Gilmar Mendes manda libertar Garotinho

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto O Globo
 
Jornal GGN – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes determinou a libertação do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e do presidente do PR, Antônio Carlos Rodrigues. Ambos estão presos por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). Fabiano Rosas Alonso também foi libertado.
 
A decisão de Gilmar foi em atendimento ao pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Garotinho, que avaliou “não haver requisitos” para a prisão preventiva do ex-governador.

 
Diz a decisão que “como se observa, nesta primeira parte da decisão, o TRE simplesmente relata o modus operandi dos alegados crimes praticados [organização criminosa, corrupção passiva, extorsão e lavagem de dinheiro], sem indicar, concretamente, nenhuma conduta atual do paciente que revele, minimamente, a tentativa de afrontar a garantia da ordem pública ou econômica, a conveniência da instrução criminal ou assegurar a aplicação da lei penal”.
 
Antônio Carlos Rodrigues e Fabiano Rosas Alonso tiveram, por parte de Gilmar, o mesmo entendimento, de que não foi indicada concretamente nenhuma conduta dos dois em afrontar a garantia da ordem pública que pudesse justificar a prisão preventiva.
 
Garotinho e Rosinha foram presos no dia 22 de novembro, acusados da prática dos crimes de corrupção, concussão, participação em organização criminosa e falsidade na prestação das contas eleitorais. Garotinho e o presidente do PR são acusados de receber caixa 2 do grupo JBS. Rosinha foi solta no dia 29 de novembro com medidas cautelares. Já Rodrigues, se apresentou à polícia somente no dia 28 de novembro, após ser considerado foragido.
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. gilmar….

    A região de Campos, tem alguns municípos com PIB, maior que de muitos estados ou capitais. No entanto, não tem saneamento básico, urbanização, rede de creches e pré-escolas, transporte público decente, despoluição e canalização de córregos. Mas tem Anthony Garotinho se passando por vítima. O estado do RJ, tem o PIB maior que o da Argentina. E as condições de vida mais degradantes deste país. Tem a favela mais antiga, que continua favela, mesmo já centenária. E ainda se vangloria por isto. Tem a Família que monopoliza todo Transporte Público urbano por Ônibus, na metrópole fluminense, há quase meio século. Flagrantemente desmascarada junto com o conluio de comparsas, que vão desde o Governador do Estado, até Desembargadores, Ministros do Supremo, Presidentes da Alerj, Secretários. Tal cumplicidade, monopólio e corrupção inflam as tarifas em mais de 80% do seu valor. Dinheiro que faz muito falta na miséria carioca. Todos indiciados e revelados. todo o esquema já antigo. Passagens de ônibus, semelhantes em valores e esquemas por todo o país. Pergunta que não quer calar: Alguma coisa mudou neste conluio entre criminosos? Concorrência? Tarifas abaixando de preços em mais de 70% do seu valor? Transparência? Devolução de dinheiro bilionário roubado do Sistema, com anuência do Poder Público? E o dinheiro incalculável da Indústria Petrolífera para estes municípios, que não resultou nem em creches? O tal Garotinho deve ser vítima realmente,. O Brasil se explica.  

  2. não foi indicada nenhuma conduta reincidente…

    e é preciso no mínimo duas para justificar qualquer tipo de cautela com relação a liberdade do acusado

    O que está pegando aqui no RJ é que os que acusam e mandam prender estão considerando a garantia da ordem pública e econômica como sendo nacional, o que não pode ser admitido, por ser sempre local

    a desordem pública se perpetua exatamente por isso, por atuarem levianamente em flagrande erro judiciário tão primário

    O interesse político dos que acusam, aliado aos da Globo, é uma merda. Mais dificulta o combate á corrupção

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador