Julgamento de Lula será feito antes do Supremo rediscutir prisão em 2ª instância

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Um dia após noticiar que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região já marcou o julgamento de Lula no caso triplex, Mônica Bergamo aponta, nesta quarta (13), que os desembargadores tiveram um motivo especial para acelerar a apreciação do recurso do petista: a rediscussão, no Supremo Tribunal Federal, da prisão a partir de condenação em segunda instância.
 
Há alguns meses – mesmo com a resistência da ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte – o ministro Gilmar Mendes vem se colocando a favor de refazer a discussão com o intuito de reformular a autorização para execução de pena sem que os recursos do réu tenham sido esgotados em todas as instâncias. Quando a medida foi aprovada, o placar saiu apertado. Se Gilmar mudar de posição, pode ser que a permissão caia por terra.
 
Mas a ideia é que o TRF4 faça o julgamento de Lula antes que ele possa se beneficiar da revisão no Supremo. “O processo do petista será analisado antes que o STF (Supremo Tribunal Federal) tenha decidido se muda ou não a regra de que um condenado pode ser preso depois de julgado em segunda instância, como será o caso de Lula. A tendência do tribunal é mudar o entendimento, mas Lula será julgado antes disso”, escreveu Bergamo.
 
“Segundo os mesmos criminalistas, se condenado Lula pode ter a prisão determinada pelo próprio tribunal. Caso a corte seja omissa, a ordem de detenção pode ser dada pelo juiz Sergio Moro”, acrescentou.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tal qual em 64, tudo indica

    Tal qual em 64, tudo indica que, já já, o POVO chamará pela presença dos MILITARES como tábua de salvação  ..já que os civis se permitiram um circo de horrores

    O arbítrio é flagrante ..o MUNDO assiste, se aproveita, ou não faz nada

    ..como num jogo de cartas  ..tudo escancarado com o Poder NABABO do Judiciário (e suas forças como OAB e MP) dando ares de “legalidade” (afinal, o que é se ser legal hein ?!)

    A turma golpista já esta devidamente identificada e NUNCA será perdoada (mas isso não significa que pagarão pelo estrago)

      ..o PSDB, DEMO e PMDB são a cada dia mais e mais rechaçados pelo povo, correndo o risco de serem (como os Lacerdas da vida) engolidos em parte pelo próprio PANTANO que criaram  …e à dita esquerda SEM POVO sobra a HUMILHAÇÃO Suprema com LULA na cadeia

    que pesadelo

     

     

  2. A máquina do golpe

    Há uma semana, o juiz Moro pediu para Temer influenciar o STF a manter a prisão em segunda instância. Agora o TRF-4 antecipa de forma absoluta inédita o julgamento de Lula. Tudo vai se encaixando na máquina do golpe. Os papéis estão bem distribuídos. Um chuta, outro apita, outro, Gilmar, muda a regra do jogo em pleno jogo, arranjando um semi-presidencialismo oportunista.

  3. As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo precisam liderar

    As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo precisam liderar a resistência ao ato final do golpe.

  4. Eles abraçaram a injustiça, a

    Eles abraçaram a injustiça, a corrupção e o roubo de milhões de pessoas e acham que tudo vai acabar bem!

    Acreditam que ainda assim seremos uma grande nação!

    É impossível não entender que com a PEC 55 + a reforma trabalhista + reforma da previdência + a transformação de serviços públicos em serviços privados entre eles, saúde e educação – tirando do estado e entregando a empresários lucro certo não acabe gerando pobreza!

    E que retirar direitos e levar pessoas para a pobreza traz violência!

     

  5. Não há solução humana!

    Não há solução humana prevista para o que estamos presenciando no Brasil. As forças contrárias a democracia se organizaram atrás da trincheira (grande mídia, Poder Judiciário e outros agentes do atraso). Para refletir:”Tudo, neste caso (TRIPLEX), é sempre conduzido pelo cabresto do interesse político, desde que os promotores paulistas que acabaram chamados de “Três Patetas” produziram a ficção de que o apartamento pertencia a Lula, num processo onde todos os  acusados foram absolvidos mas o ex-presidente foi pinçado para ser jogado no Coliseu de Sérgio Moro, em razão de uma “ligação” com a Petrobras que se prova apenas pela “convicção” e por um Powerpoint.Três distintos e bem-pagos senhores, no dia 24 de janeiro de 2018, como num distante 24 de agosto de 1954, preparam a morte de um líder  político e o nascimento de um líder histórico.Ironicamente, entre 2018 e 1954, a distância fica num número que traduz o seu sentido: 64. A tesoura da Justiça pode cortar uma candidatura, mas não pode cortar o fio da História.” Aguardamos o pior! Que virá!!!

  6. O TEMO DA JUSTIÇA, O TEMPO DA GLOBO.

    O tempo da justiça no caso LULA é o tempo da GLOBO, o Tempo da justiça nos casos da GLOBO é o tempo da justiça.

  7. Estão cutucando onça com vara

    Estão cutucando onça com vara curta com essa descarada “justiça” ad hoc, a tipologia mais degradante que se possa imputar a um sistema judicial. A depravação chegou no limite do suportável. 

    A pergunta que paira no ar é: qual será o desfecho desse processo? Metade da população do país, em sua maioria pertencente aos extratos mais baixos do quadro social, aceitará passivamente esse esbulho político-eleitoral? Ficará de braços cruzados numa (ainda) suposta prisão humilhante do maior líder popular da história do país? 

    Mal sabem os protagonistas desse odisséia persecutória que o preço a pagar poderá ser muito alto caso insistam em levar a cabo essa desventura. Lula só interditado politicamente ensejará o imprevisível. Se por ventura preso, aí teremos como certa a queda da “Bastilha”. Na sequência……

    Alarmismo? Pode ser. Mas que ninguém alegue falta de aviso. 

     

  8. Ñão só o julgamento do lula

    Ñão só o julgamento do lula será antes, como será antes de terminar as féira escolares, antes da Onu se pronunciar em relaçao as picaretagens do moro. Tudo muito rapidinho e escondinho. Só pode ter um cérebro por trás disto tudo. E não é daqueles acéfalos de curitiba, porque destes só se pode esperar golpismo no brasil e peleguismo aos americanos. È tudo muito claro no sentiddo de que agem como máfia. O globo pede a cabeça do Lula de manhã e à noite os tlhe flashes dos sul marcam o enforcamento. É muito coincidênccia !!!!

  9. Como resistir?

    É preciso considerar que o golpe tem sido vitorioso, principalmente por conseguir impor sua narrativa hegemônica, de modo que conseguiu criar situações quem em tudo lhe são favoráveis. Ou é o apoio conquistado em parcela significativa da população, ou é o conformismo estritamente legalista da maior parte desta população,que se opõe ao golpe, mas o aceita placidamente.

    As simples manifestações de protesto nas ruas não surtiram qualquer efeito na sanha golpista e seus inúmeros desdobramentos no retrocesso de direitos humanos, sociais e econômicos previstos na Constituição.

    As forças obscurantistas em seus vários matizes, riem-se destas manifestações, pacíficas e ordeiras, e continuam atropelando e rasgando diariamente a Constituição, enquanto não podem suprimi-las definitivamente.

    Nós, os que nos opomos ao golpe, vivemos já num estado de exceção, mas continuamos a agir como se ainda estivessemos num estado democrático de direito.

    A próxima ameaça é a prisão de Lula e sua consequente inabilitação à candidatura presidencial, e parece que mais uma vez, iremos optar pelos protestos inócuos, enquanto o fascismo avançará sem encontrar resistência em todos os campos da sociedade.

    Parece que as lideranças progressistas ou de esquerda ficam adiando uma atitude de ruptura radical e consequente resistência física ao golpe, como se tivéssemos que aguardar o último direito democrático ser suprimido para aí sim concluir: “agora sim estamos numa ditadura completa , e agora sim nos é lícito resistir contra o regime de força usando também de força”.

    É uma aposta de altíssimo risco, porque a única coisa que pode restar, quando o último direito democrático nos for suprimido, talvez seja a prisão ou a morte.

    Há quem possa argumentar que no nosso campo de resistência ao golpe, não exista hoje em dia, grau suficiente de organização para uma ação mais radical de resistência física ao golpe, e que uma tentativa precipitada, termine numa aventura porralouca.

    No entanto a cada dia que passa, vai diminuindo o espaço democrático, e ampliando-se a ocupação fascista, sem que a gente tenha sequer reagido ou experiementado paralisações e ocupações de setores chaves.

    Vem prevalecendo a ideia  da eleição de Lula como estratégia principal de contragolpe. Eu particularmente sou contra depositar todas as fichas nesta opção, mas como parece que é justamente esta a ideia da maioria, seja por adesão direta ou apoio tácito, eu pergunto: o que acontecerá quando Lula for condenado e talvez preso? Ficaremos protestando, calma e ordeiramente, nas ruas, enquanto prossegue o avanço fascista? Aceitaremos pacificamente e bem comportadinhos à prisão ilegal de Lula ? Fruto de um processo inquisitorial já condenado por juristas da grandeza de um Luigi Ferrajoli?

    Será que acabou-se o tempo das ousadias e das desobediências civis ativas?

    Dizem que 1964, um pequeno regimento de tanques ou meia dúzia de aviões rebeldes poderiam ter acabado com a palhaçada de mourão e seu desfile ao longo do vale do Paraíba. Vamos repetir os mesmos erros?

    Assisitir bem comportados ao desmonte do castelo democrático, até que dele restem apenas grades e mordaças?

    Da última vez que optamos pro isso, a noite durou mais de vinte longos anos.

    Perder já é duro, perder sem resistir de fato é muito pior.

    Com a palavra as principais lideranças e organizações populares: como resistir e derrotar o golpe?

       

     

     

     

  10. Prisão em segunda instância

    Se modificado o entendimento do STF sobre a prisão em segunda instância e a constitução  for cumprida o Lula não fica preso.

    Não se pode garantir, entretanto, que ele não venha a ser preso imediatamente após a eventual e vingativa condenação que se avizinha, apenas como método de humilhação pública.

    O circo precisa continuar. Mas preso ele não fica.

     

  11. Esquerda meio burra.

    Nossa esquerda é meio burra.

    Fica preocupada com a prisão ou não de Lula!!! Os caras não querem prender Lula, querem apenas torná-lo inelegível!!!

    Ficar discutindo a prisão ou não de Lula é discurso de quem não acredita na própria inocência. O que se deve discutir é a parcialidade do judiciário. O fato de o judiciário estar tentando manipular as eleições. Tem que enfatizar as violações, os abusos, as manipulações.

    Esse discurso de prisão ou não É BURRO DEMAIS!!!! Acorda!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador