Justiça proíbe consulta separatista e aponta crime contra a segurança nacional

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Um grupo de separatistas que pretendia usar as eleições municipais deste ano para fazer um “plebiscito”, com o intuito separar os três estados do Sul do resto do País e formar uma nova Nação, foi barrado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que ainda apontou que o ideal separatista é crime contra a segurança nacional.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, o grupo queria alcançar pelo menos 1 milhão de votos (equivalente a 5% do eleitorado da região Sul) com o plebiscito em outubro, mas o plano foi considerado um delito, segundo o TRE-SC. “A incitação à separação territorial é citada no artigo 11 da Lei 7.170/1983, que define as violações relacionadas à segurança nacional, à ordem política e social. A punição para esse tipo de delito varia de 1 a 4 anos de prisão”, publicou o Conjur nesta quarta (27).

O desembargador eleitoral Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, responsável pela sentença, pediu à Polícia Federal que investigue o grupo. A mudança de incitação à separação para tentativa propriamente dita também agrava a pena, que varia de 4 e 12 anos.

O TRE-SC também proibiu o uso da palavra “plebiscito” para representar esse tipo de consultar. Segundo o desembargador, plebiscito é um pleito exclusivo dos poderes Executivo e Legislativo, e o uso do termo pode “confundir a população, levando-a a acreditar que se trata de algo oficial”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

100 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que estes nóias não

    O que estes nóias não conseguiram dentro da Lei eles podem ficar tentados a obter empregando a força bruta.

    Não faltarão gringos para estimular e financiar o conflito que eles já começaram.

    A guerra nunca começa com a primeira explosão: ela é preparada metodicamente no campo ideológico e se desdobra no plano econômico e social antes que o primeiro tiro seja disparado.

    E uma guerra civil pode ser inevitável.

    Pequena perda direi quando os separatistas começarem a ser degolados. 

    1. Está fora dessa em particular

      Está fora dessa em particular por uma simples razão: SP tem o Movimento São Paulo Independente, que é mais forte do que qualquer um dos movimentos separatistas sulistas. 

      E muito mais perigoso. 

  2. A ofensa à integridade nacional autoriza a União intervir dos Es

    A ofensa à integridade nacional autoriza a União intervir dos Estados envolvidos, ou seja, as forças armadas estariam autorizadas a sufocar qualquer tentativa de desintegração da federação brasileira. Portanto, só existe uma possibilidade da região sul do país se tornar independente, isto é através de uma guerra civil e derrotar as forças armadas brasileira.

    “Art. 34 da CF: A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: I – manter a integridade nacional;” 


    1. Uma consulta popular não é uma tentativa para níquel ar a federação.

      Eles podem discutir o que vem entendem mas não vão utilizar dinheiro do contribuinte para isso.

  3. Repatriação
    Se separar o sul do restante do Brasil, vai ter que repatriar a gauchada que que migrou por falta de espaço nas colônias.
    Quero ver se vai caber tudo lá! !!!

  4. Pião é alucinógeno?

    Estive por aquelas bandas poucos dias atrás e fiquei sabendo dessa palhaçada. A pessoa com quem estive conversando, conheceu o “lider” desse movimento. Me contou sobre os argumentos  desse senhor e disse que o aconselhou a viajar pelo Brasil,  para conhece-lo  melhor, já que ele acredita que é a região sul que “sustenta” o resto do país.

  5. O Sul devia se separar mesmo.

    O Sul devia se separar mesmo. Dado o elevado grau de “desenvolvimento” econômico da região e o brilhantismo dos nossos homens públicos (muitos acham o Sartori um gênio), nosso elevado grau cultural, excelência científica e iniciativa, capacidade inovadora e genialidade do nosso empresariado teríamos muito a ganhar:

    1. Logo seríamos uma grande potência auto-suficiente em soja, carne de vaca, erva-mate e bosta de vaca;

    2. Teríamos nosso próprio campeonato nacional, onde as superpotências Inter e Grêmio finalmente dariam as cartas;

    3. Finalmente o hino seria o Hino Rio Grandense, faria juz a sua megalomania (gosto daquele trecho que diz “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”…);

    4. O CTG seria nossas embaixadas no exterior;

    5. Não teríamos mais que suportar o povoroso Sertanejo Universitário. Em troca a forma músical seria a não menos pavorosa música galponeira como a “nacional” (dá-lhe Gildo de Freitas…);

    6. O Brasil poderia ser considerado “potência rival” e os brasileiros utilizariam passaporte para entrar na terra da prosperidade. Coisas que, aliás, os gaúchos sempre quiseram;

    7. Os gaúchos não teriam mais a concorrência da prepotência paulista. Eles, os gaúchos, finalmente seriam, os caras…

    Sei lá, teriam tantas vantagens. Será que esqueci o quê de importante?

     

     

    1. Pergunta que não quer calar

      Vai fazer o que com a gauchada que se estabeleceu no Goiás, Tocantins , Mato Grosso do Sul , Mato Grosso, Rondonia & adjacencias?

      1. Gente sem fibra que não

        Gente sem fibra que não suportou os tempos de vacas magras (no figurado e literal) pela qual passou a Grande Nação Farroupilha, portanto, devem ser tratados como emigrados sem direitos a privilégios.

        Se o Rio Grande não servia antes, não pode servir quando estiver se transformando numa nova Alemanha, muito menos quando a nova nação estiver rivalizando com o Japão. Aí é que não queremos mais estrangeiros mesmo, muito menos os isseis, nisseis e sanseis guascas que viriam aqui roubar nossos empregos e empestear a nossa raça.

        1. Mentiroso. Quem te deu

          Mentiroso. Quem te deu direito de falar pelos outros? Quem esta se tornando nova Alemanha? Só se for as primas da farrapos. nem Alemanha tu conhece. O RS sempre esteve aberto a quem precisa e vai continuar. Aqui é terra para todos que queiram viver com trabalho, dignidade e muita alegria de viver. Tu pega tua trouxa e volta para a Aklemanha, se é que te querem lá.

          1. Não devia responder a um

            Não devia responder a um desclassificado, até porque em tua infinita obtusidade não entendeu que estou debochando da proposta, mas se queres a verdade vamos lá:

            1. Gaúchos acham que separando-se vão se tornar uma nova Alemanha, sim. A prepotência e obtusidade do gaúcho é tamanha que desconhece a própria história, os próprios limites e capacidades. De que outra forma você me explicaria viver num Estado cuja qualidade de vida está recuando a 30 anos?

            2. Eu falo pelos outros, sim. Se essa gente ignara fala eu também me dou o direito. E não é você que vai dizer o contrário; muito menos me chamar de mentiroso;

            3. Terra aberta aos outros? Acho que o preconceito e o desprezo que grande maioria dos gaúchos sentem pelos negros e nordestinos respondem por mim. Aliás, o desprezo que vi nas ruas contra os haitianos mostra quem é mentiroso;

            4. Conheço a Alemanha e nem de longe são prepotentes como os gaúchos;

            5. Conhece minhas primas? Não? Então prove o que escreve…;

            6. Sobre alegria de viver nem vou comentar. Gaúcho é alegre quando a RBS manda. É triste quando a RBS manda, então… Melhor: metade Estado fica alegre quando o Grêmio ganha, a outra metade quando o Inter ganha… Nem sabem o que é alegria de viver, porque nunca experimentaram;

            7. Fico por aqui porque gosto de ver gente como você babando de raiva por descobrir que não vive, e nem vai viver, no Primeiro Mundo. Pra falar a verdade não conhece a real excência do próprio Estado onde vive.

          2. Há gaúchos, há catarinenses e

            Há gaúchos, há catarinenses e há paranaenses nesses que se dizem separistas! São, no entanto, minoria nos três estados…

            Ignorância, obtusidade e arrogância não são apanágio de gaúchos, paranaenses ou catarinenses. Esse grupo aí é a prova de que a ignorãncia, diferentemente da inteligência, não tem limite e independe da latitude.

            Ignorante, obtusa e arrogante é apanágio, no entanto, dos que generalizam as coisas!

      1. Mas já temos um modelo e

        Mas já temos um modelo e manequim dos pampas, ou esqueceu o Paixão Cortes? Vamos vazer mais Estátuas do Laçador e exportar para toda a grande nação Farroupilha.

  6. O nome disto é racismo ao quadrado e ignorância ao cubo!

    Este crime é promovido por aqueles que se acreditam superiores por descenderem de alemães, italianos e até mesmo dos eslavos poloneses, que para os arianos de Hitler, no máximo serviriam, se mantidos vivos, para escravos. É a turma que tem horror à melanina presente na pele da maioria da população brasileira dos demais estados. Bando de boçais, vara de energúmenos, manada de idiotas, união de otários. Juntos formam um fossa de abissal ignorância e uma cacofonia de ruídos vis, enfim , a récua que se reúne sob o sul é o meu país não serve sequer para esterco…

  7. Devia separar mesmo. E ficar

    Devia separar mesmo. E ficar com Moro, seus procuradores messianicos e a república do paraná pra eles. Fiquem também com o Álvaro Dias, o Eliseu Quadrilha ops Padilha, o deputado amigo do Cunha e do Temer Osmar Serraglio, o Onix Lorenzoni, os Bornhausen e todos os políticos bandidos assemelhados que ajudaram a eleger. Que fiquem também com aquelas cidades turísticas fakes e bregas que se acham o supra sumo da Europa no Brasil. E com a parcela da populaçao, que por ter parentes que vieram em navios de imigrantes fugindo da pobreza, da fome e das guerras se acham europeus.

    E que deixem o Luiz Fernando Veríssimo para nós brasileiros. Esses idiotas preconceituosos não são dignos do Luiz Fernando.

    1. Acho que está confundindo

      Acho que está confundindo Campos do Jordão (que fica em SP) com as cidades de colonização alemã e italiana do Sul, que tem prédios construídos pelos imigrantes no século XIX. 

      Ou então aqueles prédios horrendamente fakes nas cidades serranas do RJ, sem nenhum lastro com a cultura local – ao contrário das cidades sulistas. 

      O curioso é que foi o mundo imigrante dos italianos e alemães do Sul que produziu o MST. 

      Mas enfim, você está apenas babando de raiva, não raciocina. 

    2. Não nos deseje mal. Sou de

      Não nos deseje mal. Sou de Curitiba e em momneto algum quis esta separação idiota. Quanto ao Moro e sua quadrilha, prefiro mandá-lo prá sua cidade. Me passe o endereço.

  8. “Foi mal…”

    Lendo os comentários e a decisão judicial, que pode ter ainda desdobramentos adversos aos separatistas, resta a estes enfiar a viola no saco e murmurar “foi mal….”. No País das Maravilhas, a rainha já estaria a gritar, e com razão, cortem-lhes a cabeça!

  9. Já vieram me perguntar…

    … se o cara que aparece na foto que ilustra este post, ao centro com a mão no queixo, sou eu?!!!… Por essa razão declaro para os devidos fins, que ñ se trata da minha pessoa, mesmo porque o cidadão enverga uma camiseta “O Sul é SEU país” coisa que eu jamais me prestaria… e que se alguém me ver alguma vez vestindo uma dessas podem me internar no primeiro Pinel das proximidades que se encontrar…. (rsrsrs)

     

  10. Inconsequência

    É um bando de inconsequentes sem noção. Não representam o pensamento da maioria do povo do RS, SC e PR. Duvido mesmo. Viajo muito para o Sul, e este tipo de bobagem é de uma minoria abobalhada, que tem também em outros lugares, não apenas lá. Levaram uma enquadrada de leve, poderia ser pior.

  11. Sejam Felizes

    É o que desejo aos do Sul e de SP. Estou no Centro-Oeste, comendo piqui e guariroba e na paz. Como se julgam superiores, que se separem e sobrevivam com suas competências. Sucesso a todos e parem de encher o saco com isso. Toda vez que se aproxima uma eleição é a mesma estória.

  12. CF

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: …

  13. È a mesma justiça que torra

    È a mesma justiça que torra milhões em propaganda pregando respeito oa voto do eleitor pedindo mais participação das mulheres na politica,

    mas tem um por lá que quer cassar a primeira mulher presidente e com ela seus mais de 54 milhões de votos???? Qua qua qua…….

  14. É uma pequena reprodução da

    É uma pequena reprodução da confusão dos nossos tempos, que tende a dividir e dividir cada vez mais aquilo que era sólido. Small is beautiful pós-moderno e barato.

    Ao invés de lutar por um novo federalismo, essa gente louca acha correto acabar com tudo, pegar a escova de dentes e sair construíndo outra coisa, de mentalidade à la europa século XIX.

    Se eles empregassem toda essa energia e recursos na discussão sobre federalismo…

  15. Estão recebendo o que

    Estão recebendo o que realmente querem:  atenção. Deixe-os a cargo da Polícia e do Judiciário porque a partir do instante que extrapola o inegável direito de expressão e se adentra na AÇÃO, aí sã outros quinhentos. É crime contra a Segurança Nacional. Sem esquecer a absoluta inépcia legal da mesma considerando os ditames da Constituição.

    O interessante e emblemático nessa foto e que talvez reflita o ânimo desse besteirol é que na foto só tem “barata descascada”. Necas de pitibiriba nem de morenos ou morenas.

    Não queria cortar o barato desse negócio de descendentes de alemães. italianos etc, mas o que deveriam orgulhá-los, não era a condição de descendentes de brancos-europeus e certamente com melhor cultura que os nativos da época, e sim, por valores mais nobres e autênticos, como o trabalho, a coragem e a perseverança.

    Ao alçarem essas mesquinhezas, bem como depreciarem seus patrícios de outras latitudes na realidade não se fazem nada dignos de seus ancestrais, decerto pessoas pobres, simples e com pouco estudo. 

    `Por fim, um conselho: estudem melhor a formação desse país para constatarem o quanto estamos imbricados numa origem, base comum. Esqueçam exemplo como os EUA. Não queiram copiar o que não é similar, a exemplo da Catalunha e outros movimentos separatistas. 

     

  16. Hora de boicotar financeiramente

    O que precisamos é investigar quem são estas pessoas, onde moram, o que fazem da vida, de onde vem seu dinheiro, com quais empresas trabalham, que produtos vendem e compram, com quem tem relações, etc, etc, para:

    1 – Cancelar pedidos;

    2 – Boicotar produtos;

    3 – Processar criminalmente;

    4 – Tornar pública suas identidades e entidades;

    5 – Tomar conhecimento e divulgar suas relações pessoais e profissionais com o resto do país;

    6 – Que sejam todos declarados ‘persona non grata’ em cada município, principalemtne no norte, nordeste!

    1.   Tem razão! Funcionou muito

        Tem razão! Funcionou muito bem com a América Espanhola, todos os países possuem um alto nível de desenvolvimento econômico e social, respeito pelas regras democráticas, etc; vamos seguir o exemplo.

  17. A Lei de Segurança Nacional em ação.

    Prezados,

     

    Essa lei, criada nos estertores da ditadura militar-civil foi e é muito criticada pelos setores progressistas e democratas da sociedade brasileira. Essa lei, assim como a 1079/1950 (de cunho paralamentarista e relatada por um parlamentarista, Raul Pilla) serve a propósitos os mais diversos. Até o mês passado a LSN era usada para cercear a liberdades democráticas (e tenham certeza de que o será com muito maior intensidade, caso o golpe de Estado se consume no Senado). O uso da LSN contra io separatismo é o primeiro uso nobre da referida. Mas não nos enganemos, pois essa decisão do TRE mais paece uma tentativa de angariar apoio populara para essa lei, cujo uso repressivo é fácil prever.

  18. Abaixo o Separatismo

    Os que que defendem esta idéia de separatismo no Brasil podem até ser uma minoria, mas a verdade é que os idealizadores deste movimento concentram-se basicamente no sul do país e no estado de São Paulo. São descendentes de europeus que imigraram para o Brasil subsidiados pela coroa no período pós lei áurea em substituição à mão de obra escrava, naquele momento liberta, mas sem perspectiva de trabalho e de futuro. Imigraram também fugindo de opressão política, dificuldades econômicas, diferenças étinicas e religiosas, transformações sociais, enfim basicamente pelos mesmos motivos pelo qual se imigra ainda hoje. Forjados por uma cultura européia fortalecida por seus descendentes eles tem mais apreço ao estilo europeu do que a cultura brasileira. Separiatismo por parte destes indivíduos nada mais é do que usurpação de uma parte da Terra Canarinha. São estas mesmas pessoas com seus sobrenomes abarrotados de consoantes que bradam contra a imigração nortedestina. Tornou-se asquerosamente banal ver nas redes sociais postagens preconceituosas mandando “nordestinos analfabetos, cabeças chatas” voltarem para o sertão. Pela lógica simplista separatista cuja melhoria social está diretamente ligada à demografia e à ocupação do espaço social por ordem de chegada, faria muito mais sentido gritar: VOLTA PARA EUROPA EUROPEU!  São Paulo e o Sul concentram infinitamente o maior número de imigrantes, portanto, não é ao acaso que a maioria desses movientos partam desta região. No restante do Brasil, tenho certeza, ainda prevalesce o conceito de união e de solidariedade que nos caracterizam em todo mundo.

  19. Racistas, violentos,

    Racistas, violentos, preconceituosos, estúpidos, são todos de direita, a mesma direita violenta e golpista que derrupou Dilma, os mesmos reaças que sairam à rua vestidos com a camisa da CBF para pedir a saída do PT e agora estão escondidos em seus buracos fétidos e brutais aplaudindo a corruptália à testa da república, caladinhos sem reclamar.

     

    Não se pode permitir uma aventura dessa, devem ser enquadrdas na Lei, seja qual nome tiver esta lei, essa gente é um rebotalho de supostos descendentes de europeus, digo supostos porque não tem nenhum brasileiro racialmente puro e que tenha certeza da sua pura descendência, o racismo está escancarado no discurso destes energumenos, eles não são donos dos destinos do Brasil, é uma minoria absolutammente obtusa e inepta intelectualmente.

     

    O sul é meu país é uma verdadeira piada de abobalhados racistas, a própria maioria dos “sulistas” deveria reagir contra esse arianismo diisfarçado, não deveriam aceitar essa imagem que já se espalha de que sua população é preconceituosa e racista.

  20. Sou gaúcho e me envergonho

    Sou gaúcho e me envergonho desse tipo de gente. Se achando superiores ao povo sofrido pela seca nordestina… Não existe a menor chance de separação, mas se acontecesse, imediatamente me mudaria para o “Brasil”.

    1. Eu sou gaúcho, mas estes pulhas racistas e separatistas não…

      Sou gaúcho mas não me envergonho de nada, pois estes pulhas racistas e separatistas não me representam nem tem nada com as tradições gaúchas de toda a sua história.

      Nunca fomos separatistas e sempre contribuimos com o Brasil, tem que mandar estes racistas para a cadeia, isto sim.

    2. Eu sou gaúcho, mas estes pulhas racistas e separatistas não…

      Sou gaúcho mas não me envergonho de nada, pois estes pulhas racistas e separatistas não me representam nem tem nada com as tradições gaúchas de toda a sua história.

      Nunca fomos separatistas e sempre contribuimos com o Brasil, tem que mandar estes racistas para a cadeia, isto sim.

    3. Meu amigo, esse seu
      Meu amigo, esse seu comentário foi o melhor que ja passou por aqui. exatamente isso. eles se envergonham de um povo que sofre.
      Preconceituosos do cacete!

  21. A serpente do apartheid deixou um ovo no sul do Brasil

    O problema dessa caboclada, mistura de europes com brasileiros, é facil de se resolver. Pelos sobrenomes que apresentam a maioria tem direito a cidadania nas terras dos seus antepassados. Que vão para a europa. Ninguem é obrigado a ser brasileiro. Mas o territorio do sul pertence a nação brasileira. Como bem disse o JB Costa, eles querem aparecer. E assim como deveria ter sido feito com o Bolsonaro no inicio da sua carreira, ignorem eles.

  22. Vai ter o plebiscito consultivo

    SEPARAÇÃO NÃO É CRIME

     

    por J. Nascimento Franco*

    Quando a idéia separatista começou a ganhar impulso, algumas autoridades ensaiaram a repressão com base na Lei n° 7.170, de 1983 , que tem por objetivo punir os crimes contra a segurança nacional, a unidade territorial e a ordem política e social. Durante o Estado Novo, foi editado o Decreto-lei n° 431, de 18.5.38, cujo art. 2°, item 3, cominava a pena de morte para quem tentasse “por meio de movimento armado o desmembramento do território nacional”, desde que para reprimi-lo fosse necessário o uso de operações de guerra. Tratava-se, evidentemente, de texto “ad terrorem”, porque nenhum movimento armado estava ameaçando a unidade territorial do Brasil. Leis dessa ordem são típicas dos regimes de força. Disfarçando seus verdadeiros objetivos, que é amordaçar a liberdade de opinião e de sua comunicação, o legislador editou a Lei n° 7.170, que, segundo prestigiosas opiniões, ficou revogada pelos incisos seguintes, do art. 5°, da Constituição de 1988: a) IV e IX, que asseguram a livre manifestação de pensamento; b) VIII, segundo o qual ninguém será privado de direitos por motivo de convicção política; c) XVI, XVII e XVIII, respectivamente destinados à tutela do direito de reunião e de associação para fins pacíficos.

     

    O movimento O SUL É O MEU PAÍS é totalmente pacífico, apartidário e sem nenhum tipo de preconceito, tem por finalidade elaborar estudos e organizar debates livres para avalliar as possibilidades PACÍFICAS e DEMOCRÁTICAS de AUTODETERMINAÇÃO do povo Sul-Brasileiro que habita os territórios dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, através de forma plebiscitária.

     

    Leiam tudo sobre o movimento em http://www.sullivre.org

    1. Talvez o movimento pacífico

      Talvez o movimento pacífico apartidário neonazi, tal qual o MBL, não consiga interpretar a Consituição Federal e não entenda o significado das expressões “Cláusula Pétria” e “União indissolúvel entre estados e municípios”.

  23. O país deve passar por uma

    O país deve passar por uma reforma adminstrativa:  fim da federação e a formação de uma confederação de regiões,

    autonomias administrativas as regiões e um governo central enxuto para as decisões nacionais “diminuir a centralização das

    desições em Brasília”.

    O sonho de um país independente entre a Argentina e o Brasil morreu quando a Argentina o Uruguai e Brasil, derrotaram

    Francisco Solano Lópes na Guerra do Paraguai, cujo ideal era anexar ao Paraguai as províncias do nordeste da Argentina,

    os estados do sul do Brasil e o Uruguai, formando assim um novo País. Creio que teria nascido uma grande potência na

    América Meridional, uma espécie de messopotamia, com as terras e águas mais fértes da região sul americana, em resumo

    o explendor das missões jesuíticas “nativos e europeus integrados culturalmente”  formando um país.

  24. Já estão presos, assim como…

    Já estão tod@s pres@s, assim como já teriam feito se por domínio do fato, delação, suspeição, JN etc concluísse a douta corte sulista que eram petistas?! 

  25. separatistas
    Plebiscito, consulta, que façam. Vejam os nomes dos que querem isso: descendentes das últimas levas de imigrantes. Vieram por que quiseram, não são obrigados a ficar. Que ironia: gente amparada pelo governo central para promover o progresso do país, querem sua divisão. Quem está insatisfeito com o Brasil, que sai daqui, volte para a velha Europa, pro milenar Japão, etc. Sou nativo, autóctone, para mim não ha lugar melhor e não aceito falarem mal da nossa cultura, do nosso país, Quando trabalhava com turistas, nunca vi estrangeiros reclamando do Brasil e sei de muitos que voltaram, trabalham e moram aqui com suas famílias.  

  26. Coitados, são muito

    Coitados, são muito ESTÚPIDOS, não entendem que (estão fazendo o JOGO de países do 1º que têm interesse direto na fragmentação do Brasil, PARA MELHOR DOMINÁ-LO), afinal, o país é imenso!. Alguém ainda não mortrou a ESSAS ANTAS em forma de gente que país continental NENHUM do mundo (nunca fez isso???), vejam Rússia, China, Canadá e o prórpio EUA se seu povo querem isso, a fragmentação dos EUA foi tentado no sec. IX (1861 e 1865) e que não deu certo, houve uma guerra e os separatistas perderam, hoje em dia se houvesse algo do gênero, tenho certeza que (antes de qualquer coisa) iriam para O PAREDEÃO DE FUZILAMENTO!.

    1. so se perder meu amigo … So

      so se perder meu amigo … So se perder. E por que em um pais “livre” nao podemos expressar nossas ideias? por que tem de ser “idiotice” “Burrice” “NAZISMO”. Ninguem pegou em armas, e tampouco foram mencionadas. uma opiniao (de quem quer que seja) de mais de 60 anos atras nao traz muito peso na economia atual.

  27. Bando de nazistas

    Na célula nazista desbaratada pela polícia do Paraná em 2009 quando um casal do grupo foi assassinado.  Familiares de Renata Waechter Ferreira, 21 anos, e Bernardo Dayrell Pedroso, 24, mortos depois de uma festa neonazista, em Quatro Barras, esperam há cinco anos por justiça. O crime aconteceu no dia 21 de abril de 2009 e, depois de cinco anos, prisões foram feitas, suspeitos confessaram, foram colocados em liberdade e a Justiça nada definiu. Eles foram assassinados a mando do chefe do bando o paulista rico coxinha Ricardo Barollo que trabalhava na Camargo Correa em projetos especiais quando foi preso, hoje como é rico está respondendo em liberdade.  Havia na célula nazista um manual de ‘ações’  apreendido pela polícia também, nele constava como mandammento número um; Lutar contra as cotas raciais, depois os assassinatos de negros,índios, judeus, nordestinos homossexuais, travestís, ciganos etc, e constava também, lutar pelo SEPARATISMO, ricos no sul, e pobres no norte do Brasil.

    Não vou dizer que todos esses coxinhas são nazistas, há os que são ENGANADOS nas mentiras nazistas, mas que los hay, hay. A Globo mente muito, quando um diretor idiota deles escreve que:  No Brasil náo há racismo.  SEPARATISMO, assassinato de minorias e LUTA CONTRA AS COTAS (que são transitórias) é nazismo puro, está até nos manuais de ação dos canalhas.                  

    http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/794608/?noticia=MORTE+DE+CASAL+POR+NEONAZISTAS+FAZ+CINCO+ANOS+SEM+JULGAMENTO

  28. Separatismo e luta contra as cotas sociais/raciais é neonazismo

    Na célula neonazista desbaratada pela polícia do Paraná em 2009 foi encontrado um manual de ações do ‘bom’ nazista. Mandamento número 1- Lutar contra as cotas sociais/raciais , 2  – Assassinato das minorias; negros, índios, judeus, ciganos homossexuais, travestís, nordestinos, etc. 3 – Pregar o separatismo no Brasil, ricos no sul pobres no norte.  São uns ignorantes neonazistas fedorentos coxinhas e burros. Feneçam nazistalha! 

    1. Cara tu é um idiota que nem

      Cara tu é um idiota que nem sabe o que está falando! Deve ser mais um esquerdopata doente mental que caga pela boca! Consulta esse movimento e tu verás que nada tem a ver com essas idiotices sem cabimento que tu estás falando. Se não é informado e não tem nada para falar fica quieto! 

  29. São tão babacas que sequer

    São tão babacas que sequer têm um nome pra esse “novo” país. Só tem sentido falar em SUL se for do Brasil.

    1. Isso mesmo! Em relação ao

      Isso mesmo! Em relação ao Uruguai esse país é ‘nordeste’…

      Quando a pf vai encarar esse bando de babacas?!

      1. Oi?
        Meu caro brasileiro, quem sustenta esse país em termos de Pib é SP, RJ e MG, só para falar de apenas 3. Deixe de ser preconceituosos, temos coisas maravilhosas no sul assim como no norte. Só um exemplo existe uma familia com 6 pessoas 3 ganham um salário mínino, uma 5 mil e outra 10mil e uma recente mente desemprega, seria melhor que todos se separasem? E cada um tivesse por si ou os dos que ganham mais, são os país, séria melhor abandonar todos os filhos pq eles sustentam quase tudo?

  30. Notícia mentirosa e tendenciosa

    Uma notícia feita por um jornal de SP, bem provável q tenha sido escrita por um pseudo jornalista, o artigo citando a CRFB está totalmente equivocado, pois a lei citada, é da CF de 83, que foi substituida pela CF de 88, e tem mais, apesar da Comissão Central do movimento ter na época argumentos para ‘rebater’ todas as baboseiras faladas pelo cara do TRE-SC, o grupo resolveu fazer algumas modificações no Plebiscito Consultivo, e um deles foi a alteração do nome para Plebisul, já, a maior alteração foi no desvinculamento total das eleições municipais, alterando então a data, para o dia 1º de outubro (próximo sábado), o horário foi ampliado e será das 8 as 20h e os locais de urnas podem ser consultadas em http://www.sulista.org/OndeVotar/Index

    portanto senhores, a Justiça não proibiu nada, apenas sugeriu algumas modificações, as quais a CCO acatou quase todas, e quanto a “crime contra segurança nacional”, o que pode ser considerado ameaça ou crime em uma pesquisa, semelhante às feitas pelo Ibope, Vox Populi, ou até mesmo o IBGE???

    conheça o movimento em http://www.sullivre.org e http://www.plebisul.org e conheça os motivos que o sul quer separar.

  31. CHEGARAM AQUI CORRIDOS E COM FOME

    Os imigrantes chegaram, receberam terras e tudo mais, esses sem rumo de hoje que vivem sustentados pelo resto do país, buscam apoio na região NORDESTE (Luiz Eduardo Magalhães, Petrolina-PE, Santa Maria da Boa Vista-PE) dentre outras porque além da produção do estado estar quase a zero, não conseguem mais acompanhar os estados do NORDESTE na produção até da uva, pois Petrolina-PE detém as maiores culturas de uvas do pais e, a vinícolas do RS, estão todas aqui às margens do rio São Francisco. Vão lá bando de manés, tentem separar-se do resto do país, na realidade vocês nem sabem o que é um país, vivem ainda atados em tradições que não levam a lugar nenhum a não ser o fundo do poço.

    1. Separar o sul do norceste.

      Concordo! Vieram de outros Países e ainda gaharam terras e ainda quer se achar melhor que o mordeste. São tão arrogantes esses sulista que está esquecendo que o Sertão vai virar mar( fertíl ) e o mar vai virar cetão.

    2. Acho que quem tem direito a

      Acho que quem tem direito a uma reinvindicação como esta são os indios. Nativos e filhos da terra.Outros, de decendências variadas, estão  aqui por razões diversas:….Os alemães por ex: (talvez alguns idiotas desse grupo), fugiram da guerra e perseguição nazista, outros pela fome e desastres naturais etc….situações variadas, e que foram recebidos como imigrantes, acolhidos pela nação, e dados o direito de viveram aqui respeitando a constituição brasileira….qualquer levante dessa magnitude deve ser rechaçado com energia e se for o caso usar o caminho da deportação….O Brasil é um país de todos…..não se pode aproveitar a fragilidade politica existente no momento para trazer à tona essa barbárie de algumas minorias…..

  32. Esses (panacas) estão fazendo

    Esses (panacas) estão fazendo o movimento de algum (grupo) político do exterior para tentarem isso, e, dessa forma, “eles” do exterior, pudrem dominar essas antas. Quanto mais dividido for o país para esses salteadores do exterior fica mais fácil de DOMINAR essas (bestas quadradas).

  33. Se quiserem podem se mudar

    Se quiserem podem se mudar para a Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, PQP, para onde quiserem, mas deixem o Brasil em paz, seus vermes.

    1. não….. eu moro no sul e

      não….. eu moro no sul e quero ficar aki….e não quero me submeter a porra da republica de brasilia…. agora se voce aceita ficar de quatro pra brasilia é problema seu…. 

  34. CABEÇAS NEFASTAS

    Sou do sul do país e só posso achar graça nisso tudo. Logo aqui, a maior concentração de coxinhas. Fala sério, quando é que vão sair do seu conforto para impunhar bandeira sulista ou armas? Nunca. Nem adianta a polícia investigá-los por crime contra a federação, pois o advogado deles vai comprovar através de exame de insanidade mental, que são inimputáveis.

  35. NADA A VER

    Aff perderam a razao. Apontar os defeitos desse separatismo tah OK. Mas existe algo chamado OPINIAO. Eu sei que a medida nao eh cabivel, nao votaria a favor e nem contra essa ideia, mas dizer que eh crime ja eh ignorancia e hipocrisia.

     

    E vao se fuder, muitos gauchos adoram ser bairristas, nao sejam hipocritas. Acho que eh mais uma questao cultural.

    1. quem perdeu a razão foi você!
      Pessoa querida! se informe antes de falar bosta na Internet! Se é proibido na Constituição é porque é CRIME o Anta! A ignorância é toda sua,tchau!

  36. Meus amigos, depois de ler

    Meus amigos, depois de ler alguns comentários, perplexo decidi escrever algumas linhas sobre o ideal separatista que tantos abominam. A verda é que os estados do Sul vivem numa situação de penúria, com dívidas infindáveis para com a união, que apesar disso beneficiou nos ultimos anos diversas Republicas , se podemos assim chama-las, fora do Brasil em detrimento do povo de TODO o Brasil, inclusive no meu estado RS, a malha rodoviária está em péssimas condições, com estradas que eram pra estar pavimentadas a no mínimo 3 décadas , saúde pública deprimentem, criminalidade crescente, falta de professores nas escolas e parcelamento dos sala´rios de servidores´públicos por falta de verba, além da crescente favelização nos arrabaldes das cidades. no ano de 2015 , segundo dados do portal da transparência , cerca de 80% dos impostos arrecadados no “Sul” ficaram para Brasília para serem gastos onde melhor lhes prouver, por exemplo, acessores, verbas de gabinete, auxilio moradia, auxilio combustivel, renovação da frota de carros, 14º e 15º salários, aumentos constantes dos “rendimentos” de executico, legislativo e Judiciário. Isso sem entrar a miude nas diversas denuncias de corrupção e enriquecimento ilicito, superfaturamento e desvios de verbas que já estamos acostumados a ver nos noticiários.Espero que depois dessa explanação não mais  perdure a faceta tacanha e equivocada da xenofobia sobre a nossa gente, que é de miscigenação de infindáveis etnias (e que produz e luta de sol a sol) . Um forte quebra costelas a todos!

  37. São Paulo também tem!
    Existe um grupo que pretende separar São Paulo do Brasil. Considerando que levam “o país nas costas” que geram mais impostos e são penalizados pelos outros estados. O que está acontecendo com o Brasil?

  38. quando vejo alguém criticando

    quando vejo alguém criticando o movimento só posso concluir que ou são pessoa  desinformadas…. ou são retardadas…principalmente se moram nos estados do sul…. oras Brasilia fica com 80% da receita , deixando os estados a mingua…. como podem ser tão idiotas em aceitarem essa escravização de Brasilia??? o trabalhador tem o direito ao  beneficio do fruto de seu trabalho……foda-se Brasilia aquilo não tem mais salvação… quando voce vê um Renan Calheiros dizendo  que é cruel tirar os direitos politicos de uma terrorista comunista, voce percebe que não há mais solução…..vá pro inferno a republica de brasilia…

      1. Divisão dos estados do sul

        Quem encontra a solução para os problemas que estamos enfrentando pela má adminstração e tem como comentário: “…se não gosta do Brasil que se mude…”, significa que não tem nada a dizer ou  está contente ou quer ficar de braços cruzados, que aliás é bastante cômodo. Já ouvimos vai para Cuba e agora uma versão diferente, ambas como prova  de total discernimento sobre o que se passa dentro do nosso país. 

      2. sim,meu amigo o brasil ta uma

        sim,meu amigo o brasil ta uma bosta,e das grandes,mas amo meu pais por isso acho justo mudancas.mas pra quem nao conhece a historia de dilma e a defende,pesquise,pois ela luto sim e mt, mas sim pelos seus ideais e seu bolso,com ondas de assaltos e assasinatos.

         

    1. é por causa de opinioes
      é por causa de opinioes imbecis como essa que esse movimento não vai pra frente. que Brasília é uma merda tudo bem, mas botar a culpa no “comunismo” só mostra que vocês tem a mentalidade presa ainda no século XIX… não seria mais sensato pedir uma independência administrativa para TODAS as regiões ou estados e não só o Sul alienadão? 😮
      além do mais Dilma mora no Rio Grande. .. poderia se tornar presidenta dos pampas tchê! hahahaha

    2. Graças a essa comunista

      Graças a essa comunista terrorista, isto é quase uma democracia.

      Fala serio, naquele tempo que a Dilma lutava contra o fascismo, a tua velha fazia o que mesmo?

      Batia panelas e adorava os states…..né?

      Tchau trouxinha.

    3. mais um babaca que se especializou em mimimi de direita

      “terrorista comunista”

      a santa quer, por favor, pedir desculpas para Dilma Rousseff, pois está mulher lutou contra os ditadores militares brasileiros e sofreu para restaurar a democracia.

      vá para o inferno o separatismo.

  39. Guerra!!!

    Ideias não precisam ser aceitas, mas toda e qualquer ideia merece respeito. Respeito (e até entendo) quem acredita no movimento separatista, mas todo esse processo não é tão simples assim. 

    Se somos explorados, quer dizer que possuimos algo do interesse da União , e dessa forma por que entregariam parte valiosa de seu território à separatistas? 

    Além de uma batalha judicial, ideológica e econômica, uma batalha no cerne de seu significado seria travada e cá entre nós – sulistas – , militarmente não somos nada se comparados a imensidão populacional e militar do resto do Brasil.

  40. Esse Movimento Xenofobico
    Esse Movimento Xenofobico quer segregar dentro do Sul, semente de odio dentro do Sul primeiro, criando 2 grupos, separatistas e nao separatistas.
    Quem nunca vai ser dono de nada e o pobre se continuar a ser pobre, e o rico, donos das Terras no Sul, esse sim e o dono do Sul, mesmo que com dividas nos Bancos.
    No Sudao do Sul o separatismo ocorreu por disputa pelo Petroleo, aqui nem ha o que brigar, querem ficar com o que? plantacao de uva? E o pobre vai continuar sendo pobre, mesmo que o Pais tenha um novo nome e uma nova constituicao, ou seja continuara sendo dono de nada…
    A major preciosidade desse Pais e a Regiao Amazonica e o brasileiro nem briga por ela…
    Nao importa se a pesquisa e bem feita ou nao pq a opiniao das pessoas nao vale nada tb. Se o capital estrangeiro tiver algum interesse em separar os estados brasileiros, sera feito. Se nao, sera apenas um Movimento de Malucos
    … E quem e contra o separatismo nao se preocupe, nao ocorrera, eles nao tem dinheiro p Guerra.

  41. Idiotismo

    Volta e meia aparecem ideias desse tipo..Sincerametne é muita falta de cérebro mesmo….Não sabem nem separar o LIXO DAS CASAS e querem dar lição de moral…

  42. Ciências politicas

    Eu prefiro a união a separar, mas não tiro a razão daqueles que procuram a independência. Este país está infestado de positivismo e marxismo cultural, aqui mesmo nos comentários posso observar variados exemplos, é um show de achismo! Pelo que eu estudei do movimento, não encontrei qualquer indicio de xenofobia ou racismo por parte dos organizadores. Isso me mostra que a idéia de acusar sem fundamentos e criticar com base em opiniões sem provas mostra um ataque clássico de histeria, típica reação esquerdista.

    Em relação ao artigo, o TRE não tem moral alguma para contestar quaisquer movimentos pelo simples fato do órgão  compactuar com o sistema Smartmatic, (a conhecida urna eletrônica). Uma total aberração de qualquer ambiente realmente democrático. Todos sabem que este mecanismo não é confiável. E alias, mais um motivo para o separatismo.

  43. Esses grupos separatistas do Sul apenas serviu para uma coisa.
    Provar o ódio deles contra os Brasileiros e sua xenofobia já que suas causas não a sustentabilidade alguma já que teremos o pacto federativo.
    Recomendo aos demais Patriotas e Brasileiros que os segreguem, não consuma produz ou viagens turísticas no 3 estados do Sul(PR,SC e RS)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador