Justiça de São Paulo envia para Moro processo contra Lula

Jornal GGN – O Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia e pediu a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sob a acusação de ser proprietário oculto de um apartamento tríplex no Guarujá. Os autos do processo foram enviados para o juiz Sérgio Moro, na 13ª Vara Federal de Curitiba.

A juíza Maria Priscilla Veiga de Oliveira disse que os possíveis delitos relacionados ao imóvel estão sendo apurados na Operação Lava Jato e devem ser investigados nos inquéritos da esfera federal. Em sua decisão, a magistrada diz que “é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação”.

Os advogados de Lula argumentam que “Não há qualquer elemento concreto que possa vincular o tríplex ou a suposta reforma realizada nesse imóvel a ‘desvios da Petrobras’, como afirma a decisão; o que existe é imputação de uma hipótese, insuficiente para motivar uma acusação criminal”.

“Mesmo que fosse possível cogitar-se de qualquer vínculo com ‘desvios da Petrobras’, isso não deslocaria o caso para a competência da Justiça Federal; a Petrobras é sociedade de economia mista e há posição pacífica dos tribunais de que nessa hipótese a competência é da Justiça estadual; mesmo que fosse possível cogitar-se, por absurdo, de qualquer tema da competência da Justiça Federal, não seria do Paraná, pois o imóvel está localizado no estado de São Paulo e nenhum ato foi praticado naquele outro estado”, sustenta a defesa.

Da Agência Brasil

Juíza remete autos de processo para Sérgio Moro e pede prisão preventiva de Lula

Por Daniel Mello

A 4ª Vara Criminal de São Paulo enviou os autos do processo que apura se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu crime de lavagem de dinheiro para a 13ª Vara Federal de Curitiba (PR). A remessa foi feita na última quinta-feira (28). Na ação, o Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia e pediu a prisão preventiva de Lula sob a acusação de que o ex-presidente é o proprietário oculto de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral paulista.

Em março, a juíza Maria Priscilla Veiga de Oliveira determinou o envio do processo ao avaliar que os possíveis delitos relacionados ao imóvel estão sob apuração da Operação Lava Jato e devem ser investigados dentro do contexto do esquema nos inquéritos abertos na esfera federal. Com isso, o processo passará a integrar o conjunto sob responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro.

“O pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de ‘lavagem de dinheiro’ é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo Federal da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR e pelo MPF [Ministério Público Federal], pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação”, diz a decisão da magistrada. A Juíza também retirou o sigilo do processo.

Defesa

Em março, os advogados do ex-presidente Lula, Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins, pediram a impugnação da decisão ao Tribunal de Justiça de São Paulo. Eles tiveram a solicitação negada. “Não há qualquer elemento concreto que possa vincular o triplex ou a suposta reforma realizada nesse imóvel a “desvios da Petrobras”, como afirma a decisão; o que existe é imputação de uma hipótese, insuficiente para motivar uma acusação criminal”, argumentaram os advogados, em nota publicada pelo Instituto Lula, em março.

A defesa do ex-presidente também contestou a remessa do processo para Curitiba. “Mesmo que fosse possível cogitar-se de qualquer vínculo com ‘desvios da Petrobras’, isso não deslocaria o caso para a competência da Justiça Federal; a Petrobras é sociedade de economia mista e há posição pacífica dos tribunais de que nessa hipótese a competência é da Justiça estadual; mesmo que fosse possível cogitar-se, por absurdo, de qualquer tema da competência da Justiça Federal, não seria do Paraná, pois o imóvel está localizado no estado de São Paulo e nenhum ato foi praticado naquele outro estado.”

A denúncia

Os promotores do Ministério Público de São Paulo (MP) Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Moraes de Araújo disseram ter colhido duas dezenas de depoimentos que comprovariam que o apartamento era “destinado” ao ex-presidente e sua família. O MP acusa Lula de lavagem de dinheiro – na modalidade ocultação de patrimônio – e falsidade ideológica.

“Aproximadamente duas dezenas de pessoas nos relataram que, efetivamente, aquele tríplex do Guarujá era destinado ao ex-presidente Lula e sua família. Dentre essas pessoas figuravam funcionários do prédio, o zelador do prédio, a porteira do prédio, moradores do prédio, funcionário da OAS, ex-funcionário da OAS, e o proprietário da empresa que fez a reforma naquele imóvel e, pelos relatos, fez uma reunião para apresentar parte da reforma efetuada, com a presença da ex-primeira dama e de seu filho, além do senhor Léo Pinheiro”, disse o promotor Cassio Roberto Conserino ao apresentar a denúncia à imprensa.

Além de Lula, foram denunciados por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, sua mulher, Marisa Letícia, por participação em lavagem de dinheiro; e seu filho, Fábio Luiz Lula da Silva, por participação em lavagem de dinheiro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

28 comentários

    • Só vão acabar com essas

      Só vão acabar com essas palhaçadas quando finalmente conseguirem prender o Lula e impedí-lo de concorrer a novas eleições.

  1. Ah, eu falei que era ataque

    Ah, eu falei que era ataque direto a Lula antes da quinta feira, nao falei?

    Falei ou nao falei?

    Recado a Janot e Zavaski:  voces nao me enganam.

  2. Nem li a matéria mas o

    Nem li a matéria mas o raciocínio é simples. Se cometeu crime deve ser julgado e condenado. Se não, ser julgado e inocentado. Qual o medo? Lula é um homem rico, bem informado, bem acessorado. E sem provas de crime estará livre para continuar a ser o mito que sempre foi. Agora, se as provas brotarem mais que gengibre em beira de brejo o jeito será condená-lo, nos decepcionarmos e torcer para que o Tiririca seja um sucessor à altura. Bora encarar os fatos, a verdade, a lógica, a legalidade, a vida. Só isso. Ia contar uma piada também mas seria taxado de machista, misógino, homofóbico, racista, xenófobo e facista. Melhor ficar calado. Abraços gordurosos, farinhentos e recheados com frango e catupiry.

    • Guarde seus abraços para quem te queira

      Nossa, quanta bobagem e ma-fé. Por acaso, vc é um dos três patetas do MP paulista ? Se não for, esta no mesmo nivel deles.

    • Prezado, você está sendo

      Prezado, você está sendo desonesto e você sabe disso. Fora do seu país nós sabemos que o seu MPF, o seu judiciário e a sua PF são corruptas (o ex-diretor do FBI deixou claro que tinha a sua PF na folha de pagamento dele) e que portanto nada do que eles declarem deve ser levado a sério. Todo mundo sabe que essa “perseguição ao Lula” é um ato puramente político sem nenhum embasamento jurídico e sem provas, exatamente como ditadores de repúblicas bananeiras fazem quando querem se livrar de inimigos políticos ao mesmo tempo que fingem estarem “seguindo as leis”, ingenuamente acreditando que irão enganar a comunidade internacional com atos tão primários.

      E você não deve se importar com isso mas essa farsa toda “pega mal” para o seu país aqui fora, ninguém gosta de investir em um país aonde é evidente que as leis não são levadas a sério.

  3. Querem prender o Lula, nem

    Querem prender o Lula, nem que for para ficar três dias na cadeia, mas querem e pronto!  Irão mover  céus e terras, provas, mesmo que insuficientes para isso.  O circo já está armado e desejam inviabilizar a sua candidatura para 2018.  

    O Brasil se tornou um país que anda me dando medo!

    • Quais provas apresentaram

      Quais provas apresentaram contra o José Dirceu até hoje?

      O MPF deveria ser extinto. Parece mais um covil de conspiradores e fanáticos religiosos.

       

  4. Barbaridade! A diferença de

    Barbaridade! A diferença de tratamento entre o Lula e o FHC é cristalina e só não vê quem tem muita má fé. Um apartamento que já se provou que não é do Lula, com todo foguetório da mídia, que não deveria continuar esse questionamento pela justiça de São Paulo e muito menos pela do Paraná, ainda vai render e muito. O FHC, que a ex-amante garantiu à imprensa que é proprietário do apartamento em Paris e outro em Nova Iorque e que enviava dinheiro para ela por meio da Brassif, mereceu um depoimento do Príncipe sem alarde por parte da imprensa nem da PF e o assunto se encerrou. Dá ou não dá para notar a diferença de tratamento entre a casa grande e a senzala? 

  5. è o que afirmo: O MPF está

    è o que afirmo: O MPF está tentando construir outra fábula como a do mensalão do PT na tentativa de destruir a unica liderança de verdade que sobrou ao PT.

    Fizeram isto com sucesso no mensalão e tiveram a complacência suspeita do STF. 

    Vão tentar fazer de novo. E não adianta provar por a+b que o papartamento e o sítio não sao do Lula.

    Aliás, se o Lula é tão ladrão como dizem, porque ele não comprou um apartamento como os do FHC em Paris e Nova York ou então uma fazenda(FHC também comprou) de verdade em vez de um sitiozinho fuleiro daquele.

    Penso que somente estes dois fatos desmontam a farsa destes bandidos do MPF.

    Será que lá dentro não tem procuradores honestos não?

     

  6. Eu já disse aqui e vou repetir:

    vão prender o Lulinha paz e amor (o republicano), pois os fascistas sabem que em 2018 (se é que vai ter eleições em 2018)  ninguém ganha do republicano  Lulinha paz e amor. Está tudo dominado. O golpe já foi dado e agora  o que veremos são as próximas etapas desse golpe que entre outras coisas, teremos um Estado de exceção. Para piorar teremos os milicos de volta nas para manter a “ordem” que a burguesia quer pra ela.

      

  7. Precisamos de menos bravatas
    Precisamos de menos bravatas e mais ação. Não há mais dúvidas: vivemos numa ditadura. A resistência, no entanto, já está começando e precisa se ampliar.

  8. Caro Nassif
    Pseudo Justiça de

    Caro Nassif

    Pseudo Justiça de São Paulo manda processo sem provas para que o carrasco Moro, de encaminhamento de prisão para Lula, ou que ele fique com a ficha suja, onde somente ele não possa concorrer, visto que aos demais, isso é permitido.

    Alegria dos corruptos e seus comparsas os paneleiros.

    Saudações

     

  9. Não acredito que nesse

    Não acredito que nesse momento de turbulência de golpe prendam o Lula.

    O Moro deve está sendo aconselhável justamento o contrário, que tenha prudência nesse momento.

    Um golpe, e a prisão de Lula sem provas consistente, é tudo que O Temer e a direita não querem . Por enquanto.

    A prisão do Lula neste momento é a faísca que falta para a explosão do caldeirão em que vivemos.

    Não acredito na prisão do Lula, agora.

    • A sua “elite” é realmente

      A sua “elite” é realmente estúpida, portanto é melhor esperar que eles tentem mesmo cometer uma estupidez dessas.

  10. Com a crescente exposição

    Com a crescente exposição EXTERNA DAS ARBITRARIEDADES DEVE ESTAR CAUSANDO AZIA NO COMANDANTE DO GOLPE A FALA DOS JORNAIS INTERNACIONAIS DOS QUE ACUSAM SEREM CRIMINOSOS ATACANDO UMA PRESIDENTE ÍNTEGRA!

    Então urge achar um CRIME PARA A DILMA E CRIMINALIZAR O LULA!

    Caberá aos advogados PUBLICAREM AS ACUSAÇÕES E DEMONSTRAR AS PROVAS!

    Estão usando porteiros, sindicos, COMO PROVA DE PROPRIEDADE, se o LULA É DONO PROVA TEM QUE SER NO CARTÓRIO E NA CONTA BANCÁRIA. Aquele que é o atual DONO TEM QUE TER RECEBIDO, se ele NÃO FEZ NENHUM MOVIMENTO FINANCEIRO é por que ELE NÃO RECEBEU DINHEIRO….

    Tem que ser internacionalizado!

     

  11. As trevas

    Se até os advogados de Lula foram colocados sob escuta, imagino o quanto esse processo esteja todo viciado…  Vai ser condenado pelo Moro, assim como foi Dirceu, por três vezes nada. Porque Lula foi o governo do povo e não é um João Doria Junior, Alckmin, José Serra, Aécio Neves, Ronaldo Caiado, Beto Richa ou ainda Fernando Henrique Cardoso… Todos comprovados corruptos.

  12. Caso queiram armar pra cima

    Caso queiram armar pra cima do Lula essa calúnia sem fundamentos, preparem-se que desta vez o povo vai pra cima de todos aqueles que querem cometerem injustiças. O Lula está sendo vítima dessas acusações. Pode ficar tranquilo Lula… o povo o ama…

    • Já passou

      Somente depois que a porradar comer solta que essa pouca vergonha vai acabar.

      Empala meia dúzia de fascistas e a situação acalma

  13. Dilma perdeu a oportunidade

    Dilma perdeu a oportunidade de dizer na ONU o que estavam fazendo com ela e Lula, na ocasião, abrindo o bocão pra colocar o que agora sucede, por exemplo, dizendo que mesmo sem prova seu maior amigo será preso, etc.

     Por isso, Nassif, eu não vi nada demais com o pedido de Janot para abertura de inquérito conta Aécio e alguns dos seus. Aquilo foi aramação para se vender imagem distorcida. Era aperitivo para logo em seguida encher as panelas de coxinhas.

    Os maiores coxinhas nesse processo não estão apenas entre os jornalistas, mas, talvez, e principalmente lá dentro do STF.

    Agora, como dizia Fux, Moro vai pegar no peito. 

    Quero ver se o povo, já com tanto ódio desses canalhas, vai ficar de braços cruzados vendo Lula mais uma vez carregado pelos policiais armados até os dentes, com uma tropa de carros oficiais, helicópteros, com todas as televisões a filmarem o maior líder brasileiro dos últimos tempos, talvez algemado pra ter mais estardalhços, até o cárcere. 

    Marco Aurélio Mello diz que sem a Cosntitução não há salvação. Parafraseando-o, digo que sem o povo nas ruas, 24 hora por dia, na frente da casa de Lula, do hotel onde ele se encontra , na frente da casa de Moro, e da penitenciária, não há salvação.

    O Povo nas ruas vai aumentar em número, gênero e grau. Mexer com Lula não é a mesama coisa que mexer com Dilma. 

  14. Vamos para a rua! Há muitas

    Vamos para a rua! Há muitas manifestações pipocando. Ache uma ´vá. Acabei de vir de uma na frente da FIESC aqui em SC. Fomos com velas e roupas claras ( nem todos) Ficamos lá por uma hora em silêncio, e alguns distribuiam um panfleto. Foi organizada por estudantes de arte da UDESC. VAmos para a rua, vamos para a rua, vamos para a rua.É o mantra da hora.

    Lembrando dia 5 de maio  Dia Nacional de Luta contra a Globo e o golpismo midiático – Monopólio é golpe!

  15. O juizeco Moro tem uma

    O juizeco Moro tem uma obsessão com aquele que ele chama de “nine”, quisera tivesse a mesma obsessão com o “fifty-two milion”(na última estimativa)  Eduardo Cunha.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome