Lava Jato vaza grampo em que Jorge Picciani é chamado de “ladrão”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Lava Jato vazou para o jornal O Globo o conteúdo de um grampo da operação envolvendo Sergio Cabral que indica que outro cacique do PMDB do Rio de Janeiro está no radar da força-tarefa.

Na conversa interceptadas pelos investigadores, um assessor de Cabral preso na semana passada fala que Jorge Picciani está preocupado, o chama de “ladrão” e “safado” e diz que a “fatura” dele também está “escrita”.

O diálogo também chega a Moreira Franco, ministro de Michel Temer que teria oferecido ajuda ao governador Pezão em troca de uma “fatura cara”. 

Por Guilherme Amado

Em grampo, assessor de Cabral preso fala em delações, Picciani e Moreira

Na coluna do Lauro Jardim (O Globo)

O assessor de Sérgio Cabral Wagner Garcia, preso na semana passada pela Lava-Jato, foi grampeado durante 14 dias.

A Lava-Jato interpretou alguns trechos cifrados da conversa interceptada entre ele e um funcionário da Secretaria de Obras identificado como Rogério, no dia 14 de novembro.

Segundo investigadores, Wagner e Rogério falam na delação de empreiteiros, comentam que o juiz do Rio de Janeiro (Marcelo Bretas) é mais severo do que o do Sul (Sérgio Moro) e conversam sobre a invasão à Alerj, há duas semanas. Os dois dizem que a fatura do “Italiano”, do “Rei do Gado” vai chegar.

Para a Lava-Jato, Italiano e Rei do Gado são codinomes de Jorge Picciani

“Wagner: Mas deixa eu te falar uma coisa, o Italiano ficou preocupado, tá! Com a invasão de terça-feira. Sabia disso que o pessoal deu muita porrada nele, dizendo que a hora vai chegar, que é Rei do Gado, ladrão, safado.

Rogério: Mas a dele também está escrito, né, Wagner. A fatura dele…”

Wagner e Rogério também falam no esforço de Pezão em tentar um acordo para salvar as contas do Rio. E dizem que Moreira Franco apresentaria uma “fatura cara”. Acrescentam que “Moreira não é santo”.

“Wagner: O Moreira ligou para ele (Pezão) e se mostrando com boa vontade para ajudar ele, né, mas aí você já sabe que a fatura fica cara também, né, a gente sabe que o Moreira não é santo.”

Os dois não especificam as razões para as afirmativas.

Wagner e Rogério também citam uma nota desta coluna sobre a delação de Leandro Andrade Azevedo, um dos principais executivos da Odebrecht no Rio, publicada na véspera da conversa entre os dois. Os dois chamam Leandro de “Leo”.

Leia a conversa na íntegra aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Galera do finalzinho do Leblon

    O trecho do Jornal do Brasil é ainda mais interessante…

    http://www.jb.com.br/rio/noticias/2016/11/23/em-grampo-assessor-de-cabral-preso-fala-em-delacoes-picciani-e-moreira-franco-diz-coluna/

    “Wagner: E dizem que esse rapaz do Rio é muito ruim. Se o cara lá do Sul é ruim esse aqui é pior ainda.

    Luís: Dizem que a fatura lá do Leblon já foi feita, já faturaram. Wagner: Entendi.

    Luís: Só falta emitir a nota e mandar entregar em casa.

    Wagner: Entendi, entendi! Meu Deus do céu! Junta com o cara lá do Leblon também, aquele lá do finalzinho do Leblon, do helicóptero.”

    Queria saber quem é essa galera do Leblon… Lá do finalzinho do Leblon… Do helicóptero…

  2. Li no 247 que estão armando

    Li no 247 que estão armando na câmara pra acabar com a vaza jato. Quem foi que disse que a vaza jato precisa da câmra pra ser concluída?  esses caras de curitiba só tem um objetivo que todos sabem qual é. Quando estiverem conseguido( sou pessimista, mas espero que não) é só ir pra galera e esperar um outro golpizinho sujo pra fazer. Alguém aí viu algum destaque na grande mídia do consenso da inocência do Lula feita pelos seu acusadores? claro que não. Afinal petista só ganha destaque quando acusado, mesmo que levianamente que é especialidade dessa nossa mídia porca. Nesse país feito instiruições de araque se pode esperar de tudo, menos justiça de verdade.

  3. O título está em desacordo com o conteúdo da conversa

    Equipe do GGN,

    Do trecho da conversa entre Wagner Garcia e Rogério não se pode afirmar que Wagner Garcia chamou de ladrão o presidente da ALERJ, deputado Jorge Picciani.  O trecho é:

    “Wagner: Mas deixa eu te falar uma coisa, o Italiano ficou preocupado, tá! Com a invasão de terça-feira. Sabia disso que o pessoal deu muita porrada nele, dizendo que a hora vai chegar, que é Rei do Gado, ladrão, safado.”

    Dessa sentença o que podemos inferir é que “o pessoal” é que (anda) “dizendo que a hora” (de Picciani) “vai chegar, que (ele) é o Rei do Gado, ladrão, safado”. 

    Ou seja: Wagner Garcia diz a seu interlocutor que ‘o pessoal’ – provavelmente se referindo aos servidores públicos que protestavam contra o arrocho e pacote de maldades enviados pelo gov. Pezão, para ser votado na ALERJ – é que anda xingando Jorge Picciani. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador