Justiça dos EUA suspende ação coletiva contra Petrobras

Jornal GGN – A Justiça Federal dos Estados Unidos suspendeu o julgamento da ação coletiva movida contra a Petrobras pelos acionistas. Na decisão, a Corte de Apelações atendeu a um recurso movido pela própria estatal brasileira.

Desde fevereiro, a Petrobras vem questionando a validade do processo na primeira instância. Além de discordar dos critérios para a abertura de uma ação coletiva de ressarcimento (que no final pode custar até US$ 10 bilhões), a empresa diz que o período considerado na ação é irregular.

O processo juntou todos os investidores que adquiriram papéis da estatal entre os anos de 2010 e 2015 e se sentiram lesados pelos desdobramentos da Operação Lava Jato.

Depois de ver a apelação rapidamente negada na primeira instância, a Petrobras levou o caso à Corte superior, em Nova Iorque. O recurso foi aceito em junho deste ano e o depoimento dos representantes da Petrobras sobre a questão foi marcado para setembro. No entanto, a decisão não interrompia o trâmite da ação original.

O juiz de primeira instância responsável pelo processo, Jed Rakoff, manteve a tramitação, alegando que não havia previsão para a análise do mérito do recurso e que um adiamento traria mais prejuízos para os autores da ação.

A Petrobras, no entanto, recorreu novamente à Corte Federal de Apelação para barrar o processo até que haja uma decisão sobre a validade do recurso. O recurso foi aceito e o julgamento suspenso.

“A Corte Federal de Apelações do Segundo Circuito (Second Circuit Court of Appeals) proferiu decisão determinando a suspensão da ação coletiva e das ações individuais em curso na Corte Federal de Nova Iorque (District Court), enquanto pendente de julgamento o recurso da Companhia contra a decisão de certificação de classe de 02 de fevereiro de 2016”, explicou a estatal em nota.

A Petrobras disse que continuará a defender firmemente os seus direitos.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os abutres vão chamar o Parente.

    Depois dessa decisão os fundos abutres vão apelar ao Pedro Parente para que proiba a Petrobrás de entrar com recursos que ponham em risco os ganhos deles.

    Edivaldo, não dá idéia.

     

  2. O petróleo não é mais nosso!

    Suspenderam porque já não há mais necessidade, pois o “governo” brasileiro entregará, de mão beijada, não só a Petrobras, como todos os poços  de petróleo existente no Brasil. E o crápula do Sergio Moro tem um papel funtamental nesta entrega da maior riqueza do Brasil. 

  3. Elementar. Vai ser tudo deles

    Elementar. Vai ser tudo deles mesmo, não faz mais sentido. E se não fosse o Moro seria outro a fazer o serviço, o judiciário está lotado de pulhas.

  4. Garantindo o futuro da Petrobrax que será estadunidense!

    Provavelmente, como avaliam que os golpes iniciados com treinamento do Moro por suas agências de espionagem, contra democracia no Brasil, podem se confirmar, preferem manter a Petrobras viável quando esta for entregue as suas multinacionais petrolíferas, pelo representante dos golpistas, o Temer e o seu lambe botas o Serra!

  5. Alguém tem dúvidas, ainda ?

    Eu não tive e jamais terei. Tiveram papel importante no golpe, haja visto quantas viagens foram feitas para lá, de PGR, Moro e outros procuradores, sem falar do USURPADOR.

    Vocês são f… mesmo.

  6. Petrobras reage…

    mas acredito que por aqui ainda há quem a queira em coma profundo (inclusão de diretores da época)

    se povo não reagir também, a perda será total

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador