Gilmar contraria Janot e mantém investigação sobre campanha de Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Carolina Gonçalves

Da Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou hoje (31) que vai dar continuidade à apuração e julgamento de processo sobre campanha da presidenta Dilma Rousseff, mesmo após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ter se manifestado pelo arquivamento de parte da ação que contesta contratação de uma gráfica. O tribunal não tem prazo para concluir o julgamento.

Janot argumentou que as contas de campanha de Dilma foram aprovadas pelos ministros do TSE, com ressalva, em dezembro passado e o prazo para recursos terminou. O procurador disse ainda que não há indícios de irregularidade na contratação da gráfica VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda pela campanha de Dilma. A manifestação de Janot foi em resposta a um pedido do vice-presidente do TSE, Gilmar Mendes, relator da prestação de contas da campanha eleitoral, para investigação da gráfica.

No despacho, datado de 13 de agosto, Janot disse que “outro fundamento para o arquivamento ora promovido: a  inconveniência de serem, Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral, protagonista – exagerados – do espetáculo da democracia, para os quais a Constituição trouxe, como atores principais, os candidatos e os eleitores”.

Segundo o texto, os fatos apontados pelo vice-presidente do TSE não apresentam “consistência suficiente para autorizar, com justa causa, a adoção das sempre gravosas providências investigativas criminais”.

Assessores do ministro Gilmar Mendes informaram que foram reunidos documentos e informações noticiadas pela imprensa para pedir a investigação.

O processo teve início após denúncia apresentada pela Coligação Muda Brasil, do então candidato Aécio Neves (PSDB). Na denúncia, a coligação questiona várias pontos da campanha de Dilma, entre eles o pagamento de R$ 16 milhões à gráfica citada para impressão de material de campanha. Segundo a ação, a gráfica não funciona no endereço informado e não teria estrutura para concluir o serviço. A coligação também questiona o motivo de todo o material, que seria distribuído em várias cidades do país,ter sido entregue em um único endereço de Porto Alegre.

O TSE informou que, além do Ministério Público, foram encaminhados pedidos de apuração a outros órgãos, como a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividade Financeira (Coaf), para se manifestarem e investigarem a origem da empresa.

Oposição

Partidos de oposição na Câmara criticaram a decisão de Janot. Em nota, divulgada neste domingo (30), os líderes Rubens Bueno (PPS), Carlos Sampaio (PSDB), Arthur Maia (SD) e Mendonça Filho (DEM) destacaram que o despacho do procurador-geral “causou estranheza” às legendas.

“No processo eleitoral, eleitores, partidos, Justiça Eleitoral e Procuradoria têm papéis distintos e complementares e é fundamental que todos cumpram o que lhes cabe, com equilíbrio e isenção”, afirmaram.

Os deputados destacaram que maioria dos ministros do TSE votou a favor do prosseguimento da ação “para investigar as graves denúncias de ilícitos, alguns deles apontados não pelas oposições, mas por colaboradores no bojo da Operação Lava Jato, que vem tendo como justo ‘protagonista’ exatamente o Ministério Público Federal, o que justificaria ainda mais o avanço das investigações”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um afronta para o

    Um afronta para o confronto.

    Chegou a hora de medir  forças e ver quem é quem nessa gaveta hermética do judiciário.

    Vamos ver como as instituições se posicionam.

    O golpe foi declarado, sem meias palavras.

     

    1. DEUS!

      Eu acredito que DEUS cuidará dele para a NOSSA felicidade…ele pode ter a certeza que ele colherá, se DEUS deixar(e deixará), nessa vida, o que está plantando…

  2. Que desespero. Talvez os

    Que desespero. Talvez os grampos sem audio tenham amigos grampos com audio muito mais comprometedores. 

    Ao que parece é uma luta pelo próprio nome. 

    Ou faz ou ………..

     

  3. Gente, vamos parar de postar

    Gente, vamos parar de postar besteiras! O procurador não manda arquivar nada! A primazia do ato processual é do magistrado, e não do procurador! Ministério Público faz promoção no ato processual, emite parecer, mas quem decide é o juiz! 

    1. Eh.
      E isso nao modifica o

      Eh.

      E isso nao modifica o fato que a “decisao final” PREVIA desse puteiro foi anulada -provavelmente inconstitucionalmente- pelo proprio canalha que a tomou.

  4. Ignorância

    Alguém que entenda de leis e de hierarquia no Judiciário poderia me explicar: afinal quem manda em quem? Quem manda mais? O STF pode contrariar uma decisão do PGR? Confesso que ignoro totalmente essa cadeia de poder.

    1. Pois é…

      Esse Gilmar não tem um pingo de simancol.

      Gostei da idèia do boneco inflável… e com a camisa de força, poderíamos incluir aí mais duas “figurinhas” tarimbadas da republiqueta dos golpes baixos. Seria o “trio da baixeza inacreditável”, um hospício seria pouco para conter. Não preciso nem dar nome aos bois de tão óbvio que é. No carnaval ia fazer sucesso danado esses bonecos.

      Que falta faz um chargista nesta hora… tá faltando humor neste circo.

  5. Chamuscado

    Ora! Assessor não é ministro! É claro que tudo isto é alimentado por um monte de burocratas. 
    Se o ministro foi chamuscado pela resposta do procurador, ele que venha a público dizer o que deve ser dito.

  6. VERGONHA!

    Afinal de contas, o Deus Gilmar Mendes, o catão da ética, só enviou para Rodrigo Janot o pedido de investigação, para que sua queridinha e amada mídia vagabunda, armasse um circo.

    Esse sujeito, não tem qualquer respeito pelas instituições brasileiras, muito menos pela Procuradoria Geral da República.

    Gilmar Mendes é o ESTADO, o Deus Sol.

    Até quando o STF se vergará as irresponsabilidades de Gilmar Mendes? 

    Até quando ministros legalistas ficarão calados?

    Será que ainda há MINISTROS nesse Supremo, ou só temos covardes?

     

  7. O Ministro Gilmar Mendes não pode se comportar como parte…

    O Ministro Gilmar Mendes não pode se comportar como parte no processo, sob pena de ofender o princípio acusatório. Ao magistrado cabe apenas julgar e não desempenhar a função do Ministério Público. O comportamento do Ministro ofende a instituição do Ministério Público como um todo.

    Qualquer estudante de direito sabe que o Juiz só pode se manifestar quando for provocado pelas partes, pois a Jurisdição é inerte. Ou seja, o Ministério Público acusa, os advogados das partes defendem e ao Juiz cabe apenas julgar, nada além disso. 

    Esse Ministro Gilmar Mendes é uma aberração.

  8. num lugar em que banqueiro

    num lugar em que banqueiro pode fazer as piores safadezas e a ¨justiça ¨  manda é  tomar até meia furada do devedor , todo mundo deveria ter o direito de ser o mais safado possível

    ==========

     

     

    COM CRISE OU SEM CRISE, BANCOS BRASILEIROS TÊM CADA VEZ MAIS LUCRO

     

    http://opiniaoenoticia.com.br/economia/com-crise-ou-sem-crise-bancos-brasileiros-tem-cada-vez-mais-lucro/#.Vc42ofuGy7E.facebook

     

    STF CONFIRMA LEGALIDADE DE MP QUE PREVÊ CAPITALIZAÇÃO DE JUROS

    http://veja.abril.com.br/noticia/economia/stf-confirma-legalidade-de-mp-que-definiu-juros-sobre-juros-no-mercado-financeiro

    NYT: JUROS NO BRASIL FARIAM AGIOTA AMERICANO SENTIR VERGONHA

    http://veja.abril.com.br/noticia/economia/nyt-juros-no-brasil-fariam-agiota-americano-sentir-vergonha

    NO CARTÃO, JUROS DE  QUASE 1000% AO ANO

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,no-cartao-juros-de-quase-1000-ao-ano,176932e

  9. GM quer começar uma guerra
    GM quer começar uma guerra civil. Veremos se ele tem mesmo colhões quando os tiros começarem.

    PS: aposto que ele foge e torço para ele ser esfolado antes disto.

  10. Pois é, agora temos a figura

    Pois é, agora temos a figura de juízes “investigadores”, não agem mais quando provocados, eles mesmos invocam o que investigar, jogaram no lixo a figura do juiz natural, que reguardava a isenção da justiça, agora investigam o que querem quando querem,  é a justiça com um olho muito aberto.

  11. Se os argumentos apresentados

    Se os argumentos apresentados por essa oposição valessem para que também eles fossem investigados com isenção, quanta corrupção volumosa, das quais muitas já sabemos, viria à tona.

    No momento o que vemos é o extremo de cinismo na condução dessas fajutas investigações de Coligação “Muda Brasil”, do então candidato Aécio Neves (PSDB) e de partidos de oposição na Câmara  neste caso representados  pelos “líderes” Rubens Bueno (PPS), Carlos Sampaio (PSDB), Arthur Maia (SD) e Mendonça Filho (DEM). Todos sempre de plantão para a ocasião de darem o bote. Tomara, errem o alvo, e acabem provando do próprio veneno! 

  12. há que usar a melhor arma…

    prazos

    de prazos estes golpistas não entendem quase nada, tanto que perderam o prazo de entrega do golpe

    muito bom ter acontecido

    e não poderia ser de outra forma, sendo o golpismo, em plena Democracia,

    o produto mais difícil de se vender, que dirá de se entregar

  13. Torcida

    Eu torço para que o gilmau continua a sua cruzada.

    Que ameace, manipule e desafie.

    Que ele vá cada vez mais fundo.

    E para que, lá no fundo, ele encontre o diabo que não há de deixar ele voltar.

  14. O ministro Gilmar Mendes se

    O ministro Gilmar Mendes se mostra muito obstinado nesse caso em particular. Espero que ele aja da mesma maneira quando as investigações se voltarem contra seus aliados políticos.

  15. Como dizia um velho

    Como dizia um velho brizolista, quem não quiser trabalhar para sustentar uma fábula de corruptos, devia ter nascido noutro lugar fora do mundo. Agora, que todos roubam é fato e o mais provável é que não saibamos como fazem, mas que roubam,, todos roubam

    ============

    Em Londres, prefeito e vereadores ganham vale-transporte e não têm direito a carro oficial. Enquanto isso, no Brasil…

     

    http://camilavazvaz.jusbrasil.com.br/noticias/225375323/em-londres-prefeito-e-vereadores-ganham-vale-transporte-e-nao-tem-direito-a-carro-oficial-enquanto-isso-no-brasil?utm_medium=facebook&utm_source=jusbrasil&utm_campaign=socialsharer&utm_content=noticias

  16. Pau mandado

    Agora está esplicado porque o JB disse que iria envergonhar o tribunal e o FHC o nomeou somente no apagar das luzes. “Isso” é um dos mais baixos advogado “porta de cadeia” e excelente “pau mandado”. Todos desejam “isso” longe de si e perto do seus adversários/inimigos.

  17. Era bom é que o MINISTRO?,

    Era bom é que o MINISTRO?, deixasse de ser ADVOGADO do DANTAS e do PSDB…Seria sua frase introspecta….Cala bôca GILMAR…calado tu és um poeta e de direita, o Sr. nunca explicou sua relação com o Demóstenes Cachoeira, até esqueci o nome não sei se é Demostenes Cachoeira ou Cachoeira Demóstenes…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador