Janot amplia Lava Jato dividindo inquérito-mãe em 3 eixos: PT, PMDB e PP

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O procurador-geral da República Rodrigo Janot quer ampliar a Lava Jato dividindo o inquérito-mãe em três partes: um para PT, outro para PMDB e, o terceiro, para o PP. A ideia é que o esquema de corrupção na Petrobras tinha “subesquemas” nas diretorias sob influência de cada um dos partidos, que podem ser aprofundados se ocorrer essa divisão em três eixos principais.

Segundo revelado pela operação, o PP atuava para desviar valores na Diretoria de Abastecimento. O PT teria atuação em contratos da Diretoria de Serviços, enquanto o PMDB focava na Diretoria Internacional.

Para Janot, o PMDB fazia uma divisão interna entre a bancada do Senado e da Câmara. “Estes dois grupos, embora vinculados ao mesmo partido, ao que parece, atuam de forma autônoma, tanto em relação às indicações políticas para compor cargos relevantes no governo quanto na destinaçăo de propina arrecadada a partir dos negócios escusos”, diz Janot no inquérito, considerando que os recursos serviram tanto para financiar campanha políticas quanto pare enriquecimento pessoal.

No caso do PT, o procurador avalia que os crimes tinham o objetivo de irrigar o caixa de campanha do partido, com cobrança de propina para “doações oficiais ao Diretório Nacional, que, posteriormente, fazia os repasses de acordo com a conviência da organização criminosa. Esse projeto de poder fica evidente em diversos relatores de colaboradores”, comentou.

Para que seja atendido, o pedido deve ser analisado pelo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, ministro Teori Zavascki. Ele tem indicado que cabe à PGR, titular do inquérito, decidir como faz a investigação, cabendo ao STF apenas verificar se os trâmites estão de acordo com a lei.

O chamado inquérito-mãe da Lava Jato tem oficialmente 39 investigados – a maioria do PP –  e há um pedido feito em maio deste ano pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para inclusão de mais 30 nomes principalmente ligados ao PT e ao PMDB, entre eles o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com informações do G1

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Para Janot, o PMDB fazia uma

    “Para Janot, o PMDB fazia uma divisão interna entre a bancada do Senado e da Câmara. “Estes dois grupos, embora vinculados ao mesmo partido, ao que parece, atuam de forma autônoma, tanto em relação às indicações políticas para compor cargos relevantes no governo quanto na destinaçăo de propina arrecadada a partir dos negócios escusos”, diz Janot no inquérito, considerando que os recursos serviram tanto para financiar campanha políticas quanto pare enriquecimento pessoal”:

    Mostrem me UM petista rico -nem mencione “aas custas de propinas”.

    So um.

    Somente 01.

  2. Deixa eu ver se entendi direito: o Janot considera como propinas as “doações oficiais”!?

    É evidente que o financiamento empresarial de eleições não é de graça. O cartel de empreiteiras financiava campanhas eleitorais para garantir políticas favoráveis por parte dos governos. Da mesma forma que os bancos financiam candidaturas para manter a dívida pública com juros altos e não auditada, entre outras políticas favoráveis.

    Fica a pergunta: e as “doações oficiais” aos outros partidos? 95% do dinheiro oficial que circulava nas eleições vinha de empresas. Por que considerar que doações oficiais, dentro da lei, passadas ao PT, tinham caráter de propina, e dos outros partidos não?

    E o teor político da acusação, que fala em “projeto de poder”?

    Por acaso, se havia tal esquema, não incluía deputados federais e estaduais, senadores, governadores, prefeitos e vereadores? Não incluía empresas de comunicação que recebem propaganda oficial e anúncios de bancos e empresas, e orientam o noticiário a favor ou contra certos grupos políticos?

    Essa “investigação” partidarizada obteve informações importantes, que estão sendo jogadas na lata do lixo em nome da mesma coisa de que acusam os petistas: “um projeto de poder”, só que agora neoliberal, conservador e entreguista, ao invés de socialdemocrático.

    Mas não é nada que não fosse dito por cientistas sociais há muito tempo: que o financiamento eleitoral por empresas era um mecanismo de captura do poder político por cartéis empresariais de grande porte. Há até evidência quantitativa muito forte que sustenta essa tese. Mas isso é algo que operava em TODOS os partidos (exceto a oposição de esquerda). Inclusive a oposição de direita, que estava excluída do Executivo Federal, mas ainda presente em muitos Estados, Prefeituras e Legislativos em todos os níveis, além de conexões fortíssimas no sistema de justiça e na mídia privada.

    O irônico disso tudo é que a “Lava Jato” vai acabar sendo uma investigação de corrupção que levará ao fim das investigações de corrupção, mergulhando o país num estado de exceção e coroando os principais suspeitos como uma nova junta de chefes supremos do país.

  3. estratégia

    Isso é para “diferenciar” políticos  “do mal” e “do bem” ( leia-se “PT” e “todos os outros”).

    Como no mensalão: tem o do PT e tem o do PSDB

    O do PT foi julgado “à vista”, o do PSDB está no “fiado”.

     

    A Lava-jato do PT vai se rrápida — até porque Moro já julgou eles na mídia.

    A Lava-jato “dos outros” vai empacar — já empacou, aliás, porque Moro não quer que Odebrecht delate Serra, Temer e companhia.

     

  4. janot, posso ajudar

    Janot, os teus cabelos não negam…a influencia dos senadores do tio sam pintados de brancos, não se ca#$@ de medo para aplicar qualquer lei adaptada aos trópicos para condenar o eterno Presidente Lula.

    Já anteriormente e na maior cara de pau uma lei do domínio do fato, tropicalizada pelo Barbosa permitiu avançar no “direito que eu quero”, agora dê mais um passo no ordenamento jurídico tabajara com a minha sugestão construtiva.

    Veja Janot, se a Igreja Católica inclui entre os pecados a serem declarados nas confissões os de pensamento, mesmo que não praticados e com a pena de alguns Pai Nosso para ter o perdão, aos teus motivos pessoais pode acrescentar este de maior peso politico e base teológica.

    Ora Janot, se todo mundo bebeu o domínio do fato com ajuda do óleo de rícino agora é muito mais fácil invocar as leis da doutrina Católica para justificar os teus atos, acredito que neste momento de fragilidade das braguilhas até o pastor Feliciano e o seu rebanho vão te apoiar.

  5. se já pegaram o país atolado em corrupção…

    como podem deixar o PSDB fora dessa?

    considerando que para um país se atolar em corrupção tem que haver movimento anterior de todos

    1. Deixa de ser ingênuo,

      Deixa de ser ingênuo, peregrino. Não é como podem? Fizeram essa calhordice toda para que o Psdb continue se locupletando. E dividindo o butim com juizes salvadores da pátria, procuradores corruptos e imprensa golpista. Os bancos e a venda do pré sal garantem  as comissões nos paraísos fiscais. Dinheiro que jamais será encontrado pelo NSA americana que municiou o golpe.

      Chega de hipocrisia. A verdade é essa pura e simples.Pro inferno com todos esses filhos da puta, ladrões e traidores do Brasil. Inclusive a parcela da população que é cúmplice disso tudo. 

  6. Esqueceu do PSDB outra vez. É outro que está com Alzheimer

    Eles (Moro, Janot, Globo a PF e o STF) partiram para a gozação. 

    Era melhor ter dito: PSDB só com a licença de FHC

  7. O psdb, como todos sabem,

    O psdb, como todos sabem, arrecada dinheiro em quermesses realizadas em Higienópolis, Moema, Jardim Europa, e demais bairros nobres das cidades brasileiras.

  8. Deixe-me entender,

    Deixe-me entender,  procurador ordinário e corrupto (definição de corrupto segundo o dicionário:  aquele que age desonestamente, em benefício próprio ou de outrem, especialmente nas instituições públicas, lesando a nação, o patrimônio público etc. – que ou aquele que age de maneira indefensável) . PP e Pmdb serão absolvidos e pela Teoria do Dominio do Fato somente o  PT será penalizado. E olha a corrupção aí: cadê os 10 milhões que o do Psdb recebeu para abafar a CPI da Petrobrás? Cadê os milhões que o PSB, do ladrão e traira Eduardo Campos e o Fernando Bezerra receberam do roubo da Petrobrás?  

    Como um homem como Janot e seus moleques traidores da pátria encaram sua família? Sou canalha, ladrão, desprezo a Justiça mas tenho dinheiro na Suiça? É assim, Janot?

    1. Simples

      Eles se acham superiores e qe possuem o direito de fazer isso.

      Os da família devem estar aplaudindo.

      Afinal, para que deixar dinheiro para uma população tão imbecil? Um pessoal sem educação, que só quer viver sem trabalhar?

      Grande parte da população pensa o mesmo, só não tem oportunidade.

      São os que pensam primeiro em si mesmos.

      Pode achar vários deles no trãnsito, tentando ir ao seu destino sem se importar com os outros ao redor.

  9. Com base nisso, hoje Agripino

    Com base nisso, hoje Agripino Maia estava na Band de Natal colocando as palavras de Janot para dizer que o DEM é o único partido que tem mais credibilidade, que tem o prefeito da terceira cidade brasileira e mais qualificado, como tem sido ACM Neto em Salvador, por suas obras, e lá via fumaça. 

    De fato, o DEM não sai de sua pose. Pouco importa aquela esculhambação que se deu no DF, com a turma colocando dinehiro nas meias, na cueca, nas bolsas, fato que parece ter morrido e enterrado, como se o povo fosse todo ele desmemoriado. E o que mais existe em Natal, terra do probo, são denúncias contra os idicados por ele, como a Micarla, ex-prefeita, com prisão decretada, e Rosalba Ciarlini, que tá até o gogó implicada com a OAS na obra da Arena das Dunas, embora já esteja discrusando em palanques como próxima prefeita de Mossoró, cidade mais destacada do RN. Onde estiver Rosalba, com toda certeza estará em maior grandeza seu parceiro Agripino. O que falta pra esse pulha ser denunciado como tantos do seu próprio partido, sem contar dos outros aos quais ele se prega como um parasita para se locupletar de alguma forma, é o que ainda não compreendi. Acho, porém, que se Henrque alves anda meio frito, a chance dele poderá estar perto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador