Lava Jato pressiona família de Lula sobre sítio de Atibaia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já prestar esclarecimentos aos delegados da Polícia Federal sobre o sítio de Atibaia, no interior de São Paulo, os investigadores pressionaram por mais informações intimando Dona Marisa Letícia, esposa de Lula e seu filho Fábio Luis. A resposta de ambos foi optar pelo silêncio. Os delegados resolveram, ainda assim, manter os depoimentos dos familiares de Lula sobre o caso já tratado.
 
Apesar de estar sendo investigado na Vara Federal de Curitiba, pelos comandos do juiz Sergio Moro, o delegado da Polícia Federal, Márcio Anselmo, foi quem deu holofotes ao fato de que, tanto o filho, como a esposa do ex-presidente preferiram se manter em silêncio. Os advogados de Dona Marisa Letícia e de Fábio Luis comunicaram aos investigadores o direito a não responder às autoridades, durante a oitiva.
 
O posicionamento é que o ex-presidente e seus familiares não são proprietários do imóvel em Atibaia e não têm ciência sobre o suposto uso de recursos ilícitos na compra do sítio. Os advogados também invocaram o Código de Processo Penal (CPP) para sustentar que familiares não são obrigados a prestar depoimento contra um acusado.
 
Mas a posição foi entendida com outra interpretação pelo delegado. “Lamentável posição por parte dos referidos que, além de serem críticos da condução coercitiva, cuja validade já fora reconhecida no julgamento do HC 107.644 sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, julgado em 06/09/2011, apesar de sempre terem alegado estarem à disposição das autoridades para esclarecimento dos fatos, quando intimados buscam evitar comparecimento, notadamente diante de tantos fatos serem esclarecidos pelos ora peticionantes”, disse, dando publicidade à sua visão.
 
Em nota oficial, os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira, que realizam a defesa do ex-presidente e de seus familiares, lembrou que os dois “nada têm a acrescentar em relação às informações já prestadas pelo ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o Sítio de Atibaia (SP)”, além de não serem objeto das investigações.
 
Para a defesa, a medida é mais uma forma de resposta da força-tarefa da Lava Jato diante da denúncia dos advogados à ONU sobre as violações cometidas pela Operação e por Sérgio Moro. “O artigo 206, do Código de Processo Penal prevê, expressamente, que o cônjuge e filho de pessoa investigada não podem ser obrigados a prestar depoimento como testemunha”, completaram.
 
“Fernando Bittar e Jonas Suassuna são os proprietários do Sítio de Atibaia. A verificação sobre a propriedade de um bem imóvel deve ser feita mediante o exame da matrícula no Cartório de Registro de Imóveis. Fernando Bittar também já entregou aos investigadores em 14/03/2016 documentos que provam que os recursos utilizados na compra do imóvel são da família Bittar. Não há, por isso, qualquer razão jurídica para o envolvimento de familiares de Lula nas investigações sobre a propriedade desse imóvel, que pertence a Fernando Bittar e Jonas Suassuna conforme farta documentação já apresentada aos investigadores”, responderam.
 
Os advogados denunciaram, também, que os investigadores querem analisar os dados fiscal e bancário de Luis Cláudio Lula da Silva, outro filho do ex-presidente, sendo que o inquérito policial não traz, sequer, qualquer decisão judicial de Moro autorizando o levantamento dos sigilos de Luis Cláudio.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com essa policialesca ação,

    Com essa policialesca ação, vê-se, mais uma vez, entre tantas, a legitimidade do presidente Lula buscar amparo na ONU, visto que, aqui, os coiotes e as hienas não agem dentro da lei. Fizeram bem a esposa e o filho em se recusarem a falar, primeiro, por ser seu direito, depois, por não terem nada com o caso. Essa obsessão moronosa em relação ao sítio – entre a aquisição e a casa reformada chegaria a um milhão de reais? – é caso de investigação psiquiátrica em relação à sanidade do juizite que, sabemos todos, diz lidar com bilhões. Nenhuma pessoa, por mais imbecil que fosse, sujaria sua história pública por um sítio e a reforma da casa. Mas, enquanto não houver justiça interna – já que as corregedorias existem apenas para aumentar o salário de alguns e dar destaque “social” – e o dito cnj (apequenadíssimo: será que a douta Carmem também exigirá que todos se levantem à sua entrada?) ser a blindagem dos juizecos e – nunca – seu controle externo (façam-me rir), a coisa só poderá piorar: essa do tal gm (desde sempre apequenado) de incluir o pp e o pmdb nas investigações, deixando de lado a roubalheira propineira de sempre do psdb, então, é coisa de enlouquecer qualquer pessoa razoavelmente dotada de lógica.

  2. Delegado, voce leu os

    Delegado, voce leu os documentos públicos que comprovam “supostamente” ( “supostamente” é para lhe agradar… inicialmente…) quem são os proprietários do referido sítio (oferecidos pelos próprios proprietários que constam na escritura pública), e as comprovações dos gastos feitos ? 

    Está desconfiado que tais documentos são fraudados? Pois então o SR peça perícia, caso contrário, assuma que são verdadeiros.

    O que o Sr pretende é ver a defesa requerer tal prova, para virar manchete, e manter uma investigação sem Objeto e Pé, de pé.

    1. Caro Almeid, você pode não

      Caro Almeid, você pode não acreditar, mas só porque esse delegado passou num concurso (se é que não foi colocado por portas travessas! – como, aliás, sói acontecer), não quer dizer que ele seja um ser realmente pensante em sua plenitude.

      Qualquer idiota vê que ele não tem a menor condição de conduzir uma investigação como essa. Ele (junto com outros do mesmo naipe), há séculos, ficam batendo na mesma tecla, sem sequer perceber que ela não pode dar o tom que ele(s) deseja(m): os imóveis que sacaram pra tentar incriminar o Lula não são dele… não têm o Título de Propriedade no nome dele. Fim de papo!

      Esse cara é tão burro pra não entender que por aí não dá pra ele? Que sem provar que aquilo tudo que pretende que seja do Lula está no nome do Lula, ele só vai ficar dando com os burros n’água?! Só que essa ralé não consegue sequer mudar de estratégia. Mesmo que fosse tudo do Lula, sem estar no nome dele, legalmente NÃO É!

      Eles se acham os reis-da-cocada-preta e ficam remoendo as coisas, na esperança de que, por obra e graça do Divino Espírito Santo, a mentira seja aceia como verdade. Daí, então, vire prova e ele, amorfo, se sinta criador de um milagre.

      Quanto dinheiro do contribuinte jogado no ralo. Durma-se com um barulho desses!

  3. Esse Moro só vai parar com

    Esse Moro só vai parar com essa perseguição idiota ao Lula, quando começar morrer alguém e for debitado na conta dele.

    O povo vai te que ser rebelar , vai ter que se insurgir contra essa covardia que estão fazendo no país.

    Deixar o Cunha solto, permiter que ladrões tomem o poder e nada acontece, e continuar a perseguição implacável e doentia a um líder mundial é muita putaria.

    Deus que me perdoe, vai ter que dá alguma merda grande neste país, para esses caras pararem com essa babaquice.

     

  4. É ameaça!

    Esse delegado Márcio Anselmo (o nome não poderia ser melhor) está fazendo claramente uma ameaça. Pode isso? Abuso de autoridade à enésima potência. Só em um Estado de exceção como o que atualmente vivenciamos permite e convalida um comportamento delinquente como este do Cabo Anselmo -digo, delegado. Enquanto isso, o juiz de primeira  instância Sérgio Moro (outro nome que não poderia ser melhor) busca descobrir onde mora Cláudia Cruz, a esposa de Cunha, que, diferentemente de dona Marisa, sobre quem não existe nenhuma denúncia e/ou processo, é ré na Vara de Curitiba.

    CONCLUSÃO: O RIDÍCULO E O GROTESCO CIRCUNDAM E CONSTITUEM O PANO DE FUNDO DESTA ESTUPIDEZ HIPÓCRITA CHAMADA LAVA JATO.

  5. Já vi esse filme antes e

    Já vi esse filme antes e achava que tinha acabado. Estava só escondido, esperando para “dar o bote”.

    Pena… se Ulysses Guimarães cuidou direitinho para que a história continuasse apenas travestida de “legalidade” – o MDB foi a “esquerda” que a “direita” autorizava – será que agora, exposto pelo republicanismo de Dilma e repercutido por milhões pela Internet, conseguiremos matar de vez o autoritarismo?

  6. Esses canalhas ganham altos
    Esses canalhas ganham altos salários e, irresponsavelmente, gastar o dinheiro do povo com picuinhas, desobedecendo a impessoalidade que deve nortear o serviço público.

  7. É tamanha a estupidez, a

    É tamanha a estupidez, a apelação descarada que se vale da desinformação proposital do povo brasileiro, que não há mais como se fazer comentário sobre esta ignomínia.

  8. O Moro vai mandar prender o Serra ou o Geddel? E o Temer?

    PLANALTO JÁ PREVÊ A QUEDA DE SERRA E GEDDEL

    :

     

    Informação foi distribuída pelo jornalista Fernando Rodrigues, em seu serviço privado de informações políticas chamado Drive; “Cresce no Planalto a sensação de que alguns ministros de fato não resistem mais 2 meses no cargo por causa das revelações nos depoimentos de delatores da Odebrecht e da OAS”, diz ele; “Os ministros das Relações Exteriores e da Secretaria de Governo são considerados os mais vulneráveis. Ambos negam irregularidades”; Rodrigues informa ainda que a Lava Jato não encontrou materialidade nas acusações contra Michel Temer – de acordo com depoimento de Marcelo Odebrecht, ele teria pedido uma doação a Marcelo Odebrecht, em pleno Palácio do Jaburu, que se converteu num caixa dois de R$ 10 milhões; Rodrigues diz ainda que os vazamentos das delações das empreiteiras ocorrerão no fim de agosto, na mesma semana do julgamento final da presidente Dilma Rousseff
     

     

    12 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 18:57 // RECEBA O 247 NO TELEGRAM Telegram

     

     

    247 – O Palácio do Planalto já trabalha com o cenário de queda de dois dos principais ministros do governo interino: Geddel Vieira Lima, que faz a articulação política, e o chanceler José Serra. Os dois seriam os mais vulneráveis nas novas delações que estão saindo do forno.

    Quem informa é jornalista Fernando Rodrigues, em seu serviço privado de informações políticas chamado Drive. Confira abaixo as notas publicadas por ele numa edição extraordinária nesta sexta-feira:

    Ministros alvejados
    Cresce no Planalto a sensação de que alguns ministros de fato não resistem mais 2 meses no cargo por causa das revelações nos depoimentos de delatores da Odebrecht e da OAS.
     
    José Serra e Geddel Vieira Lima
    Os ministros das Relações Exteriores e da Secretaria de Governo são considerados os mais vulneráveis. Ambos negam irregularidades.
     
    As provas e Michel Temer
    Por enquanto, nada
    A força-tarefa da Lava Jato não encontrou materialidade nas acusações de delatores que citam o presidente interino como destinatário de dinheiro ilegal. Michel Temer nega irregularidades.
     
    Impeachment e Lava Jato
    Armagedon no final de agosto
    Tudo conspira para que mais vazamentos da Odebrecht e da OAS ocorram exatamente na última semana de agosto. É quando será o julgamento final de Dilma Rousseff no Senado.

     

       by Taboola Sponsored Links Recomendado para você

     

  9. Repito o que comentei no

    Repito o que comentei no outro post:

    Como na guatánamo de Curiba é proibido divergência entre MPF, Judiciáiro, Midia, PF e etc, já sabemos o desfecho disso. Nesse pais quem se opões a essa elite prá lá de burra, opulenta e sovina, só tem uma saida: suicidar-se ou ser suicidado…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador