José Dirceu é transferido para presídio em região metropolitana de Curitiba

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A Polícia Federal concluiu o levantamento de provas contra o ex-ministro e apresentou o relatório ao MPF nesta segunda-feira
 
 
Jornal GGN – Depois de um mês detido na investigação da Operação Pixuleco, o ex-ministro José Dirceu foi transferido da carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, para o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, na tarde desta quarta-feira (02). A transferência para a região metropolitana da capital paranaense foi solicitada pelos advogados do ex-ministro e autorizada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela investigação da Lava Jato na Justiça Federal do Paraná.
 
O advogado Roberto Podval pediu à Justiça que Dirceu fosse transferido para o presídio pelo espaço reduzido da carceragem da PF e as restrições impostas para visitas. A solicitação foi feita na segunda (31). Na sede da Polícia em Curitiba, as visitas são mensais e não podem passar de 30 minutos, enquanto que no Complexo, os presos podem receber visitas semanais de duas horas.
 
Na segunda-feira (01), Dirceu foi indiciado pela Polícia Federal pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha em esquema de superfaturamento de contratos da Petrobras. Para delegados e procuradores da equipe da força-tarefa da Lava Jato, Dirceu seria o “criador” e “beneficiário” das fraudes na estatal.
 
O indiciamento significa que a Polícia Federal realizou a coleta de provas para o Ministério Público Federal optar por apresentar ou não a denúncia à Justiça Federal. Além dele, essa investigação inclui 13 pessoas deflagradas na 17ª fase da Operação Lava Jato.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. CARA DE PAU

    ‘Para delegados e procuradores da equipe da força-tarefa da Lava Jato, Dirceu seria o “criador” e “beneficiário” das fraudes na estatal.’

    É muita cara de pau.

    Será que esses caras querem que acreditemos que  a corrupção no BRASIL/PETROBRAS começou com o PT, e só o PT no BRASIL que é corrupto?????????

     

  2. tô com uma raiva! do

    tô com uma raiva! do GGN-NASSIF e do Zé Dirceu…

    sensibilizado e tocado no coração, aqui no blog plural, pela condenação pecuniária do Zé Dirceu vendido aqui agora gato por lebre como um miserável Zé Ninguém sem dinheiro para pagar a multa condenatória do mensalão, contribuí de boa fé sem medo de ser feliz, na campanha de doação patrocinada pelo GGN-NASSIF, para que o pobre Zé Dirceu honrasse sua pena argentária nas barras da justiça…

    aí que raiva! ao saber pela investigação Lava Jato que o Zé Dirceu, o consultor-despachante multi-tarefas queridinho dos negócios de estado em nome do povo trabalhador movimentou todo esse tempo milhões e milhões de recursos e verdinhas surrupiados ao erário a título ao portador de malas de dinheiro vivo para se cumprir o rito político petista de a regra do jogo, está claro! o modus operandi dessa esquerda no poder em homenagem romântica da esquerda anos 60’s ao revolucionário cinema francês de jean renoir.

    outra doação política doa a quem doer… nem simbolicamente em nome do sonho de padaria de periferia sem calçada sem luz…

     

    1. ME DESCULPE…

      DESCULPA,MAS A SUA RAIVA VEM DO QUÊ? DE TER DOADO DINHEIRO NA VAQUINHA? ALGUÉM POR CASO OBRIGOU ALGUÉM DAR DINHEIRO? PELO QUE EU LI DOS INTERNAUTAS A VAQUINHA FOI SIMBÓLICA, ATÉ AGORA HÁ INDICÍOS DE PROVAS SE VAI SER ACEITA OU NÃO NINGUÉM SABE… VC ESTÁ SENDO LEVADO PELA RAIVA, VC NÃO ACHA QUE ESTÁ SENDO PRECIPITADO E COLOCANDO O DIRCEU PARA O FUZILAMENTO ANTES DA DEFESA SE MANIFESTAR EM JUÍZO OU ANTES TALVEZ,  DE CHEGAR AO STF E ELES DAREM SEU PARECER FINAL?

  3. O zé Dirceu serve de expiação

    O zé Dirceu serve de expiação de todos os pecados do PT, é uma espécie de Agnus Die do PT

    Enquando não pegarem o Lula, que será o verdadeiro messias.

  4. Pelo que tenho visto não

    Pelo que tenho visto não posso julgar ninguém, muito menos Josè Dirceu, que já foi condenado sem uma prova sequer pela maior corte de justiça do país, que a meu ver teve nesse episódio seu ponto mais baixo de degradação. Não posso julgar Dirceu pelo que diz um juiz em quem não acredito como juiz, através de uma imprensa sem o menor crédito, epelo que dizem procuradores e delegados que, para mim, não merecem a menor confiança. Dou ao tempo a possibilidade de passar e que depois venham não apenas outros julgamentos sem crédito, mas também a livre palavra de quem hoje está isolado numa masmorra sem direito a se defender publicamente e até de se pronunciar.

    1. Brilhante, Severino Januário.

      Brilhante, Severino Januário. Em apenas sete linhas você disse o que eu não consegui sintetizar em três longos parágrafos. Como não podemos confiar na imprensa, na polícia federal, no ministério público federal nem no poder judiciário, não temos elementos para julgar um homem público como José Dirceu, odiado pela burocracia policial e jurídica do Estado, assim como pela grande mídia.

  5. O último parágrafo deve ser

    O último parágrafo deve ser escrito assim: “Em tese, o indiciamento significa que a Polícia Federal realizou a coleta de provas para o Ministério Público Federal optar por apresentar ou não a denúncia à Justiça Federal.” E por que digo em tese? Porque para indiciar, denunciar, julgar e condenar José Dirceu no julgamento da AP-470 não foram necessárias provas. Rosa Weber, ao ler o voto redigido pelo juiz auxiliar Sérgio Moro, proferiu a pérola “Não tenho provas contra José Dirceu, mas a literatura jurídica me permite condená-lo”. Outro “brilhante” ministro da suprema côrte brasileira, Luiz Fux, saiu-se com esta: “José Dirceu não provou sua inocência; por isso vou condená-lo”. O grosseiro e vingativo Joaquim Barbosa, que então presidia o STF, invocou a estranha e imprópria teoria do domínio do fato, para condenar José Dirceu; isso ao arrepio do que disse o alemão Claus Roxin, criador dela. Claus Roxin afirmou em entrevista à FSP que a teoria dele NÃO se aplicava a casos como o do julgamento da AP-470. Todo o  ódio e perseguição a José Dirceu, por parte de JB, têm origem quando este procurou o então ministro da Casa Civil, para que influenciasse Lula a nomear Joaquim Barbosa para uma cadeira no STF. Na ocasião, José Dirceu disse a JB: “Bom mesmo será o dia em que os que pretendem chegar ao Supremo obtenham sua indicação por seus próprios méritos, e não por indicações políticas como a que está me pedindo”. Como vingança, JB não só invocou a teoria imprópria como manipulou o processo de modo a condenar José Dirceu por formação de quadrilha; e qual a finalidade dessas manobras? Encarcerar, manter JD em regime fechado. Não fossem os embargos infringentes e a demonstração de que não poderia haver quadrilha formada apenas por uma pessoa, José Dirceu teria ficado trancafiado no presídio da Papuda por pelo menos três anos.

    Como abertura solene do fatídico mês de agosto, em que todos os golpistas apostavam como certa a deposição da presidente Dilma, o juiz federal Sérgio Moro decretou a prisão de um preso; José Dirceu, que cumpria pena em regime domiciliar, sob estreita vigilância da polícia, do Judiciário e da imprensa inimiga, foi mandado encarcerar e transferir para Curitiba pelo midiático juiz responsável pelos julgamentos decorrentes da operação Lava Jato. Essa transferência e encarceramento se deram sem que houvesse qualquer acusação formal contra José Dirceu, que se encontrava preso e não podia interferir em nada na investigação e na coleta de supostas provas; mais falacioso ainda é o argumento de que que JD representava risco à ordem pública. As arbitrariedades e abusos contra João Vaccari são semelhantes àquelas aplicadas a José Dirceu.

    Quando eu e milhões de outros brasileiros criticamos duramente a PF, o MP e o Judiciário, alguns mal-intencionados argumentam que somos militantes ideológicos e que defendemos corruptos. O que eles não percebem que a (in)Justiça brasileira é caolha, perneta e maneta: ela só enxerga à direita e só tem pé direito e mão direita; o mesmo se diga da PF e do MP, pela atuação que vêm demonstrando nos útimos anos. E, ao contrário dos que pretensamente usam conhecimentos jurídicos para tentar desqualificar nossas críticas, o que norteia a ação da PF, do do MP e do Judiciário – este na figura dos magistrados – é, ao fim e ao cabo, a política. E política ideológico-partidária.

  6. Não entendi

    O preso está doente ? Se não estiver não tem o porque de receber a regalia de ficar num complexo médico penal.

    A não ser que o motivo real seja a pequena quantidade de vagas na carceragem.

  7. Preso político
    Zé Dirceu é um preso político,
    vitima do arbítrio de um judiciário partidarizado, de caráter fraco e submisso as pressões midiáticas…

  8. E quais as provas

    E quais as provas apresentadas pela PF e MP que embasam a acusação de ser José Dirceu o  “criador” do esquema da Petrobrás? Foram apenas as delações? Se sim, estão  eivada de vícios e não servem para condenar, aliás no âmbito da lei que  permitiu a delação premiada só ela não basta é preciso haver provas materiais…

  9. Como empresário, político, e

    Como empresário, político, e palestrante, admite-se que José Dirceu, ao longo dos seus quase setenta anos tenha sabido, como ecoomista, que é, manter-se como um brasileiro de classe média alta, e podido adquirir bens imóveis muito confortáveis, afora ter tido outros investimentos. Porém, não será difícil entender que somente o fato de vir pagando há tantos anos advogados de peso para sua defesa, só aí já se conclui o quanto desse patrimônio deve ter descido pelo ralo.

    Do que foi contabilizado pela Lava Jato, Dirceu terá que desenbolsar muitos milhões. Aí, a gente se pergunta: de onde ele vai tirar tanto dinheiro? 

    A maioria dos políticos tem patrimônio para deixar qualquer um com inveja. Mas, o que dizer de José Dirceu? Nesses anos todos em que não se deixa o homem em paz, sempre perseguido pela imprensa e por todos que querem que ele morra mais rápido, nunca se viu uma linha a respeito da riqueza dele. Poderiam já ter mostrados mansões em Brasília e são Paulo; fazendas, jatinhos, etc., no entanto, nada se divulgou porque, certamente, não há o que divulgar. 

    A gente quer saber é que tantos milhões tem um homem como Dirceu, se sua vida não aparece na imprensa, que tanto o massacra, como proprietário de bens que justifiquem ter roubado tanto, ao ponto de ter que devolver somas tão vultosas. Às vezes penso que esse caso vai ser mais um, como o Guschiken. Afinal, que sentido tem de um político roubar tanto sem se servir do produto do roubo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador