Kennedy: Com ato ilegal, Moro teve coragem de fazer o que o Supremo não fez

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O jornalista Kennedy Alencar divulgou artigo criticando o Supremo Tribunal Federal, que ficou de braços cruzados enquanto, ao longo de 4 anos, a Lava Jato combatia corrupção destruindo empresas e empregos no Brasil. Para Kennedy, a intenção de Moro de dificultar que órgãos de controlem investiguem e punam duramente as empresas que já colaboraram com a Lava Jato e enfrentaram sanções econômicas é correta, embora a decisão seja ilegal.
 
O jornalista destacou que, nos Estados Unidos, de onde Moro emprestou o argumento para decidir não compartilhar provas da Lava Jato com órgãos de controle federais, as empresas e delatores resolvem “no atacado” sua situação quando investigadas. “No Brasil, é preciso acordo com diversos órgãos do Estado, não só com o Ministério Público. Isso ajudou a matar empresas. Moro e MP tentam amenizar danos econômicos. A intenção é correta, mas a medida parece ser ilegal.”
 
Para Kennedy, o STF “deveria ter sanado e prevenido essa situação. (…) Acovardado e omisso, o STF assistiu, de camarote, à destruição de riqueza no país, com empresas e empregos indo para o ralo. Agora, Moro tenta dar um jeito ou amenizar o estrago. Ele, pelo menos, tem a coragem de tomar decisões que os nossos ministros supremos não têm. A História julgará.”
 
O jornalista ressalvou que Moro e o Ministério Público acordaram com 4 anos de atraso para o impacto que as investigações provocaram na economia brasileira.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Errado. O “juíz” está

    Errado. O “juíz” está meramente protegendo os seus comparsas e eu digo que é ingenuidade acreditar que ele tenha feito isso com boas intenções. Ou o autor do texto ignorou a destruição sistemática da Petrobrás, Embraer e em especial as construtoras civis e navais do país?

    Se vocês tivessem um mínimo de balls Moro já teria virado comida de peixe. Mas como vocês são completamente cagões ele sente-se na liberdade de mandar e desmandar no país inteiro.

  2. será que é isto mesmo?

    Será que a intenção é amenizar o prejuízo, ou na verdade esconder a podridão envolvendo as delações com ganhos pessaois dele e de componentes do Ministério Público? O PSDB, ao que parece, não vai chegar nem perto de ganhar a eleição para Presidente e os que pintam como favoritos ( ou o favorito maior) estão loucos para beber o sangue do caipira das Araucárias.

  3. A decisão é ilegal,

    A decisão é ilegal, ponto.

    Não compete ao juiz legislar.

    A missão dele é cumprir e fazer cumprir fielmente a legislação brasileira.

    A lei norte-americana não opera efeitos no Brasil.

    Portanto, a rigor o ato de Sérgio Moro não é apenas ilegal.

    Ele é uma afronta à soberania do país e deveria ser objeto de punição funcional.

    Esse é o fato mais importante que o jornalista se recusou a dizer.

     

     

  4. falso arrependimento

    Quando existe a iligalidade a primeira medida é combater essa ilegalidade desfazendo-a e anulando-a. Não há qualquer outro argumento que mereça panos quentes sobre qualquer ato ou decisão fora da legalidade. Portanto, entendo que a  prioridade é a imediata condenação da ilagalidade e o reparo urgente do dano causado por ela, o resto é chover no molhado.

  5. 2 manchetes

    1 – 

    STJ extingue denúncia contra executivos de empresas acusadas de cartel em obras do Metrô de SP

    STJ alega que prescreveu prazo previsto em lei. Ministério Público contesta e diz que pagamento de aditivos estenderam período do contrato.

     

    https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/stj-extingue-denuncia-contra-executivos-de-empresas-acusadas-de-cartel-em-obras-do-metro-de-sp.ghtml

    ___________________________________________________________________________

     

    2 – 

    MORO NÃO DESBLOQUEIA CONTA DE MARISA LETÍCIA, MORTA HÁ MAIS DE UM ANO

     

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/358294/Moro-n%C3%A3o-desbloqueia-conta-de-Marisa-Let%C3%ADcia-morta-h%C3%A1-mais-de-um-ano.htm

  6. O Brasil ficou na mão de

    O Brasil ficou na mão de aprendizes de feiticeiros.

    Juizes e promotores serviçais da banca e de interesses estrangeiros.

  7. Jesus salva, Moro faz gol contra

    O Kennedy está equivocado ao imaginar que essa decisão de Moro tenha qualquer coisa a ver com salvar empresas, empregos, etc.

    A decisão visa salvaguardar o próprio Moro e seus sócios no MP. É para obrigar os empresários-delatores a ficarem calados uma vez que já tenham cumprido o seu papel na operação Lawfare.

  8. DISCORDO
    a julgar pela

    DISCORDO

    a julgar pela qualidade das provas apresentadas contra LUIZ INACIO

    Não estaria MORO tb querendo impedir que a fagilidade probatória fosse revelada a outras instancias também ?

    A LAVA JATO foi uma ação subversiva que caminhou a revelia das Instituições brasileiras  ..nada do que venha dela pode servir como paradigma

    cadeia pra SERGIO MORO é pouco

     

  9. Não foi com atraso, mas na hora certa

    Estas empresas que foram “beneficiadas” com esta decisão já foram vendidas ou serão aos interressados de sempre. 

    Estes aí não dão ponto sem nó.

    Não é a primeira vez que utiliza a lei americana para justificar algo, lembra do caso em que ajudou do FBI em uma investigação? 

    Cadê a corregedoria?

     

  10. Lava jato combatia a corrupção? Onde, Cara Pálida?

    A Lava Jato NÃO combatia corrupção destruindo empresas e empregos no Brasil. A Lava Jato perseguia e continua perseguindo o PT e destruindo empresas e empregos no Brasil, a fim de abrir espaço para as corporações do dos EUA.

  11. o verme das araucárias não
    o verme das araucárias não enxerga a um palmo além do seu nariz. qualquer ação do verme cujas externalidades sejam positivas para o país deve ser encarada como fortuita. um verme é um verme. o pior perfil possível de um ser humano é o do idiota inconsequente mesclado ao do oportunista do momento.

  12. Panela vira lata

    É ilegal e imoral, ou então engorda. Entendo que a tabelinha de Moro x STF é não apenas  altamente responsável por todas as perdas estratégicas e soberanas acontecidas após o golpe jurídico/político/midiático de 2016, como também é pelo enfraquecimento das principais instituições nacionais de ponta, no setor público e no privado. Essa tenebrosa e traiçoeira tabelinha do mal, que engordou e engordou a irresponsável e covarde omissão do rigoroso cumprimento do dever exigido pelo cargo, a meu ver, desestruturou e enfraqueceu muito mais que uma simples coincidência, os principais e os mais destacados segmentos nacionais que mais incomodavam aos concorrentes internacionais. Está ali, no núcleo central do golpe jurídico/político/midiático, a raiz de todo o complexo vira lata brasileiro.

     

  13. O jornalista está totalmente

    O jornalista está totalmente cego. O juiz proíbe que outros órgãos do governo brasileiro acessem as provas, mas permite que órgãos de outros países as utilizem para processar as empresas brasileiras? 

    Com certeza a razão não foi esta Sr Kenedy, a única hipótese foi proteger os acordos espúrios e a FALTA de provas que seriam reveladas.

  14. Fugiu do bode na

    Fugiu do bode na sala?

     

    Esperaram destruir o PT e prenderem o Lula, soltam gente de baciada, inclusive atropelando o juiz natural, já Lula, se depender desses doutos, apodrecerá na prisão…….coisa de lojistas……..

  15. Sérgio Moro, um dos “uomini

    Sérgio Moro, um dos “uomini d’onore” da máfia curitibana (cf se pode inserir da nota abaixo) quer sim se proteger em possíveis revelações, colheita, troca de dados e, possíveis, investigações que possam comprometê-lo e aos seus.

    Nota: 

    Composição de uma cosca (quadrilha) mafiosa siciliana

    a. Base composta por criminosos comuns (como assaltantes, pistoleiros, sequestradores, extorquidores, corruptores, etc). Os “soldati”.

    b. No andar logo acima, os homens de (aparente) honra composta por criminosos engravatados infiltrados em Instituições, Organizações  e Empresas tanto Públicas como Privadas, encarregados de darem proteção e legitimidade às organizações, ações e grupos mafiosos (como sacerdotes, pastores, religiosos, professores, comerciantes, industriais, empresários da mídia, jornalistas, Juízes/Magistrados, Procuradores/Promotores Públicos, Delegados/Agentes Policiais, Advogados, militares, Políticos, Parlamentares, Governantes e outros tantos infiltrados). Os “uomini d’onore”.

    – fanno relazione con la politica, con la economia, con la chiesa, con i giornalisti… fanno  relazione con tutti…un mondo di relazione… I’ uomini d’onore è il centro di un piccolo universo

    c. Acima, ainda, os comissários mandatários regionais e de circunscrição, que se submetem ao chefe geral normalmente escolhido por eles. “Comissione”:  cúpula do comando nas regiões.

    d. Por último, o grande Chefe. O “il capo”.

    – una decina di uomini d’onore forma una famiglia

    – diversi famiglie formano un mandamento [ circunscrição ]

    – più mandamenti eleggono un capo della cupola o comissione

     

     

  16. Kennedy é o verdadeiro

    Kennedy é o verdadeiro jornalismo b….-mole, murista.

    O Mazzaropi castrado apenas está se protegendo dos crimes que cometeu. como as delações são fraudes processuais insanáveis, pois fruto de tortura, em grande parte mentirosas e, ao que indica, muitas foram vendidas pela panela de Curitiba, ele tenta de todas as maneiras impedir o acesso aos cumplices dos seus crimes cometidos. simples assim.

     

    Fosse corajoso, o kenedy estaria questionando a Ministra Carminha se, quando ela homologou o delação fraudada/combinada dos executivos da odebrecht, ela fez parte da armação, portanto ela é parte a quadrilha, ou se ela foi enganada pela quadrilha?

  17. É nisso que dá botar néscios

    É nisso que dá botar néscios ignorantes da cultura brasileira como Sérgio Moro, Dallagnol, Santos etc. para operarem o Direito. As leis não são isoladas umas das outras, são como uma rede de vasos comunicantes: mexeu em uma, mexe em todas. É um sistema com uma enormidade de variáveis. Não dá para inventar as tais delações premiadas, que faz as leis é o Legislativo.

  18. Pergunta

    Kennedy, quem ia continuar pagando cinco milhões de dólares para obter uma sentença benigna do Moro, se, mais tarde, essa sentença pudesse dar origem a outras punições?   O que está em jogo é a indústria da delação, certamente a atividade econômica mais importante de Curitiba.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador