Inquérito que investiga cartel de trens está parado há um ano no MPF

Jornal GGN – O inquérito criminal que investiga o cartel acusado de fraudes em licitações dos trens em São Paulo está parado no Ministério Público Federal, um ano após ser concluído pela Polícia Federal.

A investigação vai de 1998 a 2008, em sucessivos gestões do PSDB no Estado de São Paulo. Rodrigo de Grandis, procurador da República responsável pelo caso, não decidiu se vai apresentar denúncia criminal contra os suspeitos. De acordo com a Folha de S. Paulo, o procurador disse que não protolocou a acusação formal porque espera pelo envio de documentos bancários por autoridades estrangeiras, que comprovariam crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal acredita que indícios reunidos eram suficientes para iniciar uma ação penal.

Da Folha

Inquérito sobre cartel de trens de São Paulo está parado há um ano
 
REYNALDO TUROLLO JR.
 
FLÁVIO FERREIRA
 
Um ano após ser concluído pela Polícia Federal, o principal inquérito criminal que investigou o cartel acusado de fraudar licitações de trens em São Paulo entre 1998 e 2008, em sucessivos governos do PSDB, está parado no Ministério Público Federal.
 
Responsável pelo caso, o procurador da República Rodrigo de Grandis ainda não decidiu se apresenta à Justiça denúncia criminal contra os suspeitos do caso, o que deflagraria uma ação penal após a PF ter indiciado 33 pessoas.
 
Grandis disse à Folha que ainda não protocolou a acusação formal porque aguarda o envio de documentos bancários por autoridades estrangeiras para comprovar crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
 
Os indiciados são suspeitas de praticar os crimes de corrupção ativa e passiva, formação de cartel, fraude a licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, segundo o inquérito finalizado pela PF em 28 de novembro de 2014.
 
Entre os indiciados estão o ex-presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) Mario Bandeira, o ex-gerente de Operações José Luiz Lavorente (os dois apenas por fraude a licitações) e os ex-diretores da estatal João Roberto Zaniboni e Ademir Venâncio de Araújo.
 
Na lista dos acusados pela PF estão ainda ex-diretores das empresas Siemens, Alstom, CAF, Bombardier, Daimler-Chrysler, Mitsui e TTrans, além do consultor Arthur Gomes Teixeira, apontado como intermediário de suborno.
 
Na ocasião da conclusão do inquérito, os indiciados negaram a prática dos crimes.
 
A investigação refere-se aos governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin.
 
Para a PF, os indícios reunidos eram suficientes para iniciar uma ação penal, uma vez que, junto ao relatório, representou pelo sequestro de valores de sete empresas, o que a Justiça acatou.
 
A decisão de bloquear R$ 600 milhões das empresas sinalizou, no entendimento da polícia, que a Justiça reconheceu a existência de indícios e provas da autoria e da materialidade dos crimes.
 
Porém, para Grandis, ainda faltam provas sobre algumas contas bancárias e empresas localizadas no exterior. “Esses elementos são essenciais para a verificação do crime de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas”, afirmou Grandis, por e-mail.
 
Questionado sobre documentos bancários já enviados pela Suíça, o procurador disse que a existência de depósitos no exterior pode indicar apenas a evasão de divisas.
 
“Se a denúncia fosse oferecida ‘em partes’, sem a documentação relativa a cada país, haveria oportunidade para aditamentos da denúncia originária, o que acarretaria atraso na marcha do processo”, disse o procurador.
 
A demora na entrega da denúncia pode beneficiar os indiciados. Os crimes de corrupção prescrevem em 16 anos – delitos do caso dessa natureza praticados em 1998 e 1999 (até novembro) já prescreveram. Em 2016, prescreverão os cometidos em 2000, e assim por diante.
 
DEMORA
 
Em 2013, Grandis foi alvo de duas apurações, no Ministério Público Federal e no Conselho Nacional da classe, por ter levado cerca de três anos para atender um pedido da Suíça, que investigava pagamento de suborno pela Alstom a servidores paulistas.
 
À época, Grandis disse que o pedido fora arquivado numa pasta errada e por isso não teve andamento. Uma das apurações contra ele foi arquivada e a outra, suspensa pelo Supremo Tribunal Federal.
 
Em outubro, Grandis passou a integrar uma força-tarefa que vai assumir parte da Operação Lava Jato desmembrou pelo STF para a Justiça em São Paulo.
 
ENTENDA O CASO
 
1 Em 2013, a Folha revelou que a multinacional Siemens delatou a existência de um cartel que atuava nos contratos de trens e metrô de SP e DF
 
2 O Cade (órgão de defesa econômica) assinou um acordo de delação com a Siemens para abrandar sua pena, caso o cartel fosse punido
 
3 Pela documentação apresentada, o conluio ocorreu de 1998 a 2008, nos governos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, todos do PSDB
 
4 O esquema gerou vários inquéritos que resultaram em denúncias do Ministério Público de São Paulo nas áreas cível (pedidos de ressarcimento) e criminal
 
5 Em 2013, Grandis foi investigado por ter engavetado pedido de cooperação da Justiça suíça, que apurava pagamento de propina pela empresa Alstom a políticos e servidores de SP. Uma apuração foi arquivada e a outra, suspensa
 
6 Em nov.2014, inquérito da Polícia Federal indiciou 33 pessoas por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, cartel e crime em licitação
 
7 O inquérito da PF foi remetido ao Ministério Público Federal em São Paulo, que, um ano depois, não ofereceu denúncia à Justiça nem arquivou o caso
 
8 O procurador da República Rodrigo De Grandis afirma estar esperando informações solicitadas a autoridades estrangeiras 

 

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este senhor de Grandis, não

    Este senhor de Grandis, não tem nada. É apenas um pequeno bandido na cadeia (eeeepa!) de assessoramento do PSDB. Cadê o Janor que não toma nenhuma providência quanto a tais fatos. Até parece o Zé…

    1. Corrupção Legalizada

      Rodrigo de Grandis está na profissão errada: esquece processos nas gavetas por 2 anos, fica 1 ano esperando documentação do exterior…

      Esse rapaz recebe um salário de marajá para quê ? 

      O Ministério Público deveria arrancar os enormes adesivos colados na entrada do prédio e parar de coletar assinaturas dos cidadãos para criar leis de combate à corrupção.

      Deveria ser tirada uma foto da entrada do prédio para que as pessoas confirmem essa enorme hipocrisia..

  2. Setores do MP pedem doações para a obra!

    Daí fica o dellagnol da Vaza a Jato passando a sacolinha, pedindo mais superpoderes para o MP na campanha dos 10 itens para acabar com a corrupção no Jô, igreja batista, internet e demais neurônios tico e teco; mas pedir controles públicos sobre o parquet é neca de pitibiribas. Só mesmo o PT/Geni…

  3. Não há pressa

    Sem ninguém do PT envolvido; sequer um amigo do vizinho da cunhada do motorista de alguém próximo à família da Lula; para que a pressa? Para que os vazamentos? Até agora, já conseguiram adotar a espantosa iniciativa de indiciar executivos de empresas corruptoras, sem citar os supostamente corrompidos. Aguardemos a prescrição.

  4. O nível de partidarização

    O nível de partidarização desse mp passou de todos os limites. A culpa é da bancada do PT, tanto federal como estadual, são um bando de bunda mole. Ficam assistindo ao show de parcialidade da pf e mp e judiciário e não fazem nada. 

    Até quando mp e pf vão continuar abusando de suas prerrogativas e ninguem faz nada?

  5. Naahh…a estratégia do MP

    Naahh…a estratégia do MP paulista é a mesma da Justiça Mineira.

    Tucano bom é tucano beneficiado pela prescrição.

    Prevaricação nos dois casos? 

  6. isso

    é um deboche com a sociedade.

    Onde esta o controle desse MP? Onde esta a corregedoria do MP?

    Como pode esse processo ter voltado para a mão desse procurador depois que de tudo aconteceu?

    Sabem aonde vai parar esse processo? PRESCRIÇÃO.

     

  7. Com esse DPequenus

    Com esse DPequenus (i)responsãvel pelo Cartel do metrô  paulista, o processo vai ficar parado ad aeternum na gaveta do brindeirinho mauricinho/coxinha. Tucano até a alma esse funcionario público que recebe alto salário com dinheiro do contribuinte, não merece credibilidade. Já mostrou do que é capaz quando usou como desculpa o “esquecimento” seletivo no caso da carta da Suiça. O MP é caro demais para defender os interesses de grupos e não da população. Uma versadeira aberração.

  8.  
    “De acordo com a Folha de

     

    “De acordo com a Folha de S. Paulo, o procurador disse que não protolocou a acusação formal porque espera pelo envio de documentos bancários por autoridades estrangeiras, que comprovariam crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal acredita que indícios reunidos eram suficientes para iniciar uma ação penal.”…

    Então sua excelência o Procurador que, por mais que procure, nunca encontra nada que possa fisgar um tucano destraido. Esse pessoal que dá manutenção na pocilga do PSDB do Tucanistão, são uma cambada de sem vergonha nas fuças.

    Orlando

     

  9. e isso que não usaram a teoria do domínio dos fatos,

    só procuraram e acharam dois ratinhos, da cptm. não apareceu nenhum nome de tucanosgraúdos como o serra, alkmin ou covas.

    ainda assim o procurador que não acha demora para agir. e nada acontece com ele.

  10. PAREM, PAREM TODOS!
    Pensando

    PAREM, PAREM TODOS!

    Pensando bem, nem o lero lero dele nem a reportagem sao tecnicos o bastante.  O ponto tecnico, critico, mais importante de todos, ninguem notou ou se perguntou nem na reportagem nem aqui:

    QUANDO RODRIGO DE GRANDIS ENVIOU O PEDIDO DE DOCUMENTOS AA SUISSA?

    Alguem quer apostar que ele nao enviou pedido nenhum aa Suissa e ta botando culpa neles porque eles falam esquizito e nao sabem portugues?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador