Genoino é transferido para o Incor após suspeita de infarto

Do Brasil 247

URGENTE: GENOINO É TRANSFERIDO PARA O INCOR

Diretor do presídio da Papuda determinou há poucos instantes que o deputado José Genoino seja submetido a um exame do coração, após suspeita de infarto, e a transferência dele para o Instituto do Coração de Brasília; a informação foi obtida em primeira mão por 247; o juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Ademar Silva de Vasconcelos, segue para o local; enquanto isso, defesa aguarda decisão do ministro Joaquim Barbosa sobre pedido para que o parlamentar cumpra pena em casa; crise de grandes proporções à vista

O deputado licenciado José Genoino (PT-SP) acaba de ser transferido do Complexo da Papuda, onde está preso desde sábado 16, para o Instituto do Coração em Brasília, segundo informações obtidas pelo 247.

A transferência ocorreu depois que o diretor do presídio solicitou que Genoino fosse submetido a um eletrocardiograma, após suspeita de infarto. O próprio diretor determinou que o petista fosse encaminhado para o Incor na capital. O juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Ademar Silva de Vasconcelos, segue para o local.

Pedido de prisão domiciliar para Genoino, em razão de seu estado de saúde, foi feito ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, na segunda-feira 18, pelos advogados do ex-presidente do PT. Ontem, no intervalo da sessão plenária do Supremo, Barbosa prometeu decidir “logo” sobre o pedido, mas não havia feito nenhum despacho até 14h desta quinta 21.

O estado de saúde do parlamentar é delicado, conforme comprovou laudo do IML. Seu advogado, Luiz Fernando Pacheco, reafirmou ontem que o estado do réu “é bastante delicado e inspira cuidados”. O documento descreve a cirurgia cardíaca que Genoino fez quando retirou parte da artéria aorta e a recomendação de uma série de medicamentos que precisam ser tomados.

Ainda nesta quarta-feira 20, a presidente Dilma Rousseff declarou que mudar o regime de prisão de Genoino era “uma questão humanitária”, lembrando saber que o estado de saúde do parlamentar é delicado. A mulher de Genoino, Rioko, e a filha, Miruna, insistiram, diante do Complexo da Papuda, nos últimos dias, sobre a necessidade de cuidados médicos para ele.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

34 comentários

    • Será ? Chego a duvidar.
      São

      Será ? Chego a duvidar.

      São todos covardes. Incluindo ai Dilma, Michel Temer, Lula, Zé Cardoso, Mercadante, Renan e Henrique Alvez.

      Mas principalmente os petistas que são do mesmo partido do Genoino e devem a ele a presidencia, tanto Lula quando Dilma. Estão agindo como covardes, a verdade é esta.

      Se dessem declarações fortes, teriam peso de mobilizar tanto o Senado, como parte da mídia, da opinião pública e até do STF e da PGR no sentido de conceder rapidamente o benefício a Genoino. No entanto, nada fazem.

       

      • Não são todos covardes…

        Me perdoem os frequentadores e analistas (ótimos, por sinal), mas isso tudo não é verdade.

        Já lí, em algum lugar, que o PT está no governo mas não tem Poder. E acredito nisso!

        Basta ver que boa parte da nossa sociedade não só apóia o que está acontecendo, como estimula e torce pro cara morrer. Acham que já vai tarde. Ladrão bom é ladrão morto. É só dar uma passeada pelos comentários por aí…

        São os contra. Contra bolsa-família, contra cotas, contra a ascenção de classes.

        O fato é que o PT não pode contar com ninguém, porque na hora que a coisa apertar, PMDBs e quetais, pularão fora e deixarão o PT com a broxa na mão.

        Essa é uma “obrigação” da sociedade civil. Isso sim é motivo pra ir à rua e protestar. Não pelo PT. Pelo bem da nossa sociedade, que passou a confiar tanto na mídia que se alguém é acusado “daquele jeito” na Folha, mas não dá nada em termos de investigação, ninguém acha que a Folha mentiu. Em geral, acham que a polícia e o judiciário protegeram os acusados.

        Me digam: Se vocês fossem o Presidente, nesse clima, falariam algo?

        É só o que os abutres estão esperando pra poder afirmar categoricamente e “provar” que o PT, a instituição, é que é o mal encarnado, e iniciar a caça às bruxas, que é a única alternativa para que um candidato da oposição possa ser competitivo no ano que vem.

        Em minha opinião, se a análise for partir desse prisma, somos tão covardes quanto o PT, apesar de que mais, porque NÓS temos o Poder.

         

        • Não é bem assim não. A Dilma

          Não é bem assim não. A Dilma tem grande parte da aceitação popular. Ela estaria se colocando contra a prisão de quem não está em condições de saúde e não de todos os prisioneiros.  Se se lenvatassem vozes fortes contra a atitude de JB ele se calaria e recuaria, faria como todo covarde faz. Não tenha dúvidas disso.

  1. Eu acho que isso tudo esta

    Eu acho que isso tudo esta indo longe demais. A presidência não pode intervir ? Não ha nada que possa ser feito legalmente, ja que Joaquim Barbosa, estamos vendo todos, deixou a situação ir londe demais ?! 

    • Maria Luisa, acho que a

      Maria Luisa, acho que a presidência não pode interferir em decisões do STF. Outros colegas que melhor entendem podem talvez discorrer sobre esse fato. Mas, em contra partida, talvez seja o que ” eles” querem, para desconstruir  de todas as formas, a Presidenta. Não esqueça que, para “eles” Genoíno é culpado. Todo o cuidado é pouco. 

      • Maria Luisa, complementando:

        Apesar de naõ ter TWITTER, de vez em quando visualizo o Twitter da Cristiana Castro, pois ela está sempre ligada no STF. Acabo de visualizar um comentário do Stanley Burburinho, dizendo que Barbosa quer que Dilma interfira, para depois eles dizerem que ela está defendendo bandido. A situação está estranha e não podemos bobear.

        • Sei Marly, que a presidência

          Sei Marly, que a presidência não pode interferir numa decisão judicial, mas pode fazer pressão ou agir para que o congresso reaja, não ? Enfim, como diria André Araujo, se fosse com o PSDB, jamais teriamos assistido a um terço desse triste espetaculo. 

          • Seria bom um comentário da

            Seria bom um comentário da Cristiana. Acho que o Senador Jorge Viana tomou atitude sobre o caso, no Senado.

        • Até o Alessandre Argollo (num

          Até o Alessandre Argollo (num post) que sempre foi favorável à patranha, reconheceu esta semana: é PROVOCAÇÃO.

          Eles querem um golpe paraguaio.

          Adeus Bolsa Família, adeus Mais Médicos, adeus crédito fácil, adeus Prouni, ADEUS NEUTRALIDADE NA INTERNET.

          Adeus Petrobrás, vamos pagar 7 reais a gasolina, porque a Chevron não tem compromisso com o patropi.

          Adeus BB, CEF, e conta salário. Pro cidadão receber o pagamento pagará 50 reais de taxa pra ter uma conta em banco.

          O que está em jogo é tudo isso e muito mais…

           

  2. A Casa Grande já tem seu

    A Casa Grande já tem seu capitão do mato. Resta construir , na porta do STF , o tronco onde Barbosa vai castigar o lombo de petistas e simpatizantes 

  3. Maldito!!!!

    Genoíno passou muito mal por volta da 11:30h da noite de ontem.O médico do presídio solicitou que ele fosse conduzido ao hospital, para outros exames. Foi negado pelo juiz, que argumentou que só o ministro  barbosa poderia dar essa autorização. Agora, será conduzido ao INCOR, após possivelmente ter sofrido um infarte. Só falta um infarte para piorar o precário estado de saúde de Genoíno!  Estou cansada de bradar sobre esse acontecimento. Que me desculpem os colegas do Blog pelo que vou dizer: MALDITO SEJA ESSE LOUCO ! QUE VÁ PARA OS QUINTOS DO INFERNO!

    • “Foi negado pelo juiz, que

      “Foi negado pelo juiz, que argumentou que só o ministro  barbosa poderia dar essa autorização”:

      Pior que eu estou comecando a acreditar mesmo:  juiz supremo decidindo tratamento medico de preso!  O supremo do Brasil nao tem merda nenhuma pra fazer nao?

      Quanto aos testes, que nao haja engano nenhum:  foram feitos pelo IML.  Por medicos de cadaveres!

      A coisa vai ficar muito feia.

      • Se vcs. lembrarem , naquela

        Se vcs. lembrarem , naquela fatídica “reunião” do dia 13  e a ata publicada no processo , está claramente dito que qualquer ato relativo aos presos somente poderia ser realizado com consulta prévia ao Barbosa. Ele amarrou as mãos de todos os que poderiam dar mais agilidade as decisões.

        • “está claramente dito que

          “está claramente dito que qualquer ato relativo aos presos somente poderia ser realizado com consulta prévia ao Barbosa”:

          Obrigado, Marta, eu nunca ouvi falar de supremo fazer isso na minha vida inteirinha.  De fato, eu nem imaginaria qualquer coisa perto disso!

          Resta a pergunta:  QUEM barbosa pensa que eh -ou quem ele pensa que virou depois de apagar gilmar mentes?

  4. Núcleos de petistas em governos e no exterior divulgam nota

    Nassif, divulgo nota importante neste momento em que o PT reage a partir das bases:

     

    NOTA PÚBLICA:

    SOLIDARIEDADE AOS PRESOS POLÍTICOS DO PT

     

    O Núcleo Petista de Administração Pública “Celso Daniel” e os Núcleos do PT no exterior com sede em Londres, Genebra, Havana, Boston, Madri, Colônia, Áustria, Bélgica, e as companheiras Universina Coutinho e Alcione Martins Scarpin, do núcleo de Lisboa, se solidarizam com os companheiros José Genoíno, José Dirceu, Delúbio Soares e todos os petistas vítimas da prisão arbitrária ocorrida a partir de 15/11.

    Como declarou o (insuspeito de ser de esquerda) jurista Ives Gandra Martins, em matéria deste 19/11, no portal Terra, no Brasil “Cada dia que o Genoíno, o Dirceu ou qualquer outro condenado ao semiaberto ficam detidos, um abuso está sendo cometido. São réus que se entregaram livremente à Justiça. Em nenhum momento deram demonstração de que iriam fugir do País. Portanto, se o Estado precisa de tempo para definir onde serão as penas, não é trancado na cadeia que isso tem que se dar”. Até os cuidados médicos inerentes à cardiopatia de Genoíno e à diabetes de Delúbio estão sendo negligenciados, conforme veicula a imprensa comercial e alternativa.

    Além disso, ainda não há prazo para novos mandados de prisão, agregando o signo da exceção, com adaptações casuísticas da teoria alemã do Domínio do Fato, coincidências com o período eleitoral municipal de 2012, verdadeiros discursos políticos contra o PT e o governo, desrespeito ao duplo grau de jurisdição, suposições sobre a conduta dos réus sem prova material, e ignorância de diversas provas e contra-provas presentes nos autos. Tal signo também pode ser identificado pelo ostensivo abuso de autoridade nas prisões executado no dia 15, nos termos da Lei 4898/65, Art. 4º, que caracteriza esta conduta como: a) ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder; b) submeter pessoa sob sua guarda ou custódia a vexame ou a constrangimento não autorizado em lei.

    É disso que se trata quando  foi, na prática, mudado o regime de José Genoíno e José Dirceu de semi-aberto mas cumprindo em regime fechado, sem ofício e guia de recolhimento. O linchamento porque passam José Genoíno e José Dirceu visam desmoralizar simbolismo que guardam por terem sido protagonistas no processo de mudanças experimentadas pelo país nos últimos dez anos e na construção do PT.  Todavia, a experiência recente deste caso da Ação Penal 470  deve nos fazer refletir sobre algumas questões, como a importância da mobilização popular e de uma governabilidade social, com possibilidades maiores em sua efetividade após a extraordinária mobilidade social propiciada pelas políticas sociais e reorientação da economia promovida por Lula e Dilma; a clareza de que restam ainda vários governos neoliberais a rodar a engrenagem da mudança geral do país para trás a serem questionados nas ruas e nas urnas, o que sugere, portanto, a imperiosidade das reformas política, agrária, tributária, da mídia e uma efetiva reforma popular do Estado brasileiro.

    Para além disso, este julgamento sinaliza um posicionamento político do judiciário como um todo, não apenas do STF, no qual não há equilíbrio de forças e nem pluralidade, revelando, para muito além da dicotomia superficial de que “só os pobres vão para a cadeia”, uma teia invisível que privilegia os interesses de uma classe dentro das instituições, especialmente quando se detecta a forte influência da mídia, na prática um quarto poder instalado.

    Este processo de mais mudanças e defesa do PT é indissociável da defesa dos suas lideranças injustiçadas, neste momento histórico.  Mais do que nunca, é fundamental discutir a importância das ideologias dentro do aparato do Estado e como é importante, para o projeto de esquerda, disputar corações e mentes. Assim, os Núcleos do PT no exterior  se juntam ao Núcleo Celso Daniel de Brasília, e convidam toda a militância para defender de forma livre, criativa, inovadora, espontânea e determinada o PT, o governo e nossos companheiros, se manifestando onde for possível.

     

    Brasília, 21 de novembro de 2013

     

    Núcleo Petista de Administração Pública “Celso Daniel”

    Núcleo do PT de Londres (Reino Unido)

    Núcleo do PT de Genebra (Suíça)

    Núcleo do PT de Havana (Cuba)

    Núcleo do PT de Boston (EUA)

    Núcleo do PT de Madri (Espanha)

    Núcleo do PT de Colônia (Alemanha)

    Núcleo do PT da Áustria

    Núcleo do PT da Bélgica

    Universina Coutinho – Núcleo do PT de Portugal

    Alcione Martins Scarpin – Núcleo do PT de Portugal

    Regis Barbosa – Núcleo do PT de Portugal

    • Muito BEM, Apoio e

      Muito BEM, Apoio e SOLIDARIEDADE AOS PRESOS POLITICOS. O mundo agora verá que o Brasil não é só SAMBA, CAFÉ, FUTEBOL e mulher pelada, tem também sacanagem politica. A venus platinada estará desnuda no mundo todo. Isso é articulação politica. Nenhum partido brasileiro tem a capacidade de mobilização da sua base como o PT. Pau neles, moçada. Os coxinhas que se cuidem. 

       

  5. Esse infeliz ne pode ser

    Esse infeliz ne pode ser acusado de assassinato, pois deve ser considerado ininputável por grave doença mental. Mas é melhor aposenta-lo JÁ. Prefiro pagar o preço de manter seu salário integral do que ve-lo pondo fogo no pais. 

  6. é…

    Fosse eu o Barbosa, estaria rezando muito para a recuperação do Genoíno…. pelo que já andei lendo de comentários em alguns sites, o caldo vai entornar e não vai ser nada bonito.

  7. O Agnelo é outro que tá

    O Agnelo é outro que tá agindo como covarde também.

    Ora, ele é Governador, quem manda no sistema carcerário do GDF é ele caramba !

    Manda o Genoino ir para um hospital até concederem o beneficio de prisão domicilar e ponto final.

    Ou ele acha que o Joaquim Barbosa vai mandar prendê-lo ? É o fim da picada.

  8. Tudo tem um limite, já estão

    Tudo tem um limite, já estão passando dele, estamos na era da internet e não é dificil descobrir quem

    realmente esta dando as cartas nessa podreira toda Sr. Merval e sua gang, que até onde sei não

    contam com a  simpatia   incondicional das forças armadas em tempos atuais. Existe lei, não houve

    interferência do governo, nem censura a mídia, o direito respeitado mesmo com divergências. Se liguem.

     

  9. texto para o sr Joaquim Barbosa refletir…

    Para o sr. Joaquim Barbosa, recomendo a leitura do texto que se segue e depois não diga que não foi avisado, quando as coisas acontecerem.

    Para os demais e principalmente para os que estão agora presos e INJUSTIÇADOS, que este texto seja de conforto e esperança.

    Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos;

    pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão.

    Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.

    Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.

    Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:

    Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.

    Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.

    Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.

    Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.

    Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão; por mais que os procure, não serão encontrados.

    Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar.

    Os ímpios tramam contra os justos e rosnam contra eles;

    o Senhor, porém, ri dos ímpios, pois sabe que o dia deles está chegando.

    Os ímpios desembainham a espada e preparam o arco para abaterem o necessitado e o pobre, para matarem os que andam na retidão.

    Mas as suas espadas lhes atravessará o coração, e os seus arcos serão quebrados.

    Melhor é o pouco do justo do que a riqueza de muitos ímpios;

    pois o braço forte dos ímpios será quebrado, mas o Senhor sustém os justos.

    O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre.

    Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados; em dias de fome desfrutarão fartura.

    Mas os ímpios perecerão; Os inimigos do Senhor murcharão como a beleza dos campos; desvanecerão como fumaça.

    Os ímpios tomam emprestado e não devolvem, mas os justos dão com generosidade;

    aqueles que o Senhor abençoa receberão a terra por herança, mas os que ele amaldiçoa serão eliminados.

    O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada;

    ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.

    Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.

    Ele é sempre generoso e empresta com boa vontade; seus filhos serão abençoados.

    Desvie-se do mal e faça o bem; e você terá sempre onde morar.

    Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada;

    os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.

    A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça.

    Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso.

    O ímpio fica à espreita do justo, querendo matá-lo;

    mas o Senhor não o deixará cair em suas mãos, nem permitirá que o condenem quando julgado.

    Espere no Senhor e siga a sua vontade. Ele o exaltará, dando-lhe a terra por herança; quando os ímpios forem eliminados, você o verá.

    Vi um homem ímpio e cruel florescendo como frondosa árvore nativa,

    mas logo desapareceu e não mais existia; embora eu o procurasse, não pôde ser encontrado.

    Considere o íntegro, observe o justo; há futuro para o homem de paz.

    Mas todos os rebeldes serão destruídos; futuro para os ímpios, nunca haverá.

    Do Senhor vem a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza na hora da adversidade.

    O Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porque nele se refugiam.

    Salmos 37:1-40

  10. FORA BARBOSA!

    Meu Deus, até onde chega o ódio, o ressentimento, a insensibilidade do senhor Joaquim Barbosa? Ele comenteu uma série de ilegalidades nessa prisão de José Genoíno. Barbosa tem de ser processado e condenado por isso.

  11. Estão submetendo Genoino à

    Estão submetendo Genoino à TORTURA pela segunda vez e em um governo do PT. A TORTURA não é feita só no pau-de-arara ou cadeira elétrica. É preciso parar esse desequilibrado mental e recalcado. Acredito que só indo pras ruas isso vai parar porque os juizes COVARDES do STF não farão nada e acredito que DILMA também não.

    GENOINO vai morrer debaixo de TORTURA num governo do PT.

  12. pisaram na bola

    Muita gente pisou e continua pisando na bola no trato da prisão do Genoíno.

    A começar pelo seu advogado, que deveria ter entrado com petição para prisão domiciliar tão logo o STF decidiu que Genoíno poderia ser preso imediatamente. A prisão, em regime semiaberto, teria de ser cumprida em Brasília, pois é lá que Genoíno exerce a função de deputado. Nesse caso, para que Genoíno pudesse contar com a assistência dos médicos que o operaram, teria de obter o benefício da prisão domiciliar por razões humanitárias.

    O laudo da equipe do IML também parece ter sido insufuciente para justificar expedientes urgentes por parte de JB e do juiz de execução. A afirmaçao de que Genoíno precisava de cuidados específicos não confere caráter de urgência ao caso. Se questão era de emergência, o laudo deveria ser explícito.

    O juiz de execução passou a bola para JB, que acabou requerendo um outro laudo descrevendo os cuidados que Genoíno deveria receber e dizendo se eles poderiam ser providos no regime semiaberto de prisão. Cautela e a empatia por uma pessoa fragilizada levaria a que JB internasse Genoíno no INCOR-Brasília enquanto aguardasse qualquer definiçao mais clara da situação.

    Só resta esperar que Genoíno não tenha tido nada grave. Depois dessa, esperar também que JB se manque e pare de brincar com a vida de um prisioneiro.

    TUDO ISSO É MUITO GRAVE.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome