Lula é denunciado “por pedalinhos e outros absurdos”, diz defesa sobre sítio de Atibaia

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Lava Jato em Curitiba desistiu de provar diante de Sergio Moro que o ex-presidente Lula é dono do Sítio de Atibaia, mas apresentou denúncia alegando que o petista se beneficiou de reformas no espaço, custeadas pela OAS e Odebrecht.

Na peça apresenta na noite de segunda (22), os procuradores apontaram que as empreiteiras investigadas na Lava Jato pagaram propina de R$ 155 milhões a agentes e partidos políticos “da base de Lula”, por conta de 7 contratos firmados com a Petrobras.

Como Lula era o presidente da República à época da nomeação dos diretores da estatal que patrocinaram o esquema com as empresas, ele é acusado de ser o “mentor” de toda a corrupção revelada pela Lava Jato. Ou seja, a força-tarefa reciclou, com mais discrição, o famoso PowerPoint de Deltan Dallagnol.

Ao dizer que “a forma de aquisição da propriedade e seu registro, mediante possíveis atos de ocultação e dissimulação, não são objeto da denúncia”, a Lava Jato reconhece “não ter qualquer prova de que Lula seja o proprietário do sítio, embora tenham repetido esse absurdo por muito tempo em manifestações formais e em entrevistas impropriamente concedidas à imprensa”, disse a defesa do petista, liderada por Cristiano Zanin Martins.

Para o advogado, ainda assim, a força-tarefa recorrer “a pedalinhos e outros absurdos para sustentar a tese de que Lula seria o beneficiário de obras realizadas no local e que os valores utilizados seriam provenientes de supostos desvios ocorridos em contratos firmados pela Petrobras.”

Segundo a denúncia, os R$ 155 milhões em propina “foram repassados a partidos e políticos que davam sustentação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente o PT, o PP e PMDB, bem como aos agentes públicos da Petrobrás envolvidos no esquema e aos responsáveis pela distribuição das vantagens ilícitas, em operações de lavagem de dinheiro que tinham como objetivo dissimular a origem criminosa do dinheiro.”

“Todas essas vantagens indevidas direcionadas para agentes e partidos políticos redundaram em benefício direto de Lula. Ao nomear para a Petrobras Diretores comprometidos com a arrecadação de propina, o ex-presidente da República tinha plena ciência de que os valores angariados por meio de contratos da estatal […] seriam destinados aos partidos políticos que lhe davam apoio no Congresso Nacional”, acrescentaram os procuradores.

“Assim”, contina a acusação, “a governabilidade, que deveria ser alcançada pelo alinhamento ideológico, foi conquistada por meio da compra de apoio; ou seja, por meio do desvio de recursos públicos para agentes e partidos políticos que compunham a base aliada do Governo, consistindo em uma das vantagens indevidas recebidas diretamente por Lula. Além disso, parte dos valores espúrios foi destinada a campanhas eleitorais, visando ao projeto ilícito de manutenção do PT no poder, e também ao próprio ex-presidente.”

A força-tarefa ainda insinua que Lula recebeu a propina direta ou indiretamente, seja pela reforma do sítio e do triplex no Guarujá (alvo de outra ação penal), seja pelas palestras contratadas pela OAS e Odebrecht (o inquérito sobre a empresas LILS ainda está em andamento e deve ser a próxima denúncia a ser apresentada a Moro).

Os procuradores de Curitiba usaram outras processos sem conclusão e delações contraditórias para justificar a posição central de Lula no esquema da Lava Jato. Por exemplo, disse que prova de que o ex-presidente tem culpa e medo de ser condenado é a ação penal que tramita em Brasília, pela suposta compra do silêncio de Nestor Cerveró. As testemunhas do caso, contudo, mostraram que Delcídio do Amaral foi quem inventou a história depois de preso. Delcídio trabalhou com Cerveró nos anos FHC e temia ter seus desvios revelados por uma delação – o que, de fato, ocorreu.

“A denúncia apresentada hoje mostra uma desesperada tentativa de procuradores da República justificar à sociedade a perseguição imposta ao ex-Presidente nos últimos dois anos, com acusações frívolas e com objetivo de perseguição política”, avaliou Zanin.

“A Lava Jato age de forma desleal em relação a Lula, com acusações manifestamente improcedentes. (…) A falta de justa causa para o recebimento da ação penal proposta nesta data é flagrante e um juiz imparcial jamais poderia recebê-la.”

Além de Lula, foram denunciados executivos da OAS e Odebrecht, os proprietários do Sítio e o advogado Roberto Teixeira, responsável pelo contrato de compra do imóvel.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E os ratos de curitiba contra

    E os ratos de curitiba contra atacam. Bando de vagabundos incompetentes e que dão proteção a bandidos como agora está mais do que provado.

    Assim que assumuir um governo compromissado com o povo brasileiro e a justiça social, TODOS os energúmenos de curitiba devem ser imedatamente demitidos do serviço público, processados e presos. Crimes cometidos por estes bandidos miseráveis não faltam.

  2. lava

    A vaza-a-jato é isso e sempre será (shit).Mas se o moro repetir a infantilidade de apresentar  um papelucho apócrifo corre o risco de ouvir a frase que L U L A reprimiu a caro custo no primeiro depoimento.”Enrola e …”.

  3. Eles esperam atrair os holofotes que estão focados no Janot

    Com mais essa denúncia vazia, os Piboys de Curitiba esperam atrair de volta os holofotes, que estão focados no Janot.

    Mas a diferença é grande, pois enquanto o Janot está munido de provas irrefutáveis e da confissão do Onyx Lorenzoni, os Pitboys de Curitiba estão munidos apenas de convicções.

     

  4. Perderam a noção do ridículo.

    Perderam a noção do ridículo. É isso. Estão numa tamanha obsessão que perderam a noção dos fatos e da realidade do país neste momento. Esta gente deve ser investigada.

  5. Putz…. quantas vezes Lula e

    Putz…. quantas vezes Lula e testemunhas, por exemplo FHC, terão que repetir a Moro como se dá a nomeação de diretores da Petrobras e de todas as empresas estatais e de economia mista?

    O que mata Moro, Dallagnol e outros acusadores é que Lula não precisou de propaganda comercial feita por firmas de comunicação social como “Globo”, “Band” etc. para ser poderoso, Lula ganhou poder e admiração – mundial, diga-se de passagem – pelo trabalho que realizou. Já esses acusadores só tem alguma fama e algum prestígio por conta dessas firmas e não porque tenham feito bons trabalhos. Deixar Aécio escapar da Lista de Furnas é apenas uma das incompetências desses acusadores, mas o rol de incompetências é enorme.

    É bem diferente ter prestígio e poder pelas próprias ações e procurar fama por mera propaganda midiática, comercial. Dá para dar um desconto, os acusadores, coitadinhos, nasceram e cresceram numa já sociedade de espetáculos, comandada, portanto, pelos meios de comunicação de massa. O certo seria tentarem vaga em BBBs, Fazendinhas, “pastorar” em igrejas de prosperidade, sei-lá-que mais, da vida. Ainda mais porque, como operadores de Direito são medíocres.

  6. LAVA JATO DESESPERADA E GLOBO – ASSUMIDAMENTE! – DESNORTEADA

    LAVA JATO DESESPERADA E GLOBO – ASSUMIDAMENTE! – DESNORTEADA: O “JOGO” DA SUCESSÃO DE TEMER

    – “VEJA” agora confirma que o áudio estava sim editado: sumiram com 24% do conteúdo!

    – “Eu já sabia!” (rs)

    – 22/5: Temer foi ao ataque contra Globo/JBS.

    – Veja como, no final, a classe política e a Globo podem chegar a um “acordão” para chamar de seu.

    – 23/5: Lava a Jato – em desespero – abre sucessão de novos fronts: prende ex-governadores do DF Angnelo Queiroz (PT) e Arruda (DEM). E mais: no mesmo dia (!), vai para cima do esquema do PSDB em Goiás (Marconi Perillo).

    – Ricardo Noblat: desorientado (ele mesmo admite!), mostra que colunistas da Globo estão completamente desnorteados.

    – Atenção: mais atualizações de hora em hora… pois o “jogo” não pára! (sempre no fim do texto)

     

    LEIA MAIS »

     

    http://www.romulusbr.com/2017/05/jogo-da-sucessao-de-temer-lava-jato.html

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador