Lobista do MDB é solto por Gilmar Mendes

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


O lobista do PMDB, Milton Lyra – Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mandou soltar o lobista Milton Lyra, apontado como o operador do MDB em esquemas de corrupção envolvendo o Senado.
 
O empresário foi preso preventivamente pela Operação Rizoma, desdobramento que apura o esquema criminoso envolvendo os fundos de pensão dos Correios, a Postalis, e a Serpros (Serviço Federal de Processamento de Dados).
 
Para Gilmar Mendes, a decisão de prender o suposto intermediário do esquema foi “constrangimento”. “O paciente, assim que tomou ciência da ordem de prisão, apresentou-se de imediato e diretamente à autoridade no Rio de Janeiro, não havendo qualquer obstrução ou risco ao regular processamento da ação penal”, escreveu o ministro, em sua decisão.
 
A investigação apura que os crimes teriam ocorrido entre os anos de 2011 e 2016. Segundo Gilmar, apesar de serm “graves” e “não apenas em abstrato, mas em concreto”, eles teriam ocorrido “consideravelmente distantes no tempo da decretação da prisão”.
 
O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro denunciou Lyra por atuar em favor do MDB, recebendo propina para investimentos feitos pelos dois fundos de pensão de servidores federais. Na mesma acusação são denunciados o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari, o ex-secretário Marcelo Sereno, e o ex-presidente dos Correios, Wagner Ribeiro.
 
“O advogado Pierpaolo Bottini, que representa o empresário Milton Lyra, considerou a decisão do ministro Gilmar Mendes acertada. ‘Não havia motivo ou razão para a prisão de alguém que já estava à disposição da justiça para prestar todos os esclarecimentos'”, disse a defesa.
 
Leia, abaixo, a íntegra da decisão de Gilmar Mendes:
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Justiça descarada

    Pierpaolo Bottini foi advogado do Joesley Batista… Uma coisa é certa quem tiver algum filho perdido, sem saber que fazer da vida, mostre o caminho do Direito. Os advogados no Brasil estão ricos. 

    Mas é isso ai, Gilmar. Enquanto lobista tem todo o direito assegurado, Lula é deixado la, preso por ser apenas o que é.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador