Lava Jato vaza depoimento para atingir advogado de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em novo vazamento seletivo à imprensa, investigadores da Lava Jato afirmam que o advogado Roberto Teixeira, que defende Lula no caso triplex e outros processos, era o responsável pelo pagamento do aluguel de um apartamento vizinho ao que o ex-presidente habita, em São Bernardo do Campo.

Reportagem da Folha de S. Paulo desta terça (27), priorizando a versão dos investigadores, insinua que Teixeira, “na prática”, não pagava o aluguel porque o dinheiro voltava para ele como “compensação por uma assessoria sobre imóveis que ele prestava”.

O depoimento teria sido dado pelo engenheiro Glauco da Costamarques, dono do imóvel alugado, no papel, para a ex-primeira-dama Marisa Letícia. Glauco é “primo distante” de José Carlos Bumlai e, por isso, a Lava Jato tratou de investigar a relação dele com Lula.

Na visão da força-tarefa, o testemunho de Glauco foi contraditório porque ele afirmou que não tinha controle sobre os pagamentos efetuados por intermédio de Teixeira e, ao mesmo tempo, disse que só comprou o apartamento vizinho de Lula porque costuma investir em imóveis.

Para a Lava Jato, a unidade, na verdade, foi adquirida com valores pagos pela Odebrecht como uma forma velada de beneficiar Lula.

Glauco teria recebido dinheiro da DGA Construtora para comprar o imóvel e, de acordo com os investigadores, a DGA, por sua vez, usou recursos da Odebrecht.

A Lava Jato também diz que investigou as contas bancárias de Lula e não achou rastros de pagamentos do aluguel, embora essa despesa conste na declaração de imposto de renda.

O juiz Sergio Moro aceitou a denúncia da Lava Jato e transformou Lula em réu pela quinta vez só neste ano. Na Lava Jato, é o segundo processo nas mãos do magistrado de Curitiba. Lula responde a outras três ações em Brasília – uma por obstrução de Justiça e duas por tráfico de influência.

De acordo com a Folha, o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula e é sócio de Roberto Teixeira, negou que o dinheiro dos aluguéis fosse pago ao compadre de Lula. Segundo Martins, os valores “nunca foram usados para compensação de dívidas da prestação de serviços advocatícios” em favor de Costamarques.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lawfare

    “noticia/lava-jato-vaza” notícia? Isso não é notícia. É a Vaza jato!

    ” Mas o que é Lawfare? A grosso modo, é uma guerra travada por meio da manipulação das leis para atingir alguém que foi eleito como inimigo “

  2. Canalhas

    Quem vazou esta contra informação é canalha, como canalhas foram os que vazaram tantas outras da tal lava jato. Esta turma deveria ser demitida e enfrentar um julgamento público pelos crimes reiterados que têm cometido. E um juiz que aceita uma canalhice destas merece que nome?

  3. Se o Lula continuar ameaçando

    Se o Lula continuar ameaçando ganhar a próxima eleição pra presidente vão acabar investigando até as gorjetas que ele deu pros garçons dos restaurantes de São Bernardo que obviamente, foram financiadas pela Odebrecht. Enquanto isso, os grandes gatunos do Brasil continuam com seus processos parados na justiça ou nem são sequer investigados.

  4. Deixou de ser justiça há muito tempo!

    Cansei da lava-jato…

    Acredito que na fase em que está, mais prejudica do que ajuda a justiça brasileira…

    Aqueles que ainda se deliciam com suas ações, são justamente parte incompetente do Brasil que acha que vai se dar bem depois deste festival de tendenciosidade.

    Deixou de ser justiça há muito tempo!

    Para se tornar um previsível jogo politico…

    Agora vemos o caráter mais imundo da justiça revelando-se em “jogadas” na qual para a parte mais esclarecida dificilmente terá sua reputação recuperada por esta e pela próxima geração!

    Somos o que vemos e compreendemos!

    A justiça se ferrou, junto com o Brasil carregando para o buraco mais de 200 milhões de brasileiros…

    1. Xô, Lava Jato

      Concordo com você, e também estou farta da Lava Jato, esta farsa que nada tem de justiça, é conluio de bandicos, e que está levando o país e o povo para o buraco.

      Eles perderam a noção de caráter, de desempenhar o seu papel da forma correta e justa, a noção de ridículo, de honestidade, de respeito por si e pelo país, e por aí vai, estão surtados. Como não conseguem provas contra o Lula, porque não há mesmo – não sou petista, sou observadora e realista – eles estão usando qualquer argumento sujo e covarde e desvairado para atingir o Lula. Realmente, não sei onde isso vai parar,  é execrável. E ainda existem os  robôs frutos da Globo e cia. que acreditam… 

  5. Mais uma vez. Quando vocês

    Mais uma vez. Quando vocês irão liquidar os conspiradores como Moro? Que eles só podem cometer estes absurdos porquê vocês brasileiros com a cabeça no lugar deixam.

  6. Lava Jato vaza depoimento para atingir advogado de Lula

    Esses lixos da vasa Jato ainda se darão mal. Total falta de dignidade e respeito. Um bando de picaretas, salafrários. Esse vaidoso, invejoso, pobre integralmente, tem necessidade de aparecer, de estar em evidência.
    Que tal tirassem as fotos dele e colocassem uma charge ou caricatura. Chega de fazer propaganda de bandidos, nos causam ânsia de vômito. Ele se transformaria se não visse suas fotos, é um golpista velho, o banestado que o diga…

  7. N”ESSA PORRA”, Ame-A ou

    N”ESSA PORRA”, Ame-A ou Deixe-A, Distribuição de Renda é assim: 150 sm*, equivale a 01 SM**

    * sm – salário minimo;

    ** SM – Salário Moro.

    Nâo resta dúvidas: Viva a República Separatista Sulista!!!!!!!!

  8.  
    Esse rapaz, juizeco

     

    Esse rapaz, juizeco deslumbrado de província, ainda vai pagar caro pelos crimes perpetrados contra o Brasil.

    Orlando

  9. Parece que a Vaza Jato é incalafetável

    O rombo na PGR e na Justiça é maior do que se imagina. Parece que não dá para calafetar a Farsa a Jato. Certamente, com esse rombo no seu casco a Lava Jato vai inundar e vai a pique. O Rato-Mór Moro já abandonou o navio rumo aos EUA.

  10. Enfim

    Vamos ao que interessa!

    Você ao ler a reportagem, acreditou que ele fez um investimento de mais de 500.000 mil e recebia os aluguéis em consultoria por mais de 10 anos?

    1. Tudo é Uma Questão de Manter a Mente…

      É, vamos ao que interessa!

      Você ao ler na reportagem: “de acordo com a Folha, o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula e é sócio de Roberto Teixeira, negou que o dinheiro dos aluguéis fosse pago ao compadre de Lula. Segundo Martins, os valores “nunca foram usados para compensação de dívidas da prestação de serviços advocatícios” em favor de Costamarques”, acreditou na mídia e no judiciário, que há onze anos consecutivos, sendo os dois últimos em ritmo de razia de força tarefa, compreendendo, NSA, RF, PF e MPF, vasculham tudo que diz respeito ao ex-presidente Lula sem nada significativo e comprovado encontrarem?

      É, sem nada encontrarem, uma misera prova que seja, atestando o que antecipadamente o condenaram, sobrando apenas delações não comprovadas, ilações e convicções, transformadas em cinco processos para não tornar escancarado que ao final conseguiram apenas atestar a inocência de Lula, ao sobrar-lhes apenas forçados e irrelevantes “delitos”, sustentados por delações “solta preso” e pelo ouvi dizer de vizinhos e até zeladores candidatos “do triplex” e que, ao correr do tempo, desmancharão-se no ar, rendendo polpudas indenizações que, eu, tu e nós todos, pagaremos a Lula em nome do estado.    

      Agora explica pra gente apenas o “no limite da irresponsabilidade”, o helipóptero com meia tonelada de neve ou aqueles aeroportos de família, que não vem ao caso à PF, MPF e Judiciário, e então pode falar que nós te escutamos. Enquanto isso não for possível, se toca e…

      1. Muito complicado

        Achei o tema bastante complicado…

         

        Todo ele atípico demais

         

        Principalmente a parte que fala que o Lula teria declarado o pagamento de aluguéis… E estes mais de 200.000 não aparecem nas contas do proprietário…

         

        E o proprietário fala em serviços de consultoria imobiliária…

         

        O Lula fez declaração de renda dizendo que pagou em dinheiro

         

        O proprietário diz que recebeu por mais de 10 anos aluguéis como serviços de consultoria 

        Tudo bem atípico!

        Aqui não cabe falar da iimprensa, estamos falando de imposto de renda 

        1. Talvez seja importante.

          Realmente parece atípico. Parece.

          Mas depois de anos vasculhando a vida do Lula até a 5º geração não achar nada seria um grande atestado de incompetencia.

          Quantos políticos iriam sobreviver a essa devassa?

          Ainda assim,  se confirmar a teoria e se LUla recebeu o apartamento depois de sair da chefia do governo  cofigura, na minha opinião tão somente o crime de sonegação fiscal (lei 4729/65) pelo qual ninguém vai preso. Basta pagar ou parcelar o tributo suprimido para trancar a ação penal.

          1. Me parece que seriam mais

            Acho que seriam mais que um

            ocultaçäo de patrimônio 

            lavagem de dinheiro

             

            sonegacao fiscal 

        2. O Cinismo é o Refúgio dos C…

          Atípico demais é você, como os responsáveis pelas instituições que deveriam explicar e responder sobre os três fatos listados, darem uma de manés e fingirem que não existiram, que não vem ao caso, pois ao caso só vem se tratar do PT, Lula e Cia.

          Acorda, seja honesto ao menos contigo e reconheça que nem a ti convences, depois escolha a opção que melhor lhe cabe no refúgio e fim do tempo extra atipicamente reservado a ti.

  11. Vaza a Jato

    Os bandidos “leza pátria”, covardes vestidos de toga, que ganham R$ 120.000,00/mês, mas se acham no direito de comprar apartamentos do MCMV, para especular, quanto devem estar ganhando do Aecim e sua gangue de cheiradores?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador