Gilmar e Aécio conversaram por aplicativo imune a grampos da Polícia Federal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: AFP

Jornal GGN – Gilmar Mendes e Aécio Neves conversaram pelo menos 33 vezes usando um aplicativo que é imune a grampos da Polícia Federal. É o que aponta reportagem do BuzzFeed, nesta quinta (19).

Segundo o portal, com a apreensão do aparelho de celular do tucano, a polícia descobriu que o ministro do Supremo Tribunal Federal foi acionado, inclusive, no dia em que proferiu uma decisão impedindo Aécio de prestar depoimento sobre acusação de corrupção.

Gilmar “é relator de quatro inquéritos que investigam o senador. Todas essas ligações — de 16 de março a 13 de maio — foram feitas pelo WhatsApp, aplicativo que, até onde se sabe, é capaz de realizar conversas imunes aos grampos da PF”, disse o BuzzFeed.

“Essas 33 ligações e tentativas de ligações feitas via WhatsApp, contudo, não foram interceptadas pela Polícia Federal. Como também não houve gravação na memória interna do celular de Aécio, não foi possível saber o conteúdo das conversas”, acrescentou.

Por Filipe Coutinho

Do BuzzFeed

EXCLUSIVO: PF descobre que Aécio e Gilmar Mendes fizeram 33 ligações por Whastapp em dois meses

Relatório da Polícia Federal aponta que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, fizeram 33 ligações entre março e maio de 2017, período que o tucano passou a ser investigado pela suspeita de receber propina da JBS e alvo de uma operação da PF.

O relatório foi anexado a um dos processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal sem sigilo e que tem como parte Aécio, sob a relatoria do ministro Edson Fachin.

Gilmar Mendes é relator de quatro inquéritos que investigam o senador. Todas essas ligações — de 16 de março a 13 de maio — foram feitas pelo WhatsApp, aplicativo que, até onde se sabe, é capaz de realizar conversas imunes aos grampos da PF. Aécio, aliás, chegou a ser interceptado pela PF em ligações normais, via operadora telefônica, durante a investigação. Uma dessas conversas foi justamente com Gilmar Mendes, para tratar de uma votação no Senado.

Essas 33 ligações e tentativas de ligações feitas via WhatsApp, contudo, não foram interceptadas pela Polícia Federal. Como também não houve gravação na memória interna do celular de Aécio, não foi possível saber o conteúdo das conversas.

A PF descobriu essas ligações a partir da análise dos celulares apreendidos com Aécio Neves na operação Patmos, realizada no dia 18 de maio.

Mas uma delas chamou atenção dos investigadores. Foi no dia em que Gilmar Mendes deu uma decisão favorável a Aécio. Por ordem do ministro, o senador não precisou prestar depoimento à PF no dia seguinte.

No dia da decisão, os registros do celular de Aécio apontam cinco tentativas de ligação e uma conversa de 24 segundos. A defesa de Aécio nega que o senador tenha tratado do assunto diretamente com o ministro. Assim a PF resumiu:

A PF não faz juízo de valor, uma vez que não teve acesso ao conteúdo das conversas. Mas deixa clara a relação entre o ministro, na condição de relator de inquéritos, e de Aécio, como investigado.

Durante o período em que Aécio foi efetivamente grampeado, apenas uma ligação entre o tucano e o ministro foi captada. Era para tratar do voto de um colega de Aécio no Senado.

Continue lendo aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E os outros 10 do STF …

    Todos quietinhos. Achando normal. Vendo a instituição indo pro brejo. Motivo de chacota pra todo lado…. Por que não têm coragem de cortar o mal pela raiz. Meu Deus!

  2. “Durante o período em que

    “Durante o período em que Aécio foi efetivamente grampeado, apenas uma ligação entre o tucano e o ministro foi captada”:

    Entao o espiao dentro da policia avisou Aecio e gilmar mentes.

  3. Aécio e Gilmar no mesmo balaio

    Isso é gravissimo.Um membro do Poder Judiciário mantendo relações com um bandido contumaz.Até quando teremos que suportar os mandos e desmandos desse ministro.E esse Aécio, tem que ser encarcerado imediatamente para o bem da Nação e da Justiça Brasileira.

    1. PROFISSIONAIS

      Que tristeza, ver “profissionais” sem nenhum compromisso com o que se compromete a  produzir, pior, são super bem remunerados, protegidos, por leis feitas na medida pra protegê-los.

      Vamos fazer o quê?

      Rasgar as roupas, babar, xingar, fazer o quê, vou apelar pra ZARATRUSTRA?

    2. Aécio e Gilmar no mesmo balaio

      “E esse Aécio, tem que ser encarcerado imediatamente para o bem da Nação e da Justiça Brasileira”.

      E o outro BANDIDO, não vai nada?

  4. BONS EXEMPLOS

    Ambos homens de boa família, trabalhadores, probos e imunes a qualquer suspeita.

    Enfim, exemplos para o país.

    Logo, ….

  5. BONS EXEMPLOS

    Ambos homens de boa família, trabalhadores, probos e imunes a qualquer suspeita.

    Enfim, exemplos para o país.

    Logo, ….

  6. roça

    Isso NÃO é formação de quadrilha.

    É a quadrilha já formada e ensaiada, no “balancê”.

    Resta saber qual dos dois é o noivo e qual é o padre.

  7. Fossemos um país de gente com

    Fossemos um país de gente com vergonha na cara

     

    uns estariam impedidos e outros, muitos outros, estariam na cadeia….

    porém, estão mais preocupados com a p…..da biometria……..segue o enterro……

  8. Tô com preguiça de comentar

    Tô com preguiça de comentar isso porque a PF, MP e Judiciårio trabalham pra rede globo. Ou seja, fodam-se todos, Aécio, Gilmar, os agentes da PF e os jornazistas do PIG. 

  9. Whatsapp

    Devem ter usado whatsapp pois pela telefonia normal o celular apita cada vez que o Aécio solta um palavrão (rs, rs, rs,) 

    Mas, falando sério, essas comunicações ajudam a entender a importância do “silêncio premiado” que o Supremo e o Senado deram para o Aecim, pois, se este falar, vai  com a quadrilha toda e “com Supremo, com tudo”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador