Lava Jato em SP pede para investigar Alckmin agora que ele perdeu o foro privilegiado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: George Gianni/PSDB

Jornal GGN – Os procuradores da Lava Jato em São Paulo enviaram uma solicitação para que a Vice-Procuradoria Geral da República encaminhe à primeira instância todos os procedimentos que envolvem a investigação sobre suposta propina da Odebrecht a Geraldo Alckmin (PSDB). 
 
“(…) solicitamos a Vossa Excelência digne-se de encaminhar a esta força-tarefa, com a maior brevidade possível, todos os feitos judiciais e extrajudiciais relativos à Operação Lava Jato que envolvam o ex-Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, providenciando-se, se necessário, os competentes requerimentos de declínio de foro perante o Superior Tribunal de Justiça”, escreveram.
 
No documento, os procuradores lembram que “na data de 6 de abril de 2018 Geraldo Alckmin renunciou ao cargo de Governador do Estado de São Paulo, deixando de ter prerrogativa de foro.” Dessa maneira, a PGR deve abrir mão de processar o tucano junto ao Supremo.
 
A investigação sobre Alckmin tem lastro nos depoimentos de delatores da Odebrecht (Benedicto Barbosa da Silva Junior, Carlos Armando Guedes Paschoal e Arnaldo Cumplido de Souza e Silva), “que relataram o repasse de recursos a título de contribuição eleitoral a Geraldo Alckmin, com a participação de seu cunhado Adhemar César Ribeiro.”
 
Abaixo, a lista de procuradores que assinam o documento:
 
ADRIANA SCORDAMAGLIA
Procuradora Regional da República
ANA CRISTINA BANDEIRA LINS
Procuradora da República
ANAMARA OSÓRIO SILVA
Procuradora da República
ANDRÉ LOPES LASMAR
Procurador da República
DANIEL DE RESENDE SALGADO
Procurador da República
GUILHERME ROCHA GÖPFERT
Procurador da República
JANICE AGOSTINHO BARRETO ASCARI
Procuradora Regional da República
LUÍS EDUARDO MARROCOS DE ARAÚJO
Procurador da República
LÚCIO MAURO CARLONI FLEURY CURADO
Procurador da República
THAMÉA DANELON VALIENGO
Procuradora da República
THIAGO LACERDA NOBRE
Procurador da República
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não sei o que é pior…

    O processo morrer nos escaninhos do STF / PGR ou ser sumariamente inocentado no MPF-SP.

    Em ambas situações, o resultado será o mesmo.

  2. Pronto: Alckmin está salvo !

    Penso que esta é a melhor saída para Alckim.

    Os tucanos dominam há anos o judiciário paulista. Da mesma forma que os tucanos mineiros são blindados pelo judiciário mineiro (vide Aécio, Azeredo, Perrela, Anastasia…).

  3. Eles precisam é tomar cuidado

    Eles precisam é tomar cuidado para não serem afastados da função pelo CNMP. A não ser que a Globo e os militares tenham liberado o sinal para avançarem sobre o Psdb.

    PS. Estaria eu errada se pensasse que esses procuradores são Bolsonaro? Afinal, quando a esmola é demais o santo desconfia e gato escaldado tem medo de água fria..

  4. Estão correndo para inocentar ele antes dos debates???

    Ainda ouviremos de todos os Tucanos:

    “FUI INVESTIGADO E PERSEGUIDO, NADA FOI ENCONTRADO PARA ME CONDENAR”.

    Aécio, Serra e Alckmin ainda vão dizer que era tudo armação.

    A PF não ouve testemunhas importantes, não coleta provas fundamentais, não respeita as datas processuais… aí vai tudo prescrevendo, ficando inconclusivo e perdendo a validade…

  5. Qual é a

    Qual é a estratégia?

    Inocentar os tucanos antes da eleição, para entrarem limpos na campanha, ou queimar mais uma leva de políticos, mostrando que não salva ninguém e por isso o melhor caminho é o cancelamento das eleições e os militares assumirem?

  6. Esse cara sou eu

     O caso Lula o mais emblemático, pois o maior representante popular de todos os tempos está preso e encarcerado por um suposto crime que cometeu, mais que não foram apresentadas provas irrefutáveis. Muitas personalidades deixam sua solidariedade, mandam uma palavra de conforto ao Lula, uma minoria entretanto fica quieta acovardada achando que não pode tomar partido, sob pena de contrariar os seus projetos pessoais, puro egoísmo. Uma dessas pessoas é Roberto Carlo o maior ídolo pop do Brasil em todos os tempos, se fecha num silêncio insondável. Não se sabe o que pensa, o que quer, parecendo viver num outro país. Com certeza, uma de suas músicas em que diz: Esse cara sou eu não revela toda verdade verdadeira do cantor. Afinal Roberto em que país você habita? Qual é a sua companheiro? Será que o cara não é outro?

  7. Lava Jato….

    Pediram à PGR para investigarem na Lava Jato, mas a tal PGR já se pronunciou contra colocar o Picolé de Chuchu na mira da Lava Jato. Dona Raquel Dodge, mostrando para que veio. Escola Aplicada desde a época de Engavetador Geral da República. Doutora Honoris Causa de MP Tucanizado. Mas sabemos : uma coisa é uma coisa e outra coisa…. Constataremos a tal Celeridade do TRF 4 para prenderem Aves Bicudas. Acredite quem quiser. O Brasil se explica. 

  8. Querias, lava jato
    Nem adianta fazer encenação.
    Lava jato e tucanos não aparecem na mesma frase.
    O caso já foi pro TSE pra julgar ( kkkkkkkkk) como infração eleitoral kkkkk.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador