados indicam, segundo reportagens de diversos jornais, que se a intenção de Segovia era minimizar a polêmica do inquérito, teve o efeito contrário: apenas aumentou o interesse por encontrar provas relacionadas ao caso.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fico surpreso com a surpresa:

    Fico surpreso com a surpresa: afinal, a nomeação desse rapaz não foi para isso mesmo? Como de resto de todo o escalão de governo? Escolhido, não a dedo, mas a unha? 

    Desenhando: o golpe foi dado por profissionais. Tudo foi planejado nos mínimos detalhes. T u d o! Como poderiam deixar de fora um cargo tão estratégico como o do chefe da Polícia Federal? O indicado, é bom lembrar, foi frequentador das manifestações de rua contra a “corrupsamuumm”. 

    Por que o empenho – no nível da alucinação – do presidente usurpador para aprovar as malsinadas reformas? Simples: resgatar a fatura com a…….precisa nominar? Acho que não. 

    Falta apenas saber o que coube para a mídia corporativa nesse latifúndio.  

  2. Pois é
     

    de pensar que o segóvia foi escolhido a dedo pra livrar a cara do temer!

    Ele deve encerrar o inquérito com esse despacho:

    “Pelas conclusões a que nos levam as investigações, há de se impor o arquivamento do inquérito, vez que mesmo havendo provas materiais, factuais e testemunhais, não se apurou nenhum indício  contra o investigado.”

  3. Temer esta tranquilo quanto a isso

    Não era para estancar tudo isso que Temer foi colocado la? E em seguida seus escolhidos. O resto é o Lula condenado sem provas, com Supremo, com tudo.

    Segovia deveria ser afastado. Mas quero ver 🙂

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador