Ex-assessor que tentou suicídio foi preso na Lava Jato por cuidar da agenda de Palocci

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-assessor do ex-ministro Antonio Palocci, Branislav Kontic, tentou suicídio na carceragem da Polícia Federal de Curitiba, na sexta-feira passada, mas o fato só foi noticiado pela imprensa na noite desta quinta (6), quando o juiz Sergio Moro já havia autorizado sua remoção para o Complexo Médico Penal do Panará.

Ao saber da notícia, o ex-deputado estadual Adriano Diogo (PT) reagiu nas redes sociais com a seguinte mensagem: “Meu grande amigo Brani, a pessoa mais honesta do mundo!”

Segundo informações do colunista Lauro Jardim (O Globo), Brani, que é sociólogo, ingeriu 40 comprimidos na cela da PF no dia em que Moro decidiu esticar sua temporada na prisão, transformando a prisão temporária em preventiva, a pedido da força-tarefa da Lava Jato.

O Estadão informou que “Brani  se submete a um longo tratamento psquiátrico e toma medicação continuada – antidepressivos.” Ele foi levado ao Hospital Santa Cruz, em Curitiba, “para acompanhamento médico e a realização de exames”, segundo a PF. Depois, foi levado novamente para a prisão.

No despacho em que mandou dar continuidade à prisão de Brani, Moro disse que recebeu a manifestação das defesas dos investigados solicitando a revogação da medida, mas que não era o caso de “examinar, com profundidade, os álibis apresentados.”

Ele listou o levantamento, feito pela Lava Jato, de mensagens que atestam que Brani foi preso porque, como ex-assessor, cuidava da agenda de Palocci. Segundo a Lava Jato, seu pecado foi trocar mensagens com Marcelo Odebrecht, que tentava marcar reuniões com Palocci para, supostamente, discutir medidas do governo Lula que poderiam beneficiar a empresa.

“Em mensagens eletrônicas trocadas entre Marcelo Bahia Odebrecht e executivos do Grupo Odebrecht entre os dias 02 e 03 de maio de 2009 (fls. 70­73, representação policial, evento 1), Marcelo Bahia Odebrecht indaga a Alexandrino Alencar se ele tentou marcar uma reunião com “Italiano” na segunda­feira, e que, em caso negativo, Marcelo ligaria para “Brani” para tentar marcar.”

Na visão da Lava Jato, como Brani era sócio de Palocci na empresa Projeto ­ Consultoria Empresarial, pode ser que ele tenha sido beneficiado com eventual repasse de propina da Odebrecht para o ex-ministro.

A Lava Jato, contudo, não conseguiu rastrear esses supostos pagamentos. Isso foi usado por Moro para justificar a necessidade de Palocci e Brani continuarem presos até que o “produto do crime” seja identificado.

“O apelo à ordem pública, seja para prevenir novos crimes ­ e há aparentemente um saldo de propina a ser pago­, seja em decorrência de gravidade em concreta dos crimes praticados, é suficiente para justificar a decretação da preventiva”, disse Moro.

Leia a decisão de Moro aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os fascistas tomaram conta do Brasil

    A Lava Jato é a experiência, dentro de um chamado estado democratico, mais abjeta que se tem noticia. Kafka faria mais huym livro, se vivo estivesse e se conhecesse o judiciario brasieliro. Qual o interesse de deixar um homem, como esse, preso preventivamente ? Sera que não ha vozes progressistas neste Pais ?

    1. Poucas

      Há poucas vozes com relevância que publicamente se manifestam contra o trogloditismo de Moro. As vozes supremas que tinham por obrigação de justiça e moralidade se manifestar a respeito estão mudas em Brasília.

      Tristes dias de ultraje aos direitos e à Constituição que estamos atravessando, dias tristemente envergonhados.

    2. Há muitas vozes progressistas

      Há muitas vozes progressistas nesse país.

      Você está no site de uma delas.

      O problema é que nenhuma delas possui “divisões”, como diria Stalin.

      Quando vozes progressistas estiveram no comando do país, e não foi pouco tempo, foram 13 anos, preferiram apostar no republicanismo e na consciência honrada de gente que, na verdade, pertencem a setores depravados ou omissos da sociedade.

      Judiciário, mídia, partidos políticos, rentistas, banqueiros, etc.

      Não canso de lembrar do caso contado pelo Requião, de que o Dirceu, pelo simples fato de o governo federal encher a globo de dinheiro, pensava que os marinho eram a emissora do governo.

      Se Lula, em seu primeiro mandato, houvesse chamado o povo às ruas, para impor ao congresso uma reforma política de verdade, talvez – e bota talvez nisso – não estivéssemos vivendo esse momento deprimente de nossa História.

      Mas preferiram acreditar na boa vontade e patriotismo daqueles que há mais de 500 anos mantém o país na mesma situação.

      Patriotismo, como se sabe, é o último refúgio dos canalhas.

      E boa vontade…

      Bom, deixa prá lá.

    3. Prezada Maria Luisa, “O

      Prezada Maria Luisa, “O Processo” é um delicioso conto infantil comparado aos reais processos de hoje. Se vivo estivesse Kafka não escreveria outro livro não, seria medíocre e sem imaginação comparado aos nossos doutos. E nem Mengele faria experiência tão “sublime”.

    4. Qual interesse de deixar um

      Qual interesse de deixar um homem como esse preso?

      Segundo a reportagem: PODE SER QUE ELE TENHA SIDO BENEFICIADO PELA ODEBRECHT.

      E, ainda segundo a reportagem, o juiz disse QUE NÃO ERA O CASO DE EXAMINAR OS ÁLIBIS DA DEFESA COM PROFUNDIDADE, expostos no pedido de revogação da prisão. 

      Então,  TÁ EXPLICADO.

       

      1. Como ninguém aqui tem

        Como ninguém aqui tem conhecimento de todos os elementos do inquérito

        Há uma mera suposição de que ele seria somente a pessoa responsável pela agenda

        Da mesma forma que se supôe que  prisão foi mantida porque há coisas graves que envolvem o nome dele

         

  2. E se…

    E se essas tais provas dos tais crimes de Palocci e outros nunca aparecerem, vão ficar presos pelo resto da vida, até que morram de morte morrida ou suicidada?

    Ou será que vai chegar uma hora que, a despeito da mais sólida convicção do mundo, o juiz – ou algum desembargador ou ministro que não tenha medo da mídia – com base na falta de provas, com uma tremenda dor no coração, vai mandar soltar os… Criminosos? Sim, criminosos, pois o que vale é a convicção, né?

  3. Piada sem graça

    FBI, Scotland Yard e a polícia brasileira estavam numa competição para escolher a melhor polícia do mundo.

    Um júri internacional soltou um coelho numa floresta escura e o FBI começou a procura utilizando instrumentos de localização high-tech, mapas de satélites, óculos de visão noturna e identificador de DNA. O esquadrão americano pegou o coelho em 35 minutos.

    O júri voltou a soltar o coelho na floresta e a Scotland Yard começou a procura utilizando técnicas de entrevista com os parentes do mamífero orelhudo, fizeram um perfil psicológico do pequeno animal e um intenso estudo dos hábitos do coelho. O esquadrão inglês capturou o coelho em 32 minutos.

    Mais uma vez, o coelho foi solto na floresta escura e o esquadrão policial brasileiro iniciou a procura. Em 3 minutos, os brasileiros vieram da floresta com um porco-espinho. O porco-espinho tinha as quatro patas fraturadas, oito luxações, onze hematomas e gritava:

    – “Sou um coelho! Sou um coelho! Sou um coelho!”

    Será que é cultural? Será que somos mesmo tão… tão assim?

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkk

      o autor esqueceu aquele detalhe que a policia brasileira (no caso a PM) imediatamente canta o pneu da viatura com os PM´s mostrando o armamento de fogo e batendo nas portas da viatura  “vamô pegá, vamô pegá !!!)

  4. Greve de fome já!
    Todos comem, todos bebem, todos se submetem. Daqueles que foram encarcerados injustamente, o de atitude mais digna. É preciso chamar a atenção internacional, criar comoção. Basta!

  5. O sujeito está preso porque a

    O sujeito está preso porque a investigação não foi capaz de provar sua participação no esquema de recebimento de propinas. Assim, justifca-se a privação da liberdade.

    Diante da perspectiva de ser mantido na prisão preventiva, convertida em perpétua pelos métodos da lava jato até que se obtenha delação premiada, o sujeito resolve se matar.

    Assim caminha o Estado de Direito em Sucupira.

  6. Super licença

    Como diz o TRF4 “….os processos trazem problemas inéditos e exigem soluções inéditas”

    Desta forma é concedida a Super licença para Moro encarcerar quem ele quiser e pelo prazo que achar necessário.

    Com a benção do Supremo e da maioria da classe política, que amanhã, poderá ser alvo do mesmo arbítrio.

  7. Cela de Guantánamo

    A cela da PF que é invadida pela fumaça do escapamento  de um motor diesel de gerador, como parece que o Delcídio experimentou, é coisa estremamente grave, seria o Moro um dos políticos que constavam da lista de simpatizantes dos neonazistas presos pela polícia do Paraná, após uma comemoração dos 120 anos do Hitler numa chácara seguida do assassinato de um casal? O Ricardo Barollo que trabalhava na Camargo Correa em 2009 quando foi preso como mandante chefe nazista, do assassinato de um casal que destoava do grupo, está solto é coxinha rico e responde em liberdade. Mas até hoje a tal lista de simpatizantes do grupo que continha nomes de pólíticos brasileiros do Paraná e de São Paulo ainda não foi apresentada pela polícia, ao público, e os jornalões nazistóides também não se interessam pelo assunto, é um pena fico desconfiado que o nome do Moro consta dessa lista de simpatizantes dos neonazistas do Paraná.

  8. Não acredito que li:

    “Isso foi usado por Moro para justificar a necessidade de Palocci e Brani continuarem presos até que o “produto do crime” seja identificado.”

    Porra, esta merda é válida? Vivemos então numa merda de um estado de exceção! Se não acharem nada, ou não forjarem nada, nos próximos 2, 3, 10 anos, o sujeito fica preso neste hospício em que se transformou CUritiba?

    Lula, se cuide!!! No seu caso também não existem provas, só ilações sendo que no seu caso, para piorar, são ilações baseadas em pressupostos e raciocínios distorcidos. Vão usar o argumento de merda acima para manter voce preso, pelo menos até passar as eleições de 2018.

    Mas tb não esquente muito Lula pois, se fizerem mais esta bobagem de prende-lo apenas aumentará ainda mais o descrédito com esta trupe aumentando em muito a sua popularidade. E, o povo entendendo todas estas manobras, basta voce apontar seu candidato para 2018 que ele será eleito.

     

     

  9. Nova Canção do Exílio

    “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá” — Gonçalves Dias

     

    Nassif: esse tá como o Diabo gosta. Vai cantar o texto integral que lhe vão mandar. As possíveis dúvidas do STF, STJ e do TRF4 serão reduzidas a termo pelo de Curitiba.

    Dona Marise que se guarde. Há fortes indícios de que os pedalinhos e o barco de alumínio se transformem num luxuoso iate de 300 pés. A dúvida está onde ancorá-lo, se na marina de Mônaco ou na de Barcelona. 

    Quanto ao desafortunado ex-Presidente, pensou-se num mega apartamento na Av. Foch. Mas o da Academia esperneou com a vizinhança. Não consente nem que se inaugure a estação do metrô em Higienópolis. Parece, então, vão atribuir-lhe um cafoco na Port de La Chapelle (18ème), mais condizente com sua atribuida condição social. Pertinho do metrô. Vão alegar que ele pediu ali para poder ir à pé ao Stade de France torcer pelo Timão.  

    Tanto uma como a outra acusação não encontrará respaldo documental ou legal. Mas a essa altura dos acontecimentos quem liga para esse detalhe? É só o passarinho abri o bico, se ainda não o fez. Basta dizer ACHA que o dindim do Palocci foi gasto nisso. E cana no casal.

    Na ritualística curitibana, primeiro a preventiva (com transmissão ao vivo pelos do Jardim Botânico), que será convertida em provisória-perpétua. Nem vai precisar da sentença, redigida há tanto tempo.

    Como se trata de conversa mais que “premiada” o passarinho pode até escolher se quer ir a Miami, como o doleiro, ou se prefere Londres. Com cama, cozinha e roupa lavada!

    Canta, passarinho, canta!

  10. Uma tragédia!

    Muitos estão sendo mantidos presos enquanto os aloprados avidamete procuram provas. O bizarro é que possuem delações e provas contra outros “muitos” que continuam livres leves e soltos. Deve ser terrível alguns sendo presos apenas porque pertencem ao partido ou mesmo participaram do governo daquele que eles desejam literalmente destruir. Com certeza, a vergonha e a convicção de inocência, pode sim levar ao suicídio. Além de destruir o país, essa suspeita e seletiva operação,na minha concepção já pode ser intitulada : operação assassina.  By the way: O que estará fazendo agora Aécio e o casal Cunha? Provavelmente, são 1:10h, estão se preparando para almoço em bons restaurantes aqui no Rio. LAMENTÁVEL!!! 

     

  11. Os únicos que poderiam parar

    Os únicos que poderiam parar essa barbárie são os caras o STF, mas isso não irá ocorrer pois ou são coniventes por acreditar nesses caras de Curitiba, ou têm muito medo deles. Um ou outro foge do figurino, mas são poucos, não têm força sozinhos no stf. Resumo da ópera:moro vai continuar a receber salário de juiz e de preposto dos americanos no Brasil, vide suas idas e vindas para “dar aulas para os americanos”. Uma grande piada!

  12. Só falta mesmo um cadáver

    Só falta mesmo um cadáver para colocar na conta dessa autêntica cruzada de fanáticos que estão por trás desse complexo político-midiático-policial-jurídico com ramificações no exterior. Não se trata de um desejo nem de um vaticínio, mas do mais puro realismo.

     

    *

     

  13. Enquanto isso, nos EUA…

    E pensar que a única maneira que o FBI encontrou para prender o Al Capone foi por sonegação de impostos. O Moro, grande admirador da Justiça yankee, sabe disso?

  14. Lamentável essas “otoridades”

    Lamentável essas “otoridades” que controlam o país com suas “forças excepcionais”: ditadura é bom pra quem manda, não? Acham-se deuses em olimpos de papel crepom. Manter alguém preso – após anos e anos de persecuções – por falta de provas era o “elemento” faltante ou concluinte da decisão dos quartanistas regionais. Mas, que fazer se a douta  Carmem minervou rasgar a CF… Haja paciência. 

  15. A farsa jato é o golpe. Os
    A farsa jato é o golpe. Os ianques e os semitas investiram muitas verdinhas. Nada de temer delatado, Jucá, CUnha, Aécio, Serra, Agripino, Álvaro Dias, Fhc, filho do Fhc, gilmar Mendes, Alckmin, gedel, Aluísio 300, quadrilha, digo, Padilha, … Todos soltos, todos soltos! Canalhas! Canalhas!

  16. A farsa jato é o golpe. Os
    A farsa jato é o golpe. Os ianques e os semitas investiram muitas verdinhas. Nada de temer delatado, Jucá, CUnha, Aécio, Serra, Agripino, Álvaro Dias, Fhc, filho do Fhc, gilmar Mendes, Alckmin, gedel, Aluísio 300, quadrilha, digo, Padilha, … Todos soltos, todos soltos! Canalhas! Canalhas!

  17. Na visão da Lava Jato, como

    Na visão da Lava Jato, como Brani era sócio de Palocci na empresa Projeto ­ Consultoria Empresarial, pode ser que ele tenha sido beneficiado com eventual repasse de propina da Odebrecht para o ex-ministro.

     

     

    A Lava Jato, contudo, não conseguiu rastrear esses supostos pagamentos. Isso foi usado por Moro para justificar a necessidade de Palocci e Brani continuarem presos até que o “produto do crime” seja identificad

    A que ponto chegamos!!!  Meu Deus do Céu, o juiz em seu despacho confessa que não tem provas contra o cara mas, mesmo assim, o mantém encarcerado !!!

  18. Moro é aquele filho…….de

    Moro é aquele filho…….de fundador do psdb no pr, cuja mulher advoga para a Schell e para o psdb.

    Moro é aquele que só prendeu bagrinho e doleiro no escandalo do banestado (cheio de psdb envolvido), e que agora em dupla com o mesmo doleiro veio para salvar o brasil da corrupção do pt ( que por coincidência é adversário do psdb) e da petrobras ( que por coincidência é adversária da shell). Hã….esse cara está ajudando então o psdb e a schell, que por coincidência seus familiares têm interesse.

    caraca quanta coincidência. Nãi sei não…não tenho prova mas tenho convicção.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador