Janot se posiciona contra pedido de impeachment de Gilmar Mendes

janot_marcelo_camargo_abr_2.jpg
 
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Nesta quarta-feira (10), Rodrigo Janot, procurador-geral da República, se manifestou contrário a um pedido de impeachment de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).  O PGR diz que o caso deve ser arquivado porque não há base legal no pedido. 
 
A manifestação de Janot está no parecer junto ao mandado de segurança que pede o impeachment do magistrado. O mandado é assinado por juristas como Claudio Fonteles, ex-procurador-geral da República.
 
Nesta semana, o procurador-geral pediu à Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, que Gilmar Mendes seja impedido e declarado suspeito para julgar Eike Batista.

 
Janot argumenta que a esposa do ministro é sócia de um escritório de advocacia que defende o empresário, que foi libertado em decisão de Gilmar Mendes no final do mês passado. 
 
O pedido de impeachment afirma que o ministro do STF teve atitudes questionáveis, como se manifestar publicamente sobre processos da Corte, atos que denotam envolvimento político-partidária, e também uma demora injustificada para devolver processos em que pediu vista.
 
Os juristas entraram com este pedido no ano passado no Senado Federal, mas Renan Calheiros (PMDB-AL), então presidente da Casa, arquivou o caso. Depois, Fontelles foi ao STF com um mandado de segurança, que foi negado por Fachin, e então os juristas decidiram recorrer ao próprio Supremo, solicitando posicionamento da Procuradoria-geral. 
 
Assine
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Janot se revela como

    Janot se revela como realmente é, um cagão, quando tem que se colocar contra o real poder arrega e sai pela tangente, prender empreiteiro e petista é facil, agora na hora de enfrentar o “primeiro ministro” do STF o leão vira um poodle micro toy.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador