Janot diz que Gilmar faz “disenteria verbal” e tem mente “ociosa” e dada ao “desvaneio”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Irritado com as manifestações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que acusou a Procuradoria-Geral da República de vazar à imprensa parte dos nomes dos delatados pela Odebrecht, Rodrigo Janot disse que é “uma mentira que beira a irresponsabilidade” e, sem citar o nome, chamou o ministro de “mentes ociosas e dadas a devaneios” e de sofrer “disenteria verbal”.
 
“Apesar da imputação expressa de até ao Supremo Tribunal Federal, não vi uma só palavra de quem teve uma desinteria verbal a se pronunciar sobre essa imputação ao Congresso, ao Palácio do Planalto e até, como diz a matéria, ao Supremo Tribunal Federal. Só posso atribuir tal ideia a mentes ociosas e dadas a devaneios, mas, infelizmente, com meios para distorcer fatos e desvirtuar instrumentos legítimos de comunicação institucional”, afirmou.
 
Foi um dos discursos mais fortes do procurador-geral contra críticas à Operação Lava Jato, aos investigadores e procuradores da República. Janot respondeu às falas do ministro de que procuradores da força-tarefa do Paraná teriam convocado uma entrevista coletiva em off, na última semana, para passar os nomes dos políticos suspeitos de receber propina da Odebrecht.
 
A informação foi confirmada pela ombudswoman da Folha de São Paulo, Paula Cesarino Costa, que revelou em sua coluna, do dia 19 de março, a realização de um tipo de reunião em sigilo para os investigadores fornecerem à grande imprensa informações protegidas por segredo de Justiça.
 
Com as revelações, Gilmar acusou a PGR pelos vazamentos e mencionou o risco da possibilidade de anulação de provas, decorrentes de vazamentos ilegais. Ainda, cobrou que a Procuradoria deve explicações ao Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Irritado, Janot hoje rebateu: “Repudiamos a relação promíscua com a imprensa seja nacional, seja internacional”. O procurador-geral da República ainda afirmou que “alguns” buscam “projeção mental” e querem tentar “novelar a todos à sua decrepitude moral”.
 
“Em projeção mental, alguns tentam nivelar a todos à sua decrepitude moral, e para isso acusam-nos de condutas que lhes são próprias, socorrendo-se não raras vezes da aparente intangibilidade proporcionada pela eventual posição que ocupa na estrutura do Estado”, disse Janot.
 
“Não quero deter-me no fato específico, mas não posso deixar de repudiar com toda veemência a aleivosia que tem sido disseminada para o público nos últimos dias: é uma mentira, que beira a irresponsabilidade, afirmar que realizamos, na Procuradoria-Geral da República, coletiva em off de imprensa para vazar nomes da Odebrecht”, insistiu.
 
As falas do procurador ocorreram durante evento da procuradoria sobre as eleições de 2016. “Quanto a esse fato em particular posso afirmar que vários dos jornalistas aqui presentes são testemunhas deste fato. Testemunhas oculares desta mentira, desta aleivosia que foi lançada por um meio de comunicação, irresponsavelmente por um meio de comunicação”, completou.
 
“Refutei pessoalmente este fato para os próprios representantes do veículo de comunicação, e vou me furtar a dizer aqui o nome, eram três representantes deste veículo de comunicação que publicou essa matéria inverídica”, finalizou, ao fazer referência a um encontro do o editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, o secretário de Redação Roberto Dias e o diretor da sucursal de Brasília, Leandro Colon, que estiveram com Janot nesta segunda (20).
 
Assine
 
Ouça o áudio de Janot criticando Gilmar:
 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como não consegue rebater diz

    Como não consegue rebater diz esse monte de baboseiras.

    Volto ao tema  e não me canso de perguntar.

    Onde Dilma estava com a cabeça ao indicar o sujeito desses à PGR, hoje dos cargos mais importantes do País ?

    Será que ela também é parte do Golpe ? Ela estava macomunada também ?

    Onde está o Senado com a cabeça ao manter um cidadão deste nível em cargo tão importante ?

    Nem nível acadêmico ele tem.

     

  2. ideia

    uma iedeia para que nos livremos mais rápido desse derrame de merda:

    voltar ao duelo legal. uma mexidinha na legislação, coisa fácil no chiqueiro apelidado de congresso.

    duelo “à outrance” em cadeia nacional.

  3. Dançando um “pas de deux”

    Olha, so, Janot que apoiou Sergio Moro nos vazamentos da conversa da presidente Dilma com Lula, falando de Gigi! Os dois estão na mesma canoa. O sujo falando do mal-lavado. Tudo bem, Gilmar merece tudo o que disse Janot, mas com que moral ele aponta tantos dedos ao outro… Teria moral se não tivesse deixado seu pessoal vazar toda a operação Lava Jato para a imprensa, e soh a parte que interessava à força-tarefa. Teria moral se tivesse ha muito tempo denunciado ao Supremo Aécio com um dossiê robusto. E tantos outros que dormem em suas gavetas. Não sendo petista, não vem ao caso. Teria moral se não tivesse participado de um golpe de Estado Institucional. Mas escolheu seu lado. E ele não parece ser o mais ética nessa historia toda.

  4. pior que acredito

    Destes agentes públicos , mauricinhos, marajás da República, espero tudo menos justiça. Para mim gilmar tem razão para atribuir vazamentos coonestados ou executados no seio do mpf-pgr. janot fala com cátedra sobre diarreia mental de seu  supremo opositor. Falta a eles definir a paternidade desta desatrada operação que fulmina nossa segurança alimentar, errando até na denominação. Não temos carne fraca,  temos polícia fraca que se corrompe por 10 minuyos de fama na globo e se lixa para toda a sociedade brasileira. Senadora Katia Abreu está coberta de razão, agentes da pf cometeram crime lesa-pátria

    1. os dois….

      Mais um ato da nossa Guerra Civil. Não acreditam? Por que ainda não viram sangue? Não viram corpos? Falta pouco, muito pouco. A guerra já estava nas ruas desde a útimas eleições presidenciais. Nós povo, bovinamente sem perceber nada. Sabemos mais dos eliminados da Fazenda ou do BBB. Ou a última contrratação do time. Está mais próximo do nosso poder decisório. Não tem voto obrigatório, nem urna eletrônica. Somos o país, onde o Prefeito de um dos maiores Orçamentos do planeta, maior que os de mutio países da América ou do mundo, decide,  se preocupa e tem o poder de vida ou morte sobre poda de árvores na porta da sua casa. Não é mesmo Dória?! Não mandamos na poda do galho da árvore na porta da nossa casa. E acreditamos que mandamos nos rumos do Brasil. A Guerra Civil corre solta na Casa Grande. Na senzala, ouvimos somewnte os tiros e rumores. (P.S. Ainda não temos tamanho poder decisório, mas às ruas, enterremos esta carcaça de comando do país, que de tão podre ninguém suporta mais o mal cheiro)

  5. Levantando o Ibope do Gilmar

    Janot age igual que o PSol contra Bolsonaro. Cospem na cara e ele aumenta a % de eleitores.

    O Congresso deve estar adorando o Gilmar para Presidente biônico

  6. comeram toda a carne podre do mundo?

    Suponha eu que vazamento era coisa de passar informação sem passar a informação, mal sabia que era disenteria, enfim a origem da merda está onde suspeitávamos.

    A disenteria do menino moro do estado agrícola do sul e seus beatos de bíblia de sovaco tem qual consistência?

  7. Eita bordel.

    Jant e Gilmar vocês dois estão na sarjeta, o lugar natural e adequado a você dois. Heheheheh…porteiros de bordel.

  8. Mais um jogo de cena da dupla de políticos histriônicos sem voto

    Os jornalistas independentes e  progressistas, assim como os leitores destes não devem se distrair e perder tempo com as discussões barraqueiras etreladas por Rodrigo Janot e Gilmar Mendes. Política e ideològicamente eles estão do mesmo lado, são agentes políticos do mesmo partido (o PSDB), defendem as mesmas castas – tanto sociais como políticas, representam e defendem os mesmos interesses (de classe e econômicos).

    Assim como no episódio em que os dois brigavam para que Aécio Cunha não fosse investigado e denunciado (tanto assim que um dos processos contra o senador tucano prescreveu), agora eles fingem brigar em público, usando os veículos do PIG/PPV como palco. A diarréia verbal de Rodrigo Janot contra Gilmar Mendes e deste contra o primeiro é puro jogo de cena, para desviar as atenções dos incautos daquilo que realmente é importante: a revogação da CLT na Câmara Federal, tirar a atenção da m@#$% feita pela PF, pelo MPF e pelo PJ na chamada operação “Carne Fraca”, lançar uma cortina de fumaça sobre as tramas urdidas nos camarins do golpe, para salvar os aliados e amigos políticos, assim como toda a trama golpista.

    E mais importante: o jogo de cenar visa desarmar os jornalistas e cidadãos críticos quanto às manobras engendradas para seqüestrar judicialmente prender o Ex-Presidente Lula, antes do dia 3 de maio, quando uma multidão deve tomar Curitiba em defesa desse grande estadista. Sérgio moro e outros soldados, capitães e coronéis do golpe em solo tupiniquim (os generais estão nos EEUU) estão ‘piscando’ e com o c* e a  brocha na mão. O seqüestro judicial de Eduardo Guimarães é prenúncio inequívoco dessa trama criminosa; os arrivistas do MPF e da PF, sem querer, já admitiram isso.

  9. Nesse briga de Gilmar Mendes

    Nesse briga de Gilmar Mendes X Janot, já sei para quem vou torcer.

    Vou torcer pelo capeta para destruir os dois.

    Depois peço perdão a Deus pelos meus pecados. Como Deus é longânimo, tenho certeza que vai me perdoar.

  10. Mais uma esparrela?

    Nassif, você já tinha matado essa da última vez.

     

    Será que a briga é de verdade agora? Acham mesmo que o Janot vai pra cima do PSDB e por isso Gilmar, Reinaldo e Cia estão se esgoelando?

     

    Da última vez ficaram ‘brigando’, um levantando a bola pro outro e no fim sentaram os dois em cima da lista comprometedora contra os tucanos.

     

    Agora vai, agora vai… Agora vai? Espero sentado.

  11. Lavou minha alma a jato!

    Tem muita coisa que eu não concordo com você, Janot!

    Esse dois pesos e duas medidas, é escandaloso…

    Chamar de caixa dois, vinte e três milhões do careca, na Suíça – é uma aberração!

    E a prescrição do Mineirinho, fica parecendo causos de compadres…

    E o Mensalão do PSDB, vai pelo mesmo caminho…

    Agora, isso que você falou, “disenteria verbal”, lavou minha alma, e a jato!

  12. O Acordo está difícil. Janot

    O Acordo está difícil. Janot quer salvar somente o mineirinho e os outroas asseclas do PSDB. Gilmar quer salvar todos os golpistas e transformá-los em herói nacional.

  13. Esse áudio bem feito deixa

    Esse áudio bem feito deixa claro que é jogo de cena barato da putaiada golpista visando mais golpes dentro do golpe.

  14. Como diria o Arkx…

    “Estamos num momento muito favorável. A Carne Fraca dividiu ainda mais a plutocracia. Estão batendo cabeça, já não tem comando central, estão sem orientação externa definida, os planos não saíram conforme o esperado, a resistência foi muito mais do que supunham e Lula foi consagrado neste final de semana no sertão com as águas transladadas do rio São Francisco.

    É preciso usar a conjuntura favorável e deflagrar a contra-ofensiva.” – Arkx

     

    Os Vermes estão se engalfinhando na luta encarniçada por mais poder. Todo reino dividido contra si mesmo será destruído, né, JC?

    No Manifesto Comunista, Marx e Engels escreveram:

    “Essa organização dos proletários em classe, e com isso em partido político, é a todo momento rompida pela concorrência entre os próprios operários. Mas ela ressurge sempre de novo, mais forte, mais sólida, mais poderosa. Ela impõe o reconhecimento de interesses particulares dos operários em forma de lei, à medida que se aproveita das cisões internas da burguesia. É o caso da lei da jornada de dez horas, na Inglaterra”

    A carne está fraca mas nós precisamos fortalecer nossos espíritos para acabar com a opressão, poupando, é claro, os opressores.

  15. A coletiva em off dos Procuradores é cova rasa

    Se querem apurar essa coletiva em off dos Procuradores Federais para vazar seletivamente nomes citados no Operação Lava jato é verdadeira, basta conduzir coercitivamente a Ombusdwoman da Folha de Sampa, Paula Cesarino Costa. Se conduziram o Eduardo Guimarães, porque não fazem isso com a Ombudswoman?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador