Itália pede informações sobre presídios para analisar extradição de Pizzolato

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O Ministério Público da Itália pediu que o governo brasileiro esclareça se os presídios do país têm condições de receber o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, caso ele seja extraditado para o Brasil.

Em ofício enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR), o Ministério Público italiano que atua no Tribunal de Apelação de Bolonha pediu que seja indicado o presídio onde Pizzolato poderá cumprir a pena. As autoridades italianas querem saber se as instalações prisionais têm condições de garantir os” direitos fundamentais da pessoa humana”.

Com base no pedido de informações, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o presidente do STF, Joaquim Barbosa, a indicação de um presídio localizado no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e no Distrito Federal.

Condenado a 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato na Ação Penal 470, Henrique Pizzolato estava foragido desde novembro de 2013 e foi preso em fevereiro, em Maranello, na Itália.

O pedido de extradição foi elaborado pela PGR e entregue ao governo italiano pelo Ministério das Relações Exteriores. No entendimento da procuradoria, mesmo tendo cidadania italiana, Pizzolato pode ser extraditado para o Brasil.

“O tratado de extradição firmado em 1989 entre Brasil e Itália não veda totalmente a extradição de italianos para o Brasil, uma vez que cria apenas uma hipótese de recusa facultativa da entrega. O Código Penal, o Código de Processo Penal e a Constituição italiana admitem a extradição de nacionais, desde que expressamente prevista nas convenções internacionais”, diz a PGR.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. KKKK

    Sacanagem dos italianos hehehe. Vão fazer mais ou menos a mesma coisa que o Brasil fez quando negou a extradição de Battisti. Vão dizer que o sistema prisional brasileiro, que é, na média, uma sucursal do inferno na Terra, não tem condições de garantir os” direitos fundamentais da pessoa humana” de Pizzolato.

    Nessa hora, o Brasil vai querer indicar um presídio “padrão FIFA”. Combina com tempos de Copa do Mundo rsrs.

  2. Nocaute técnico!

    Um dos piores sistemas prisionais do mundo e um sistema judiciário que confunde legalidade com legitimidade. Merece uma dupla repercussão – OEA e Itália. Fala Pizzolato!

  3. Os italianos precisam atentar

    Os italianos precisam atentar mais para o que vem acontecendo com alguns réus do mensalão, sobretudo como aconteceu esse malfadado julgamento para, enfim, concluir que Pizolato, homem inteligente e capaz, poderá, inclusive servir ao governo italiano, como italiano que também o é. E deve saber que não à toa já alguns réus entraram com recursos no Tribunal Interameriano de Direitos Humanos com chances de ganharem essa peleja. 

    Eu torço todos os dias pra que Pizzolato permaneça na Itália e seja muito feliz com sua família ficando por lá mesmo, nem que seja na cadeia de lá.

  4. primeiro o ato vergonhoso da condenação sem provas…

    agora a obrigação de expor ao mundo o horror das nossas prisões……………..

     

    acredito que a justiça italiana vai ficar com a certeza de que nosso judiciário é dado ao deboche com humanos

  5. justiça internacional…

    se não desmascarar por esse lado, a tônica será tratamento desigual……………..

    já estão com fotos de todo o inferno que é nosso sistema de recuperação social

  6. É evidente que a justiça

    É evidente que a justiça italiana não vai extraditar o Pizzolato.

    Réus brasileiros estão entrando com recurso no tribunal da OEA porque seus direitos humanos foram desrespeitados. Os presos políticos petistas estão sendo perseguidos contra todas as leis brasileiras e contra o direito internacional, em um ato inegável de arbítrio.

    Pizzolato foi condenado sem provas, mesmo apresentando provas de sua inocẽncia. Uma mesma pessoa foi investigador/promotor/juiz e carrasco, além de estar movido claramente por sentimentos de vingança. Esse mesmo carrasco escondeu provas da nocencia de Pizzolato.

    O arbítrio e o descalabro são impressionantes.

    A justiça italiana está é juntando os fatos para sustentar sua decisão em relação à não extradição.

    Eles não estão querendo saber das condições nas prisões brasileiras, estão é investigando a perseguição pessoal e as ilegalidades contra o Zé Dirceu, que é um preso político sob perseguição pessoal do Barbosa. A questão das penitenciárias é desculpa.

    O judiciário brasileiro vai sair completamente desmoralizado nessa história e o pior de tudo é que com toda a razão.

    O Barbosa está conseguindo manchar internacionalmente o nome do Brasil. E nós merecemos a má fama que ficará, por deixarmos um absurdo desses acontecer.

    1. O pelego-mór do blog desejando freneticamente….

      … a impunidade do LADRÃO Pizzolato, condenado por peculato e corrupção passiva pelo STF enquanto propineiro que liberou dinheiro para a DNA Propaganda, o que faz baseado em mentiras. Sem falar que ele foi condenado como branqueador de capitais também.

      O que o retardado acima não explica, como deixa claro a foto que ostenta em seu perfil, típica de retardado, é que a Itália está enveredando pelo mesmo caminho que enveredou o governo que o pelego-mór do blog defende, quando negou a extradição de Battisti baseado, principalmente, na alegação de que os italianos não tinham condições de garantir os direitos huamnos do extraditando.

      Os italianos não vão se preocupar em analisar um processo gigantesco como o mensalão por causa de um propineiro desclassificado como o salteador Pizzolato, que até falsário restou comprovado que é.

      Se não extraditarem, o que podem vir a fazer, tranquilamente, será por causa disso, da situação dos presídios brasileiros e pelo fato do Brasil não ter extraditado Battisti.

      O resto é delírio do pelego-mór do blog, o qual, por meio de mentiras, encarna obedientemente o papel de cheerleader fogosa de um ladrão safado como Pizzolato, propineiro comprovado e condenado pelo STF.

       

       

       

      1. Para debater com um desqualificado

        Para debater com um desqualificado como esse tal de Argolo, só sendo retardado mesmo. Mas é que ele foi tão boçal em suas colocações que, não podendo oferecer-lhe o troféu de estultice que merece, sinto-me compelido a pelo menos citar o seu feito neste tópico.

        O indivíduo defende que a sentença é correta usando a própria sentença para isso, em um primor de enrolação falaciosa digna de um chicaneiro de longa data, fã do chicaneiro-mor do STF.

        Os argumentos dele são que a condenação é justa porque o Pizzolato é um condenado, citando a própria condenação como justificativa para ela mesma.

        Mentiroso, diz que Pizzolato liberou dinheiro para a DNA Propaganda, quando há provas documentais que o cargo dele no Banco do Brasil não permitia realizar tal liberação.

        Ele também me chama de pelego por que eu defendo o projeto político do PT, mas pelo mesmo conceito ele também é um pelego. Pelego do Joaquim barbosa, a quem defende e de quem puxa o saco descaradamente neste blog.

        Aliás é essa sua jogada, defender a decisão judicial com grosseria e arrogância insidiosamente planejadas, a exemplo do que faz o próprio JB, para puxar o saco do judiciário. Age como o advogado de porta de cadeia defendendo um cliente que sabe ser culpado, usando a técnica da verborragia de falácias, pra tentar convencer aqueles mais incautos.

        Mas apesar das carteiradas de verborragia jurídica com que tenta esconder o Sol com a peneira, ele não pode esconder fatos gritantes que todos estão vendo. O uso de pesos e medidas diferentes que remeteu o parlamentar Azeredo para a justiça comum enquanto Pizzolato, que nunca foi parlamentar foi julgado no STF com a ridícula desculpa do “foro privilegiado” que ele nunca teve. O próprio julgamento no STF feito sob medida para negar aos réus o direito de recorrer. As provas de defesa escondidas pelo BArbosa, a desconsideração das provas de defesa apresentadas pelo Pizzolato, a absoluta ausência de provas contra ele, o cronograma cuidadosamente planejado para influenciar as eleições de 2012 e os absurdos retóricos usados para defender todo esse arbítrio.

        Argumentos como alegar como prova manchetes sem a menor comprovação, justificar a condenação usando a própria condenação e ficar xingando feito um cão hidrófobo como esse ordinário do Argolo faz.

        Parabéns para ele, sua puxação de saco do supremo circo está bem de acordo com as palhaçadas perpetradas por aquela troupe.

      2. Pelegos unidos jamais serão

        Pelegos unidos jamais serão vencidos.

        O pelego mor vai te chamar de:

        1- Troll, que no dicionário esquerdista significa quem  critica o PT.

        2- Tucano, será acusado de receber por comentar, ou seja julga os outros por ele mesmo.

        3- Mais alguns ad hominen para desviar do assunto.

        4- Leitor da veja, vai te acusar de ignorância sobre o assunto, pq não aceita alguém ter criticas autenticas sobre o governo.

        Foto real do Ruy.personagem Capachão da tv colosso.

         

  7. Ah a italianada tirando onda

    Ah a italianada tirando onda pra cima da gente mas dessa vez se lascaram. Anota aí MP Italiano: Na Papuda, cada preso ( JD, por exemplo ) tem a sua inteira disposição, 6 promotoras, um juiz e … o presidente do STF/CNJ… oito servidores públicos que não fazem nada além de ficar cuidando do preso 24h/dia. Além disso, essa turma monitora a área que inclui, até o Palácio do Planalto. O preso tem direito a celular e podólogo, toma café com leite com DUAS frutas ( combina que é uma maravilha ) . Um outro tem até vaga no estacionamento e motorista. Temos um que até paga aluguel para cumprir prisão domiciliar fora do domícilio e que tem, a sua disposição, uma equipe médica da UNB que conseguiu curá-lo de uma cardiopatia gravíssima. Melhor do que isso, não existe. Vai ver foi por isso que  nossos magistrados insistiram tanto para que os condenados ANTES do trânsito em julgado fossem logo cumprindo pena. O negócio é tão bom que preso condenado a cumprir pena em regime semiaberto, fica no fechado. Misericórdia! Qta vergonha a gente ainda vai ter que passar por conta desse julgamento… O lado bom disso tudo é que a gente ficou sabendo que o Canotilho e o Roxin não tem nada de ilustres, caso fossem mesmo alguma coisa, o mundo já saberia da cilada que foi armada para os réus nesse julgamento e nem fariam perguntas.

  8. Lamentavelmente

    O Pizzolato acho seja inocente da AP 470, assim como o restante das pessoas, que apenas receberam doações de empresas e repassaram como caixa 2 para partidos políticos.

    O caso Pizzolato torna-se específico pela sua fuga com cheiro de culpa, pela adulteração de documentos, pelo seu patrimônio incompatível, pela sus esperteza ao planejar isso desde 2006, e etc.

    Sozinho, já tem motivos demais para ficar na cadeia. No restante, fico aqui com a luta do punho em alto, lavando a roupa suja em casa. É o povo, numa grande mobilização e abaixo assinado que deve pressionar o congresso e este sim, tirar do judiciário o poder usurpado dos cuidadões.

  9. presidio e pizzollato

    Pois é! Querem a todo custo transformar o julgamento do mensalão em julgamento politico; tese que não comporta nem em cabeça de criança quanto mais em cabeça de jurista.

    Acredito que o “auê” dos Advogados em procurar o Tribunal Internacional para tentar dar uma conotação politica ao caso, e tentar rever uma decisão da Suprema Corte Brasileira, sem qualquer justificativa plausivel,  mostra um grave desrespeito  a nossaRepública; até porque o STF seguiu as regras expressas na Constituição Federal e nenhum Tribunal Internacional pode interferir na Soberania de outro País. Vejo tudo isso… como mais um “tiro no pé”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador