Gilmar Mendes atende pedido de Aécio e suspende depoimento na Polícia Federal

Foto: STF

Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes atendeu a um pedido da defesa de Aécio Neves e suspendeu o depoimento do tucano na Polícia Federal, no processo em que ele é investigado por corrupção em Furnas. Segundo a Revista Fórum, os advogados reclamaram que não tiveram acesso a uma série de provas em posse dos investigadores e isso afronta o direito de defesa de Aécio.

Da Revista Fórum

Gilmar Mendes suspende depoimento de Aécio a pedido da defesa

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, suspendeu depoimento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à PF no inquérito que apura um suposto esquema em Furnas.
 
Em 21 de fevereiro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou uma petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando autorização para que a Polícia Federal tome o depoimento de Aécio, apontado como beneficiário de um esquema de desvio de verbas da empresa.
 
A defesa de Aécio alegou violação à Súmula Vinculante 14*, relatando que lhe foi negado acesso a depoimentos já produzidos.
 
Em maio de 2016, Mendes chegou a suspender as diligências sobre o caso de Furnas e devolver o processo para Janot, mas no início de junho reviu a decisão, após ser lembrado pelo PGR de que havia novos indícios no caso e de que o ministro, sem anuência da procuradoria, não poderia se recusar a dar prosseguimento ao inquérito.
 
Em novembro, Gilmar Mendes renovou a autorização para investigação por mais 60 dias, prazo que se esgotou em fevereiro. Janot pediu então um novo prazo de 60 dias para investigar o tucano.
 
Na base do pedido de Janot estão os depoimentos de duas testemunhas que comprometem Aécio Neves. O primeiro é o do senador cassado Delcídio do Amaral, cujo acordo de delação premiada foi tornado público em março de 2016.
 
Delcídio do Amaral descreveu diversos esquemas de corrupção em sua delação e afirmou que Aécio “sem dúvida” foi um dos beneficiários de desvios realizados em Furnas, cujo operador seria Dimas Fabiano Toledo, ex-diretor de Engenharia de Furnas.
 
Em seus depoimentos, Delcídio citou ainda uma suposta participação de Andréa Neves, irmã de Aécio, no esquema, e apontou a existência de uma conta de titularidade da mãe do senador, Inês Maria Neves Farias, no principado de Liechtenstein, um conhecido paraíso fiscal europeu.
 
A fala de Delcídio renovou uma denúncia que já fora feita por Alberto Youssef, o mais importante delator da Lava Jato. O doleiro citou o esquema em Furnas, disse que Aécio dividia os recursos ilícitos da estatal com o PP, mas não conseguiu trazer provas. Assim, o caso foi arquivado na época, até reemergir com a delação de Delcídio.
 
Assine

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

21 comentários

  1. Como é bom ter amigos, sendo ministro do stf é melhor ainda.

    Como é bom ter amigos para poder partilhar os momentos da nossa vida.

    Amigos que estão sempre à porta, prontos para estender a mão e apoiar.

    Amigos que não medem esforços para ver você feliz.

    Amigos que carregam com você os sonhos, porque sonhos sonhados juntos já são realidade.

    Como é saudável ter amigos companheiros, colegas, irmãos.

    Amigos que abraçam a causa da vida e do bem.

    Amigos que percorrem junto os caminhos que você nem sempre consegue percorrer.

    Amigos que abrem portas para você não ficar sempre esperando.

    Amigos que indicam luzes para você não ficar na escuridão.

    Amigos que são presença para você não ficar na solidão.

    Ah! Como é bom ter esses amigos! Eles fazem bem ao nosso coração.

    Esses amigos que nos ensinam a partilhar o pão.

    Amigos que inventam, criam para você chegar mais rápido.

    Amigos que vão onde você está para estender a mão.

    Quero sempre estar com estes amigos.

    Amigos de fé, de luta, de caminhada.

  2. DITADURA JURÍDICA MIDIÁTICA 2016

    A ditadura continua sem combate direto, ninguem fala nada,dando espaço de sobra para os ditadores demotucanos peemedebistas fazerem o que bem entendem. São bandidos poderosos e de altíssima periculosidade, o que exige combate constante dos 55 milhões de  brasileiros que tiveram seus votos roubados por êles, principalmente dos que tem um pouco mais de condições para fazer alguma coisa. Como todos sabem, a corrupção continua firme e forte como nunca nas mãos deles, inclusive com roubo de merendas de crianças. Enquanto a população não for alertada sobre a ditadura que estamos sofrendo, os prejuízos vão ficando cada vez maiores numa situação sem reversibilidade, chegando num ponto em que só restaram êles no poder, sem adversários verdadeiros, apenas os falsos criados por êles.

     

     

  3. Isto nem chega a ser notícia.

    Isto nem chega a ser notícia. De fato, nada mais se pode esperar de Gilmar Mendes quando o réu é Aécio Neves.

    No dia em que o Ministrão asqueroso deixar de chupar as bolas do senador cocaineiro começarei a prestar atenção no que ele fez ou deixou de fazer. 

  4. Gilmar Bosta protege Aético Perrela.

    O art. 5º, LV, da CF dispõe que aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

    Nada obstante o teor do dispositivo supratranscrito, deve-se levar em conta que o Aécio Neves não é litigante nem está sendo acusado pela PF. A PF está tão-somente apurando os fatos dos quais o Aécio Neves é acusado.

    Não há contraditório no inquérito policial, procedimento eminentemente inquisitório, de forma que o defensor, ainda que no interesse do representado, não tem direito a acesso amplo aos elementos de prova já documentados nos autos e que digam respeito ao direito de defesa; poderá ele, sobre tais documentos, exercer o contraditório diferido. O Gilmar Mendes é um cagão, tal qual o $ergio Moro, o Janot e o Dallagbosta.
     

     

  5. Isso serve de lição para os

    Isso serve de lição para os petista burros que não souberam nomear ministros para uma corte política. Esse toffoli dar vergonha, não levanta uma pena para defender o Lula, parece uma múmia. De fato, gilmar é o melhor ministro que a direita já nomeou. A esquerda deveria fazer o mesmo, no entanto, ficam perdidos em utopias idiotas.

    Vão pará todos na cadeia, vide dirceu e cia.

  6. A justiça é o pior dos

    A justiça é o pior dos poderes aqui no Brasil…

    Por isso existem favelas, pobreza…

    Enquanto a justiça perseguir os que cuidam do povo e isentar canalhas,

    isso aqui não vai para frente!

    O que podemos entender, a partir do que vemos acontecer diante dos nossos olhos alimentados pela internet, é que há séculos a corrupção vem sendo protegida pelo poder judiciário!

    Uns poucos privilegiados podem tudo!

    Lá trás, quando começaram as favelas, se as más administrações fossem punidas, isso aqui seria melhor que a Suíça!

  7. Tai, gostei !!
    Não sei se o
    Tai, gostei !!
    Não sei se o Aécio tem o não o direito desse benefício.
    Mas esse tipo de polêmica é bom.
    Repararam que o PT/Dilma andam dizendo. Não permitir que o Lula dispute a campanha de 2018, é um segundo golpe no país é na Democracia.
    Todos os atos tem que serem politizados.
    É claro que o lula vai recorrer ao STF, se for condenado na segunda instâncias, porque na primeira ele já é condenado pelo Moro.
    Quando o caso do Lula cair no STF, como agirão, principalmente se o país estiver convulsionando.
    Irão confirmar o segundo golpe ou não.
    Na minha opinião é bom que essas proteções aos tucano aconteçam.

  8. O Ministro Acerto

    Gilmar está certo no despacho dele, ele só adiou o depoimento do Aécio, que não teve acesso às delações e nem sabe do que se trata o depoimento, isso é direito da defesa.Mendes, que é relator do inquérito no Supremo, aceitou ainda um pedido para que o senador tenha acesso aos depoimentos já prestados, e refutou o argumento utilizado pela Polícia Federal de que a oitiva de Aécio faria parte de diligência policial única e ainda não concluída.Certíssima a decisão do Ministro.

     

    Em despacho, o ministro disse: “a diligência em andamento que pode autorizar a negativa de acesso aos autos é apenas a colheita de provas cujo sigilo é imprescindível. O argumento da diligência em andamento não autoriza a ocultação de provas para surpreender o investigado em seu interrogatório”.

     Não é pelo fato de Lula ser vítima de lawfare por parte do moro, que eu queira que todos tenham o mesmo tratamento, isso é loucura. Temos que seguir denunciando e evidenciando esses abusos .

  9. Sorteio?

    Alguém aí me explica como, com 11 caras no STF, é sempre o mesmo que pega os processos dos tucanos?

     

    O Gilmar Abdelmassih Dantas Neves Mendes do PSDB-MT sempre aparece para salvá-los….

  10. Humor — carta capital

    Aécio Neves alega perda de memória e Gilmar Mendes suspende depoimento

     

    Ministro do Supremo Gilmar Mendes suspende depoimento de Aécio Neves à Polícia Federal sobre esquema de corrupção em Furnas a pedido do Senador

     

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome