Glaucos, enfim, admite que assinou recibos apresentados por Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Se no caso triplex Sergio Moro teve de fazer “piruetas jurídicas” para condenar Lula, nesta ação penal envolvendo a Odebrecht, o leitor não deve esperar menos do que um verdadeiro espetáculo circense
 
 
Jornal GGN – Se na sentença do caso triplex o juiz Sergio Moro teve de dar umas “piruetas jurídicas” para condenar Lula, nesta segunda ação penal – na qual a Lava Jato afirma que o petista recebeu um apartamento da Odebrecht e a prova disso é que ele não teria pago os aluguéis, mas, sim, “falsificado” os recibos – o leitor não deve esperar menos do que um verdadeiro espetáculo circense.
 
Quem está na corda bamba, se esforçando ao máximo para não deixar a narrativa cair por terra, é o réu Glaucos da Costamarques, primo distante de José Carlos Bumlai. Ele é o elo que liga a Odebrecht a operações que supostamente teriam beneficiado Lula.
 
Diante de Moro nesta sexta (15), pela segunda vez, Glaucos impôs algumas derrotas à turma de Deltan Dallagnol. Ele atestou a veracidade de provas levadas aos autos pela defesa de Lula e ainda disse expressamente que é dono do apartamento atribuído ao ex-presidente pelos procuradores.
 
O GGN já mostrou, com base em um relatório da Polícia Federal que teve seu verdadeiro teor abafado pela grande mídia, que Glaucos possivelmente colabora com a Lava Jato, na condição de um delator informal, porque a Receita encontrou movimentações supeitas em suas contas. E essas movimentações envolvem depósitos que somam mais de R$ 8 milhões, que ele recebeu de seus filhos. (Leia mais aqui)
 
A Lava Jato, como se sabe, é especialista em arrastar familiares para o olho do furacão como forma de pressionar os investigados a colaborar. Paulo Roberto Costa é o exemplo mais lembrado.
 
Glaucos é réu, assim como Lula e o advogado Roberto Teixeira, além de executivos da Odebrecht, porque comprou um imóvel que seria ofertado para o Instituto Lula. Mas, na mídia, a segunda parte da denúncia da Lava Jato ganhou mais espaço: a compra de um apartamento vizinho ao do ex-presidente, em São Bernardo do Campo, também por Glaucos, a pedido de Bumlai.
 
Pois foi na esperança de cair nas graças de Moro que Glaucos disse ao juiz que entre fevereiro de 2011 (quando fez o contrato com Marisa Letícia), e novembro de 2015 (quando Bumlai foi preso), Lula não pagou o aluguel pelo espaço.
 
O problema na história de Glaucos, até então, era o fato de que ele mesmo declarou o recebimento dos aluguéis em seu imposto de renda, todos os anos.
 
Quando a defesa de Lula surgiu com os comprovantes de pagamento, a Lava Jato e os jornais que funcionam como porta-vozes dos procuradores entraram em polvorosa. Trataram os recibos como peças falsas e insuficientes para atestar a versão de Lula. Abriu-se um incidente de falsidade.
 
Foi no âmbito deste incidente de falsidade que Glaucos foi chamado para depor novamente diante de Moro, nesta sexta-feira (15). A missão do réu era desmontar todas as provas que foram levantadas em favor de Lula e contra a narrativa criada pela Lava Jato. Além dos recibos, existem:
 
– Sírio Libanês negando que Roberto Teixeira tenha visitado Glaucos no hospital em data referida por este último. Glaucos afirma que, no Sírio, Roberto lhe informou que a partir de novembro de 2015, o aluguel seria pago. 
 
– E-mail trocado entre Glaucos e o contador responsável pela declaração do imposto de renda de Lula, no qual o primeiro expõe os valores de aluguel recebidos ao longo de 2013.
 
A questão principal neste segundo depoimento de Glaucos era saber se ele confirma que assinou os recibos apresentados pela defesa de Lula. Ele disse que sim, a assinatura era dele.
 
Ele reafirmou que não recebeu aluguel entre fevereiro de 2011 e novembro de 2015. Mas agora surgiu com um fato novo: uma explicação do por quê declarava no imposto de renda um aluguel que ele não recebia.
 
A história é que Bumlai ressarcia Glaucos pelo menos em relação aos impostos. Como? Em transações particulares, como compra de cavalos. Nem Moro, nem o Ministério Público perguntaram se ele tinha provas dessa versão.
 
Moro se preocupou em saber como Glaucos explica que o Sírio Libanês não resgistrou a visita que ele diz ter recebido de Roberto Teixeira. 
 
Foi assim que o réu-delator informal ajudou a Lava Jato a explicar a falta de prova:
 
“Ele entrou sem se identificar. Porque a entrada no hospital … é… a… a… entrada no hospital, onde a gente faz o crachá lá na frente é falha. E eu vou dar ao senhor um exemplo. Quando eu estava internado, meus filhos alugaram um flat na rua lateral do hospital, bem na frente do pronto socorro do hospital. Eles saiam dali sem se identificar e entravam pelo pronto-socorro. Eu vou explicar para o senhor… Nem toda entrada é fiscalizada. A principal é, as outras não são.”
 
 
Glaucos admitiu que o e-mail apresentado pela defesa de Lula sobre os valores de 2013 é verdadeiro.
 
E deixou para o final uma frase que a defesa de Lula, em nota, chamou de contraditória, já que nela, Glaucos admite que é dono do apartamento que a Lava Jato atribuiu ao ex-presidente.
 
Disse Glaucos, sobre a conversa que diz ter tido com Roberto Teixeira, em novembro de 2015:
 
“Com esse negócio que aconteceu [o estouro da Lava Jato], a prisão do Zé Carlos [Bumlai] e tudo, ele [Bumlai] já não me pagou [o valor gasto na compra do apartamento], eu não vou mais receber esse dinheiro. Então, daqui para frente, eu vou assumir, o apartamento é meu. Até aquela data, na minha cabeça, eu tinha comprado para o Zé Carlos e ele estava me devendo o dinheiro do apartamento. Mas dali para frente, como comecei a receber o aluguel e tudo, o apartamento era meu. (…) O aparamento, na minha cabeça, é meu.”
 
https://www.youtube.com/watch?v=zpSkkwOJwV0
 
Em nota, a defesa de Lula escreveu:
 
“A verdade hoje confirmada pelos depoimentos é que os recibos de locação, como sempre foi afirmado pela defesa do ex-Presidente Lula, são autênticos, foram emitidos pelo Sr. Glaucos da Costamarques com declaração de quitação em favor da D. Marisa, que é prova mais plena do recebimento dos aluguéis de acordo com a lei brasileira, confirmada por outros documentos existentes nos autos, como a movimentação nas contas do proprietário envolvendo valores em espécie. Também ficou claro mais uma vez que o apartamento não é do ex-Presidente Lula e que não há qualquer valor proveniente de contratos da Petrobras relacionado ao imóvel, ao contrário do que consta na denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal.”
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas agora faltou explicar

    Mas agora faltou explicar como a Dna Mariza pagava os aluguéis EM MOEDA CORRENTE ao Costamarques que morava em Campo Grande, como o próprio contador disse, quando perguntado sobre o porque a pressa de ir ao hospital pegar as assinaturas lá.

    Moro vai declarar os recibos falsos ideologicamente porque não dá para se admitir como verossímil serem feitos pagamentos em dinheiro com o locatário morando em São Bernardo do Campo, e o locador em Campo Grande e, anualmente, serem feitos recibos dos 12 meses anteriores.

    É uma armadilha esse incidente de falsidade. Atrai-se a atenção aos recibos, mas o ponto principal da condenação será absurda alegação que a esposa de Lula pagou os aluguéis em dinheiro a um locador que mora a milhares de quilometros de distancia sem usar o sistema bancário, pagando em dinheiro vivo.

    Esqueçam os recibos, Nassif.

    Concentre-se nos pagamentos e na falta de provas destes.

     

      1. Verdade.

        O problema é que no Brasil de hoje se adotou uma espécie de inversão do ônus da prova no direito penal, coisa que não se via em nenhum lugar do mundo dito civilizado desde a época da “santa inquisição”!

    1. Recibo é prova de pagamento.

      Recibo é prova de pagamento. Menos para você, Moro, e a quadrilha que tentou extorquir R$5.000.000,00 do advogado da Odebretch Tacla Duran.

      1. Voce tem de entender o que é

        Voce tem de entender o que é falsidade ideológica.

        Eu posso assinar um recibo dizendo que eu recebi de vc 1 milhão de reais. EU ASSINO E RECONHEÇO FIRMA EM CARTÓRIO. Embora materialmente verdadeiro ele será ideologicamente falso, porque o recibo descreve um pagamento que jamais aconteceu.

        Quando vc põe em dúvida se os dizeres do documento são ideologicamente falso tem de se procurar outros indícios que o corroborem. A declaração de imposto de renda ajuda nesse sentido.

        Mas os dizeres que indicam que a Dna Marisa Letícia pagava o aluguém EM DINHEIRO VIVO não se sustenta. Principalmente porque agora sabemos que o Costamarques tem domicílio em Campo Grande, informação esta que foi dada pelo próprio contador em seu depoimento hoje ao Juiz Moro.

        Os recibos dizem mais ou menos assim:

        Recebi da Dna Mariza, a quantia supra de 4 mil reais EM DINHEIRO, referentes ao pagamento do aluguél do mes tal. Depois põe a data e assina.

        Oras, dada a distancia entre a residencia da locatária e do locador, mais de 1000 km, não há que se acreditar como verdadeiros os dizeres do documento, no caso do recibo.

        O contador inclusive admitiu que fazia os recibos em lotes.

        Pagamentos em dinheiro, confecção de recibos em lotes, isso é um tremendo indício de fraude.

        Vocês estão erradamente discutindo a materialidade dos recibos, quando esses serão declarados ideologicamente falsos, porque é absolutamente inverossímil que um locatário pague um aluguel em dinheiro vivo, quando o locador mora a mais de mil km de distancia.

        Fizeram uma armadilha com esses recibos e o Lula está caindo feito patinho. A defesa do Lula vai ficar dependurada pela brocha. Quando se aperceberem será tarde.

         

         

         

        1. A bem da verdade

          A bem da verdade, essa questão dos aluguéis não é objeto da denúncia. A denúncia narra que Lula recebeu o apartamento como propina derivada de contratos da Petrobras. Se o Glaucos REITERA que o apartamento é dele, comprado com dinheiro dele e que recebeu e sempre teve a pretensão de receber aluguéis pelo seu uso ou ocupação, não importa se o recibos não correspondem ideologicamente a exata realidade dos fatos, eis que simulados, ou se parte deles foi assinada em lotes, ou se ele recebeu algum outro tipo de compensação (lícita) em substituição a declaração de ter recebido dinheiro mencionada nos recibos, o que importa saber é que os recibos foram assinados por ele, Glaucos, de forma voluntária, sem vícios, sem prejudicar terceiros de boa-fé ou violar disposições de lei, de modo que fazem prova plena de QUITAÇÃO de dívidas dos aluguéis, nos termos dos artigos 167 (segunda parte) e 320 do Código Civil Brasileiro. Isso é o quanto basta provar nos autos. 

        2. A acusação é de que Lula

          A acusação é de que Lula teria recebido o apartamento como propina desviada de contratos da Petrobras. O que interessa é que o Glauco admitiu que é dono do apartamento, que o teria comprado a pedido do Bumlai, que lhe pagaria o valor do imóvel, e que agora que o Bumlai não lhe pagou ele assumia que era mesmo o dono. Lula não está sendo acusado de não pagar o aluguel isso teria que ser discutido em outra esfera da justiça. E para completar o Glauco tratava desse assunto com a esposa do Lula que era quem administrava a casa enquanto o marido exercia suas atividades políticas.

        3. Eu entendo seu ponto e faz

          Eu entendo seu ponto e faz sentido.

           

          Contudo, segundo a matéria,  há movimentação na conta corrente do Glaucos de entrada de valor semelhante ao do aluguel em data próxima ao alegado pagamento. É só pedir ao banco extrato de todo o período e observar se tem um padrão de depósitos com valor igual ou semelhante ao constante nos recibos de alguel em datas próximas a emissão daqueles.

          1. Quem disse que a movimentação

            Quem disse que a movimentação de Costamarques indica que ele efetivamente recebeu esse dinheiro de aluguel não foi a receita federal, mas sim o advogado do Lula. Esse advogado é muito fraco e não sou só eu quem diz. Todos estão se apercebendo disso. Eu tenho certeza que ele está afundando as defesas de Lula.

    2. Então, esqueçamos os recibos…

      … e vamos mirar na acusação,  ou melhor, em todas as acusações.  O Chefe de um esquema milionário de propinas na Petrobras recebeu como recompensa 02 apartamentos e 01 sítio. Muito, muito aquém do que receberam os delatores/operadores  dessa ORCRIM, comandados pela figura central do PowerPoint. Faz sentido?

  2. Mesmo que o Glaucos jure que

    Mesmo que o Glaucos jure que o apartamento é dele e assinou os recibos o trf4 vai condenar o Lula.

    Isto não é justiça é GOLPE.

     

  3. e desde quando, para pagamento em dinheiro…

    é preciso que o locatário esteja presente ou que dinheiro venha diretamente das mãos dele?

    há casos e mais casos de pagamentos em dinheiro por terceiros, familiares ou representantes

    eu mesmo já recebi dessa forma, das mãos da esposa, das filhas e até do cunhado

    Cara trabalhava na KLM e vivia mais em Sampa do que no Rio, quando não na Holanda

  4. Pago os aluguéis de minha mãe
    Pago os aluguéis de minha mãe sempre em espécie, para o proprietário que mora na Bahia ou para pessoa indicada por ele. Agora fiquei até com medo.

    1. NOVO NORMAL
      Acho que a princípio, pelo novo normal da justiça federal associada ao MPF, o que pode acontecer é você reivindicar a propriedade do imóvel para sua mãe e ela ser declarada dona do imóvel por jurisprudência a ser firmada pelo juizado de Curitiba com a condenação de Lula em primeira instância e sua confirmação nos tribunais superiores. Isto não é ótimo?

    2. Então se apresente em

      Então se apresente em Curitiba e diga ao Juiz Moro que todo o mes vc deixa a sua esposa ir pagar o aluguel num outro estado, só para entregar o valor em dinheiro vivo ao locador.

       

  5. O delator e os lavajateiros se enforcaram na própria corda

    Num país em que vigora uma diatura midiático-policial-judicial, que passa por um golpe de Estado, pouco ou nada valem as provas documentais, materiais e testemunhais que mostram, de maneira cabal, que o Ex-Presidente Lula não é e nunca foi dono do apto vizinho àquele em que reside há mais de 19 anos, em são Bernardo do Campo. Os lavjateiros coagiram, chantagearam, ameaçaram e torturaram psicològicamente dois homens idosos (Glaucos Dacostamarques e José Carlos Bumlai, ambos enrolados em transações imobiliárias, bancárias e negócios agropecuários) de modo que, para livrarem a própria pele (e dos filhos deles) incriminassem o Ex-Presidente Lula e familiares deste em esquema de corrupção envolvendo a Odebrecht e contratos dessa empresa coma Petrobrás.

    As torções, distorções, fraudes e manipulações feitas pela ORCRIM Fraudea a Jato não têm surtido o efeito esperado. Tacla Durán, registrando em ata notarial as denúncias que ele fez na CPMI da JBS, mostrando qeu a ORCRIM Fraude a Jato fraudou documentos e corrompeu os sistemas de informação Drousys e My Web Day, do Departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht, demoliu a ORCRIM lavajateira. Além disso Tacla Durán disse que enviará documentos periciados comprovando que o sistema do Meinl Bank Antígua também foi fraudado pelos sócios-proprietários, os quais eram também altos executivos da Odebrecht. Tacla Durán não caiu em contradição em nenhum dos dois depoimentos que prestou, o primeiro à CPMI da JBS, o segundo aos advogados que fazem a defesa do Ex-Presidente Lula.

    Se no Brasil vigorasse o Estado de de Direito Democrático e o Poder judiciário, sobretudo sua cúpula, não estivesse metido até o pescoço da trama golpista, TODOS os lavajateiros já teriam sido não apenas exonerados do serviço público como estariam presos, respondendo a processos criminais.

     

  6. Eu não sou o juiz do caso, e

    Eu não sou o juiz do caso, e esse blog não são os jurados. Ninguém aqui vai ganhar ou perder a causa.

    Só estou levantando o ponto de que um recibo pode ser perfeito tecnicamente, assinado, reconhecido firma, etc, e mesmo assim ser considerado IDELOGICAMENTE FALSO, caso o conteúdo do recibo não reflita a realidade.

    Será, nesse caso, irrelevante a analise material do documento.

    Eu estou tentando antecipar quais serão os argumentos que o Moro e os procuradores usarão para desqualificar esses recibos.

    Em primeiro lugar, e mais grave, a indicação de que os pagamentos foram feitos em dinheiro. Isso já é um indício de fraude, porque não se trata de apenas 1 ou outro pagamento, mas de pagamentos sucessivos por 48 meses seguidos.

    Agora junte ao pagamento em dinheiro, a informação do contador de que o Costa Marques tinha domicílio em Campo Grande, 48 meses seguidos em que todos, sem excessão, foram pagos em dinheiro com o locador morando em outro estado.

    Junte agora que quem era a encarregada de fazer os pagamentos era a esposa do Lula, então ela é quem tinha que se virar em fazer o pagamento e não apelou, nem uma vez, pelo pagamento com depósito em conta, Ted, etc.

    Mais, segundo informações do contador, os recibos eram assinados em lotes, no fim do ano, a fim de ajustar as declarações de imposto de renda para que não aja divergencias.

    E que, de uma hora para outra, a partir do final de 2015, finalmente se descobriu que poderia fazer esses pagamentos por depósito em conta corrente., o que é quase uma admissão de que essa estória de pagamentos em dinheiro vivo não se sustenta de pé. Se fosse algo normal, seria mantido até hoje.

    Junte isso ao depoimento do Costamarques que disse que não recebeu os aluguéis até o momento que foram depositados em sua conta, e temos aí a abertura que Moro e os procuradores para declarar os recibos IDEOLOGICAMENTE FALSOS.

    Eu inclusive acho que o incidente de falsidade que se instalou no processo é uma cortina de fumaça, deixando todos discutirem a materialidade dos recibos quando o importante que será levado em consideração será o conteúdo dos mesmos.

  7. E daí que o Lula roubou um

    E daí que o Lula roubou um pouco? TODOS os políticos roubam!! o Lula pode ter roubado mas foi em prol do BRASIL!!!! Ninguem fez tanto pelo Brasil quanto ele. Ele será nosso presidente de novo!

    1. O que roubaram

      foi sua capacidade de pensar e agir de per si moço. Tanto que mesmo com todas as evidências em contrário, estás aqui a repetir o mantra mentiroso que te enfiaram na cabeça.

    2. O que roubaram

      foi sua capacidade de pensar e agir de per si moço. Tanto que mesmo com todas as evidências em contrário, estás aqui a repetir o mantra mentiroso que te enfiaram na cabeça.

  8. Glaucos, enfim, admite que assinou recibos

    Não sei se a lavajato foi feita para prender e acabar com a carreira política do presidente Lula ou se foi para desnacionalizar  nossas terras, água e petróleo. Se teve o primeiro objetivo, fracassou completamente. Mas, orgulhe-se, sr. Moro, quanto à segunda hipótese, está a pleno vapor. Portanto, referendo revogatório!   

  9. É nessas quinquilharias que

    É nessas quinquilharias que os trolls que pululam por aqui têm que se apegar com unhas e dentes. Eles se tornam especialistas de tudo, direito tributário, transações imobiliárias, contratos de aluguel, mas não conseguem achar um vintém dos bilhões roubados pelo Lula. Mas os mais divertido são os nomes que inventam, Li de Brusque, que porra é essa, kkkkk?

  10. INTIME-SE O CAVALO

    Intime-se o cavalo para depor como testemunha de acusação! Eita brasilzinho sem rumo este…. Se isto aqui fosse um país sério, o Moro já teria sido afastado destes processos do Lula há muito tempo… 

  11. INTIME-SE O CAVALO

    Intime-se o cavalo para depor como testemunha de acusação! Eita brasilzinho sem rumo este…. Se isto aqui fosse um país sério, o Moro já teria sido afastado destes processos do Lula há muito tempo… 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador