Juíza que analisa as visitas a Lula só pode estar esperando o avião de Esquivel decolar

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Joka Madruga/Agência PT

 
Jornal GGN – Ao que tudo indica, a juíza Carolina Lebbos está esperando o avião de Adolfo Pérez Esquível levá-lo de volta para a Argentina antes de começar a apreciar o pedido que o Prêmio Nobel da Paz fez há alguns dias para visitar o ex-presidente Lula, preso em Curitiba.
 
Reportagem publicada pela Rede Brasil Atual, na tarde desta quinta (19), mostra que a magistrada parece estar manobrando para evitar que Lula receba sua primeira visita internacional.
 
A advogada Tânia Mandarino, representante de Esquivel, explicou que apresentou dois pedidos à juíza: o primeiro, com o argentino na condição de amigo pessoal de Lula e o segundo, como membro de uma organização internacional e interessado em fazer uma inspeção nas dependências da sede da Polícia Federal.
 
Para o primeiro pedido, o de amizade, os procuradores de Curitiba deram aval, desde que a defesa de Lula confirmasse que a visita seria de interesse do petista. Já confirmaram.
 
No segundo pedido, de inspeção, o Ministério Público posicionou-se contra.
 
Mesmo sabendo que Esquivel deverá partir do Brasil nesta sexta-feira (20) – ou seja, tem muito pouco tempo para conferir se a Justiça brasileira funciona sempre na velocidade da Lava Jato – a juíza Carolina Lebbo decidiu deixar de lado o pedido de visita por amizade, que estava melhor encaminhado em favor de Lula, e começou a analisar o da inspeção. 
 
Desde a manhã desta quinta (19), Esquivel está na porta da PF – assim como o escritor e teólogo Leonardo Boff – esperando que a juíza tenha a boa vontade de se debruçar sobre o pedido com base na amizade.
 
Por volta das 12h, a juíza emitiu um despacho rejeitando o recurso que a defesa de Esquivel apresentou contra a decisão que impediu a inspeção.
 
Indiferente com o pouco tempo que o Nobel da Paz ainda tem no Brasil, Lebbo escreveu que “a urgência alegada não resta caracterizada.” Na prática, segundo a advogad do argentino, a juíza quis dizer “problema do Esquivel se ele está só de passagem”.
 
 
“É preocupante essa conduta, porque Esquivel é apenas a primeira de muitas visitas internacionais que irão ocorrer ao ex-presidente Lula, como estadista. Sem contar o caráter de perversidade”. disse Mandarino, lembrando que Esquivel tem 87 anos e Boff, 79.
 
“Pelo sua relação de aconselhamento espiritual com Lula o Leonardo Boff deveria ter, inclusive, sua entrada franqueada. É lamentável”, defendeu.
 
Esquivel, por sua vez, disse que ainda pode esperar até amanhã. “Vamos ter de esperar se até amanhã (quando volta à Argentina) para ver se sai a autorização. Espero poder encontra o Lula, abraçá-lo e levar-lhe toda a solidariedade internacional que temos recebido, de Portugal, Alemanha, França, Noruega, vários países. Essa prisão tem causa uma apreensão de dimensão mundia”.
 
Leia a matéria completa aqui.
 
Para acompanhar os despachos da juíza Carolina Lebbo nos pedidos de visita a Lula, entre no site da Justiça Federal no Paraná com este número de processo: 5014411-33.2018.4.04.7000.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais uma canalha, canalha,

    Mais uma canalha, canalha, canalha….

    Fico a imaginar quantos canalhas há no poder judiciário brasileiro. Deve ser maior que a quantidade de funcionários públicos lá empossados pois alguns são canalhas ao quadrado.

  2. Uma vez eu peguei um ônibus e

    Uma vez eu peguei um ônibus e percebi o quanto o cobrador era grosso com as pessoas. Foi então que eu me dei conta de que atribuir a mínima autoridade a pessoas despreparadas para exercê-la é um grande erro. Este povinho caipira do Paraná parece achar o umbigo do mundo fica em algum lugar entre Curitiba e Maringá.

  3. Tiranetes infames

    Como historiou o Nietzsche no seu “Genealogia da moral”, o surgimento do “direito” nada teve o que ver com a justiça, mas sim com o ressentimento da vingança. Esses justiceiros mal-educados, que nem os velhos respeitam em sua desnatureza, ainda estão nessa mesma pré-história. O que eles querem é vingança. São tiranetes infames.

  4. Mobilização Internacional

    Somente um grande movimento de solidariedade internacional conseguirá por em xeque a tirania do judiciário brasileiro contra Lula

    1. Deixa que os outros resolvem

      Infelizmente esse  é o padrão do jeitino brasileiro. Sempre esperando que alguém de fora resolva nossos próprios problemas internos. É mais fácil, não exige sacrifícios. Lamentável.

  5. Q vergonha, não pela

    Q vergonha, não pela crueldade, mas pela burrice, tão dando arma pro inimigo, imagina o cara voltando pro país dele contando essa história horrenda, numa coletiva de imprensa, mais um ato gratuito de ódio e intolerância do nosos judiciário. Tão querendo calar e isolar o Lula, quanto isso ele sobe nas pesquisas, o efeito underdog comendo solto.

  6. Underdog

    Q vergonha, não pela crueldade, mas pela burrice, tão dando arma pro inimigo, imagina o cara voltando pro país dele contando essa história horrenda, numa coletiva de imprensa, mais um ato gratuito de ódio e intolerância do nosso judiciário. Tão querendo calar e isolar o Lula, quanto isso ele sobe nas pesquisas, o efeito underdog comendo solto.

  7. A Republica da Lava Jato não sente vergonha pelos vexames.

    O país esta se cobrindo de vergonha com as ações destes pequenos tiranos. A estupidez dessa decisão é inominável. E logo aparecerão os que falam mal do brasileiro.  E lembrem todos que vivem falando que o problema é de educação do brasileiro.  Esta juiza, os outros juizes, e procuradores tiveram acesso a todos os níveis de educação, mas não aprenderam nada. E tenho dúvidas se são brasileiros.

  8. Juiza diz “problema é dele”.
    O “problema não é dele”. É DELA, que será escrachada pela comunidade jurídica e imprensa internacional, além da condenação por líderes mundiais pelo seu ato . E ela não tem o poder de “barrar” isto.  Será considerada por todos como uma juizeca de porta de cadeia. TODOS terão asco desta senhora. E como vivo repetindo “A rede não perdoa”  Sua imagem terá o mesmo destino da véia com al zheimer que come al fafa

     

    1. Como a culpa é da juiza? se

      Como a culpa é da juiza? se for assim quem chega vai enrando  vai ser bagunça, ta certa ela

       

  9. Vamos apoiar

    Vi esta materia na net, alguém sabe dizer se tem fundamento?

    https://www.esmaelmorais.com.br/2018/04/barack-obama-podera-visitar-lula-o-cara-na-pf-de-curitiba/

    Seria muito interessante ver qual a posição da juiza da vara criminal, do juiz condenatorio, do diretor da PF, do diretor da unidade onde está LULA, do prefeito da cidade, do governador do PR, dos procuradores da lava jato e não teria preço ver o nosso querido BONER dar a noticia no JN.

  10. Falando em prisão, ONDE ESTÁ CUNHA?

    Estou começando a desconfiar que a cela dele tem um túnel ligado a casinha da esposa artilheira de metralhadora de cartão,

    AL (êpa) guém tem notícias do desaparecido?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador