Lula lamenta que imprensa dê crédito às denúncias sem provas de Youssef

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Lula emitiu uma nota nesta terça-feira (12) lamentando que parte da imprensa tradicional dê margem às denúncias sem provas do doleiro Alberto Youssef, um dos principais réus delatores da Operação Lava Jato. “É uma pena que parte da imprensa brasileira venha tratando bandidos como heróis, quando tais pessoas se prestam a acusar, sem provas, os alvos escolhidos pela oposição”, disse o petista.

A manifestação de Lula ocorre um dia após o doleiro dizer à CPI da Petrobras, em Curitiba (Paraná), que o Planalto sabia dos esquemas de corrupção na estatal, e que Gilberto Carvalho (ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência) e Ideli Salvatti (que comandou a Secretaria de Relações Institucionais no primeiro mandato de Dilma Rousseff) seriam membros do primeiro escalão do governo que tinham conhecimentos dos pagamentos de propina arranjados pelo PP.

“É inacreditável que um bandido com oito condenações, que já enganou a Justiça num acordo anterior de delação premiada, tenha palco para atacar e caluniar, sem nenhuma prova, algumas das principais lideranças políticas do país”, lamentou o ex-presidente.

Leia, abaixo, a nota de Lula na íntegra:

***

É inaceitável que uma grande democracia como o Brasil, com 200 milhões de habitantes, uma das maiores economias do mundo, seja transformada em refém de um criminoso notório e reincidente, de um réu que negocia depoimentos – e garante para si um percentual na recuperação do dinheiro que ajudou a roubar.

É inacreditável que um bandido com oito condenações, que já enganou a Justiça num acordo anterior de delação premiada, tenha palco para atacar e caluniar, sem nenhuma prova, algumas das principais lideranças políticas do país, legitimadas democraticamente pelo voto popular. Que se dê crédito a criminosos para apontar quem é e quem não é honesto neste País.

É uma pena que parte da imprensa brasileira venha tratando bandidos como heróis, quando tais pessoas se prestam a acusar, sem provas, os alvos escolhidos pela oposição; quando se prestam a difamar lideranças que a oposição não conseguiu derrotar nas urnas e teme enfrentar no futuro.

O Brasil merece ser tratado com mais responsabilidade e seriedade.

Assessoria de Imprensa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

57 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A crença de Youssef.

    Yuossef disse: Acredito que o Planato sabia.

    E as provas? Nada. Uma crença de Youssef basta pra “imprensa”.

    1. Não só ele!

      Ele, o Moro, os delegados e procuradores Aecistas e os bandos de falsários travestidos de jornalistas da mírdia canalha e golpista acreditam nisso, mas ninguém tem prova. Provavelmente tentarão emplacar a “teoria do domínio do fato”, novamente.

  2. Quem bom !
    Pelo menos tem

    Quem bom !

    Pelo menos tem alguém se manisfestando contra armações desse juiz tucano.

    E melhor se manisfestar do que ficar tomando porrada calado.

    É isso Lula, põe a boca no trombone.

  3. E QUEM DA CREDITO.

    E quem da credito… Moro Barbosa,  aquele já  conhecia Youssef desde o Banestado. Agora se reencontram novamente na Lava Jato. 

  4. Tarde, muito tarde.

    Faz-se tarde, Presidente.

    O monstro saiu da caverna, e nada parece detê-lo.

    Não temos imprensa digna deste nome, não temos justiça digna deste nome e não temos um governo à altura das exigências do momento conturbados que vivemos atualmente.

    Pena.

  5. No que virou o Brasil? Como

    No que virou o Brasil? Como pode a 7a. Economia mundial estar tão doente, esquizofrenica? Com esse judiciário, essa midia e essa oposição tacanhas , hipócritas e sm vergonhas nosso futuro não parece nada bom.

  6. causam menos danos 100 Youssefs…

    do que 1 juiz Moro ou qualquer outro que trate bandido com respeito e confiança

    na falta de provas, é de uma irresponsabilidade sem igual duas pessoas gostarem de causar os mesmos danos aos outros

     

     

  7. Acusou o golpe

    Mas acho que se precipitou, devia ter tentado uma conversa com o denunciante, como fez com o Mujica.

    Pode ser até que ele negasse depois.

     

    1. Acusou o golpe 2.

      Esse golpe doeu tanto que até deu pra rir.

      Apoiando criminoso, hem, Brandes?

      Tudo pelo antipetismo militante, avante!

        1. Não se faça de desentendido:

          Não se faça de desentendido: o criminoso é o “doleiro” paranaense: “criminoso notório e reincidente, um réu que negocia depoimentos – e garante para si um percentual na recuperação do dinheiro que ajudou a roubar.”

          Mas muitos antipetistas consideram como criminoso um ex-tupamaro valoroso, preso por tanto tempo por ser guerrilheiro. Espero que não seja o seu caso .

          1. Não

            Não é o meu caso. Só não entendi porque o Lula não abriu suas baterias contra o Mujica.

          2. Desenho.

            Porque Lula e Mujica são compañeros, dois dos maiores e mais populares presidentes latino-americanos da nova esquerda em nosso subcontinente, e ambos respeitados também pelo mundo afora.

          3. Voces dão muita trela

            Para este BRUNDES. O “B” nem se identifica. Deve morar em SP, tá bebendo águia podre, espremido no metro e provavelmente pegando degue. Mas o governo de lá deve pagar 70 mil para vir azucrinar este site.

        1. Juro

          Eu tento escrever respeitando as limitações de todos, mas muitas vezes não é possivel.

          Além disso, sou péssimo desenhista.

      1. O asno é o mesmo, só mudou o apelido.

        Nassif sabe que esse brandes é um troll e segue publicando aquilo desse jumento que a Revista do Esgoto não publicaria nem uma linha escrita pela audiência honesta deste blog.

    2. … baixo …

      Adora baixarias de bandido reincidente, né?

      Não consegue subir além do seu próprio nível rasteiro?

       

      PS: Quanto ao Mujica, ele mesmo negou, nem precisaria conversar. Perda de tempo, a política requer cuidar de coisas mais relevantes, não de das 100 babaquices diárias vomitadas pela míRdia e oposição que não contribuem em nada com o país.

       

      1. Bem

        Se ele negou tem que mandar recolher o livro e processar os autores. 

        Mas acredito que os autores tem uma autorização dele assinada.

        Então só resta ao Lula processar todo mundo, o biografado e os autores.

        1. Se subir seu nível, você alcança o chão?

          E se os autores te processarem por publicar um trecho não autorizado do livro deles, você ri?

          E se você voltar para o banco escolar para aprender a ler, vai doer?

        2. Sartô di banda e saiu pela tangente. E o autor não é Mujica

          Talvez seja um “biógrafo” ao estilo Veja (como aquele do José Dirceu)…

          Desses que vc, um crente da MíRdia Universal do Reino do PIG, acredita piamente … em qualquer coisa!

          E entre o “biógrafo” do Mujica e o Mujica, fico com este último. Já vc…

          Nem precisa processar ninguém.  Vc vive muito de futricos e bobagens inócuas. 

          Por isso tem estas opiniões rasteiras…

  8. CARO PRESIDENTE LULA. ENTÃO O

    CARO PRESIDENTE LULA. ENTÃO O “PIG” É ALIMENTADO DURANTE TODOS ESSES ANOS E SÓ AGORA O SENHOR ESTÁ PREOCUPADO??? 

  9. Não encontro melhor maneira
    Não encontro melhor maneira de caracterizar este Youssef como um “delator à la carte”. Na dependência do auditório, e mercê de um faro notável que lhe permitia inclusive fazer boas operações de compra e venda de moeda, ele fala exatamente aquilo que pressente o ouvinte deseja. Delação à la carte. O instituto da delação premiada até funciona relativamente bem em certos países. Aqui, com a tendência de tudo carnavalizarem (cfe. Roberto da Matta), apatifaram-no logo logo. Delações saem ao bocadinho, como cocô de cabra, e por se estender no tempo tornaram reféns os senhores delegados, os dignos promotores e a excelência do juiz. Todos estão sendo trazidos pelos ouvidos, como se faz pelas narinas  com o gado. No popular, foram emprenhados pelo ouvidos. Desejam outra figura associada? Sexo tântrico. Muito gozo, pouco filho  

     

  10. se ainda fosse inevitável, tudo bem, daria para entender…

    mas também ficaria a pergunta: quantos juízes brasileiros já acreditaram em bandido?

    desgraçado o país em que um merda de um criminoso delator e de juiz de primeira instância podem mudar o rumo de sua história sem precisar provar nada

  11. Avalio como impertinente essa

    Avalio como impertinente essa Nota emitida pelo ex-presidente Lula. Sua condição de estadista reconhecido internacionalmente e ser hoje considerado um dos melhores presidentes da nossa história, um ídolo e referência em boa parte da população,  o deixa bem acima dessas tentativas rasteiras, infames e claramente destinadas a desestabilizá-lo partidas de um CRIMINOSO reincidente e de uma imprensa cuja credibilidade encontra-se rés ao chão. Do mesmo nível dele. 

    Responder a desqualificados só a estes beneficiam. Ademais, o que de concreto o meliante apresentou para corroborar – mesmo numa ínfima parte – o que afirma? Nada! Só repercute por conta do embate político estrelado por uma imprensa cuja razão de ser consiste em varrer do mapa político do país o ex-metalúrgico e seus partido, o PT.

    Como reza o ditado árabe: “a caravana passa e os cães ladram”. 

    1. Não é ao bandido reincidente, mas à miRdia multiincidente

      Uma campanha contínua, interminável contra um só dos mais de 5 mil governos do país, um só das dezenas de partidos.

      Há uma tentativa de estender esta campanha sórdida e estéril ao país (na verdade, para-criminosa) ao ex-presidente.

      Não dá para deixar só um alto-falante ligado o tempo todo.

       

      PS: Nem gostaria que Lula tivesse que ser candidato em 2018 (se for, voto nele), pois não podemos ser um país ameaçado de “ficar órfão de um líder”. Não é possível que não tenhamos opções à ele dentre mais de 200 milhões… 

    2. A oposição sabe que quando o

      A oposição sabe que quando o Lula fala, o povo ouve. E disso eles morrem de medo. Tudo o que o Lula falar e rebater, ainda que sempre incorra em risco, é uma espécie de “chega-pra-lá”. E com as eleições de 2018 não tão distantes, é preciso ganhar um pouco de espaço.

  12. Foi na CPI

     o depoimento, no qual o “indigitado” disse que “achava”, mas que não tinha provas.

    Já no depoimento regrado pela “delatação premiada” ele não falou

    nada disso – não é besta nem nada! Na CPI vale tudo, até impressões 

    pessoais!

    1. Como não falou ???

      Falou sim.

      Aquilo que a Veja publicou as vésperas da eleição já foi confirmado quando Janot entregou seus pedidos ao STF.

          1. Brandes brandindo o brado das bestas.

            Quem é o Brandes? Um troll, um coxinha, um assalariado do PSDB ou tudo junto?

      1. Garoto, tente tio rei, nunes,

        Garoto, tente tio rei, nunes, merdal e outros menos votados. Aqui, neste blog, o buraco é mais embaixo. Não é para qualquer coxinha.

  13. Concordo com o presidente

    Concordo com o presidente Lula, esses ladrões confessos viraram noviças, e pior, rebeldes. Agora que foram descobertos estão arrependidos, esse arrependimento nunca se passou na cabeça deles enquanto faturavam em cima da Petrobras.

    Agora, espertos como são, sabem quem devem apontar para a coação, ops, esculhambação (esse corretor), premiada ter alguma validade, só podem implicar o governo e partidos ligados ao governo, nada de oposição ou antes de 2003, afinal de contas a corrupção surgiu nessa data, né?!

    Teve até deputado em um dos milhares de depoimentos do Barusco, o que roubou mais de 100 milhões de dólares, mas só vai devolver 100 milhões, que disse que o admirava por sua coragem, coragem? Coragem de dizer o que quiser, da forma que quiser, sem ter que provar nada, devolver o quanto achar melhor e se dizer arrependido depois que foi pego?
    Assim o crime compensa, e muito.

    Temos, todos, é que ter asco de figuras como essas, todos eles, são corruptos, confessos, e muitos o aplaudem, por que? Porque dizem o que eles querem ouvir.

    Já éramos, mas nos autenticamos como país da conveniência, se o jeitinho for pro nosso lado, então está valendo.

  14. Show é show.

    Só no deboche mesmo. “Doleira” charmosa mostrou a bunda na CPI da Lava-Jato para provar que não tinha dinheiro na calcinha (segundo ela isso foi inventado pelo folclore dos dólares na cueca cultuado pela propaganda antipetista) e depois ainda cantou “Amada Amante”, do Roberto Carlos, em homenagem ao amante “doleiro”, delator premiadíssimo, e às amantes de suas excelências e do distinto público do espetáculo.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=tkelSfuDf9k%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=JyrPn8yy4fM%5D

  15. O assunto é mais sério do que parece

     A imprensa burguesa, que é o verdadeiro partido da direita, não quer atingir apenas o Lula e o PT. Seu objetivo é derrubar direitos. Precisa organizar a economia de acordo com seus preceitos neoliberais. Nada muito diferente do que fizeram Hitler e Mussolini. E deu naquilo. A ordem econômica que querem impor aos trabalhadores é a velha política de precarizar as condições de vida para garantir ao capital maiores taxas de lucro. São insanos. Não estão nem aí se isso traz miséria no estado mais bruto para a população. 

    A direita já avançou além do que devia. Se a esquerda – a única força capaz de fazer a História caminhar pra frente –  não assumir seu papel, muito haverá do que se arrepender. E necessariamente, isso só se faz com uma frente de partidos, organizações e movimentos da classe trabalhadora. Ficar apontando os erros do PT (não são poucos) não vai aliviar o peso da cruz que preparam para nós todos.

  16. A mídia brasileira já foi

    A mídia brasileira já foi sócia da ditatura, do Maluf, do Sarney, do Collor, do Roberto Jefferson e, agora, é do ladrão e delator-mor da república Youssef.

    Qual é a novidade?

  17. Youssef, Barusco, PR Costa.

    Youssef, Barusco, PR Costa. São os ídolos atuais dos antipetistas. Depois querem que a gente leve eles a sério. Se quisessem mesmo acabar com a corrupção tinha que torcer pra essa turma apodrecer na cadeia. 

  18.  
    “A diferença é que a

     

    “A diferença é que a operação ‘Mãos Limpas’ não visava um golpe de Estado”

    Por Raúl Zaffaroni, o maior penalista da América Latina, que criticou as delações premiadas.

    Juristas brasileiros enviaram perguntas sobre a ‘lava-jato’ a Raúl Zaffaroni, o maior penalista da América Latina, que criticou as delações premiadas.

    Martín Granovsky, de Buenos Aires – Especial para Carta Maior

    05/05/2015

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://cartamaior.com.br/?/Edi

  19.  
    BOMBA!’Elles’ sabiam de

     

    BOMBA!

    ‘Elles’ sabiam de tudo!

    “Acabou a Lava Jato!”

    ##############################

    EX-PRESIDENTE DO PSDB TELEFONAVA PARA DOLEIRO COBRANDO PROPINAS ATRASADAS DA PETROBRAS

    12/05/2015

    O empresário Leonardo Meirelles afirmou, em depoimento na 13ª Vara Federal de Curitiba, que outros políticos do PSDB, além do ex-presidente do partido Sérgio Guerra, receberam dinheiro desviado da Petrobras pela organização do doleiro Alberto Youssef. Meirelles aparece como um dos donos do Labogen, o laboratório usado por Youssef para mandar aproximadamente US$ 130 milhões para o exterior a partir de falsos contratos de importação e exportação.
    O empresário falou sobre o suposto envolvimento de políticos do PSDB em perguntas de seu advogado Haroldo Nater durante audiência oficiada pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, na segunda-feira. O advogado perguntou se outros partidos, além do PP, PT e PMDB foram beneficiados com desvios de dinheiro da Petrobras pelo grupo de Youssef.
    – Acredito eu que o PSDB e eventualmente algum padrinho político do passado e provável conterrâneo ou da região do senhor Alberto – disse Meirelles.
    Quando o advogado pediu mais detalhes, Moro interveio. Para o juiz, Meirelles não precisaria identificar os personagens sobre os quais estava falando. Se mencionasse o envolvimento de políticos com foro privilegiados, Moro teria que interromper o processo e mandar os autos para o Supremo Tribunal Federal (STF).

    (…)

    FONTE: http://br29.com.br/ex-presidente-do-psdb-telefonava-para-doleiro-cobrando-propinas-atrasadas-da-petrobras/

  20. Tentando ler nas entrelinhas desta nota,

    é perfeitamente possível encontrar essas frases:

    “O partido opositor terceirizou seu dever para um bando de desqualificados.”

    “Este processo Lava Jato prova maravilhosamente bem o tanto que uma terceirização pode danificar (especialmente na economia!).”

    Némermo ? 

    O problema de terceirizar a oposição é que, quando o partido terceirizador resolver se aliar ao partido do governo, os terceirizados vão ficar se segurando na brocha!”

    E pior ainda, tudo indica que os terceirizados só vão receber uma bela cana como “pagamento pelos serviços oposicionadores prestados”. Ou seja, nenhuma merreca …   

  21. política

    O BANDIDO YOUSSEF; ESTÁ A SERVIÇO DE MÁFIA LEVIANA INSTALADA NO BRASIL HÁ MUITO TEMPO. É UM COQUETEL MISTO DE MAUS POLÍTICOS E EMPRESAS SUGADORAS E SONEGADORAS. quem sabe LULA, tem conta no hsbc chamado suiçalão,  tem débito federal apagado pelo CARF, ter recebido muita grana de: furnas como também privataria tucana, trensalão tucano em sampa, na alteração tucana da constituição para reeleger BHC ; taí a resposta, lula 2x dilma 2x, e se acontecer reforma política, é o enterro dos tucanos(este vai ser o melhor julgamento) coisa que tucano nunca aceitou, mesmo atolados em corrupções diversas…Pelos erros e contradições econtradas nas delações ENCOMENDADAS, todas as vantagens oferecidas a bandidos réus confessos e reincidentes devem ser canceladas, e aplicadas as penas máximas, é o minimo que se espera da nossa JUSTIÇA. Passar o país a limpo dessa maneira não dá pra acreditar, todo delinquente sem distinção política partidaria deve submenter às mesmas leis com o devido julgamento.

  22.  
    “Ou Fachin ou

     

    “Ou Fachin ou Janot!”

     

    Acerca do adiamento da decisão do plenário do Senado para o dia 19/05/2015

     

    O recado da [indecorosa] ‘dupla’ Renan &$ Cunha!

     

    RESCALDO:

     

    O Brasil está sitiado sob [inédita] chantagem parlamentar!

     

    MAIS UM ESCÂNDALO: o mais recente golpe dentro do golpe!

  23.  
    “Ou Fachin ou

     

    “Ou Fachin ou Janot!”

    Acerca do adiamento da decisão do plenário do Senado para o dia 19/05/2015

    O recado da [indecorosa] ‘dupla’ Renan &$ Cunha!

    RESCALDO:

    O Brasil está sitiado sob [inédita] chantagem parlamentar!

    MAIS UM ESCÂNDALO: o mais recente golpe dentro do golpe!

  24. Moro, Youssef e Beto Richa, todos farinha do mesmo saco

    Todos farinha do mesmo saco, pois todos querem culpar o PT por tudo de errado que acontece no Brasil. E a gente sabe que isso é mentira. Aliás, mentira é o que mais se vê no Paraná, e este é o motivo de Beto Richa ter sido reeleito governador. Veja como Ratinho mentiu e ajudou Beto Richa na última eleição:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=a4yazgcOisA%5D

     

  25. “Lula lamenta que imprensa dê

    Lula lamenta que imprensa dê crédito às denúncias sem provas de Youssef

    Lula está coberto de razão…

    imprensa brasileira golpista, caindo pelas tabelas, apura notícia político-criminal na escória da sociedade:

    como dar crédito para testemunho premiado de bandido reincidente; dar crédito para a memória de presidente maconheiro?

    por outro lado,

    jornalismo investigativo-analítico sério mundo afora prescreve a boa política profissional: 

    “Acho que pessoas que escrevem sobre políticos não devem chegar muito perto deles.”

     

     

     

  26. Pois é… a Privataria Tucana

    Pois é… a Privataria Tucana com todas aquelas provas, ninguém, mas nenhuma mísera autoridade se dignou a pelo menos abrir uma investigação para apurar, nem a imprensa tão tórrida e investigativa em cima de qualquer cisco do PT vergonhosamente se omitiu. Agora, um bandido, que vai ficar com parte do dinheiro roubado com a conivência do juiz, diz que “ouviu falar” e é coberto de credibilidade. Juízes, promotores, imprensa e oposição, se cair uma lona em cima deles, vira circo.

  27. Presidente Lula está certo!!!

    Apenas por ser reincidente este doleiro não deveria ter o direito da delação premiada. Mesmo que tenha todas as provas da delação, coisa que não tem…

    A culpa é totalmente da justiça podre do Brasil.

    A imprensa é capitalista vai vender notícia a qualquer preço.

  28. Nâo dá para respeitar um

    Nâo dá para respeitar um Governo que escuta um negócio desses, de um bandido conhecido, sobre o ex presidente e a atual e nada faz, fica de braços cruzados.

    É um Governo muito fraco.

    Talvez esteja mesmo na hora de sair e dar lugar a outro que não deixe o País virar esse circo criado na república do paraná.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador