Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

Lula e a penúltima ilusão, por Aldo Fornazieri

Lula e a penúltima ilusão

por Aldo Fornazieri

Desde que se iniciaram as articulações do golpe para derrubar Dilma Rousseff da presidência da República e para impedir a candidatura Lula nas eleições presidenciais, no início de 2015, setores amplos do campo progressista, principalmente petistas, foram criando uma longa cadeia de ilusões que, uma a uma, foram sendo postas por terra. Esta cadeia foi constituída pelas seguintes ilusões: a primeira, a de que a Câmara dos Deputados não autorizaria o processo de impeachment; a segunda, a de que o Senado o barraria; a terceira, a de que o STF anularia o impeachment; a quarta, a de que Lula não seria preso; a quinta, a de que Lula seria libertado antes das eleições e a sexta, que ainda está vigente, a de que Lula será autorizado pela Justiça Eleitoral ou pelo STF a concorrer à presidência da República.

A penúltima ilusão ruiu nos últimos dias. Neste dia  26 de junho, a segunda turma do STF iria julgar um recurso da defesa de Lula que poderia colocá-lo em liberdade. Num jogo, ao que tudo indica, combinado entre a vice-presidente do TRF4 e o ministro Fachin, resultou que o recurso não foi acatado pelo Tribunal Regional e, consequentemente, não encaminhado ao STF resultando no cancelamento do julgamento. Fachin demorou apenas 45 minutos para tomar a decisão após ser comunicado pelo TRF4.

Para quem ainda não percebeu, é conveniente que se perceba que existe um inescrupuloso jogo combinado entre Moro e o TRF4 e entre o TRF4 e o STF. O objetivo evidente e sequer dissimulado desse jogo consiste em manter Lula na cadeia, ao menos até após as eleições, e impedir que ele seja candidato. Este jogo passa também pelo STJ e pelo TSE e tudo será feito para que o objetivo de impedir a candidatura Lula seja alcançado. A ilusão de que Lula poderia ser libertado em breve havia se acentuado depois que Gleisi Hoffmann foi absolvida das disparatadas acusações de que era vítima. Aqueles que manipulam os condões do poder sabem que podem cometer arbitrariedades à vontade, pois não existe força política e social organizada que faça tremer o país, assim como haviam anunciado que se Lula fosse preso, o Brasil não tremeria.

Para entender melhor a conduta dos julgadores e dos tribunais é preciso atentar para duas estratégias por eles usadas: 1) em se tratando dos processos envolvendo Lula, as decisões dos juízes, desembargadores, ministros e tribunais são aceleradas ou retardadas segundo a vontade e a conveniência manifestas de prejudicar o ex-presidente; 2) o STF, aparentemente, começou a operacionalizar a estratégia do fato consumado. No que consiste exatamente essa estratégia? Alcançados os objetivos políticos e consumados os fatos que os produzem, o STF implementará ações restauradoras da ordem aparente da Constituição e do Estado de Direito, que sofreram múltiplas violações por parte do próprio Judicário.

O primeiro ato da estratégia do fato consumado consistiu na declaração de inconstitucionalidade da condução coercitiva. Por onde quer que se olhasse desde o início, a condução coercitiva era ilegal e inconstitucional. Lula e tanto outros sofreram a violência dessa ilegalidade e o STF permitiu que Moro e outros juízes a utilizassem a la larga. Somente quando os principais objetivos políticos dessa inconstitucionalidade foram alcançados, com todos os seus abusos e parcialidades, o STF, de forma hipócrita, retoma o papel de guardião da Constituição.

Um dos próximos atos de hipocrisia do STF deverá consistir na declaração de inconstitucionalidade da prisão após condenação em segunda instância. Mas isto deverá ser feito após a finalização do fato consumado de que não interessará mais manter Lula preso, circunstância que deverá ocorrer somente após as eleições. Todos sabem que Lula está preso ilegalmente, a partir de duas arbitrariedades. Primeira: não cometeu crime e foi condenado sem provas. Segunda: a prisão após condenação em segunda instância e sem que a sentença tenha transitado em julgado fere flagrantemente a Constituição, fato reconhecido por ministros do STF, a exemplo de Marco Aurélio Mello. Carmen Lúcia é sacerdotisa satânica dessa inconstitucionalidade.

Manter Lula preso ilegalmente vem provocando alto custo político, tanto ao STF, quanto ao Brasil. A repulsa internacional da prisão de Lula é gritante e avassaladora. Assim, o mais provável é que ele seja posto em liberdade depois das eleições. Além do praticamente certo impedimento legal de sua candidatura, Lula será mantido na prisão até as eleições para que seja impedido de fazer campanha para a um eventual candidato do PT no primeiro turno e a um petista ou aliado no segundo turno. Ao cabo do processo, consumados os fatos, alcançados os objetivos, o STF surgirá novamente como guardião da Constituição, declarará a inconstitucionalidade da prisão após condenação em segunda instância e merecerá elogios da “consciência democrática” e de analistas progressistas e de esquerda.

Após as eleições deverá soprar uma brisa suave. A Constituição, o Estado de Direito e a “funcionalidade” da nossa democracia serão elogiados. Far-se-ão apelos à concórdia e à conciliação. Os espíritos belicosos serão repudiados. As esperanças serão renovadas e um futuro luminoso será pintado. Os que não acreditarem serão crucificados como céticos, niilistas, negativistas, pessimistas.

Mas o Brasil ingressará novamente no seu delirante, triste e deprimente espetáculo. Tudo o que foi feito e o que não foi feito será esquecido. O golpe, as violações das leis e da Constituição, as arbitrariedades, as parcialidades, tudo será passado. Alguns permanecerão ainda por algum tempo presos, mas, talvez, não por muito tempo. Será preciso conciliar, harmonizar. Os agentes do arbítrio continuarão no poder com o regalo de seus altos salários e privilégios imorais. Muitos golpistas e outros golpeados estarão juntos em eleições futuras. A falta de capacidade de organizar, mobilizar e criar força ativa por parte de quem almeja mudanças será algo posto no canto escuro do pensamento como um incômodo. E gerações futuras perceberão, em algum futuro, talvez em algumas décadas, que o Brasil retornará a este mesmo ponto em que estamos, pois a sua história é circular. Conceda-se a dúvida, contudo, de que essas gerações terão que decidir se farão surgir líderes, forças e virtudes capazes de quebrar este padrão da nossa história ou se o Brasil continuará andando em círculo.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política (FESPSP).

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. otimismo tupiniquim

    Às vezes eu penso que esses setores progressistas são ingênuos ou apenas por questão de sobrevivência política mesmo. Já tentaram até um plano  “b” Agora os advogados do Lula falam e prisão domiciliar. No entanto, o Lula já deixa bem claro que não quer. Penso que Lula não pode ser colocado com velho ator, ou seja, ele esta vivo e o seu projeto social também. Logo, logo pessoal vão caiu na real,( olha aqui o meu otimismo se manifestando!) vão perceber a merda em quem estão sendo submeti dadas pela Mídia e Judiciário. 

  2. A pergunta é:
    Temos que

    A pergunta é:

    Temos que tolerar todos os arbítrios da “justissa”?

    Quando servi o exército, em plena ditadura, o comandante da tropa dizia que não éramos obrigados a cumprir ordens absurdas.

    Porque agora temos de aceitar decisões judiciais fora da lei?

    Na verdade o processo contra o Lula nem deveria exisitir porque não há crime e os bandidos togados que o propruseram sabiam disso desde o inicio.

    Quantos bilhões de prejuízo ao país foi dado com este proceso? Quantos milhões foram gastos por funcionários públicos para forjar um processo?

    Outra pergunta:

    Se não respeitam as leis e a vontade popular, porque não os matamos?

  3. discordo dos dois ultimos

    discordo dos dois ultimos paragrafos  ..o GOLPE ainda vive  ..e este é o AUTO ENGANO que o missivista – sempre atrasado  em apontar o erro dos outros  – TAMBÉM esta incorrendo

    Após as eleições NADA será esquecido, mas sufocado ..por ora, tudo indica que um candidato da oposição será eleito

    ..se assim, se do lado de LULA o golpe final se aproxima  ..dependendo apenas de tratativas com Nações antes dadas como  amigas, mas que hoje imaginam como partilhar o butim perpetrado pela CIA  

    ..se com CIRO, vai depender das tratativas com Aecio, temer e Rodrigo/DEMO 

    ..se Marina ou Doria, sol de brigadeiro – pros golpistas e lavajateiros

    ..se Bolssonaro, pouco provável, o inferno nos dragaria  ..Boulos, Manoela, Alvaro Dias, o coroné da Riachuelo ou outros anões, hoje nem conto, tamanha suas insignificâncias 

  4. A força bruta só é deposta com força bruta

    Mas quando as vítimas da violência entregam a outra face, não há qualquer esperança de salvação, so há a certeza do massacre.

    Enquanto isso, eu tenho pressa de confessar minha derrota
    e adiar para outro século a felicidade coletiva.
    Aceito a chuva, a guerra, o desemprego e a injusta distribuição
    porque não posso, sozinho, dinamitar a ilha de Manhattan.

     

    Estou a plagiar (e parodiar) o maior poeta de língua portuguesa, o imortal Drummond.

  5. HÁ MAIS DE 2 ANOS VENHO

    HÁ MAIS DE 2 ANOS VENHO REGISTRANDO ESSE “SISTEMA”.. ANTES ERA A PGR, STF, TSE, TCU… TODOS MARGINAIS – A MARGEM DA LEI…

    O BASTÃO FOI PASSANDO E AGORA É O MORO, TRF4, STF, TSE E PGR.. O “SISTEMA” CONTINUA SUA SAGA DE IMPEDIR A DEMOCRACIA, DE DESRESPEITAR A CONSTITUIÇÃO E IMOBILIZAR O LULA..

    SEMPRE FOI MUITO CLARO ISSO..

  6. todo o processo do

    todo o processo do impeachment e prisão de Lula apontam pra ingovernabilidade do próximo presidente da república que tentar fugir um pouco que seja da cartilha dos rentistas, patrocinadores do impeachment de Dilma. Nem precisa a benta carneira, vulgo Carmen Lúcia, usar de seus ardis pra tentar passar o parlamentarismo sem que o povo tenha direito de aprovar ou não. O país hoje é um parlamentarismo disfarçado. Basta a força do centrão, composta pelos deputados-parasitas do estado de sempre – ter um imã que os una ( o último foi Cunha) e não há presidente da república que resista: ou ele cede tudo, dá tudo o que pertence ao povo (como vemos Temer fazendo desde que foi pego numa conversa nada republicana com Joesley) ou será enxotado do planalto. Se o futuro presidente ousar a querer transformar isso aqui num país de verdade, o derrubam e que o seu vice trate de seguir a cartilha rentista. Se não, passam dois anos de posse e derrubam o vice e aí o próximo presidente pra cumprir os dois anos restantes sairá da escolha da câmera – ou seja, chances enormes de termos gente da laia de Rodrigo Maia, Jucá, Renan e , já que o homem não morre, até Sarney rs. 

     

     

  7. A oligarquia não permite eleição que não lhe garanta a vitória.

    Conciliar está na gênese da nossa esquerda, centro-esquerda ou aproximados. E a oligarquia, em sua prática, não deixa dúvida: ela só permitirá eleição se não houver risco quanto a resultado que lhe seja favorável. 

  8. O professor bate na mesma

    O professor bate na mesma tecla, mesma dos que querem sugerir que o Presidente esteja sendo ingênuo por acreditar na Justiça. Será que o Presidente Lula acredita mesmo cegamente na Justiça, ou na política? O mesmo diria da direção do PT, cujas indicações é de que esteja crescendo, mesmo nessa conjuntura adversa para o partido. Não há ilusões professor, é ação política. Não fosse isso, Lula já estaria solto, como alguns ministros até já verbalizaram. que assim aconteceria, caso desistisse de sua candidatura à Presidência, aceitasse essa chantagem e abandonasse seu caminho de liderança, quebrando a confiança dos que, em todas as pesquisas, têm colocado seu nome como o vencedor do pleito. Outra, trata-se de uma armadilha, a insistência nessa perseguição judicial sem fim, deixando a oposição aparentemente sem saída para libertar Lula, no caso através da Justiça. Os remédios que poderiam tentar uma solução, passam pela revolta popular ou um ato de força vindo do próprio sistema. No primeiro caso, a população como um todo, além de votar, não está imbuída em tomar nas próprias mãos, revoltando-se para resolver o problema, afastando os golpistas e libertando Lula. Há uma parte contrária nada desprezível. Outra solução, seria um golpe de força saído de dentro do próprio sistema, por exemplo, Temer, o títere do golpe, acionaria os militares (no nosso caso, também aliados do golpe) para impor uma decisão ao Judiciário, que comanda o golpe, como fez o Presidente da Turquia, Erdogan. Nada a ver. Esses dois caminhos são na realidade armadilhas para retirar das costas dos golpistas a responsabilidade pelo adiamento das eleições para presidente. O jornalista Ricardo Kotscho chega a dizer que as eleições estão chegando e o candidato “ninguém” lidera as pesquisas sem Lula. Lula sabe muito bem desse “ninguém”, que tentam que se candidate para ganhar as eleições e dar continuidade à ditadura que estamos vivendo. Esse o nó criado pela atitude de Lula de se candidatar, mesmo enfrentando a prisão, que terá de ser desatado, não pela oposição, mas pelos golpistas, que estão enfrentando dificuldades no caminho deletério que escolheram. Faltam menos de cem dias, logo estaremos sabendo. Até lá, poderá acontecer de tudo, inclusive o descrédito dos caminhos escolhidos para enfrentamento. Da parte de Lula, muito pouco além da resistência, mesmo preso, e dos apoios que possa receber. Do comando do golpe, o Judiciário, só um caminho: se tiver meios para tanto, aprofunda a ditadura e impede a realização das eleições para presidente, mas nesse caso o nó continuará ainda mais apertado, dada a falta de apoio popular e os problemas criados na economia, em desfavor do povo; ou abandona o caminho ilegal que segue, deixa a questão por conta dos políticos, e lava às mãos, tentando sair de fininho, que tem maiores chances de desatar o nó criado, abrindo caminhos à frente. Em qualquer embate, o principal é preservar uma porta de saída. Lula livre e candidato pode ser a chave dessa porta.

  9. Ilusões perdidas

    Ja algum tempo temos afirmado que sem povo na rua, sem brados de soltem Lula, sem luta, sem revolução, sem greve geral, não teremos eleições com Lula. Não é pessimismo. Eh a evidência da equação politico-juridica com auxilio luxuoso da imprensa que temos diante de nos. 

    Eu não sei o que espera o PT… Que é fé essa nessa Justiça? Também achei delirio na semana passada as vozes que diziam que o Supremo apos o julgamento da Gleisi, voltaraia a ser Garantista. Seremos tão bobos assim ou tem inimigo infliltrado?

    Lula, salvo uma reviravolta no Judiciario, ficara preso o ano de 2018 todo. Se soltarem, sera la pelo natal… Não saira antes das eleições. Sem povo na rua, sem luta pela liberdade de Lula, podemos procurar outro candidato para essas eleições. 

    1. O PT espera o povo PARVo que

      O PT espera o povo PARVO que esta ligado na COPA, e depois no final da novela ..também pelos filiados  ..e líderes verdadeiros, claro

      HADDAD por exemplo não pode (se é que é líder de alguma coisa) , pois recentemente – depois de NUNCA andar em ciclovias –  anda de  agenda cheia, ora com os tucanos (FHC), ora com CIRO, e agorinha com o general abobrinha, do exército golpista

      ahh sim, e tem INFILTRADO tb (como já teve Mrinas, Martas, Erundinas e Cristovãos aos montes)  que adoram desviar a atenção pro real problema da Nação..

      ..como os que agora pedem “constituinte” (antes do solta LULA e volta democracia) como se nosso problema hoje não fosse de legalidade, de TRAPAÇA, de patranha, de desrespeito a leis, e de violência a própria constituição  ..como se nosso problema fosse de leitura e não de MORAL ao vermos de tempos em tempos POUCOS ANIMAIS se permitindo estuprarem IMPUNEMENTE as regras e toda sociedade brasileira

        ..http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7170.htm

       

       

      1. Erundina não deve entrar na lista!

        CITO o comentário : ” “e tem INFILTRADO tb (como já teve M[a]rinas, Martas, Erundinas e Cristovãos aos montes)” * Erundina não merece as más companhias em que é posta neste fragmento do comentarista…  

    2. O PT tem que ir buscar as pessoas em casa ?
      Se acionar as instituições é uma “ilusão”, então só resta a revolução. Quem vai começar, o Aldo ? Mas ele, como sempre, coloca a culpa de tudo no PT.

  10. Faz um tempo que não lia uma
    Faz um tempo que não lia uma análise tão precisa do “movimento circular” que é esta republiqueta (os “nacionalistas” que me perdoem o termo) bananeira. E tudo continua como está pois nem as pessoas de esquerda fazem sua parte para tentar um passo adiante. Coisas simples como parar de ver a globo, nem os chamados progressistas fazem; assim realmente vai ficar muito difícil sair desse “movimento circular”.

  11. Certo, só que o STF agia

    Certo, só que o STF agia assim sob o argumento de “ouvir a voz das ruas”. Bom se for ouvir agora, terá que coibir os abusos do Moro e a camarilha mafiosa lavajateira.

    Pesquisa Ipsos aponta que o juiz cafona não é mais o queridinho nem sequer dos agora ex-coxinhas. Literalmente inverteu tudo. 55% que aprovava agora virou 37% que virou 55% que desaprova.

    Está quase virando um Neymar, ex-ídolo e agora saco de pancada. Só que o menino mimado (o de chuteiras) pode mudar tudo, se o Brasil for campeão. Já o menino mimado de toga já fez seu gol (prender Lula) e o Brasil vai cada vez mais para a segunda divisão.

    E o STF sabe disso. Então se continua nessa, duas uma, ou é por ideologia ou por razões inconfensáveis. Fico com a segunda opção. A turma da lavajato tem um material vastíssimo de gravações comprometedoras das excelentíssimas assim que se despem das togas. Em vários sentidos. Chantagem da grossa, é minha opinião. Mais do que o afago dos holofotes do Bonner

    PS: Quem gravou a conversa da Dilma com Lula, tudo indica, foi a CIA. Ou seja, essas gravações a lavajato recebe delivery da CIA. Mas nessa caso é a pizzaria que decide sé é de calabreza ou de peperoni. Lavajateiros comem o que lhe servem

  12. A única coisa que importa: sobrevivência política do PT e + nada

    É tocante ver como tanta gente boa se dedica a esta ilusão, como tantos mobilizam o melhor de suas energias na crença de que Lula será libertado, que participará das eleições e que retornará triunfante para repor o país nos trilhos. É de fato uma construção imagética poderosa, ao menos entre os crentes do sebastiolulismo e os eleitores que confirmam sua fidelidade nas pesquisas de opinião. Mas apostar apenas unicamente nesta linha de ação incorre em sérios riscos de viabilidade e no limite, ao desencanto de grande parte destes contigentes que hoje, se necessário, subscreveriam até mesmo um pedido de beatificação de Lula junto ao Papa Francisco.  

    Por outro lado, a recusa em não propor a menor ameaça à desordem constitucional vigente e ao estado de exceção. A rendição em Sâo Bernardo, as manifestações ordeiras ao extremo em Coritiba, a opção claríssima pela linha de martirização de Lula, revelam enfim, que o único projeto petista no momento, é tratar de sua futura sobrevivência enquanto legenda eleitoral na grande política. 

    Seja qual for o destino de Lula nas mãos dos golpistas togados, aposta-se que a grande votação recebida no primeiro turno (o que não parece algo tão intangível assim, mesmo com toda a disposição contrária da casta togada) garantirá a eleição de governadores,senadores e deputados federais e estaduais suficientes para na próxima legislatura, garantirem no mínimo um lugar confortabilíssimo como o maior partido de oposição (caso Lula seja impedido de concorrer), e sobretudo, o único autorizado a carregar o andor de São Lula, martirizado pelas forças do obscurantismo. 

    Portanto nada de derrotar o golpismo já, nada de reverter já os ataques à constituição, aos direitos sociais, trabalhistas e econômicos atacados pelos golpistas.E se nada disto haverá de ocorrer agora, porque haveria o PT de se preocupar já com uma frente de esquerda, exceto se for na condição de mera apoiadora da candidatura Lula? Porque haveria de perder tempo (segundo sua concepção autocentrada) em plano B, nomes alternativos ao PT ?

    O projeto é bem claro. É a sobrevivência da legenda como integrante do grande jogo da polítca nacional, mesmo que o cenário e as regras sejam esse pântano escroto da política brasileira. Nada de ruptura, apenas se cacifar melhor para continuar jogando.Se Lula no processo, se transforma num mártir, tanto melhor para o PT.

    Nada contra o direito do PT em definir sua estratégia, desde que fosse exposta à luz do dia para que todos os seus eleitores e o campo mais vasto de toda a esquerda em seus múltiplos espectros, pudessem também fazer suas reflexões.

    Não nos enganemos, o jogo do PT é de médio a longo prazo, é de adaptação, maleável, conciliador e absolutamente dentro das regras estipuladas, sem nunca, jamais, reagir fora do quadradinho estrito e ordeiro em que se coloca, mesmo que os golpistas estejam com o pé no pescoço do povo.

    1. Nomes aos bois

      Perfeito e esclarecedor comentário. Só faltou dar nomes a alguns bois desse conformismo do PT; Aloisio Mercadante, Jorge Vianna, Suplicy, Haddad, Jacques Wagner, Paulo Paim e outros mais. O triste de tudo é que Lula acredita(ou acreditava) nessa justiça. 

  13. É com tristeza que preciso

    É com tristeza que preciso concordar. Mas, vou-me reservar o direito à uma ingênua esperança de que esse roteiro dê errado.

  14. O texto é explicitamente
    O texto é explicitamente partidário, tendencioso. O direito livre de manifestação deveria passar sempre pelo crivo da moral, da ética. Gostaria que pontuasse juridicamente onde está a ilegalidade da prisão de Lula? Qual é a “prova” que falta a qual o autor se refere? Admira-me muito negativamente todo este lixo ser produzido por um professor, que na realidade mais parece um aventureiro candidato a Esquerdopata.

    1. Luiz Ferreira, “isentão”

      O tal Luiz Ferreira quis trolar e bancar o isentão, mas se traiu ao colocar um “esquerdopata” como última palavra de seu texto. Mas se o troll quiser saber o porquê da ilegalidade da condenação e prisão do Lula, dezenas os textos disponíveis aqui no site.

  15. Um correção: não será solto

    Um correção: não será solto se o PT eleger o próximo presidente pois a destruição do Brasil continuará enquanto sobrar qualquer poste para vencer a direita.

  16. bom post.

    Bom texto. Geralmente concordo com o que o professor escreve. 

    Só tenho duvidas quanto às conclusões.

    Pode haver conciliação entre os golpeadores e golpeados.

    Acredito que sim. Afinal são politicos profissionais e as eleições é que importam.

    Não sei se o povo está com vontade de conciliar com a elite!.

    A fricção está profunda demais!

     

    PS. O leitor Luiz Ferreira deve viver em outro planeta. Está mais do que claro que se trata de uma farsa.

    Quer mais provas? Mais do que a justissa já deu?. Em vez de chamar texto um lixo porque não escreve um!

     

  17. Análise precisa.

    Concordo com toda a análise. Lembremos a BIZARRA posição assumida pela bancada do PT no Senado, dita LEGALISTA E REPUBLICANA, em relação ao Aécio quando este encontrava-se em prisão domiciliar. Por conta desta BIZARRA E DITA LEGALISTA E REPUBLICANA posição dos senadores petistas, vemos agora o golpista-mor em plena delinquência, conspirando com temer e buscando desestabilizar diuturnamente o governo de Fernando Pimentel em Minas Gerais. 

  18. Como sempre, Aldo Fornazieri professoral e um pouco …….

    Como sempre, Aldo Fornazieri professoral e um pouco atrasado nas suas conclusões!

    Estava procurando uma crítica que havia feito sobre um texto do Fornazieri, e para achá-la tive que abrir uns trinta artigos do autor, e o mais interessante que vi, que nas centenas de críticas, elogios e intervenções de todos os tipos, em NENHUMA DESTAS INTERVENÇÕES DE TODOS OS COMENTARISTAS, o autor se declinou a dar uma resposta (para as críticas) ou agradecimentos (para os elogios).

    Fico só imaginando como serão as aulas do professor, devem ser monólogos longos e doutorais, pois assim como ele não reage a nada que escrevem sobre seus textos, ele deve achar todas as criaturas do mundo muito inferiores para merecer respostas. Coloco isto no comentário, pois a dinâmica de não dialogar com quem o elogia ou mesmo com quem o critica (que não é algo necessário, pois críticas podem ser consideradas como de má vontade), porém elogios(?). 

    Mas indo ao que realmente interessa, este texto seria muito interessante há seis meses ou um ano, hoje em dia é mais uma repetição do que já foi falado, escrito e comentado centenas de vezes, inclusive pelo próprio autor.

    1. RDMaestri

      Maestri: penso que você deveria ter mais ética em seus comentários. Você faz imputações indevidas ao professor a partir de circunstâncias que você não conhece – a maneira dele proferir aulas. A tua intenção é criar uma reputação negativa para o professor. Vários comentários feitos nesse espaço não se pautam pela ética. Alguns comentadores deveriam fazer cursos de análise e interpretação de textos, pois simplemente não conseguem entender o que está escrito.

    2. Como sempre para ele, o PT está errado
      Se acionar as instituições é uma “ilusão”, então só resta a revolução. Quem vai começar, o Aldo ?

    3. Acompanho este blog com certa
      Acompanho este blog com certa frequência, acho que tem uma certa injustiça no comentário acima pois o Sr. Aldo Fornazieri mo artigo “http://www.revistaforum.com.br/2016/03/07/aldo-fornazieri-a-ditadura-judicial-da-lava-jato-e-a-radicalizacao-da-crise/” publicado neste blog dia sobre noasas instituições. ..”não são capazes e perderam a legitimidade de resolver e mediar a crise, esta só tem duas maneiras de ser resolvida: 1) dados os impasses, os vários atores em disputa negociam uma saída satisfatórias para o país; ou, 2) a crise encontrará uma solução vinda dos tumultos das ruas. Esta segunda opção, neste momento, parece ser a mais provável e, talvez, a mais desejável, pois as instituições do Estado republicano e o sistema de representação política deixaram de funcionar e perderam a sua legitimidade. O Judiciário deixou de ser o guardião imparcial da lei e da Constituição. O mais conveniente nesses casos é que a cidadania, o povo, reconstitua o sistema politico pela sua ação.”

  19. Lula e a penúltima ilusão

    não é preciso concordar com o interlocutor para reconhecer a importância de sua análise. basta que ela retro-alimente nosso próprio raciocínio. assim como existem muitos modos de interlocução.

    -> Além do praticamente certo impedimento legal de sua candidatura, Lula será mantido na prisão até as eleições

    -> Após as eleições deverá soprar uma brisa suave.

    -> Tudo o que foi feito e o que não foi feito será esquecido.

    ou então, a própria libertação de Lula após as Eleições de 2018 seja também tão somente mais um elo nesta “longa cadeia de ilusões que, uma a uma, foram sendo postas por terra”.

    para todos nós que nos opomos ao Golpe de 2016 é imprescindível levar em conta:

    – este é um processo de improvável estabilização, dado o austericídio e desarticulação da economia

    por ele promovidos, e ainda se aprofundando, com incontornáveis consequências na decomposição do tecido social;

    – além disto, e mais importante, estamos numa grave crise do Capitalismo global, sem também qualquer perspectiva de superação no curto-prazo, o que torna a margem de estabilização interna no Brasil quase impossível.

    -> Aqueles que manipulam os condões do poder sabem que podem cometer arbitrariedades à vontade, pois não existe força política e social organizada que faça tremer o país,

    -> A falta de capacidade de organizar, mobilizar e criar força ativa por parte de quem almeja mudanças será algo posto no canto escuro do pensamento como um incômodo.

    mais do que “falta de capacidade”, se trata de opção política de não fazê-lo em hipótese alguma para não colocar em riso a vitória dada por consumada de Lula nas Eleições de 2018.

    a paralisação dos caminhoneiros demonstra como é viável fazer “tremer o país”. principalmente se tivesse sido acompanha por uma Greve Geral puxada pela Esquerda.

    -> E gerações futuras perceberão, em algum futuro, talvez em algumas décadas, que o Brasil retornará a este mesmo ponto em que estamos, pois a sua história é circular.

    em virtude da quase impossibilidade de estabilizar o golpe, estamos em plena vigência de um karma instantâneo.

    ou seja: seremos ainda nós mesmos, esta mesma geração e suas associadas, quem estaremos girando no mesmo lugar, obrigados a superar um impasse do qual fomos também um dos principais responsáveis.

    .

     

  20. otimismo

    bastante digno, professor as suas expectativas mas alguém tem que interromper por violentos métodos esse ritual de chicanas. Não cabe mais nenhum otimismo, essa é a realidade. Este stf não irá nunca ser guardião de coisa nenhuma, quem dirá da constituição.

    1. Acredito que essa trajetória

      Acredito que essa trajetória de violência institucional contra a Nação, não será interrompida por uma reação coletiva, como a maioria de nós acredita , tipo o povo nas ruas. sinceramente, penso que uma reação isolada e extremada será o gatilho para outras do mesmo estilo. essas reações isolada e violentas é que provocarão o despertar da sociedade. Republicanamente, não mais nada a ser feito. reações de partido e/ou movimentos sociais é o que os golpistas esperam para aniquilar com esses grupos. Quem ousar colocar a cabeça pra fora, vai ser limado pelo midiciário.  Por isso, tá todo mundo quieto. A reação vai ter que ser mano a mano, aos pouco e a longo prazo. Tenho a impressão que passaremos ainda uns 20 anos caçando fascistas.

  21. Liberdade de Lula.
    Sempre tenho afirmado que a defesa de Lula se perdeu na impetração de recursos para sua liberdade. Não se pode agir de forma assodada, sem pensar numa forma de defesa crível. São tantos erros crassos que mais parece uma banca de rábula ou iniciantes no ramo do direito. Pelo amor de Deus parem de agir com tantas barrigadas. O que está em jogo é a liberdade de um homem que precisa desse direito fundamental. Vamos esquecer um pouco o espetáculo e a promoção de partido ou pessoas em desfavor de Lula.

  22. Aldo vai comandar a revolução ?
    Se acionar as instituições é uma “ilusão”, então só resta a revolução. Quem vai começar, o Aldo ?

    1. Invertendo as responsabilidades, Antonio Victor

      Antonio Victor: você está invertendo as responsabilidades e os papéis. A função de um analista é analisar a conjuntura, fazer a critica, indicar possibilidades. A responsabilidade de agir e de liderar é dos partidos e dos políticos que, de modo geral, estão dormitando na acomodação. Não se vê um ativismo e o exercío da liderança da maioria dos deputados. A maior parte dos dirigentes partidários é de burocratas emboletados em seus cargos.

  23. Rebanho sem pastor se dispersa;

    Ovelha solitária se torna  presa fácil de lobos  sanguinários. (Vide meninos terroristas  carregando vinagre e materiais de primeiros socorros, enganados pelo falsário Balta, capitão do exército)   O povo brasileiro sofrido e angustiado,aguarda um líder que possa motivá-los e assim, fazer esta nação tremer, espantando as ratazanas golpistas. Lula é um grande líder mas além de conciliador, está preso. Falta alguém forte  e aguerrido que encoraje o povo.

  24. LULA E A PENÚLTIMA ILUSÃO, ALDO FORNAZIERI

    A escolha da alternativa político-jurídica para vencer esse golpe da direita não se deu em função de uma confiança de que os resultados seriam bons, mas para comprovar o golpe político-jurídica e midiático que se armou. Se a via político-jurídica não tivesse sido escolhida, passo a passo, como foi, nada se alteraria no resultado terminaria como está terminando, com a ressalva de que tanto o legislativo, como o judiácio e a mídia não seriam desmascarados como golpistas. Ademais, não havia outra opção viável. A alternativa de  levar o povo para a rua para protestar contra, além de ilusória (O povo não iria para a rua), não renderia o resultado esperado. Mesmo com as massas na rua, o golpe iria se perpetrar, de forma pacífica ou com uso da força.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador