Gabrielli diz que sondas foram compradas legalmente

Jornal GGN – Ontem, quinta-feira (26), o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, prestou depoimento à Justiça Federal do Paraná por ocasião das investigações da Operação Lava Jato. O relato foi filmado e disponibilizado pelo Estadão.

Questionado sobre as aquisições, em 2006 e 2007, dos navios-sonda das empresas Mistui e Samsung , Gabrielli disse que tudo foi feito seguindo as normas da estatal. “Acredito que as duas sondas seguiram em ultima instância todos os procedimentos da Petrobras”, disse.

Ele afirmou também que o ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró nunca lhe pediu nenhum tipo de “facilitação” nas negociações para as compras do equipamento com as empresas estrangeiras.

De acordo com o executivo, esse tipo de compra envolve várias decisões da diretoria executiva da estatal, e não apenas o parecer do diretor da área internacional. As decisões são feitas com base em pareceres técnicos das diretorias internacional e de finanças, além do parecer do setor jurídico da companhia. “Existem várias aprovações, cada uma tem uma pauta, uma ata”, disse Gabrielli.

Questionado pelo juiz Sergio Moro, Gabrielli disse que teve “poucos contatos com Julio Camargo”, o lobista que fez delação premiada. “Ele era o representante da Mitsui no Brasil, pelo que me consta. Representava comercialmente, tinha participações nas reuniões com os técnicos. Mas não tive nenhuma reunião pessoal com ele”.

Gabrielli também negou conhecer Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano, preso como suposto operador do PMDB na diretoria internacional da Petrobrás. “Não conheço o sr. Fernando Soares. Não me recordo se ele esteve presente em reuniões com a Mitsui e a Sansung. Não consigo lembrar quem era o sr. Fernando Soares”, afirmou.

https://www.youtube.com/watch?v=mZywG5LbxsE width:700 height:394

Com informações do Estadão

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A embriaguez do poder

    Ah! Le parquet do juge d’instruction Sergio Moro… Sera que ele viu o filme “L’Ivresse du Pouvoir” ? Historia da sua homologa à época do caso Elf, Eva Joly. Se não viu, o juiz Moro deveria ver com muito cuidado. O futuro politico de Madame Joly acabou sendo melancolico…  

  2. Lava Jato: querer envolver a

    Lava Jato: querer envolver a Petrobrás é como colocar pêlo em ovo de galinha. Gabrielli tranquilo. Promotor e Juiz tendenciosos buscando confundir e distorcer o testemunho. 

    O que viu e ouvi do depoimento acima

  3. Se não sabia de nada é um
    Se não sabia de nada é um idiota completo.
    A seu favor, sabemos que o mais idiota da elite sindical, no mínimo, voa.
    A turminha do PT (Perda Total) chega a ser até engraçado em sua ingenuidade. Tão puros!

    1. M(milhar) C(centena) e bolsa troll

      Mais uma vez e extação: novamente anta.

      O defensor dos galináceos gordos emplumados tucanos não pode gozar de folga. Peça os direitos trabalhistas garantidos pelo PT.

      Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

      1. rs…………..puxa devagar, pianinho, pianinho

        porque ir em cana ficou muito fácil

        pelo que aparenta ser, o amanhã de qualquer cidadão é incerto

         

        preparem-se secretárias, porteiros, gerentes e caixas de banco, o monstro do mensalão pode estar de volta e rondando o futuro de cada um de vocês

  4. Ao contrario dos que afundaram plataformas, com ele se adquiriu.

    Por falar em prejuízos,  vejamos o PREJUÍZO que este juiz e seu MP estão causando:

    A Petrobras tem encomendadas, com sério risco de não poderem ser entregues (e não serão se o MP conseguir seu intento de punir TODOS com inidoneidade), pelo menos 9 navios plataformas. Cada navio destes, no pré-sal, tem capacidade comprovada de extrair entre 30 e 40 mil barris por dia. 

    Em um conta simples, de padaria (desculpe Gabrieli, mas é este tipo de conta quem tem muitos fazendo para acusá-lo), teremos uma quebra de capacidade de produção de cerca de 270 mil a 360 mil barris por dia, o que, considerando um preço mínimo de 50 US$ o barril daria uma receita entre 13,5 a 18  milhões de dólares ao dia, ou uma receita media de quase 49 milhões de reais ao dia, ou cerca de 18 bilhões de reais ao ano. Isto só com os nove navios plataformas que juntos custariam cerca de 9 bilhões, ou seja um prejuízo real de 10 bilhões no primeiro ano (considerando a compra deles a vista) e 18 bilhões a cada ano seguinte de atraso na sua operação (para comprá-los em outros fornecedores, teremos pelo menos mais 03 anos).

    Isso sem contar os fornecedores secundários, os trabalhadores desempregados e a receita que deixa de entrar nos cofres municipais, estaduais e federal.

    Enfim este modo de punir a QUALQUER CUSTO, é uma política de TERRA ARRASADA, que não pondera os interesses da sociedade que supostamente se quer protege, causando um dano maior que o próprio ato criminoso.

    Não aceito de forma alguma a impunidade mas devemos ser sábios (como fizeram os americanos que tanto os inspiram, na crise do sub-prime, protegeram primeiro as empresas e os investimentos estratégicos, já aqui copiamos sempre de forma ERRADA).

  5. Escolha

    Comparando o juiz, os procuradores e Gabrielli fica mais do que evidente  que o último conhece muito mais do assunto petróleo e da Petrobras e administração em geral do que todos eles juntos e misturados. Depois de tanto tempo tentando  achar pelo em ovo, os primeiros estão é perdendo o rumo.

  6. “o representante da Mitsui no

    “o representante da Mitsui no Brasil”

    Ah, sim. O empresariado nacional, que nós temos que defender, para que as empreiteiras estrangeiras não tomem conta.

  7. realmente assustadora a falta de visão desses caras…

    a quetão então se torna:

    o que tem mais valor para a justiça, a palavra de um diretor de uma grande e importante empresa ou a dos vigaristas do mercado que vivem por aí a atuar livremente e a dos criminosos demitidos que só querem diminuir suas condenações?

  8. é preciso ter muita paciência…

    coisa que só se consegue com a certeza de não ter feito nada de errado ou ilegal

    mas, infelizmente, manter-se firme em convicções nada significa para esses caras, pois nem sabem o que significa

    metem na cabeça que alguém fez algo de errado só porque não querem reconhecer ou dar valor ao que é certo neste tipo de contratação

    1. depois a gente diz que são uns tucaninhos de merda…

      e nego fica na bronca…………………………

      tucaninhos de merda são jovens adoradores de grandes e velhos apadrinhados tucanos que nunca tiveram  a mesma visão ou a capacidade técnica dos funcionários atuais e que sempre trabalharam para que a Petrobras fosse destruída

    2. Eu sempre acreditei que o

      Eu sempre acreditei que o bandido, o malfeitor, o esperto, o que delinque, tem a certeza de que o outro, qualquer que seja ele, é tão delinquente quanto ele.

  9. Como assim?

    Como assim “O relato foi filmado e disponibilizado pelo Estadão”?

    Se trata de uma videoconferência. O Moro estava no Paraná e o Gabrielli na Bahia. Se alguem filmou e disponibilizou foi a Justiça Federal.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador