Folha: Dilma consultou Lewandowski sobre vaga deixada por Barbosa no STF

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Painel da Folha de S. Paulo deste domungo (29) afirma que a presidente Dilma Rousseff (PT) consultou o ministro Ricardo Lewandowski sobre a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal há 8 meses, desde a saída do ex-presidente da Corte, Joaquim Barbosa.

Segundo a coluna,  Lewandowski evitou apontar um favorito à presidente. Preferiu dar opções. Apresentou cinco: Heleno Torres e Luiz Fachin, advogados que estão na lista do Ministério da Justiça para o cargo; o vice-procurador-geral eleitoral, Eugenio Aragão, e os ministros do STJ Benedito Gonçalves e Luis Felipe Salomão.

“Salomão é querido por muitos senadores e ministros do STF, mas é o candidato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O Planalto avalia que, se escolhê-lo, no dia seguinte o presidente da Câmara aprovará a PEC da Bengala em segundo turno”, publicou o jornal.

Renan Calheiros (PMDB-AL), por sua vez, quer que Dilma indique o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcus Vinicius Coelho. “O drama de Dilma é que o presidente do Senado ameaça boicotar qualquer nome que seja enviado para análise da Casa com a chancela do ministro José Eduardo Cardozo”, caso de Torres e Fachin.

Ainda de acordo com a Folha, “Dilma pretendia indicar o novo integrante da corte na semana passada, mas pisou no freio para não passar a impressão de que reagia à ameaça do PMDB de fixar prazo para as indicações de membros de tribunais.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dilma tem que exercer sua
    Dilma tem que exercer sua competência e cobrar o Senado caso o mesmo seja incompetente. Presidente não lambe sapato de senador. O contrário pode ser verdadeiro.

  2. Cargo no STF

    Por mais cuidado que se tenha de tomar, para não se incorrer novamente no erro Joaquim Barbosa, acho que esse assunto já devia ter sido definido, pois demonstra uma insegurança inadimissível para uma presidenta, o que redunda em mais prejuízos a sua imagem e um prato cheio para oposição e mídia.

    Cabe porém destacar, mais uma vez, as atitudes politiqueiras de Cunha e Renan, o legislativo brasileiro está efetivamente e desgraçadamente nas piores mãos possíveis.

  3. A Dilma deveria indicar a Desembargadora do…

    A Dilma deveria indicar a Desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo Kenarik Boujikian…

  4. Caro Nassif e demais
    Mais uma

    Caro Nassif e demais

    Mais uma vez “desprestando” um serviço.

    De todas as formas, esse panfleto age para unir os traíras do dia 15.

    Saudações

     

  5. Olha, esse “de acordo com a

    Olha, esse “de acordo com a Folha” já me deixa cheia de dúvidas. Últimamente a Folha não anda inspirando credibilidade nenhuma.

  6. A direita não encontra brechas no caráter integro da Dilma.

     

    Nem importa se é verdade ou não a notícia da Folha, porque o fato é que fazer sondagens, pedir opiniões, etc, para escolha de Ministros das Cortes Superiores sempre foi uma coisa normal no presidenciaismo. A matéria da Folha apenas tenta transformar uma coisa normal em algo meio que “das sombras” “subversivo”, típico desse jornaleco.

    A única coisa boa nisso tudo é deixar claro para setores da própria esquerda de que Dilma não tem culpa alguma no atraso da escolha de nomes para Ministros das Cortes Superiores, pois, como já disse outras vezes, essa sempre foi uma tarefa muito difícil para a esquerda que nunca teve muita afinidade com o setor jurídico do país, principalmente do Judiciário e do MP que são, por excelência, elitistas e alinhados ideologicamente a direita e, que, no atual momento, onde ondas fascistas e golpistas ganham musculatura tão forte como em 1964 e o Congresso eleito foi o mais conservador de muitos anos, tornando a tarefa de Dilma ainda mais difícil e quase hercúlea.

    Aliás, a esquerda tem que parar de “comprar” o discurso da direita, pois, ao contrário do que muitos setores dizem (e incrivelmente muitos da esquerda) Dilma não deu causa a essa crise política, muito pelo contrário, não fosse a honestidade e o caréter ético e moral da Dilma o tecido institucional já haveria sido rasgado, o que impede é justamente o fato de que a direita hidrofóbica não está encontrando lacunas no comportamente e caráter da Dilma para dar o golpe “branco” ou armado (o que existe são alaridos da oposição sem nenhuma base jurídica). Então, entendam, Dilma é que está segurando essa crise por ser a pessoa integra que é.

    1. De fato, a esquerda não faz a

      De fato, a esquerda não faz a menor ideia de como lidar com o Judiciário e o MP, pois sempre teve ideais muito democráticos para duas instituições tão corporativas. É por isso que apanha tanto, inclusive porque os juristas de esquerda já passaram todos da idade de ir para o Supremo. Talvez Tarso Genro, mas acho que já está bem perto dos 70.

      Pelo menos as duas últimas indicações foram satisfatórias.

    2. Discordo frontalmente desse

      Discordo frontalmente desse argumento. A presidenta sabia de antemão que durante seu primeiro mandato e agora no segundo iria indicar uma quantidade X de ministros para o STF. Os nomes já deveriam constar de sua agenda se fosse dada relevância ao STF. A verdade é que a presidenta trata o STF com desprezo e até tem bons motivos para tanto, porém os fatos pretéritos envolvendo o julgamento da AP 470 demonstraram para além de qualquer dúvida que o governo precisa estabelecer uma relação hamoniosa com aquela corte. Deveria constar no banco de dados de seu PC uma lista de prováveis indicados, antes mesmo de eventuais especulações. A própria presidenta poderia mostar ao senado um número de 5 possíveis indicados e dá ao senado a prerrogativa de opinar sobre um dos nomes, o que viesse a ser escolhido, de todas as formas sairia das mãos da prsidenta.

      1. A decisão de Joaquim Barbosa

        A decisão de Joaquim Barbosa em se aposentar não foi tão esperada assim. De todo modo, você tem razão. Um presidente que sabe que vai ter que nomear ministros já devia estar com sua lista pronta.

  7. A título de curiosidade, os 4

    A título de curiosidade, os 4 ministros escolhidos por Dilma têm ascendência judaica: Fucks, Weber, Zavascki e Barroso.

    1. Mais correto

      Seria dizer que a maioria destes sao khazares, povo ariano convertido a fé judaica. Não existem semitas de tez, cabelos e olhos claros.

  8. Excelente

    Em todos os momentos de crise, Lewandosky foi um dos homens de maior firmeza em suas convicções. Um homem de muito bom senso e de ponderação. Ele se sobressaiu acima de tudo por sua coragem, ao defender a inocência dos Réus da ação penal 470 que foram julgados sem nenhuma prova apenas com domínio do fato. Ele enfrentou a fúria da mídia, e não teve medo de ser julgado.

     

    Lewandosky é um Herói.

     

    Acho excelente que ela esteja buscando e ouvindo conselhos dele.

  9. Acredite no pig se quiser..O
    Acredite no pig se quiser..
    O repórter da Folha Tucana estava na caverna do Bin Laden onde ocorreu o encontro..
    Kkkk..as pessoas lêem o pig sem ligar o desconfiometro e por imaginam certas coisas sem checar….
    Ate eu pensei q Lula tivesse se aposentado por invalidez…muitos crêem que ele cortou o dedo peã isso..eh mentira

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/175072/Contra-boatos-Lula-nega-aposentadoria-for%C3%A7ada.htm

  10. O que eu disse

    A Dilma não tem nada que pisar no freio  ela tem que escolher quem ela quer, não com a votação da Câmara e do senado que aprova? O Cunha é um borra botas, ele pode fazer pressão , mas se a Dilma se reunir com os partidos aliados e ela tiver um bom motivo para  a escolha e souber convencer  o Cunha dança. Ela  não tem escolher quem o Cunha quer  ele  esta pensando que se tiver alguém de sua preferência no STF vai ajudar a tirar o dele da reta.

  11. Um bom homem

    Lewandowski é um bom homem. Íntegro, corajoso, não se curvou à grande imprensa durante o julgamento do Mensalão. Foi juiz do começo até o fim. Mas não vai além disso. Não sei se é verdadeira ou não a história dessa lista. O fato de que POSSA ser verdadeira – de que seja verossímil – diz muito sobre Dilma e sobre o tipo de pessoas de que ela está cercada. Um deles, segundo a própria notícia, é o favorito de ninguém menos que… Eduardo Cunha! Imaginem o que é necessário para que alguém caia nas boas graças de Eduardo Cunha. Pois é. Isso tudo acontecendo num Judiciário vibrante como o brasileiro, com gente da melhor qualidade… Uma indicação correta, e o PMDB vai para as cordas, pois terá que abrir o jogo. Basta indicar um nome de peso que Dilma saiba que não passaria pela garganta de gente como Cunha e Calheiros. Ela Wiecko, por exemplo. Por que não? Será tão difícil perceber que a situação de Cunha e de Renan é delicada, para dizer o mínimo?

  12. Renan e Cunha são os maiores

    Renan e Cunha são os maiores obstaculos para o governo de Dilma, enquanto eles estiveram no Congresso usando de suas posições e de sua influencia para chantagear o governo e tentar se livrar do processo do Lava-Jato o Brasil vai continuar parado. Temer tem que agir; ou o PMDB assume a posição de oposição e perde os ministerios ou se firma como base aliada e trabalha junto ao PT pra resolver essa crise.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador