Globo: Lava Jato destruiu empresas brasileiras aqui e na África e gerou 1 milhão de desempregados

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – É destaque na Coluna de Ancelmo Gois, em O Globo, o que até as pedras já sabem: a Lava Jato destruiu parte da indústria nacional de construção, gerou 1 milhão de desempregados desde seu início e, durante o governo Temer, propiciou a abertura de portas para investidores estrangeiros e fez retrair os negócios na África. E a China lidera a lista de beneficiados, com 19 negócios no País que somam quase 7,5 bilhões de dólares. 
 
Nesse valor, nem está computada a participação das chinesas Sinopec e CNODC nas rodadas do pré-sal, na semana passada.
 
Gois escreveu expressamente que a “Lava Jato ajuda” a pesar nessa balança para o lado dos estrangeiros em detrimento das empresas nacionais que foram “aleijadas” pela operação.
 
Como exemplo, ele citou que a chinesa State Grid comrpou 23% da Camargo Corrêa na CPFL Energia. A Gezhauba ficou com um pedaço da Andrade Gutierrez na São Paulo San Lorenzo Water Supply Co, e no da HNA Infrastructure, que abocanhou a parte da Odebrecht no Galeão.
 
Não satisfeita em causar estragos locais, a operação teve impacto em nível internacional. O caso citado foi o da África.
 
“A retração das empreiteiras brasileiras na África, também por causa da Lava-Jato, fez ampliar ainda mais a presença chinesa no continente. Em Angola, que, no passado, foi quase uma reserva de mercado de empresas brasileiras, é comum, cada vez mais, ouvir chineses pelas ruas. As empresas da terra de Xi Jinping costumam levar para as obras trabalhadores do seu país.”
 
“O setor de construção pesada já contabiliza cerca de um milhão de demitidos desde o início da Lava-Jato. A recessão econômica também influenciou, claro”, finalizou.
 
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ancelmo Gois, aquele em cuja

    Ancelmo Gois, aquele em cuja coluna qualquer gesto de Eike Batista e roteiros e intinerários Aécio Neves no Rio eram divulgados como maravilhas do empresariado e politico brasileiro ?

    Vem agora apontar, como dito no texto, o óbvio e ululante ? Qualé! 

    Efeito retardado ?

    Oh! Céus! “somente” agora ele “percebeu” a estabalhoada que foi causada ?

    E o veículo em que trabalha “nunca” o impediu de, à época, alardear de que milhões ficariam sem empregos ?

    Dá um tempo, chará!

     

  2. Qual a novidade?

    Para os leitores dos blogs alternativoa não há novidade nenhuma.

    Estamos cansados de saber.

    Todo o trabalho para conquistar novos mercados está perdido.!!!

    E não vai ser recuperado, o voces acham que os chinese, franceses etc vão deixar.?

    Os chineses estão até construindo casas populares no Gabão, imagina projetos mais interessantes e lucrativos!

    Nunca vi tanta incompetencia junta!!!

    Merece um capitulo à parte no livro “as maiores burradas de todos os tempos”.

     

  3. O vácuo da Lavajato devia ser ocupado pelos EUA, não pela China

    A indignação tardia do Globo foi manifestada porque o vácuo promovido pela Operação Bosta a Jato foi ocupado pela China e não pelos Estados Unidos.

    1. ??

      Lava Jato não !! Destruiídos foram Empresas, Empresários, mas principalmente milhões de Empregos Brasileiros por uma Política tão arcaica quanto a Ideologia AntiCapitalista que a rege. Retrograda, Imbecil, Corrupta  que voltou a comandar este país nestes 40 anos. Uma reedição piorada de Jango e Prestes. Um país com uma âncora amarrada ao pescoço contruída com Academicismos e Ilusões.  

      1. Ideologia anticapitalista voltou a comandar o país?

        Que ideologia anti-capitalista é essa que voltou a comandar o Brasil nestes 40 anos, Cara Pálida?

        Quer dizer que a bosta capitalista é culpa dos anti-capitalistas, não dos capitalistas?

        As reformas de base eram medidas capitalistas ou anti-capitalistas?

        Todos os países industrialmente avançados fizeram reforma agrária. Foi o que o Jango tentou fazer.

        Zé Sérgio ouviu o galo cantar mas se perdeu ainda mais.

  4. Entreguismo da Globo era para ser para os EUA …

    … e está indo para a China. Assim não pode, assim não dá! (como dizia FHC). Te cuida, Moro! Desse jeito vem JN, Fantástico e capa da Época por aí com Tacla Duran.

    A Globo (que sempre foi uma rede estadunidense encravada no Brasil) está com medo da CCTV (China Central Television – estatal), que já tem estúdio em São Paulo para a América Latina e parceria com a Band. Daqui a pouco engole a Band. E a Globo terá que alugar horário para pastores para coneguir se manter no ar.

     

     

  5. Facebook

    Gostaria de saber se alguém está conseguindo enviar matérias p/ o Facebook ? Sempre mostram uma mensagem dizendo que escolhi usar a plataforma do G. Mas não autorizai nada .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador