HC de Lula: o começo do fim da democracia ou o fim do começo da ditadura?, por Fábio de Oliveira Ribeiro

HC de Lula: o começo do fim da democracia ou o fim do começo da ditadura?

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Ontem, 04 de abril de 2018, encerrei o expediente mais cedo e fui para casa assistir o julgamento do HC de Lula até Rosa Weber concluir seu voto. Depois desliguei o computador porque o resultado me parecia definido.

Os votos de Luiz Fux e Carmem Lúcia eram previamente conhecidos. Eles não decepcionaram o Exército e a Rede Globo ao confirmar a jurisprudência de Romero Jucá. Foi um “acordo com o STF com tudo” para afastar o PT do poder, empobrecer o povo brasileiro, salvar a quadrilha de mafiosos liderada por Michel Temer, entregar o petróleo aos estrangeiros e, sobretudo, agradar o clã Marinho. Nesse contexto, me parece evidente que Lula não poderia ser poupado, disputar as eleições e voltar ao poder.

Um indicativo evidente de que o resultado da votação seria contrário à pretensão do paciente foi dado por Carmem Lúcia ao iniciar a votação. Como presidenta do STF competiria a ela e somente a ela rejeitar a pressão dos generais e dos barões da mídia sobre o Tribunal. A imprensa foi atacada por Gilmar Mendes, os generais foram repreendidos por Celso de Mello. Todavia, o primeiro foi um dos grandes responsáveis pela espetacularização da justiça ao usar as redes de TV diariamente quando foi presidente do STF. O segundo, juiz mais antigo na Corte, não fez o que poderia ter feito.

Diante da pressão militar, que obviamente comprometeria a imagem de isenção do STF, Celso de Mello deveria pedir um aparte a Carmem Lúcia no início da sessão. A repreensão aos generais deveria ocorrer no início e não no final do julgamento. Não só isso ela deveria acarretar consequencias. Após repreender os generais, Celso de Mello poderia convocar seus pares a votar uma suspensão indefinida da apreciação do HC de Lula até ocorrer a retratação ou a punição dos generais que ousaram ameaçar o único Tribunal competente para conhecer e julgar a questão que lhe foi submetida.

O advogado de Lula foi preciso e oportuno ao requerer liminar para impedir a prisão do réu ao final da sessão interrompida antes da apreciação do mérito do Habeas Corpus. Mas faltou a ele perspicácia necessária para exigir a interrupção de um julgamento cuja isenção poderia ser comprometida pela pressão irresistível e crível feita aos ministros do STF por vários generais. Todavia, não é minha intenção desmerecer o defensor de Lula. Nenhum outro advogado teria feito ontem o que estou sugerindo hoje.

A suspensão do julgamento até a retratação ou punição dos generais que ousaram ameaçar o Tribunal foi uma providência imaginada por mim  com após a conclusão da votação. Ontem, no calor do debate e antes de saber o resultado final, essa solução que garantiria os interesses do paciente do HC sequer passou pela minha cabeça. Além disso, é sempre mais fácil para um advogado que medita calmamente sobre o caso findo em retrospecto ver o que o advogado da causa provavelmente não poderia ter visto no momento em que estava submetido à tensão do julgamento.  

Ademais, há sempre um abismo entre o que o advogado requer e o que será ou não submetido a julgamento e decidido pelo STF. Batochio fez seu melhor na pior das situações diante de um Tribunal que já havia perdido a credibilidade em razão das omissões e decisões tomadas inclusive por ministros que concederam o HC a Lula. O país não foi lançado no abismo ontem. Isso ocorreu quando, por razões mesquinhas, o STF retardou a apreciação do pedido de prisão de Eduardo Cunha dando a ele oportunidade para iniciar o fraudulento processo de Impeachment contra Dilma Rousseff.

O sucesso que os generais obtiveram ontem mediante ameaças veladas e abertas os tornará menos tolerantes e mais ousados. Ao sacrificar Lula e se curvar diante deles, o STF selou seu próprio destino. Em breve os ministros do Tribunal serão “convidados” a entregar as cabeças de todos os membros do poder judiciário que ousam resistir ao Estado pós-democrático à sanha persecutória dos novos governantes de fato do país.

A violência simbólica legitimada por um Tribunal covarde sempre precede a violência real extrajudicial. Portanto, os jornalistas que são simpatizantes do PT devem fugir do país agora. Depois será tarde demais.

 
Fábio de Oliveira Ribeiro

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. HC de Lula….

    Afastar o PT do Poder? Então é apenas o Poder que interessa? Então o PT declara que é apenas Lula? Que nunca conseguiu transformar nada mais que a Democracia numa fantasia de Salvadores da Pátria? Que o Projeto de Brasil desde a Ditadura Inaugural Varguista e o conluio EliteEsquerdopata-Quartés, é o Caudilhismo Obrigatório? Que não consegue ouvir as Ruas nem o Povo, numa frustrada busca pela Ditadura do Proletariado? Ditadura Obrigatoriamente Pseudo-Democrática? Que novamente ficou sem Povo? Que meia dúzia de Fundamentalistas e Fanáticos não é a Nação? Que não consegue abandonar “Academicismos e Ilusões” da eterna juventude e rebeldia dos anos 60? Sozinho declara que é o Povo que não entendeu a mensagem? Pobre idoso e os anos que pesam na suas costas. Não consegue sair da puberdade. O Brasil se explica. 

    1. Você fez sua escolha, terá

      Você fez sua escolha, terá que suportar as consequências. Não darei ouvidos aos seus resmungos, suas lágrimas não irão me comover. Suas dores e prejuízos decorrentes da guerra civil não me interessam.

    2. Você fez sua escolha, terá

      Você fez sua escolha, terá que arcar com as consequencias.

      Não darei ouvidos aos seus resmungos.

      Suas lágrimas não irão amolecer meu coração.

      Fique certo apenas de uma coisa: toda guerra é impulsionada por uma coletividade, como aquela à qual você aderiu, mas as consequencias das batalhas são sempre suportadas individualmente por cada qual, culpado ou inocente.

      As dores e prejuízos que você sofrer em razão da guerra civil não me interessam.

      Caia morto bem longe de mim, caso contrário serei obrigado a chutar seu cadáver.  

  2. O gran Finale: Rasgar a Constituição

    A perseguição e todo o julgamento foram uma grande farsa, estilo novela da globo. O “grande final” foi rasgar a Constituição. Que corruptinho também… Preso por um apartamento que nem é dele. Corrupto que é corrupto libera helicóptero com meia tonelada de cocaína e ainda recebe desculpas da PF, toma chá com presidente do STF, compra justiça, protela julgamento, dá golpe de Estado, “com STF ,com tudo”, é amigo de juiz, libera doleiro e outros conhecidos. Tinha que ter tomado umas aulas com ACM, Sarney, Serra, Álvaro Dias, Alckmin, Aécio, Richa, Demóstenes, Agripino, Jucá, Padilha, Moreira Franco, FHC, o próprio doleiro Youssef, e tantos outros, que roubam o Brasil por décadas e nada acontece.

     

    Ontem, livraram a cara de mais um, o deputado tucano Fernando Capez, da máfia da merenda.

    1. Em 10 segundos chegou a cavalaria amiga

      Em 10 segundos chegou a cavalaria amiga

      Impressionante: em 10 segundos chegou a cavalaria motorizada da PM para salvar o bandido cidadão de bem. Isso sim é que é solidariedade entre iguais.

      1. A eficácia da PM é limitada a

        A eficácia da PM é limitada a quantidade de soldados que ela pode dispor para atender as ocorrências normais e àquelas que irão se multiplicar ao infinito em razão da guerra civil declarada pelo STF. Ninguém deve estranhar se os conflitos também ocorrerem dentro dos quartéis da própria PM, pois existem PMs bolsominions e petistas. 

        1. Exato. Os conspiradores

          Exato. Os conspiradores rasgaram o pacto social, então porque diabos vocês ainda estão respeitando regras que foram eliminadas?

          Vocês gostam tanto de futebol então eu vou usar um exemplo de futebol: A situação do Brasil nesse momento é a de um jogo de futebol aonde um time decidiu criar as próprias regras (valendo até tirar do campo o goleiro do time adversario), tirou/subornou/ameaçou o juíz do jogo para ele não interferir e enquanto isso o outro time continua burramente acreditando que as regras anteriores ainda valem, jogando como se não estivesse acontecendo nada de gravemente errado no jogo.

    2. Raiva, Fábio? Me desculpe,

      Raiva, Fábio? Me desculpe, mas gestos isolados como esse não podem ser traduzidos como “raiva do povo brasileiro”, Povo esse que aceitou candidamente o golpe, que foi traduzido à perfeição pelo Jucá em seu LAPIDAR diálogo com o Machado. Esse diálogo será objeto de estudo de gerações e mais gerações vindouras que ficarão boquiabertas com o que o povo atual aceitou passar.
      Triste fim de uma colônia que um dia sonhou em ser um país soberano e menos injusto…

  3. Pensar o dia seguinte. Todos

    Pensar o dia seguinte. Todos por Lula, sim, Lula candidato, sim, mas por prudência o PT deve estar preparando um outro candidato com o apoio de Lula, e que, pelo amor de Deus, deve ser puro-sangue. Nada de apoiar gente como Ciro Gomes. Só os desprovidos de inteligência não percebem que Ciro Gomes é um candidato da direita. Ele mal esconde isso. Não defenderá Lula nem agora nem depois de eleito, se for. Lembrem-se de Cristovam Buarque, Lideranças do PT, que vocês por alianças, deixaram aos eleitores em Brasília como única opção para o senado, oito anos atrás. Valeu a pena elegermos ele? Ciro será igual. 

    1. E por falar em Ciro Gomes…

      … ele disse algum tempo atrás que na iminência de prisão do Lula, ele, O CIRO, levaria o ex-presidente para uma embaixada. A hora chegou. Tô esperando…

      Quanto às próximas eleições,  não tenho  o mínimo interesse. O voto ELETRÔNICO seguirá pelo caminho que a corja traçar. Deverá ser a eleição mais fraudada da história mundial. Faz parte do script do golpe, num esquema já testado em 2014 com sucesso, pelo menos no congresso.

      Acompanho com interesse o desenrolar dos acontecimentos noutras partes do mundo. Por aí, quem sabe…

       

       

       

  4. Cega e corrupta.

        Jamais esperei algo de bom do STF , e nunca esperarei. Não tinha dúvidas a respeito do desfecho da canalha reunida . Puro teatro. O voto do Gilmar ,a sua saida , e a canalhice da Rosa ¨murcha¨ . Os atores bem ensaiados ,para o gran finale ,dado a nefasta ¨carminha¨. Teatro previsível ,mas sempre surpreendente , como a cada vêz se torna mais e mais, um circo decadente e venal. Povo brasileiro ,não se iluda esperando que destes opressores ,algo de bom , a vocês ou aos seus netos . Não vivam de ilusão ,acordem ,pois o tempo urge .

  5. Acredito tratar-se do começo
    Acredito tratar-se do começo do fim da ditadura.
    Assim como na fábula do lobo e do Cordeiro,graças a coragem e persistência do presidente Lula,ficou bem claro,até para os mais bobinhos,quem é lobo e quem é Cordeiro.
    Os vendilhões da pátria, milicos incluídos, tiveram que botar suas fuças de fora.
    Que é o começo do fim,não tenho dúvidas.
    Quando o fim chegará São outros quinhentos.

  6. E pedido de vistas, não caberia?
    Durante o farsesco “julgamento” pensei algo parecido. Mas o que de fato me veio à cabeça naquele momento foi a possibilidade de Celso ou Marco Aurélio Mello pedirem vista, fundamentando tal pedido nas controvérsias acerca do que estava sendo julgado, além das manobras que Cármen Lúcia fez, para não pautar o julgamento das ADCs 43 e 44, que representam questão de Direito Constitucional de aplicação geral e não somente ao caso do Ex-Presidente Lula. Esses dois ministros foram lenientes e fizeram o jogo de Cármen Lúcia, embora tenham querido representar, diante das câmeras, uma surpresa e falsa indignação inconvincentes.

  7. Toque um tango ai

    Acho que os jornalistas de blogs e sites progressistas deveriam hospeda-los, se isso for possivel, no exterior. Porque se golpe houver, mais um na nossa longa lista, certamente calarão os blogs via, o que me deixa pasma, judiciario. 

    Quanto ao julgamento de ontem, que eu não puder ver porque muito tarde aqui para mim mas li e reli os votos dos ministros, entra para a historia vergonhosa do Supremo e desmascara totalmente Carmem Lucia. Quanto a Rosa Weber. Ela deveria seguir exemplo de Joaquim Barbosa. Não tem estofo para ser ministra de um Tribunal em que pressões jorram de todos os lado, especialmente da Rede Globo e da mãos invisiveis do mercado. E se fosse apenas ela… 

    Ontem antes de dormir, dei uma olhada na bolsa e o real estava 4,10 em relação ao euro. Quero ver a coxinhada vir para a Europa. So vai comer mc donald e olhe la.

  8. É quase o fim do início, que

    É quase o fim do início, que se deu em 17/4/2016, quando daquela dantesca e hilariante sessão da câmara conduzida por eduardo cunha que foi foi mantido pelo stf livre e no comando da casa até que se consumasse o início golpe. (Aliás, alguém já viu do cunha preso ou alguma reportagem mostrando sua cela?) Os submissos aos interesses ianques, da banca e das petroleiras assumiram o governo e para que o projeto golpista prossiga é necessário que o poder seja mantido em suas mãos. Depois do golpe 64, cancelaram as eleições de 65 para impedir que JK (ou outro não golpista) se elegesse e mudaran regras eleitorais e partidárias, não foi? A partir daí, os presidentes sempre eram militares e os governadores de estados e capitais também eram escolhidos por colégios eleitorais ou nomeados, mantendo o projeto em pé. Pega mal fazer isso em pleno século 21, então agora, com uso da parceria mídia-judiciário, irão manipular o processo eleitoral para que um dos golpistas consiga ser eleito para dar prosseguimento ao golpe. Tirar Lula da disputa é uma das necessidades e não tenho dúvida de que inventarão alguma maneira de impedir que bolzonaro vença também. Então eu acho que o fim do início se completaria com a eleição fraudada através de manipulação da disputa. É por este motivo, a certeza de que haverá uma grande marmelada, que coisas que parecem piada, como a candidatura meirelles, vão surgindo.  “La dictadura perfecta” brazileira. Quanto a mim, entre um alckmin, meirelles, etc contra um bolzonaro, voto nulo. Não me faz diferença.

  9. Guerra civil talvez seja a

    Guerra civil talvez seja a solução final para o país, pois vimos o que aconteceu com a conciliação praticada pelo PT. Não sabemos o que restaria do Brasil após uma guerra civil, mas sabemos o que será do Brasil sem ela.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador