“Estou há três anos esperando provas contra mim”, diz Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – “Eu duvido que tenha um empresário neste país – qualquer que seja, daqueles que estão presos, daqueles que estão livres – que possam dizer, em alto e bom som, que um dia o ex-presidente Lula pediu cinco centavos ou dez centavos para eles”, afirmou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em vídeo de resposta sobre as acusações de recebeu cerca de R$ 13 milhões por meio do Instituto Lula da empreiteira Odebrecht.
 
“Eu estou há três anos ouvindo falar o meu nome, eu estou ouvindo vazamentos todo santo dia, toda santa hora, que fulano vai dizer que fulano vai contar que ciclano vai denunciar. Eu estou há três anos esperando [provas contra]”, afirmou Lula.
 
Também em nota oficial, a assessoria de imprensa do Instituto Lula reafirmou que a “verdade cristalina” é que “após dois anos de investigações, buscas e apreensões, quebras de sigilos bancário, fiscal, telefônico e de e-mails, e depois de ouvir mais de 70 testemunhas, os acusadores de Lula não encontraram uma prova sequer das falsas denúncias que fizeram”.
 
“A repetição repetição histriônica destes vazamentos seletivos serve apenas para criar, por meio da mídia, uma cortina de fumaça perante a opinião pública”, completou em nota.
 
No comunicado, o Instituto esclareceu, novamente, que “jamais ganhou uma nova sede e funciona no mesmo local onde funcionava antes”, que a contribuição da empreiteira ao Instituto Lula foi legal e declarada à Receita e que “o ex-presidente Lula não tem conhecimento nem pode ser responsabilizado por supostas menções em planilhas de terceiros”.
 
Ainda, criticou duramente mais um vazamento de delação, desta vez do ex-presidente da companhia, Marcelo Odebrecht, como “um dos mais graves atentados aos direitos do acusado num processo que há muito deixou de seguir as normas jurídicas”. “A transmissão ao vivo, por um blog especializado em atacar o ex-presidente Lula (e claramente municiado por fontes ocultas da 13a Vara), inovou em matéria de transgressão da lei”.
 
A referência foi ao blog O Antagonista, que foi o primeiro a divulgar os vazamentos e o fez em tempo real, enquanto o delator era ouvido na audiência junto ao juiz da Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro.
 
“Este episódio não ofende apenas a lei, as normas do processo, os direitos do acusado e o Supremo Tribunal Federal (sede original da ação). Este episódio desmoraliza a 13a Vara Federal de Curitiba e as autoridades que nela atuam (do Judiciário, do MPF e da Polícia Federal), expostas como coniventes ou impotentes perante ilegalidades que ocorrem na própria sala de audiências”, completou a nota.
 
Leia mais: Vazamentos concluem que Palocci foi usado para prender Lula
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A ORCRIM é a Fraude a Jato, meus caros

    Caros leitores,

    Mais velha que andara para frente é a técnica domalandro, batedor de carteira, que após surrupiar a algibeira de um desprevenido, grita no meio da multidão: “Pega ladrão”.

    Pois foi exatamente isso o que fizeram os histriônicos DPFs, procuradores do MPF e militantes políticos da direita golpista – tanto nos partidos como os encastelados na burocracia do Estado, sobretudo no STF . Gilmar Mendes há anos acusa o PT e os petistas de formarem uma organizaçãocriminosa.

    A essa altura está claro para os bem informados e de boa índole que a verdadeira ORCRIM não  é o PT, mas a máquina nazifascista de perseguição ao partido e a toda a Esquerda Política, cujo braço mais ostensivo e acintoso é a Fraude a Jato.

    Mas o comportamento ‘poliana’, o republicanismo ingênuo e suicida impediram que boa parte dos parlamentares e líderes do PT e de outros partidos da Esquerda Democrática percebessem essa malandragem dos burocratas e concurseiros da PF e do MPF. O líder do PSDB no STF, com sua grosseria habitual, encontrou vasto campo de atuação no PIG/PPV, onde os pitbulls da direita xucra disseminaram o ódio nazifascista contra o PT e contra a Esquerda. O resultado é esse país em desmanche social, político e econômico, essa terra arrasada, que regride ao tempo da escravidão.

    Quanto mais perseguem Lula, mais certo fico de que esse grande líder popular deve ser defendido por todos os que tenham consigo algum sentimento patriótico e desejem um país socialmente mais justo.

    Papel, telas de computador e de celulares, microfones, etc., aceitam tudo. Mas delações obtidas sob tortura não são provas. E provas é tudo o que NÃO tem as criminosos da Fraude a Jato contra Lula.

  2. 13 MILHÕES.MILHÕES EM ESPECIE !!B
    como sera 13 milhões em dinheiro vivo ? Notas de cem,cinquenta reais ? quantas malas e que tamanho ? qual o peso? Todos os corruptos repassavam dinheiro em depositos em conta,cheques,paraisos fiscais,mas 13 milhões em especie ??
    vejamos em notas de cem reais :
    1000=10 notas
    10.000=100 notas
    100.000=1.000 notas
    1.000.000=10.000 notas
    1.000.000 dividido por 100 e dá 10.000
    10.000 X 13 = 130.000 notas
    No Brasil, cada nota pesa em torno de 0,25 gramas, segundo o site da Casa da Moeda. Sendo assim, um volume de 10 mil notas de 100 reais, que corresponde a 1 milhão de reais, pesa 2,5Kg.
    2,5Kg X13 = 32 KG
    Na foto 2 malas apreendidadas pela policia rodoviaria federal com meio milhão de reais (link :http://deljipa.blogspot.com.br/…/policia-apreende-meio-milh…)Agora imagino a logistica, a quantidade de malas ou malotes,sacos ou o que quer que seja para carregar esta quantidade de dinheiro ? Levado para onde? guardado onde? e quantas pessoas para transportar ? e ninguem viu nada ? ou achou estranho e nem as pessoas que possivelmente carregaram este valor.
    De todos os absurdo produzidas por esta parcial a jato esta merece musiquinha no Fantastico.

    1. Follow the Money?

      E, indo adiante nessa linha. O suposto Lula teria pego essa suposta montanha de suposto dinheiro e enfiado supostamente aonde? Os competentes investigadores não usam aquela velha prática denominada siga o dinheiro? Então, por que não comprovam onde estão os registros de circulação dessa grana? Como disse o acusado, estamos todos esperando as provas de materialidade desse dinheiro, da entrega e da movimentação que a grana percorreu. Porque o Lula com essa grana toda teria comprado uma unidade num pombal do Guaruja, que não vale 1,5 milhões, um barco de lata, dois pedalinhos e o direito de frequentar um sítio do Bittar em Atibaia?

  3. Apropriação

    Apropriação indébita.

    Uniformes de times nacionais, principalmente os verde amarelos são exclusividade dos coxinhas neoliberais e batedores de panelas. Outra dia aqui mesmo neste espaço, ele apareceu com um abrigo Nike da Seleção. Está querendo o que o ex-presidente, reconquistar os coxinhas?

  4. Vítima Professional

    Ô coitadinho do Lula, essa persiguicao jurídico-midiático está acabando comigo. Não  aguento mais tamanha injustiça cometida contra esse verdadeiro herói brasileiro. Tudo uma vingança porque os ricos não querem dividir o avião com o pobre! 

    Você é tão iluminado que até seus filhos ficaram milionários. É uma providência dívina porque Lula é um homem santo, abençoado por Deus.

    Lula ladrão, você roubou meu coração!

  5. QUANDO A INJUSTIÇA SE TORNA LEI… A REBELIÃO TORNA-SE UM DEVER”

    QUANDO A INJUSTIÇA SE TORNA LEI… A REBELIÃO TORNA-SE UM DEVER”.

     

    A HORA É : POVO NAS RUAS.

     

    O ESTADO MODERNO É SIMPLESMENTE UMA INSTITUIÇÃO CRIMINOSA

    “QUE DEU “CERTO”.

              A prova inequivoca desse pensamento é o desfecho do golpe sofrido pelo nosso governo democrático, referendado pela justiça cega, parlamento corrupto e pela mídia aristocrática. Desrespeitou-se a opção de 54 milhões cidadãos brasileiros, que votaram  em um projeto de governo e foram subestimados pela iniciativa de 360 deputados 61 senadores, majoritorialmente investigados e denunciados em atos generalizados de corrupção.

             Equivocaram-se, acreditaram na ingênua possibilidade da renúncia da Presidente eleita Dilma. Historicamente mal acostumados, quebraram a cara. Esqueceram que a dona é que nem vara verde, inverga mas não quebra. Grande exemplo de liderança feminina a ser  seguida, incondicionalmente, por todos nós.

              Cabe aqui salientar, que aqui no nosso pais, golpe institucional é meramente uma trágica tradição. Com 500 anos de existência, 120 anos de independencia enquanto pais, nossa república da bananada, nossa adolescente democracia tem apenas 50 anos, sendo constantemente interrompida por sucessivos golpes institucional de estado. Tais fatos possivelmente nós ajude a compreender o motivo, pelo qual, sejamos de fato uma economia pujante, (9º maior PIB), ao passo de determos o vergonhoso Índice de desenvolvimento Humano (62o IDH), do nosso planeta. Ficando na américa Latina apenas em situação confortavel em relação à Venezuela.

              Mas por que devemos nòs permitir ser governado por um governo ilegítimo, cujo vice- presidente rotineiramente se esconde do povo, se borra com poucas vaias ???. Por que acreditar na capacidade técnica e política de um governo usurpador, formado por um ministério com 13 nótaveis ministros denunciados em inquéritos da Lava Jato ???. Por que permitir que a conta da robalheira patrocinado por esses “notáveis” corruptos recaiam sobre o bolso do humilde trabalhador??.

              Dificil entender  como o cidadão brasileiro é capaz de matar  par subtrair um simples aparelho  celular do seu próximo, é capaz de se armar-se  até os dentes para traficar drogras, mas é incapaz de armar-se politicamente par defender-se de um ESTADO CRIMINOSO DE DIREITO. Tomaram o Brasil de assalto e agora já não sabem exatemente o que fazer. A a economia se disolve, a sociedade se marginaliza. O jogo de improviso é a regra. A ordem por hora é o caus notavelmente estabelecido.

              Em respeito e reconhecimento a todos aqueles que deram suas vidas pela DEMOCRACIA, à dor dos familiares, que não tiveram a oportunidade de enterrar os corpos  dos seus filhos, vitimados pelo GOLPE MILITAR, mas sobretudo por um compromisso maior, por um futuro mais digno para os nossos filhos, devemos sim fechar esse trágico livro e escrever uma nova história. Os novos versos a serem escritos propõem ao povo ocuparem as ruas, em forma de manifestações, sem pedir licença e autorização a nenhuma instituição criminosa que representa o aparelho de segurança desse estado criminoso. Afinal de contas é um direito absolutamente constitucional e como tal, está a disposição para ser exercido por todo e quaisquer cidadão consciente.

              Caso a segunda fase do golpe jurídico-parlamentar venha a se concretizar, tornando o Presedente Lula um preso político, esse seguramente será tratado como heroi. A partir desse momento o AI-5, sob uma nova configuração do golpe institucional estará instaurado.  Sendo assim esgota-se toda possibilidade a discursão pela vias políticas, dando assim margens para que todo tipo de revolta e idginação oculpem os espaços públicos e privados. Novas formas de instrumentação e intervenção política, aconvencionais seguramente surgirão e serão aplicadas, seguindo a receita das medidas amplamente adotadas e aplicadas pela resistência ao golpe militar instaurado no nosso pais, em passado recente.

              Quanto a repressão, não devemos nos preocupar, a história da humanidade resume-se aos conflitos de classes sociais. Fazer oposição política a um governo ilegítimo, como todos sabem, é uma tarefa bem mais fácil do que governar. As eventuais sequelas provocadas pela máquina estatal de repressão, a despeito das que já veem sendo utilizadas, ficarão mais uma vez registradas nos autos da história da Republica da Bananada e dessa forma deverão ser objeto de preocupação daqueles que as praticam. Que o Estado Criminoso recorra a todas elas. O tempo e a história lhes darão a avaliação e as credencias necessárias.

    “Quando a injustiça se torna lei… a rebelião torna-se um dever”.

     

    NÃO DEVER, NÃO TEMER!!!.

    Abraços, a todos que se permitem indignar-se

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador