Janot muda explicação sobre impeachment de Dilma ao sabor da conveniência

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Na ação no Supremo que pode anular o impeachment, Janot disse que o processo ocorreu dentro da normalidade constitucional e negou que Eduardo Cunha tenha aceitado o pedido por vingança ou benefício próprio. Já na denúncia contra o “quadrilhão do PMDB”, procurador tratou o impeachment como subproduto de um plano frustrado para frear a Lava Jato
 
Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – O procurador-geral da República Rodrigo Janot deu duas versões muito diferentes para os motivos que levaram à derrubada do governo Dilma Rousseff (PT). A mudança de postura ficou registrada em dois documentos enviados ao Supremo Tribunal Federal no mesmo dia, quinta-feira (14).
 
Primeiro, para posicionar-se contra a anulação do impeachment, Janot disse que o processo se deu dentro da normalidade constitucional, afirmou que as pedaladas fiscais justificavam a condenação da ex-presidenta e garantiu que não houve nenhum “desvio de função” por Eduardo Cunha. O ex-deputado é acusado por Dilma de ter deflagrado o impeachment por vingança e em benefício próprio e de seu grupo político, interessados em escapar da Lava Jato. A narrativa ganhou força após o vazamento de grampo sobre “botar o Michel [Temer]” no poder e “estancar a sangria”.
 
Depois, na denúncia que apresentou ao Supremo contra o chamado “quadrilhão do PMDB”, Janot mudou a narrativa ao sabor da conveniência: disse que o impeachment foi subproduto de um plano frustrado do PMDB do Senado para frear as investigações.
 
“Como não lograram êxito em suas tratativas, em 29.03.2016, o PMDB decidiu deixar formalmente a base do governo e, em 17.04.2016, o pedido de abertura de impeachment da Presidente Dilma Rousseff foi aprovado pela Câmara dos Deputados”, admitiu Janot.
 
Na página 47 da denúncia que também chegou ontem ao Supremo, Janot começou a narrativa: disse que apesar da vitória da chapa Dilma-Temer em 2014, a relação entre PT e PMDB começou a estremecer por causa da Lava Jato, que teve início naquele ano, focada na Petrobras.
 
Ali, o PMDB começou a recear que as investigações atingissem outros órgãos loteados por seus membros. Em 2015, a relação ficou “fortemente abalada” especialmente porque Dilma exonerou Moreira Franco da Aviação Civil sem “prévio ajuste” com Michel Temer.
 
Eduardo Cunha, então, decidiu romper compromisso com o PT e lançar-se candidato a presidente da Câmara. Ganhou. ” Esse episódio marcou uma virada importante no relacionamento entre os integrantes do núcleo político da organização criminosa do “PMDB da Câmara” e do PT.”
 
“Os caciques do PMDB achavam que o governo não estava agindo para barrar a Operação Lava Jato em relação aos ‘aliados’ por que queriam que as investigações prejudicassem os peemedebistas; já os integrantes do PT da organização criminosa desconfiavam que aqueles queriam fazer uma manobra política para afastar a então presidente Dilma do poder e assumir o seu lugar”, disse Janot.
 
Na sequência, o procurador afirma que a desconfiança aumentou quando o Supremo Tribunal Federal instaurou inúmeros inquéritos ligados à Lava Jato. Em novembro de 2015, foi apresentado o pedido de impeachment de Temer.
 
“A tensão originada entre os integrantes do núcleo politico da organização criminosa, em especial integrantes que pertenciam ao PT e ao “PMDB da Câmara”, ocasionou uma forte crise política.”
 
Em seguida veio a carta de Michel Temer rompendo com Dilma porque sempre foi tratado como um “vice decorativo”. “A crise dentro do núcleo político da organização criminosa aumentava à medida que a Operação Lava Jato avançava, desvendando novos nichos de atuação do grupo criminoso.”
 
Nesse ponto, Janot afirmou que, no despesero, o PMDB no Senado começou a “iniciar uma série de tratativas para impedir que a Operação Lava Jato continuasse a avançar”. Há menção, inclusive, à conversa de Romero Jucá e Sergio Machado sobre “estancar a sangria”. Mas, como “não lograram êxito em suas tratativas”, o PMDB decidiu abandonar o governo Dilma e abrir o processo de impeachment.
 
“A partir daí, houve um rearranjo no núcleo politico da organização apenas para se excluir dele os integrantes do PT, sem que isso tenha significado o término das atividades ilícitas por parte da organização criminosa. Com a mudança de mãos da cúpula do Poder Executivo Federal, houve necessidade de reacomodação dos demais integrantes que permaneceram na organização.”
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. história

    Eis a história adaptada e modificada recitada por um imbecil golpista e entegrista! Ele não é capaz de raciocínio tão sofisticado, apesar de ser “criolo doido”. Deve ter recebido essa tese esdruxula prontinha do grande irmão do north.

    E pensar que para ser reconduzido para o segundo mandato “colou” no saco da Dilma e do PT….

    “Dilma ressaltou o trabalho de combate à corrupção desenvolvido pelas instituições brasileiras. “Pela primeira vez assistimos a recuperação pelo Estado de vultosos recursos desviados por agentes públicos ou privados responsáveis por atos de corrupção. Nunca se combateu a corrupção tão severamente”, disse.”

  2. Soma de erros

    Soma de erros na minha mui modesta opinião ?

     

    Aliança com quem não devia sabendo do que se sabia …

    Ter gente como “amigo de infãncia” quando não vizinho deveria ser …

    Entrar na história de petralhas x coxinhas ou coisa que o vala …

    Só tentar falat ás baes e não a população …

    Aceitar participar do processo , se denunciou o processo não deveria ter nomeado “adevogado” ,

    devria deixar que os caras nomeassem um , a vergonha internacional seria maior …

     

  3. Os sofistas….

     primeiros filósofos  a refletirsobre o comportamento dos homens , ficariam ruborizados  oao verificar o que o desencontrador geral da república,   Rodigo Janot,  faz com a retórica e o discurso. Não precisa haver lógica, basta a circustância e a conveniência como medida, diria Protágoras;  e  superar-ser no estridente  hedonismo deCálicles, e  mais, pela linguagem  suplantar a retórica ornamental de Górgias. Discípulo iniguaável, Janot, já tem lugar garantido como paradigma mno panteão daqueles que entraram para a história com uma terrível pecha. 

  4. Esse “rebolation” salva o PSDB

    Todos os poderes unidos para salvar o PSDB. 

    Como é possível falar em impeachment sem citar Aécio Neves, derrotado nas eleições, cuja máquina eleitoral foi 100% empenhado no impeachment. Serra e Aloysio, ministros beneficiados pelo impeachment… Anastasia, analisou o pedido de impeachment.

    Todos esses nomes enrolados até o pescoço na LavaJato, não aparecem nas conspirações???

    O PMDB teve tanta importância quanto o PSDB e a Globo no impeachment. Aecio é Cunha foram os principais nomes. Sem o PSDB nada disso seria possível. 

    Parece que o PSDB é um partido de muita sorte… aparece como os maiores beneficiários de todos os esquemas de corrupção… mas pelo jeito nunca está no meio da corrupção. Eles são uma vítima do sistema corrupto brasileiro… ficam aceitando propina no exterior por pressão dos bandidos do PMDB.

    Serra tem mais dinheiro na Suíça que Geddel juntou com o PMDB em décadas. Coitado… como um inocente fez isso sem nunca participar de nenhuma reunião, sem dar ordens, sem formar quadrilha… nada… só sendo passivo e vítima do sistema. Que dó. 

    1. Onde assino? Só toupeiras

      Onde assino? Só toupeiras  não sabem disso. Apenas são os queridinhos do Estado atual, são os aparelahdores desse Estado brasileiro abandidado; o resto é balela.

  5. Ele simplesmente sabe que não

    Ele simplesmente sabe que não dá para esconder que foi golpe!

    É tolice continuar mentindo e omitindo este fato que o mundo todo já viu!

    Só que esta informação não tem valor prático!

    O itau se livrou de bilhões de multas do cart, o sr ambev deve levar a eletrobrás para casa, a globo deve ganhar a oi, e assim os pais do golpe vão enchendo a burra de dinheiro às custas do trouxa que bateu panela e por cima de todos aqueles que entenderam que foi golpe!

    É como eles acreditam que estão se livrando de um peso da consciência!

    A corrupção anda solta, o psdb sai incólume e a constituição foi violada!

    Os chefões do crime organizado de dentro das cadeias devem ter ficado babando, morrendo de inveja com o AP de 51 milhões do gedel!

    Isso sim é que é negócio!

    Se a politica no Brasil não era um jogo a ser jogado, agora com a constituição violada e justiça de 2 pesos e 2 medidas quem os impedirá de fazer isso também?

    Se o gedel que é um pastelão, conseguiu aquilo tudo imagina um fernandinho beira-mar ou marcola?

    Se preparem por que isso vai ficar pior…

     

  6. JANOT É SÓ UM CANALHA A MAIS

    JANOT É SÓ UM CANALHA A MAIS PEGO COM A BOCA NA BOTIJA QUE ESCAPOU O MELHOR QUE PODE,  ATIRANDO PARA TODOS OS LADOS. É ÓBVIO QUE SABIA MUITO BEM DAS TRATATIVAS DA PGR COM OS SAFADOS DA FRIBOI. É ÓBVIO TAMBÉM QUE SABE QUE A  PGR MONTOU UMA BANCA DE ADVOGADOS QUE OFERECEM “FACILIDADES” AOS CLIENTES PAGANTES. POR FACILIDADES LEIA-SE VENDEM SENTENÇAS. A LAVAJATO AINDA AJUDA BASTANTE NOS GANHOS DOS POROCURADORES,  FACILITANDO AS PALESTRAS,  CUJO DINHEIRO É DOADO A APAE DE CURITIBA. É DE MORRER DE RIR OU DE CHORAR, MAS ENFIM, É O BRASIL GOVERNADO POR UMA QUADRILHA DE VENDILHÕES E SEM VERGONHAS E UM JUDICIÁRIO QUE NOS CAUSA ASCO. O LEGISLATIVO COM UMAS CENTO E E POUCAS EXCEÇÕES É UMA LATRINA. A COISA ESTÁ TÃO FEIA QUE O THE GUARDIAN ESTÁ FAZENDO ENQUETE NO BRASIL PARA SABER O QUE ACHAMOS DA QUADRILHA QUE NOS GOVERNA. VIVA O BRASIL!

    1. O Brasil de volta

      Antes que não seja mais possível comentar por aqui, e num futuro muito próximo, em lugar algum, a não ser lá nos antas.

      Milhares em Curitiba ontem, dezenas de milhares juntos à Caravana do presidente pelo nordeste.

      Só a filiação, o alistamento, às bandeiras de esquerda e principalmente à maior delas, pode conter e reverter o golpe, e a retomada do nosso País!

      Pra já, pra ontem.

  7. sobrevivência

    janot está equlibrando pratos.. se o golpe cair agora, ele, o moro, gilmar, aqueles juízes de BSB e Rio tão fudidos.. negar o golpe agora é questão de sobrevivência..

  8. O Supremo Tribunal, a

    O Supremo Tribunal, a Procuradoria Geral, o Ministério Público e a Polícia Federal nada fizeram para impedir que Cunha e Temer conduzissem dentro do Congresso um processo que afrontava não só contra o mandato legítimo de um Presidente da República mas também contra o próprio espírito democrático de nossa Constituição.

    Ao contrário, e pior que isso, participaram ativamente, em sintonia com outras forças políticas e sociais, diretamente interessadas na interrupção do mandato e na deposição de um presidente que mal completava seu primeiro ano de mandato. Alias, logo após a divulgação do resultado do segundo turno, a idéia do impeachment já circulava abertamente. Por omissão ou ação atuaram não como juízes imparciais que zelam pelo processo democrático e as instituições do Estado, mas como partes interessadas, colocando em entredito e em descrédito as próprias instituições em que atuam.

    Atuaram para criminalizar um único partido político e seus eleitores, mas acabaram por criminalizar a própria vida democrática, a possibilidade da formaç4ao livre de consenso e de dissenso, o respeito as normas mais básicas de convivência democrática. A lógica de eleger um “inimigo interno” e de culpá-lo por todas as mazelas de uma sociedade conduz sempre a um mesmo tipo regime político: uma ditadura e tudo que isso implica paras as liberdades não só políticas, mas para as liberades e garantias individuais mais básicas que um Estado de Direito deveria proteger, como o principio da presunção de inocência e o direito a um juízo justo.

    O nome disso é Golpe de Estado não importa se quem atenta contra o regime democrático e o Estado de direito seja um general vestido com seu uniforme verde oliva, um juiz com sua toga negra, deputados com seus ternos mais ou menos bem cortados ou qualquer outro setor social. O Golpe de Estado se caracteriza por uma ruptura institucional repentina e pela tomada de poder por vias excepcionais, contrariando ou subvertendo a normalidade da lei e da ordem, submetendo o controle do Estado a a um grupo político que não havia sido legal e democraticamente eleito. Um grupo político que para chegar ao poder apela para métodos de coação, coerção, chantagem, pressão ou mesmo emprego direto da violência para desalojar um governo legítimo. E só é possivel fazer tudo isso com a ajuda ou omissão de um ou mais órgãos do Estado.

  9. PSDB e PMDB são sócios no

    PSDB e PMDB são sócios no impeachment mas não há tucanos denunciados no tal “quadrilhão”.

    E ainda tem gente que acredita na imparcialidade dessas investigações.

  10. Ele não se importa

    As instituições estão podres. Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal fazem parte do golpe, da corrupção e da destruição da economia brasileira.

    Janot sabe que pouco importa essa contradição. O impeachment não será revogado, Lula será condenado e o PT será colocado na ilegalidade. Janot não tem motivos para dar verniz de legalidade aos documentos que assina. Ele sabe que está protegido, inclusive pela carcomídia.

  11.  
    Engraçado como tucanosos &

     

    Engraçado como tucanosos & banqueiros, a despeito de contumazes carniceiros e predadores vorazes da corrupção vingente, cuja atuação, retroage aos primórdios de Pindorama.

    Ainda assim, estes senhores conseguem se manter incólumes e furtivos. Quase invisíveis ao Radar dos caçadores de corruptos. Dos poderosos e puros pgr, pf et caterva, verdadeiros cruzados, a serviço do Tribunal da Santa Inquisição pós moderna, instalados, no convento do Moro na Freguesia rural do Paraná.

    Algo de muito suspeito há por detrás disso tudo.Sobretudo, a inércia acovardada do minúsculo stf. Para proceder assim, seria melhor fechar essa inútil e caríssima birosca.

    Orlando

  12. A que ponto já chegamos.

    Num país onde um QUADRO é preso por pedofilía, isso mesmo um quadro, não é o jânio. Um procurador esnobar contradições aberrantes em duas decisões de processos distintos não causará a menor relevância para as mentes putrefadas da nação,

  13. Quanta citação à “organização

    Quanta citação à “organização criminosa’. Vixe!

    A Dilma disse que: não ficaria pedra sobre pedra. O Mercadante afirmou que chegaria até no Lula, mas neles e na Dilma , jamais. 

    Depois do controle remoto, mídia técnica e republicanismo…vai ser arrolada nessa história de ‘organização criminosa’. Pobre Dilma, tão incompetente, mas corrupta só na cabeça do mpf.

  14. Este tal de joesley poderia

    Este tal de joesley poderia fazer pelo menos um gesto digno em sua passagem aqui na terra e delatar, isso mesmo, DELATAR, esse crá pula do jano(jo). Li no 247 que ele chamou o janoJ(jo) de covarde, mas acho que deveria ir muito alé. Deveria abrie o jogo e dizer com todas as letras como foi o seu trato com esse pgr. Deveria ser gravado e mostrado a toda a nação como é essa bandidagem de delaçao premiada. Essa coisa que foi o principal instrumento de destruiçao deste sub-país. Sei que é ingenuidade, mas torço muito por isso.

  15. Janot está nem aí para

    Janot está nem aí para contradição.

    STF, PF, MPF, Moro, Globo, Itaú, Aécio, Bradesco, Meirelles idem.

    O que elesquerem é nos ver na lama. Coxinhas e petralhas se matando. O PT não irá para a clandestinidade, seria muito. Eles querem matar Lula do coração, com um AVC, ou outra doença qualquer. O PT ficará vivo para a polarização ser eterna.

    E é na bagunça que a elite faz sua fortuna.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador