Fachin mantém condenação de Delúbio em caso do banco Schahin

Chega a última instância o caso do empréstimo banco Schahin e o relator no Supremo negou o recurso da defesa de Delúbio Soares contra a sua condenação por lavagem de dinheiro

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, negou o recurso da defesa de Delúbio Soares contra a sua condenação por lavagem de dinheiro pela Justiça Federal de Curitiba, nesta segunda (01).

O recurso era um Habeas Corpus que tentava anular a sentença determinada pela Lava Jato na primeira instância, que já havia sido negada pelo Tribunal Regional Federal 4ª Região (TRF-4) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A acusação é a que trata de empréstimo concedida pelo banco Schahin, em 2004, ao pecuarista José Carlos Bumlai, que supostamente teve como destino o PT. Delúbio era o então tesoureiro do partido. Em troca, contratos teriam sido manipulados e atribuídos ao grupo para justificar a movimentação bancária.

Na segunda instância, Delúbio teve sua pena aumentada a seis anos de prisão, inicialmente em regime fechado. Entre os argumentos, a defesa sustentou incompetência do então juiz Sérgio Moro para o julgar, falta de provas que corroborasse o acordo de delação premiada e ausência de fundamentação para o aumento da sentença pelo TRF-4.

Fachin concordou com o TRF-4 e com o STJ, ao negar o recurso da defesa, e manteve a pena de seis anos de reclusão em regime inicial fechado.

Acompanhe o andamento do processo aqui.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem vergonha em seu fachin. Tigrão com o Pt e tchutchuca com os demais. Contra petistas é sempre um festival de barbaridades jurídicas. Já tucanos prisão, só em zoológico.

  2. “Facchin é um verme”. Calma, calma, eu nem o conheço, não estou afirmando isso, como poderia se não o conheço ? Quem disse isso é um ex-amigo, que o conheceu.

  3. E um vagabundo que teve a vaga no stefezinho comprada pela jbs por R$ 30 milhões? o que este vermezinho merece?
    Desde 2013 perdi qualquer esperança de que o Brasil um dia seja um país decente.
    Neste momento estamos a um deus dará onde cada um quer retirar para si ou seu bando o maior naco possível do cadáver.

  4. Um ex advogado de causas sociais e do campo, usou-as para chegar ao STF. Quando lá chegou logo abandonou os ternos simples, mudando o figurino talvez para Armani. Mas a mudança no estilo foi também uma viração de casaca. Suas sentenças foram ridicularizadas em sua primeira aparição pelo pedante Barroso. Mas já em sua primeira aparição ficou claro que ele queria declarar sua posição política e não se pronunciar sobre justiça.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador