Fachin tenta impedir, mas ministros concedem liminar e Dirceu será solto

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – A maioria dos ministros da segunda turma do Supremo Tribunal Federal concedeu, nesta terça (26), uma liminar em habeas corpus em favor do ex-ministro José Dirceu. Com isso, o petista poderá aguardar em liberdade a tramitação de recursos contra sentença da Lava Jato em tribunais superiores.
 
Segundo coluna de Mônica Bergamo, na tentativa de empurrar o debate, o ministro Edson Fachin pediu vistas do julgamento. Mas, para não prejudicar o réu, Dias Toffoli concedeu a liminar e foi acompanhado por Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.
 
Bergamo divulgou que a defesa de Dirdeu argumentou “que ele não poderia ficar preso já que sua condenação não tinha transitado em julgado. Além disso, a detenção, ordenada pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4a Região), teria ocorrido baseada em uma súmula daquele tribunal que diz que a prisão depois de condenação em segunda instância, como ocorre com Dirceu, deve ser automática.”
 
A segunda turma, por sua vez, entendeu que a prisão só pode ocorrer em segunda instância quando bem fundamentada.
 
Fachin é o responsável por retirar da pauta de hoje uma medida cautelar com efeito suspensivo de pena apresentada pela defesa de Lula. Se o recurso fosse julgado pela segunda turma, Lula poderia ter chances de ser colocado em liberdade no caso triplex. Mas o ministro, em tabelinho com a segunda instância, arquivou o pedido. A defesa de Lula já recorreu e o novo protocolo foi encaminhado por Fachin ao plenário do Supremo – onde Lula já teve um habeas corpus preventivo negado.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fidaegua
    Facchini, seu filho Duma égua, o Lula agora poderia estar solto junto com o Zé, se tu não fosse tão traíra. Parabéns Zé.

    Agora é a vez de MAM humilhar esse covarde concedendo a liminar ao pcdob para soltar Lula, vamos por essa farsa abaixo de uma vez por todas.

  2. Excelente notícia.
    Sem mais
    Excelente notícia.
    Sem mais atropelos à Constituição e sem rasga-la.
    É indigno manter o Lula preso através de mais manobras.

  3. #voto13
    diria o paulo

    #voto13

    diria o paulo brossard, mesmo dentro de seu conservadorismo: é preciso esvurmar o verme… o quanto antes.

    desde quando se apresentou candidato a ministreco, escrevo: se alguém somasse as horas semanais que ele dizia trabalhar, em razão do contrato de dedicação exclusiva na ufpr, mais o escritório, as consultorias, os trabalhos voluntários etc e tal, daria muito mais de 200 horas (semanais, semanais).

    baita picareta, pois.

  4. Tem razão esse patife em

    Tem razão esse patife em pedir proteção e segurança privada, pagas por nós, diga-se de passagem. Ele tem plena consciência de que as “forças ocultas” com as quais ele se comprometeu, vão cobrar a fatura caso ele não aja como o pulha que está sendo, e está cagando de medo. Vendeu a alma para chegar onde chegou e o diabo está vindo cobrá-la. 

  5. É Lula Presidente

    Vamos torcer para que, no retorno ao governo, o PT não faça de novo a merda de colocar Fachins no STF, salvar a Globo da falência e apoiar os banqueiros.

    #HaddadNoGovernoLulaNoPoder.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador