Juíza acata visita de senadores a Lula, MPF de Curitiba quer enquadra-los, por Marcelo Auler

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

No parecer de Carlos Fernando Santos Lima o comunicado da CDH do Senado virou “pedido”. Ele ainda tenta enquadrar futuras visitas de comissões parlamentares.

Juíza acata visita de senadores a Lula; MPF de Curitiba quer enquadra-los

por Marcelo Auler

em seu blog

Diante da inevitável “diligência” que nesta terça-feira (17/03), 14 senadores da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal  farão à Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal do Paraná (SR/DPF/PR) para “verificar as condições de encarceramento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos demais presos naquela sede”, como consta do ofício nº 30/2018 do CDH, informando à Vara Federal de Execuções Penais de Curitiba a “visita”, o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, da conhecida República de Curitiba, parece querer enquadrar os parlamentares.

A “diligência” foi aprovada na quarta-feira passada (11/04) após a juíza Carolina Mouro Lebbos impedir que oito governadores e três senadores estivessem com o ex-presidente. Na ocasião, ela alegou não existir “flexibilização do regime geral de visitas próprio à carceragem da Polícia Federal”, tal como noticiamos em Juíza barra governadores, que deixam carta a Lula.

Mesmo sem que lhe tenha sido pedido qualquer manifestação a respeito, em ofício enviado à juíza Carolina no final da tarde desta segunda-feira (16/04) Santos Lima sugere que o MPF precisa concordar com a “diligência” e ainda faz referências ambíguas ao uso de celulares. Pelo jeito, quer evitar que senadores entrem na superintendência com seus telefones. Para isto, cita possíveis punições previstas para o preso pela Lei de Execuções Penais, como se Lula pudesse ser responsabilizado pelo que um senador fizer.

No despacho que anexou ao processo de execução da pena do ex-presidente às 15H51, a juíza parece reconhecer que não tem poderes para impedir a “diligência”, por ser decisão de outro Poder da República. Portanto, simplesmente acatou a  “visita”, da qual a Vara de Execução foi informada pelo oficio da presidente da Comissão, senadora Regina  Souza (PI-PT). No mesmo documento que “informou” a diligência, a senadora solicitou “as medidas cabíveis a fim de que sejam asseguradas as condições necessárias para que os senadores e senadoras tenham o devido acesso às dependências da Superintendência da Polícia Federal”.

No seu despacho, a juíza Carolina Lerbbos, não pediu a manifestação do MPF sobre a diligência dos senadores. Apenas mandou dar ciência.

Palpitando sem ser chamado – A juíza, no que até pode ser considerada uma crítica velada,  fez constar do despacho sua estranheza com relação à diligência. Expôs que não chegou “ao conhecimento deste Juízo qualquer informação de violação a direitos de pessoas custodiadas na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, já dotadas de defesas técnicas constituídas, tampouco tenha sido expressa no ofício a motivação da aprovação dos senadores”.

Ainda assim, apenas solicitou ao Senado a indicação dos “membros da Comissão que pretendem realizar a diligência”, em nome “da preservação da segurança e funcionamento do estabelecimento”. E determinou que fosse dada “ciência à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba e ao Ministério Público Federal”. Não pediu a manifestação sobre a “diligência”. Somente de outros pedidos de visitas a Lula.

Santos Lima, 3 horas depois  – às 19h07 -, indo além do que a juíza determinou, ajuizou manifestação na qual diz que o MPF, “em caráter excepcional, requer seja autorizada” a visita da Comissão. Faz ainda uma suposta insinuação com relação a celulares e tenta impor aos parlamentares a obrigatoriedade de prévia autorização do juízo para futura vistas “à prisão ou ao preso”. Quer, por exemplo, que especifiquem “a natureza da diligência” e “do fato que a motivou”. Seu parecer diz:

“(…) este órgão ministerial, em caráter excepcional, requer seja autorizada referida Comissão a verificar as condições de encarceramento do apenado, nos termos do pedido apresentado, desde que sejam observadas as restrições contidas na Lei de Execução Penal, notadamente o art. 50, inciso Vll, bem como outras eventuais condições de segurança impostas pelo Departamento de Polícia Federal.

Nessa senda. impende salientar que outros pedidos de diligência apresentados por comissões parlamentares consistentes em visita à prisão ou ao preso deverão ser previamente submetidos ao Juízo para autorização e deverão especificar a natureza da diligência e da circunstância de fato que a motivou, devendo para tanto serem apresentados os documentos legislativos específicos”.

Continue lendo…

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A HISTÓRIA NÃO OS PERDOARÃO, CANALHAS !!

    O julgamento da história será implacável com todos vocês, CANALAS !!  CANALHAS !!

    “…every year is getting shorter. Never seem to find the time. Plans thet either come to naught…”

    [video:https://youtu.be/XVE8Tqc1WCA%5D

    Resultado de imagem para AMPULHETA GIF

  2. A petulância do barbicha do

    A petulância do barbicha do MP tem uma explicação simples. Não é só o empoderamento capitaneado pela Globo, segundo denuncia o Gilmar. Ele e a cambada da lavajato tem dossiês produzidos pela espionagem americana que pelo que consta grampeou Deus e o mundo das instituições da república.

    É com esse material de chantagem que a milicia lavajateira intimida e “convence” os senadores a não aprovar a lei Cancelier de abuso de autoridade.

    Tem gente que acha que é teoria da conspiração quando se fala sobre o que a CIA faz aqui como se fosse a casa da Mãe Joana. Mas não vai demorar muito para o Snowden e a Wikileaks apresentar os documentos. O que mostra os EUA escolhendo a cambada do Moro para um “curso” já apareceu.

  3. Em todo e qualquer evento

    Em todo e qualquer evento lavajático, a excelência com cara de traseiro galináceo exige sua parcela de sinos e luzes.

  4. Bem, em sendo diligência

    Bem, em sendo diligência oficial do Senado da República, tinham de aparecer naquela superintendência de improviso, sem avisar ninguém, muito menos juizites e desprocurados. É função legislativa, está autorizada desde sempre. Não precisa argumentar nem apresentar razões. Vai porque é da essência da função.

    Fosse pra avisar, não seria diligência, mas, sim, simples visita de cortesia aos carcerários. Daria tempo para arrumarem a casa, maquiarem os presos etc e tal.

    Esse dito santos (de santo não tem nada) lima é a hipocrisia-cretina-imbecilizada desde sempre: houvesse um mínimo de seriedade nesse tal mpfezinho e o dito cujo estaria demitido e preso há muito tempo; desde o banestado, por exemplo.

    Mas, como o cnmpf é ainda mais omisso do que o cnjotazinho, vão levando o povo brasileiro no bico dessa tragédia destruidora das instituições públicas.

    Haja saco.

  5. No Pais do Criolo Doido

    Nassif: a fonte, como da Lei, eu não revelo. Mas ouvi que essa Verduga (fêmea de Verdugo), que diz ter pelos nas ventas, vai permitir visita de qualquer parlamentar de Brasilia (desque que de esquerda) ao meliante-operário (versão Judiciário-Elite). Então, combinada (disse a fonte) com os da Corte de Suplicação dos Pampas, arruma um quiproquó qualquer, quando o parlamentar estiver adentrado às dependências carcerárias manda enquadrar (preventivamente) o cara. Não sem antes ter recebido do Verdugo Mor do pedaço o despacho entregue, um dia antes, pro Japonés, mandando trancafiá-lo também. No dia seguinte o decisum vai àquele malfadado trio. Em três dias, quatro no mais tardar, o acórdão, por voto unânime, esta sacramentado. Com trâsito em julgado na própria audiência. E o cara fica presinho e inelegível. E no próximo papoamigo de Havard um certo ministro do Çú-premo vai dizer que a democracia no Brasil tá a todo vapor. A dúvida e se ele usará, para ilustrar, máximas de Dillinger o de Al Capone. 

    1. Os doidos não são criolos

      De fato esta frase é lendária no ṕaís, onde a elite faz toda a caca ( E Temer está ai para provar) e o criolo leva culpa. Estamos é no país do FHC doido, do Temer Doido, do Cunha doido do Judiciário Doido, da  Procuradoria Doida, e  quem dança são os milhões de desempregados ( boa parte deles negros).

      Stanislaw Ponte Preta que me perdoe mas ele também não era criolo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador