Idec afirma: não existe risco aos bancos com decisão do STF sobre poupança

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O levantamento rebate os argumentos dos bancos para não devolver o que é direito de milhares de poupadores, que aguardam há 24 anos a decisão. Idec contesta o valor alardeado pelos bancos de 105 bilhões, atualizando estudo elaborado em 2009.

No primeiro semestre de 2013 o saldo com provisões cíveis dos principais bancos Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander totalizou R$ 18,2 bilhões, segundo estudo elaborado pelo Idec, atualizado de 2009.

A composição da Provisão Cível inclui não somente saldos como ações judiciais para reivindicação dos juros expurgados da poupança durante a implantação dos planos econômicos, mas traz também qualquer ação cível movidas contra bancos, como cobranças indevidas, indenização por descumprimento de contrato, danos morais, etc. 

Somente em dois bancos, Caixa e Itaú, é possível identificar o montante provisionado para os planos econômicos. No Banco do Brasil, o saldo identificado entre 2005 e 2008 é proveniente da Nossa Caixa antes da aquisição.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esses ganharam com essa grana

    Esses ganharam com essa grana aplicada aos juros mais altos da face terra e em qualquer lugar mininmamente civilizado estraiam todos presos por assalto. Tanto que doavam dinheiro para mensaleiros em sacolas e emprestavam a rodo, sem qualquer garantia, sempre aplicaram em campanhas política, obviamente sempre para eleger os mais corruptos, como quem joga pérolas para porcos, portanto, não vale chorar agora.

  2. ….   estah td muito bonito,

    ….   estah td muito bonito, os bancos ja estao escorregando da responsabiliade alegando q sempre cumpriram ordem do governo – BC.

    porem, a duvida persiste  ….   com essas contra-marchas quanto os bancos ganharam uma vez q os recursos da poupança parte segue para o BC e a maior parte fica no banco para aplicaçao onde bem entender e ganha mais. e outra,  foram cinco planos economicos.

    é muito lucro !!

    se o mico ficar com o governo, os bancos vao estornar as provisoes e o lucro 2013 será o maior da historia desse país ou melhor dizendo, o maior do planeta – quiça o maior do sistema solar.

  3. Adivinhem quem vai pagar a conta…

    … a viúva. Caso os bancos sejam vencidos vão alegar que apenas cumpriram as determinações legais e repassarão as despesas… ação regressiva… as mudanças nos índices de remuneração foram determinadas pelos governos da época (Sarney e Collor), ou seja, a dona Dilma vai cobrir o rombo dos aliados…

    1. Expropria! Está todo mundo na

      Expropria! Está todo mundo na Bovespa.

      Se é verdade o tamanho do rombo, eles deviam ter falido, não protelado o julgamento por duas décadas. Tem gente sendo dona de um banco que não deveria existir. Talvez  até o Bamerindus e o Nacional ainda existissem se todo mundo seguisse as regras, quem sabe? Vinte anos depois já afetou muita gente.

      Convertam as dívidas bilionárias em ações do banco, em favor dos consumidores-credores, com valor da data do trânsito em julgado.

      Se for verdade que são bilionárias, o banco ganha novos donos, os que foram lesados. Se for mentira, os donos ficam, e ganham uma condenação por litigância de má-fé. Que pulverize o valor e o poder de controle dos majoritários. As agências vão continuar no mesmo lugar, o lucro vai ser o mesmo, os empregos vão estar lá. Ninguém vai notar algumas trocas de papéis. Só vão mudar das mãos dos donos. O que não pode é fazerem uma dessas, e sairem tranquilos porque o rombo é muito grande.

  4. À ÉPOCA, O BC E GOVERNO FORAM OMISSOS

    Foram omissos em relação ao reajuste, porque nem eles sabiam direito como interpretar a barrafunda jurídica produzida pelos órgãos do governo, que empurraram goela abaixo da nação seus planos ruinosos, que não serviram para nada. Apenas para criar mais problemas. Os banqueiros optaram pelo que lhes eram menos oneroso, decisão dentro da lei e nunca contestada pelo executivo, legislativo ou ministério público. De quem é a culpa, afinal? Legalmente, pela imprecisão das medidas na época, de ninguém! Assim, fica o dito pelo não dito. Ninguém morreu por causa disso! Bola prá frente! 

  5. STF

    Esses planos nao passaram de contos do vigario para a populaçao mas cabe uma questao: da mesma forma que corrigiram as poupancas corrigiram tambem os saldos devedores dos financiamentos imobiliarios pergunta-se se o STF der ganho de causa aos poupadores como fica aqueles que deviam aos bancos ?  justiça nao se faz pela metade.

    E como fica o governo que atraves do banco central determinou o criterio de correçao.

  6. STF – Pagamento das correções da poupança dos planos economicos

    Palhaçada, Terrorismo, falta de vergonha na cara em dizer que os bancos irão quebrar se o STF fazer justiça aos poupadores. Porque não dizem o quanto os Bancos ganharam na época dos planos? Banco ganham milhões e milhões a custa dos poupadores que estão cada vez mais pobres nessa miséria de correção da poupança. Brasil? Que país é esse? Que democracia é essa que tira dos pobres para dar aos Banqueiros bilionários? Não quero acreditar que o STF irá prejudicar os poupadores da época.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador