Janot manifesta-se pela condenação de Eduardo Azeredo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou nesta sexta-feira, dia 7, as alegações finais à Ação Penal 536, conhecida como mensalão tucano, onde sustenta que Eduardo Azeredo, do PSDB, “participou decisivamente nos crimes de desvio de recursos e lavagem de dinheiro para sua campanha eleitoral”, sugerindo pena de 22 anos de reclusão e 623 dias-multa, no valor unitário de cinco salários mínimos. As alegações foram enviadas ao relator no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Roberto Barroso.

De acordo com as alegações, Janot manifesta-se pela condenação do deputado federal Eduardo Brandão de Azeredo, “acusado de praticar continuadamente os crimes de peculato e lavagem de dinheiro”.

A defesa do tucano Eduardo Azeredo alega ser ele “isento de toda e qualquer responsabilidade na condução financeira da sua campanha eleitoral, gerenciada por terceiros”. Mas o PGR demonstra, em seu parecer, que “tanto o desvio de recursos públicos do estado de Minas Gerais quanto a lavagem desses capitais tiveram participação direta, efetiva, intensa e decisiva de Eduardo de Azeredo, que, além de beneficiário dos delitos cometidos, também teve papel preponderante em sua prática.”

Rodrigo Janot declara que “há elementos probatórios absolutamente suficientes para afirmar com a segurança devida que Eduardo Brandão de Azeredo participou decisivamente da operação que culminou no desvio de R$3,5 milhões, aproximadamente, R$9,3 milhões em valores atuais.” 

Para o PGR,  há uma “complexa engenharia financeira utilizada para desvio de recursos públicos, demonstrando um prévio ajuste entre os envolvidos.” De acordo com a denúncia, oferecida em novembro de 2007, “Eduardo Azeredo, com o objetivo de financiar sua campanha para reeleição ao governo mineiro em 1998, e com o auxílio de outros denunciados, montou um esquema de desvio de recursos públicos do estado de Minas Gerais“.

Segundo a denúncia, foram utilizados recursos dos caixas da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), da Comig (Companhia Mineradora de Minas Gerais) e do Grupo Financeiro do Bemge (Banco do Estado de Minas Gerais).  As verbas públicas eram liberadas em favor da empresa de comunicação SMP&B e eram feitos “complexos esforços para os recursos desviados serem destinados, em espécie, à campanha de Eduardo Azeredo”.

É destacado, ainda, pelo PGR,  o grau de sofisticação do crime de lavagem de dinheiro.  Para isso foram utilizados recursos dos caixas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig) e do Grupo Financeiro Banco do Estado de Minas Gerais (BEMGE). De acordo com a manifestação, as verbas públicas eram liberadas em favor da empresa de comunicação SMP&B e eram empreendidos complexos esforços para os recursos desviados serem destinados, em espécie, à campanha de Eduardo Azeredo. “O branqueamento foi executado com bastante sofisticação. A simulação de empréstimos e a composição da instância de layering mediante envolvimento de contas bancárias e de agência de publicidade revelam substancial incremento de gravidade do crime”, argumentou. 

“Ao desviar recursos públicos, Eduardo Azeredo pretendeu, ao fim e ao cabo, praticar mais um episódio de subversão do sistema político-eleitoral, ferindo gravemente a paridade de armas no financiamento das despesas entre os candidatos, usando a máquina administrativa em seu favor de forma criminosa e causando um desequilíbrio econômico-financeiro entre os demais concorrentes ao cargo de governador de Minas Gerais em 1998”, concluiu. 

Sugestão de pena

Conforme o comunicado, para dosimetria da pena sugerida a Eduardo Azeredo pelos crimes continuados de peculato e de lavagem de dinheiro, a Procuradoria Geral da República fez uso do método trifásico para chegar aos 22 anos de reclusão e ao pagamento de 623 dias-multa. 
 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mesmo que ele não tivesse

    Mesmo que ele não tivesse agido diretamente nos crimes cometidos, deveria bastar a teoria do Dominio do Fato. Ou será que ela só vale para os criminosos do PT. Aliás, quero ver se o Barbosão vai colocar este julgament na pauta com a mesma celeridade que praticou em casos envolvendo outros políticos.

  2. Aguardo, ansioso, o

    Aguardo, ansioso, o pronunciamento do Dr. Aécio Neves a respeito desta notícia. O Dr. Aécio é prendado em eletricidade, mais, talvés, ele ouse palpitar sobre isso também.

  3. 22 anos de cadeia??????????

    22 anos de cadeia?????????? Piraram mesmo! Os que mataram a mulher vão pegar 96, né? Enfim… gente, acho que JB não pode julgar o Azeredo, não. Ele não é cria do pai do Azeredo?

    1. E os demais…

      Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig) e do Grupo Financeiro Banco do Estado de Minas Gerais (BEMGE). 

       

      E os gestores dessas instituições? Cadê os nomes dos “facilitadores co-réus” tão réus quanto o “Zeredo”. Quem era o presidente do TRE-MG da época? O Presidente do TCE-MG – a maior piada de MG. Vamos aguardar. Vai ver que nem entraram na fase de instrução do processo.

  4. Vamos esperar pelo andamento

    Vamos esperar pelo andamento do processo p/ depois comemorar (ou não) já que  conhecemos os procedimentos de certos Juizes do STF. Mas que vai dar mt na cara, se nada acontecer, isto vai dar mesmo. Não esquecendo que não temos (graças a Deus) mais o Jô Soares na Procuradoria Geral. Incrível ! mas até já esqueci o inesquecível nome do fulano hahahaha

  5. Mensalão tucano

    Como não vejo mais o “jornalismo” televisivo e auditivo, um passarinho irá me contar se terá repercussão na Globo & Cia.

  6. Aécio era candidato a

    Aécio era candidato a Deputado Federal em 98 e recebeu 110 mil do partido. Ele foi investigado? Não será denunciado? Será que ele sabia?

  7. Existe uma diferença.

    Existe uma diferença grande entre o procurador denunciar e o STF acatar a decisão

    Sei não, em se tratando de pessoas do PSDB envolvidas, sou igual ao ingrato apóstolo Tomé, quero ver para crer.

    Algum ministro pode pedir vistas do processo e ir empurrando com a barriga.

    Não devemos esquecer que essa turma do PSDB, tem vários simpatizantes no STF.

    Sei não, por via das dúvidas vou guardar os meus morteiros 12X1 para soltar no final de todo o processo, quando enfim veremos um tucano depenado e preso.

  8. Ao que tudo indica o

    Ao que tudo indica o Procurador-Geral da Republica JANOT está iniciando o processo de morallização de PGR. Quanto ao STF, acredito que vamos ter que esperar um bom tempo, haja visto as atitude  de alguns ministros ????????????

  9. sofisticação, engenharia, complexos esforços para ocultação…

    sei não

    aparentemente tudo fora do alcance de certas cabeças do stf

     

    acredito que é bem capaz de ser inocentado com elogios

    1. Boi de piranha

      Pois eu prefiro acreditar que ele é um boi de piranha.

      Que significancia tem Eduardo Azeredo no cenário político nacional?

      Nem aqui em Minas se fala dele.

  10. Até agora só vi falar de

    Até agora só vi falar de desvio de dinheiro público, condenação e prisão. E a moça que foi assassinada no hotel em BH. Não merece nenhuma consideração? Não traz nenhuma consternação a jornalistas e leitores?

      1. #SQN

        Somente imbecis e ou safados insistem com esta farsa do caso Celso Daniel. A Polícia Civil do Estado de São Paulo, chefiada há 20 anos pelo PSDB, encerrou duas investigações e concluiu, em ambas, que o assassinato de Celso Daniel foi um crime comum. A polícia mais tucana da face da Terra diz que foi crime comum, mas aí os imbecis e ou safados, imbecis e safados que são, voltam sempre com esta mesma mentira sem vergonha. Esperar o quê de imbecis e de safados que não seja a própria imbecilidade e a safadeza, que utilizam para disfarçar a doentia ignorância?

        1. Diogo, ainda não engoli muito

          Diogo, ainda não engoli muito que o assassinato de Celso Daniel tenha sido um crime comum não. Ele era peça bem importante na eleição que Lula foi eleito. Não sei se um dia saberemos, mas na época me pareceu ter o bico tucano metido nessa misteriosa trama, então não teve ? E depois também teve o assassinato do prefeito de Campinas, Toninho, que também não fiquei sabendo bem cometeu. São assassinatos por máfias, parecem ligadas a transportes, de passageiros e de cargas, Campinas tem muito roubo de cargas.  Houve muitos petistas assassinados, além de sindicalistas, jornalistas, a missionária Doroty Stang, muita coisa jogada debaixo do tapete.  Quantos tucanos ou dems foram assassinados ?

      2. .
        .
        Zanchetta,
        O Celso Daniel

        .

        .

        Zanchetta,

        O Celso Daniel foi assassinado em 18/01/2002, em São Paulo, e quem comanadou as investigações foi a polícia paulista, comandada há 20 anos pelos Tucanos.

        O Lula assumiu a presidencia do Brasil somente em 1/01/2003.

        Aos idiotas que tentam dizer que o PT acobertou a morte do Celso Daniel eu pergunto:

        O Lula tinha alguma influencia sobre a polícia de São Paulo em 2002 ?

        A polícia de São Paulo concluiu o inquérito sobre a morte de Celso Daniel no dia01/04/2002. Segundo o relatório final da polícia, apresentado pelo delegado Armando de Oliveira Costa Filho, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), seis pessoas de uma quadrilha da favela Pantanal cometeram o crime. Entre elas estava um menor de idade, que confessou ter sido o autor dos disparos que atingiram o prefeito. O inquérito policial concluiu que os criminosos seqüestraram Celso Daniel por engano, e que confundiram-no com uma outra pessoa, um comerciante cuja identidade não foi revelada, e que seria o verdadeiro alvo do seqüestro.

        Os integrantes da quadrilha seriam: Rodolfo Rodrigo de Souza Oliveira (“Bozinho”), José Édson da Silva (“Édson”), Itamar Messias Silva dos Santos (“Itamar”), Marcos Roberto Bispo dos Santos (“Marquinhos”), e Elcyd Oliveira Brito (“John”). O líder da quadrilha seria Ivan Rodrigues da Silva, também conhecido como “Monstro”. O local do cativeiro foi escolhido por Édson, que alugou um sítio em juquitiba para essa finalidade. Dois carros foram roubados para a realização do seqüestro: uma Blazer e um Santana. A quadrilha se reuniu no dia 17 de janeiro de 2002 e ficou definido que o seqüestro ocorreria no dia seguinte.

        A família de Celso Daniel, como qualquer família que perde um ente querido, não ficou satisfeita com o resultado do primeiro inquérito policial que disse que o prefeito foi vítima de crime comum, assassinado por engano por uma quadrilha de seqüestradores.

        Porém, alguns integrantes da família do prefeito morto, acreditam na hipótese de crime político. Segundo o irmão de Celso Daniel, João Francisco Daniel, o prefeito morreu porque detinha um dossiê sobre corrupção na Prefeitura. Tal hipótese é fortemente questionada por muitos, uma vez que João Francisco é filiado ao ( PTB ), partido esse fazia oposição a seu irmão e com quem, ele próprio, era rompido pessoal e politicamente.

        A tese que crime político é levantada pelo irmão, que é adversário político.

    1. Talvez os assassinatos

      Talvez os assassinatos cometidos pelos tucanos mereçam um capitulo à parte, porque aquele mandante da Chacina do Unai/MG, o atual prefeito tucano da cidade, o tal de Mânica, ainda não foi julgado pelo assassinato daqueles 4 funcionários públicos do Ministério do Trabalho, que se encaminhavam para sua fazenda para averiguar denúncia de trabalho escravo. Só ai tem 5 assassinatos conhecidos perpetrados por tucanos.

  11. Prezado Nassif
    Apesar de

    Prezado Nassif

    Apesar de desgastada , a exortação ao Ministro Barbosa e a banda sadia d STF :”A Democracia  e o Povo Brasileiro espera que o STF cumpra exemplarmente com o seu dever , assim como cumpriu na ação 476 -Mensalão Petista .”.

  12. Prezado Nasif
    E existe uma

    Prezado Nasif

    E existe uma cidade da venerenda  Minas Gerais  bem conhecida neste imbroglio corrupcional de larga escala :Além Paraíba.

  13. Houve uso de recursos públicos

    Kd os demais réus, deveriam voltar todos, se não me engano são os 80 no total, ao contrário do “mensalão” petista, neste caso houve uso de recursos públicos, as estatais mineiras foram sangradas para irrigar o esquema, há um caminhão de provas da prática de crimes, até um cheque assinado pelo Azeredo. Este processo começou em 2003 mas anda aos trancos e barrancos não se sabe pq não é mesmo Joaquim Barbosa, agora vê se para de viajar e começa a trabalhar, tá bom

    1. Fique tranquilo. Eles não vão

      Fique tranquilo. Eles não vão condenar o Azeredo, simplesmente porque ele não vai aceitar calado. Ele sabe coisa do arco da velha aqui em Minas, desde o assassinato de uma moça que transportava dinheiro para os mensaleiros tucanos até um certo esquema conhecido como Lista de Furnas.

      Aecim tá no bolso dele, além de ter recebido 110 mil em 98, muito provavelmente utilizou o mesmo esquema de financiamento na sua eleição para governador em 2002. Azeredo sabe disso e muito mais.

      Não vê o Roberto Jeferson? Você tem alguma dúvida de que ele nunca será preso? É outro que sabe muito das peripécias tucanas.

  14. As perguntas que não querem

    As perguntas que não querem calar:

    – Quem é o “José Dirceu” do Azeredo ?
    – Quem é o “José Genoíno” do Azeredo ?
    – Quem é o “Delúbio Soares” do Azeredo ?
    – Quem é o “João Paulo Cunha” do Azeredo ?

    Será que o Azeredo fazia tudo sozinho ?

    Se ele fazia tudo sozinho ele é um fenômeno !!!

    Ele batia o escanteio e corria na área para marcar o gol ?

    Eu quero é o nome dos bois !!!

    Das estatais que repassavam dinheiro para o esquema Tucano, uma era Furnas.

    A lista de nomes dos recebedores do dinheiro de Furnas está aqui:

    http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br

     

    A casa caiu...

     

    E agora mané ?!?

     

    Te peguei !!!

     

    1. Nesse contexto, fica bem

      Nesse contexto, fica bem claro que o que os petistas, que os sucederam, queriam era resgatar o poder à dimensão do público, e não tomá-lo de assalto e se perpetuar nele. Tivéssem sido julgados pela ordem cronológica, isso ficaria evidente. Muito espertos os STFs quando foram tomar o lanche, e depois voltaram com essa ideia luminosa, invertendo a ordem dos julgamentos que já estava em curso, punindo drasticamente os que vieram para retomar ao Estado o poder público.

  15. Enquanto esse insignificante

    Enquanto esse insignificante pega 22 anos, os outros 79/80 réus ainda pousam de vestais. O que interessa esse tucano de biquinho curto ? Cadê os mandantes ? E os compradores e vendedores de votos ? 

  16. Quer dizer que os

    Quer dizer que os comerciantes de votos tucanos não o estavam fazendo para se perpetuarem no poder ? Não seria exatamente igual ao que acusaram os petistas, um plano para se perpetuarem no poder ? Se chegaram a comprar votos, até mesmo para mudar a Constituição, para poder reeleger FHC é porque queriam se manter no poder na marra, teriam que ser julgados todos juntos, tal qual foram os petistas, por idênticos fundamentos. Sendo a diferença entre ambos é que o do PT não tinha dinheiro público, e este sim.

  17. Pôxa! Com aquela carrada de

    Pôxa! Com aquela carrada de tucanos mensaleiros, sobrou somente esse mísero 1 (um) triste tucano para ser julgado? E talvez nem chegue a ser julgado. É… pau que dá em Chico nem sempre dá em Francisco. A barra é pesada lá pro lado das Alterosas. De lá só sai o que os tucanos permitem que saia. Um mísero tucaninho depenado… todo roto, capenga e pensar que tudo começou lá em Minas… então, salta um pão de queijo aí, uai!

  18. REGISTRE-SE:
     É  primeira na

    REGISTRE-SE:

     É  primeira na história da humanidade contemporânea e até ancestral,que um procurador da República  determina a dosimetria pra uma pessoa quer ainda nem foi condenada.

       Deveras,tome o rumo que o caso tomar, é um marco MUNDIAL.

  19. VERGONHOSA JUSTIÇA

    Duvido que aconteça alguma coisa com ele, pois a justiça brasileira está caindo de podre e corrupta. Ainda que o prendam e tenham o mesmo rigor que tiveram contra os mensaleiros do governo, a justiça não estaria feita. Porque processos muito mais antigos foram deixados para trás, engavetados e esquecidos. Essa justiça nos enche de vergonha, e joga o nome do Brasil na lama.

    Quem aqui acha que o mensalão tucano, será investigado a fundo, até chegar em sua conexão com a lista de Furnas?

    Um país não pode ver pessoas presas, porque compraram voto de parlamentares no Congresso, enquanto o Sr. Fernando Henrique Cardoso, que tem a prova de seu crime estampada na capa da Folha de São Paulo, ainda esteja solto por aí:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2013/10/stf-supremo-tribunal-federal-vira.html

    O Sr. Joaquim Barbosa e todo o STF envergonharam os brasileiros. Apresentar um episódio execrável desses, como sendo justiça, é um desrespeito à nossa inteligência.

    E para agravar ainda mais, acabaram de dizer, que nós, brasileiros, não podemos ter o mesmo direito dos americanos, europeus, argentinos, venezuelanos, mexicanos, indianos, etc. Esses juízes, que perderam completamente a vergonha, e não tem mais nenhum pudor, anularam a lei do

    VOTO IMPRESSO,

    que dá ao povo o direito de conferir seu próprio voto.

    É gravíssima a situação, pois está provado que nossas urnas eletrônicas são fraudáveis:

    http://www.folhapolitica.org/2013/07/hacker-de-19-anos-revela-como-fraudou.html 

     

    E não apenas isso, o pior é que não há auditoria no TSE. Ou seja, eles enchem a boca para dizer que a eleição é limpa, mas não permitem auditoria alguma sobre o processo eleitoral realizado por eles. É um absurdo que quem realize o processo eleitoral, não receba uma auditoria; e mais ainda, que essa própria instituição, o TSE, venha a julgar as questões levantadas sobre o processo eleitoral.

     Os peritos da UNB fraudaram a urna eletrônica com poucas informações recebidas. Um técnico do TSE que tem todas as informações e códigos fonte do processo, pode fazer o que bem entender. O posicionamento do TSE é de que ele confia nesses técnicos, e nós não temos o direito de questioná-los, nem auditá-los. 

    Onde vamos parar desse jeito?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador