Agente suspeito de vender informações da Lava Jato já foi expulso da Polícia Federal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Quem é o “japonês bonzinho” da Lava Jato?

Da CartaCapital

O áudio que levou para a prisão o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e o banqueiro André Esteves pode ajudar a elucidar parte dos vazamentos acerca da Operação Lava Jato. Em um trecho da conversa, Edson Ribeiro, advogado de Nestor Cerveró, e Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras, afirmam que um agente da Polícia Federal vende informações sigilosas.

O diálogo ocorre após Delcídio relatar aos interlocutores ter visto, com André Esteves, uma cópia da minuta da delação premiada negociada por Cerveró com os procuradores. O senador petista discute o teor do material, lamenta o vazamento e diz não saber quem vazou. Ele, então, ouve de Edson Ribeiro: “É o japonês. Se for alguém é o japonês”. Diogo Ribeiro, chefe de gabinete de Delcídio, que também estava na conversa, complementa. “É o japonês bonzinho”.

Delcídio pergunta quem seria o “japonês bonzinho” e o advogado de Cerveró diz: “É. Ele vende as informações para as revistas”. Na sequência, o senador petista diz que a figura em questão é “o cara da carceragem, ele que controla a carceragem”, informação confirmada pelo filho de Cerveró.

Mais tarde, o grupo volta a falar dos vazamentos. Edson Ribeiro levanta suspeitas sobre Sergio Riera, advogado de Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema da Lava Jato, Alberto Yousseff, doleiro que assinou acordo de delação premiada e sobre o “japonês”, nas palavras de Bernardo Cerveró. A degravação feita pela PF traz o nome “Milton”, mas no áudio é possível ouvir que Edson Ribeiro fala em “Nilton”.

Em julho, o blog Expresso, da revista Época, destacou a presença do agente da Polícia Federal Newton Ishii em diversas das prisões de detidos da Lava Jato na superintendência da PF em Curitiba. Ishii é chefe do Núcleo de Operações da PF em Curitiba e tem um passado conturbado.

Funcionário da corporação desde 1976, Ishii foi expulso da PF em 2003, acusado de corrupção e de integrar uma quadrilha de contrabandistas. Desde então, o agente já foi reintegrado, com “confiança da direção da PF”, segundo a publicação, mas ainda seguiria respondendo processos criminais, civis e uma sindicância.

No pedido de prisão de André Esteves e Delcídio do Amaral, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, manifesta preocupação com o fato de o banqueiro ter tido acesso à delação de Cerveró. “Essa informação revela a existência de perigoso canal de vazamento, cuja amplitude não se conhece”, diz o PGR. “Constitui genuíno mistério que um documento que estava guardado em ambiente prisional em Curitiba/PR, com incidência de sigilo, tenha chegado às mãos de um banqueiro privado em São Paulo/SP”.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a Polícia Federal vai investigar o vazamento da delação de Cerveró. Segundo a publicação, o ex-diretor da Petrobras informou à cúpula da PF que só ele, seus advogados, familiares e procuradores tiveram acesso. Ainda conforme o jornal, Ishii disse a colegas que seu nome estava sendo usado como “cortina de fumaça” para manchar a Operação Lava Jato.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse policial parece ser apenas uma ‘mula de vazamento’

    Esse policial parece ser apenas uma ‘mula de vazamento’

    A hierarquia é PF => MPF => Justiça e esse policial parece ser apenas uma ‘mula de vazamento’, mais uma espécie da vasta fauna de personagens que surgiu ultimamente na Jostiça Brasileira.

     

    1. Esse japonês pode ser tão

      Esse japonês pode ser tão imaculado quanto um pau de galinheiro. Mas seria difícil acreditar que os vazamentos são feitos através de apenas um cano furado. É como você disse, estamos diante de novo exemplar da fauna brasileira: “mula do vazamento”.

  2. Bode expiatorio?

    Eéééé, mas ele não é o unico. Foram muitos os vazamentos e não me parece que um agente da PF tenha acesso a todas as transcrições das delações e inquéritos etc, ainda que pagasse e ganhasse por elas. Se esse agente foi expulso, vamos então investigar mais esses vazamentos, que não pararão com essa expulsão.

  3. “MÃOS LIMPAS” DO JAPA

    Ele pode ter vazado para a MIDIAZONA, todas as outras informações.

    Mas essa cópia do acordo de CERVERÓ, até com anotações manuscritas.

    COM CERTEZA NÃO PASSOU PELAS MÃOS DO JAPA.

    1. Se ele for expulso e os

      Se ele for expulso e os vazamentos diminuirem, acabou a historia.

      Se nao diminuirem, pegaram um peixe pequeno.

      Eu tenho horror de ver alguem ser expulso de uma PF com um monte de processos e depois simplesmente “readmitido” sem mais explicacao, sem psicotecnico, so com a “palavra de honra” de seu pistolao.

      Uma lastima.

  4. É muita cara de pau alguem, a

    É muita cara de pau alguem, a essa altura do processo, se mostrar surpreso com os vazamentos de informações de processos sob sigilo. Ou é infantil, algo improvável para alguem que ocupa o cargo de juiz ou procurador, ou está se fazendo de desinformado, algo mais improvavel ainda.

  5. Se não foi o “japa” foi

    Se não foi o “japa” foi alguém.

    A eficiência da PF é seletiva?

    Prende, até, Senador, mas não dá conta de descobrir e prender vazador?

    Um dia, um distante dia, esse país será uma República.

     

  6. Voto transparente no Senado?

    Voto transparente no Senado? Ótimo. Mas deveria ter primeiro uma reunião administrativa, fazer um esboço, e depois levar a plenário  a derrubada da cláusula no regimento interno. Que nem faz o STF, ops..o STF o faz apenas em sessão administrativa.

    Errou feio o presidente do senado. A sua correria para votar em plenário no mesmo dia foi fora de contexto. 200 pgs para ler, e sem enviar ninguem ao STF para requerer o contraditório do senador.

    Acertou o PT de soltar a nota. 

    Acertou a maioria do PT senado de votar como votou.

    Não tenho apreço pelo que Delcídio fez..Pelo contrário.

    O que tenho apreço ao correto andamento do País, inclusive o Jurídico.

     

     

  7. Japa da Yakusa foi expulso da

    Japa da Yakusa foi expulso da PF em 2003 por contrabando e readimitido no ano passado, na mesma época em que começou a operação Lavajato. Coincidência?

    O agente da Polícia Federal Newton Ishii, que atua na operação Lava Jato acompanhando presos como o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, não é bem um exemplo de integridade. Newton Ishii foi preso pelos próprios companheiros de corporação em 2003, na Operação Sucuri, que investigava uma quadrilha que realizava contrabando na fronteira do Brasil com o Paraguai, segundo nota publicada pela coluna Expresso, de Época. O agente foi acusado de corrupção e chegou a ser expulso da Polícia Federal, mas conseguiu depois se reintegrado à PF. Ishii responde atualmente a processos criminal e civil, além de uma sindicância. PORTARIA Nº 671, DE 14 DE ABRIL DE 2014 O DIRETOR DE GESTÃO DE PESSOAL DO DEPAR- TAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL, usando das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos XIII e XVIII, do artigo 32, do Regimento Interno do DPF, aprovado pela Portaria nº 2.877, de 30.12.2011, publicada no Diário Oficial da União nº 1, de 02.01.2012, Seção I, pp. 36/44, nos termos do Acórdão nº. 66282013 – TCU, Segunda Câmara, que decidiu pela ilegalidade de sua aposentadoria, constante no Processo n° 08389.011056/2003-45, resolve: Revogar a Portaria n° 1902, de 03 de outubro de 2003, publicada no Diário Oficial da União n° 193, de 06 de outubro de 2003, que concedeu aposentadoria ao servidor NEWTON HIDENORI ISHII, matrícula SIAPE n° 182.948, ocupante do Cargo de Agente de Polícia Federal, Classe Especial, do Quadro de Pessoal do Depar- tamento de Polícia Federal, e determinar o seu retorno à atividade e ao efetivo exercício de suas atribuições noO referido cargo.” DANIEL RESENDE .

    http://maspt.blogspot.com.br/2

  8. Esse cara não tem acesso a
    Esse cara não tem acesso a nada, o máximo que vende ‘e quantos polichinelos o odebrecht faz por dia. Isso ‘e coisa dos delegados Aecistas.

  9. Houve vazamentos????

    Vazamento Que coisa, nunca ouvi falar disso. Mas se houve deve ser de algum mordomo. Vazmento… nunca luvi falar. Escuta clandestina, então, nunca, never, jamais. Esquece, não quero nem saber. As vezes é algum tubo do esgoto que se rompeu, e neste caso vazamento é normal e deve ser corrigido.

    E tem um jornalista louco dizendo que grampearam até os… (cala-te boca). Esquece.

    Delação com meias verdades… deixa pra lá.

  10. Fácil !

    Qualquer detetive barato (de casos conjugais) em poucos dias pode dizer se o “japa” vive dentro das poses que lhe permite o seu salário.

    Ele deve fazer declaração de renda e de bens. Basta confrontar.

    Como dizia Ibrahim, o Sued: Em sociedade, tudo se sabe.

    1. afro

      Nira,

      O puliça em tela não é japones. Ele brasileiro e afro descendente.

      Ele aqui, nesse esforço de reportagem, está sendo nomeado “japones” apenas porque é dessa forma que ele aparece nos diálogos da organização criminosa.  

      1. Emerson,
        o título do post não

        Emerson,

        o título do post não precisa replicar a forma usada pelos cavalheiros do áudio . Se for assim, faltou o “bonzinho “… Ou faltaram as aspas que você soube usar com propriedade.

  11. Mordomo?


    Embora não simpatize com NENHUM policial que se preste a compor imagens para a mídia “isenta”, “séria” e “honestíssima” fazer a sua costumeira campanha de desinformação, tenho a impressão que o tal “japonês” sofrerá as penas dos mordomos da histórias policiais. Para mim, que já não acredito em nada daquilo que dizem os delatores (colaboradores…) e na imparcialidade dos acusadores, ele parece ter sido colocado na história como boi de piranha.

  12. vão culpar  o japa pelos

    vão culpar  o japa pelos vazamentos quase sistemicos

    desse conluio midiático et  caterva…

    o risível é a tal da surpresa de um procurador

    sobre os vazamentos de agora.

    não percebeu os anteriores?

    haja omissão ou cegueira dessa jostiça (gostei do termo

    que li hoje aqui, não lembro de que comentarista).

  13. Japonês? Não, ele tem de ter nacionalidade brasileira

    Para fazer concurso para ingressar na Polícia Federal o candidato tem de  comprovar:

    6.2 Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição da República.  

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_14_agente/arquivos/edital_n___55___abertura.pdf

  14. Vazamentos….em Curitba!…Surpresa pra quem????

    Peraí….investigar só o vazamento da delação do Cerveró?…não acredito que tamanha ingenuidade tenha tomado conta dos senhores Ministros do STF….se for apenas ingenuidade, né?

    Recentemente vazaram relatórios que citavam o Senador Waldir Raupp (PMDB) e parece ninguém ter notado que o parlamentar tem foro privilegiado e que nenhuma notícia saiu sobre definição do Ministro Teori relativa a este parlamentar…

  15. Vamos deixar de ser

    Vamos deixar de ser inocentes. Se é o tal japonês que vaza, vaza dentro do roteiro montado na república do Paraná, ou seja para prejudicar o PT, o Governo e Lula, O que não estava no script é que o vazador fosse vazar por $$$ para o banqueiro. É por isso que o Procurador Janot ficou indignado

  16. O que eu acho mais engraçado

    O que eu acho mais engraçado é a vestimenta desses “policiais”. Até parece que eles são “machos”. Será que 10 deles dão conta de um do EI? Ou dois traficantes da zona sul do RJ?, Ou meio malaca do PCC?

  17. O hilário… e triste

    1) A PF vai investigar… quem da PF? O Comando Delta, os que controlam o Programa Guardião, a Divisão Anti-Terror ou será mesmo a banda podre e tucana dos federais do Paraná sob as ordens de Moro?

    2) Ministro do STF “surpreso” com os vazamentos… não acredito em ingenuidade, se é ingênuo não merece ser ministro da casa; não acredito em desconhecimento, a central de vazamentos vem sendo denunciada desde o tal “mensalão petista”… também não acredito, desde os 12 anos, em Papai Noel… é rabo preso mesmo, é é grande esse rabo.

  18. A razão da expulsão do “bom

    A razão da expulsão do “bom japonês” já sabemos, mas por que foi readmitido? Aí está o “busilis”, Não seria o caso de alguém descobrir? A propósito de PF como ficou aquele caso dos três policiais da PF que assaltaram um empresário grego, se não me engano,  assassinaram-no e ficaram com seus milhares de dólares?  Se alguém souber…

  19. Óbvio que ele é o testa de

    Óbvio que ele é o testa de ferro do Moro. Ele vaza para revistas e outros interessados de acordo com a vontade do Juiz Moro.

  20. Esse é o vazador?

    Esse é o vazador? acredito que seja, mas a mando dos delegados aecistas, que desde as eleições todos sabiam inclusive o STF que eles vazavam, colocavam escutas nas selas, e faziam tiro ao alvo na Dilma no face. Me engana que gosto.

    Acho que caberia uma delaçaozinha do japonês, chagaria ao Moro?

  21. Se o Zé da justiça

    Se o Zé da justiça tivesse trabalhado desde a época que teve o primeiro vazamento, e tivesse afastado os PFs que fizeram tiro ao alvo com a Dilma no face, isso não estaria acontecendo. Mas, porque ele não agiu até hoje contra os pFs e Moro? será que está envolvido nos escândalos como os ministros? lembram do encontro dele com suspeitos? acho que está na hora de se fazer uma investigação na PF e no judiciário.

  22. Coxinhas louvaram o agente. Que estranho.

    Eu estava até achando que o vazamento em questão foi feito pelo advogado do Cerveró, pois não dá para confiar em conversa de bandidos, mas não é que repente, logo após o áudio de Delcídio, surge uma campanha “louvando” o japonês em páginas suspeita e logo replicada por reles coxinhas. Achei muito estranho.

  23. doze anos
    Doze anos é a pena na inglaterra por vazamento de informações. Aqui seria assim, se viesse a ser o caso: o japa bonzinho iria pra outro departamento e o juiz MOURO iria ser APOSENTADO com todos os direitos que todos os juízes tem. ..

    1. só que aqui é o Brasil

      só que aqui é o Brasil tucano, vão continuar todos onde estão, roubando e vazando informações à vontade, afinal faz bem à justiça segundo o senhor juiz federal.

    2. Ora!

      Especificamente neste caso, pela quantidade, regularidade e até pontualidade eu concluo – e espero estar redondamente enganado! – que é de ciência e até desejo que hajam esses vazamentos.

      Talvez isso explique o porque desses vazamentos nunca terem sido investigados a fundo, seja pela direção geral da PF, nem por procuradores nem pelo juiz responsável pelo caso.

  24. Engraçado que

    Engraçado que todo policial quando cometem crimes são expulsos das corporações e nunca punidos, porque? porque não são presos, ou indiciados? como os juizes, recebem aposentadoria riquíssima. Alguma coisa está errada nessa lei, ou não é cumprida.

  25. Essa notícia não tem fundamento

    Querem usar o Japonês como cortina de fumaça, os Agentes encarregados das prisões não participam da elaboração dos interrogatórios. Não houve vasamento por parte da Federal, por uma simple razão, não havia necessidade. O Advogado de quem vai fazer a deleção premiada é que negocia o acordo, portanto ele sabe todo o conteudo e como era ele quem receberia o dinheiro do banqueiro preso, concluam: quem passou as informações para o banqueiro. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador