Investigação secreta da PM muda rumos do ‘Caso Bodega’

Jornal GGN – O inconformismo de um anônimo e o trabalho de bastidores da Polícia Militar trouxe à tona a inocência das pessoas presas e torturadas, além da identidade dos verdadeiros criminosos, durante o roubo ao bar Bodega, localizado na zona sul de São Paulo. O caso ficou marcado como um dos maiores erros de investigação por parte das autoridades paulistas.

Reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo apontou também as semelhanças do caso com o que ocorre na série “Olhos que Condenam”, à disposição no site de streaming Netflix, que conta a história de cinco adolescentes negros presos por um crime que não cometeram, mas que acabaram confessando após uma série de torturas físicas e psicológicas.

Os jovens tiveram seu destino mudado diante do posicionamento de Vivaldo Olímpio da Costa, então com 23 anos e o principal segurança do Bodega. Ao afirmar que os garotos envolvidos não eram os negros que tinham sido colocados como alvo, Vivaldo passou de colaborador a suspeito e até sofreu ameaças de prisão preventiva.

Contudo, ao entrar em contato com um amigo que era soldado da PM, ele foi levado à sede do Batalhão e repetiu tudo o que disse na fase inicial do processo. Assim, a equipe de P2 (o serviço reservado da PM) começou a levantar informações sobre o caso, e praticamente todas as vítimas e funcionários ouvidos, com exceção de uma testemunha, não reconheceram os primeiros rapazes presos, que eram negros e jovens, ao contrário dos primeiros suspeitos.

A recusa do promotor Eduardo Araújo da Silva em receber a conclusão do processo, como sua exigência em soltar os jovens, foi alvo de muitas críticas até mesmo do Conselho Superior do Ministério Público, já que os suspeitos assumiram a culpa no Fantástico, da TV Globo.

O caso foi passado ao Departamento de Homicídios (DHPP), que em uma semana esclareceu todo o crime. Os reais culpados foram presos dias depois, com parte do dinheiro e dos objetos roubados. Todos foram condenados a penas entre 30 e 48 anos de prisão, mas os delegados responsáveis pela prisão de inocentes não foram punidos pela Corregedoria da Polícia Civil.

Redação

Redação

View Comments

  • Por essas e outras que fico em dúvida quando falam em unificar as polícias.
    Se não fosse o interesse da PM em não permitir que uma injustiça fosse feita, esses rapazes estariam presos até hoje.
    Outra coisa: unificando as polícias, quem fiscaliza quem?

    • A unificação das policias investigativas e coibição é um sonho da maioria dos brasileiros. teria como base o Sistema americano de policias onde o 'Capitão' seria uma espécie de delegado e coordenaria seus detetives que seriam advindos das forças de coibição. Ou seja, os melhores se tornariam investigadores e por aí adiante.
      A verdade é que as investigações perpetradas pelas policias militares advem de uma certa disputa por território e por tentarem mostrar que 'eu faço melhor'!

    • A questão é que o que acontece em São Paulo não acontece em todos pós Estados. Não tinha, à época desta discussão, opinião formada sobre o assunto, mesmo hoje não tenho, mas se o sistema funciona em outros países, porquê não tentar!?

  • Taí porque cafajestes do judiciário e do ministério público se rebelavam contra a lei de abuso de autoridade. Pois com ela há chance desses vermes serem punidos, desde que outra instância, a Midia, também sofra punições por seus erros e safadezas. Afinal, a pergunta que se faz é quem será punido exemplarmente, com perda de cargos públicos e cadeia, se um dia Lula conseguir livrar-se da pena que os cafajestes de primeira e segunda instância lhe aplicaram, sem provarem nada. E quando os cafajestes da imprensa também serão punidos com cadeia e com perda de direitos de continuarem fazendo jornalismo de conveniência, aliás, de exercerem profissão de jornalistas, já que não são nada disso e sim simplesmente cafajestes.

Recent Posts

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

9 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

11 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

11 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

12 horas ago

Dualidade entre o ensino propedêutico e profissional ainda é marca do NEM, diz Daniel Cara

Para o professor da USP, mesmo com texto aprovado na Câmara, proposta carece de reforma…

12 horas ago

Doze palestinos morrem afogados ao tentar pegar caixas com ajuda humanitária no mar

Das 18 caixas lançadas na Faixa de Gaza, três tiveram problemas no paraquedas e caíram…

12 horas ago