Lula obtém 2 vitórias no Supremo, contrariando a Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

“Se a lei cessa de proteger nossos adversários, cessa, virtualmente, de nos defender”, disse Gilmar Mendes ao conceder uma liminar que impede a prisão de Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Lula obteve, nesta quinta (22), duas vitórias no plenário do Supremo Tribunal Federal. Primeiro, conseguiu que a maioria dos ministros admitisse o julgamento de um Habeas Corpus preventivo contra eventual ordem de prisão patrocinada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região no caso triplex. E, de quebra, conquistou uma liminar que proíbe que o petista seja preso até que o julgamento do HC seja concluído no STF. 

Depois de polêmicas envolvendo a revisão da prisão em segunda instância, que tem inflamado os ânimos no Supremo, o HC de Lula foi pautado para a sessão desta quinta e acabou sendo acolhido por 7 x 4.

Votaram contra o pedido os ministros Edson Fachin, Luis Roberto Barroso, Luis Fux e Cármen Lúcia. Os votos vencedores partiram de Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello e Ricardo Lewandoski.

A sessão, iniciada por volta das 14h, só se encerrou perto das 19h. O ministro Marco Aurélio, com viagem a trabalho agendada, não pôde dar continuidade ao julgamento. A maioria votou, então, para adiar o debate, que deve ser retomado na próxima reunião em plenário, no dia 4 de abril.

Para evitar que o HC preventivo ficasse obsoleto e perdesse o sentido, a defesa de Lula, na figura do advogado José Roberto Batochio, solicitou, de última hora, uma liminar para impedir eventual ordem de prisão contra o ex-presidente na segunda (26), quando o TRF-4 vai julgar os embargos de declaração.

Os desembargadores de segunda instância já determinaram que, caso os embargos sejam rejeitados, a execução da pena de Lula pode ser imediata.

Os ministros Rosa Weber, Dias Toffoli, Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello votaram pela concessão da liminar contra a prisão antecipada.

Rosa Weber sustentou que o réu, independente de quem seja, não deveria ser obrigado a carregar o “ônus da morosidade do Judiciário”, incapaz de concluir a votação de um HC. Ela disse que não seria nenhum privilégio para Lula, já que o STF já decidiu nesse sentido em outros casos.

A LEI É PARA TODOS

Gilmar Mendes, por sua vez, recheou o voto de colocações. Ele fez questão de ressaltar que não tem nenhuma afinidade com o PT, mas defendeu que “se a lei cessa de proteger nossos adversários, cessa, virtualmente, de nos defender”. Depois, o ministro ainda disse que Lula “não deve ser privilegiado” só porque é um ex-presidente da República, mas “também não deve ser perseguido.”

Do outro lado, Fux e Barroso apontaram que não sentiam “conforto” em conceder uma liminar a Lula para suspender eventual ordem de prisão já que a jurisprudência do Supremo permite que o TRF-4 clame pela execução da pena quando os recursos estiverem esgotados naquela instância.

CONTRARIANDO AS EXPECTATIVAS

As decisões do Supremo surpreenderam membros da Lava Jato, analistas e porta-vozes da grande mídia. Isso porque havia a expectativa de que o placar seria, no mínimo, apertado, sendo que a previsão era 6 a 5, com muita pressão sobre Rosa Weber, até então uma incógnita no tabuleiro.

O líder da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, até usou as redes sociais para pressionar o Supremo, afirmando que hoje era um dia decisivo para a operação.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dallagnol…
    Esse moço que pressionou o STF afirmando que hoje era um dia decisivo para a ” operação ” é o mesmo que, sem pudor, comprou 2 apartamentos do Minha Casa Minha Vida? Sem comentários…

  2. Dallagnol…
    Esse moço que pressionou o STF afirmando que hoje era um dia decisivo para a ” operação ” é o mesmo que, sem pudor, comprou 2 apartamentos do Minha Casa Minha Vida? Sem comentários…

  3. Fazendo as contas
     

    Lula descansa de 26 de março até 4 de abril, quando o plenario do supremo de frango com farofa já tendo acolhido o pedido de HC, no mérito lhe negaria provimento, que é para “manter a coerência”

    Aguardo veemente desmentido dessa minha impressão.

    1. Prezada Amoraiza, concordo

      Prezada Amoraiza, concordo que a possibilidade levantada por você tem as maiores probabilidades de se tornar real. Durante esses dias de semana santa a “gente de bem” será bombardeada pela mídia para que a “coerência” golpista seja mantida e assim o Lula seja logo preso.

  4. Surpresa…

    Fiquei realmente surpreso – muito surpreso – com o resultado, já que este STF, que tem se mostrado leniente com os abusrdos jurídicos que têm acontecido… 

  5. Por que esse ódio todo?
    No apagar das luzes da Sessão do STF, quem tinha alguma dúvida sobre como agiria o trio Fux, Barroso e Fachin essa dúvida se dissipou. Notadamente em relação ao ministro Fux.

  6. Celso de Mello? Acho que houve um engano!

    ” Fux e Celso de Mello disseram que não sentiam “conforto” em conceder uma liminar a Lula”

  7. Serviu!

    No mínimo esta seção do apequenado stf nos mostra com clareza os maiores canalhas, canalhas, canalhas da” justissa” e um país rechado até na apreciação de direitos elementares. Moro destruiu nossa unidade nacional em atenção aos seus amigos do norte. Será que isto foi involuntário?

  8. Não sou anti-lulista mas o buraco é mais embaixo

    Bem… o golpe está recheado de “morde-e-assopra”. Acho difícil que o golpe esteja esmorecendo e que agora partamos para a continuidade de construção do Brasil como um país mais justo e mais democrático. Os interesses são estrangeiros a nós, Brasil; são dos detentores do dólar dos EUA sobre toda a comunidade internacional, todos os países. O “assopra”. no caso do PT, foi aquela reportagem da revista inglesa de economia pondo o Cristo a decolar. E o morde, já que o PT recusou-se a deixar-se aliciar por aquele dólar, foi a capa seguinte, do Cristo caindo de cabeça…

    E Lula é um perigo por conta de sua vontade de ser unanimidade, de ser conciliador. Mas há interesses que são, Lula querendo ou não, antagônicos. E os juízes do STF, afinal, não garantiram eleições – menos ainda limpas – esse ano nem decretaram a reforma agrária nem expulsaram estrageiros e brasileiros privatistas infiltrados no estado nem retomaram a Petrobrás, a Eletrobrás, a Sabesp, a Embraer, não extirparam o privatismo entranhado, introjetado em funcionários públicos como Dallagnol, Moro e muitos, muitos outros, concursados ou eleitos… nada disso. Apenas garantiram o que já era de direito de um cidadão.

    Se a ordem democrática está sendo retomada – muito mais do que simplesmente Lula ter o mínimo de justiça que merece como cidadão – é bom, surpreendentemente bom. Se é apenas um assopra, aí é ruim. Previsivelmente ruim.

    Já Gilmar Mendes parece que deu a entender que o golpe continuará, agora absolvendo figuras como Aécio Neves, Aloysio “quero-ver-Dilma-sangrar” Nunes Ferreira e até Eduardo Cunha (que duvido muito de que não esteja mais capitaneando o golpe só porque está na cadeia).

    1. De qualquer forma, parabéns

      De qualquer forma, parabéns ao Lula e a todos os que participaram dessa realização de justiça. Ou melhor, a todos que estão participando disso. A luta está no começo.

  9. O jogo é jogado e o lambari é

    O jogo é jogado e o lambari é pescado…

    Sei não…

    São os mesmos que deixaram a pescoço da democracia rolar…

    O Brasil sendo vendido aos quatro cantos do mundo, para os EUA, China, França e quem mais quiser…

    Pode ser somente um déjà vu, um faz-de-conta para tudo voltar violentamente em abril…

    Vamos comemorar hoje, por que amanhã não se sabe!

    O judiciário deixou de ser previsível há muito tempo…

    Entre a Interpretação da lei é mais fácil ganhar na loteria…

    1. Falando em justiça, sejamos justos.

      China, França e quem mais quiser, não. Não consta que nenhum desses países, inclusive o “uem mais quiser” nos sabotem nossas iniciativas de independência, soberania e prosperidade, menos ainda através de ações escusas, enrustidas, escondidas (com a dos ratos de esgoto). Também não consta que em escolas vinculadas ao ensino da cultura francesa e nem de quem mais quiser ensine-se a brasileirinhos ainda em formação que o nosso país é – e sempre será – quintal para quem aqui permanecer e que, se essas crianças quiserem se dar bem, que vão para, no caso, a França ou para “quem mais quiser”.

      Já os EUA têm nos atacado sistematicamente em todas as nossas ações para independência e prosperidade, desde a base até o topo.

      Compreendo que assim dizendo, “os EUA, a coisa pode ficar meio esquisita, carecendo explicação. Afinal são os EUA, um estado nacional público, ou é a iniciativa privada que se baseia no dólar, portanto naquele país?

      É que os EUA quase não têm mais um estado democrático, a iniciativa privada tomou a coisa pública daquele país de uma forma tal que até suas forças armadas, algo que só estados nacionais podem ter, são capazes de iniciar ataques bélicos apenas para que as firmas privadas estadunidenses se imponham. Não sei se está certo dizer que os EUA são, verdadeira e profudamente, um país, como parecem ser a França e a mais ainda China, talvez aquele território seja apenas um grande conglomerado de empresas privadas, que deixam – ou vetam – a eleição de alguém para fazer as vezes de presidente da república. É, quanto ao poder político e econômico, apenas um conglemerado de iniciativas privadas tentando passar por um país.

  10. Juiz tem adversários?

    Juiz não tem adversário no meu homilde modo de pensar. Se tiver, só apoós o trnaito em julgado de sentença penal condenatória. Antes disso, um juiz pode ser esfaqueado ou morto alvo de bala se tiver adversários enquanto juiz. Agora se o Aécio Nevesvier achacá-los enquanto homens ou enquanto juiz, aí é outra história.

    Mas até relógio parado marca a hora certa duas vezes ao dia. E o $érgio, entre outros jateiros, são não adversários, mas inimigos políticos e pessoais do Lula. Ideológico, não

  11. Caro Nassif
    Tem treta por

    Caro Nassif

    Tem treta por ai.

    A direita não dorme esta noite, phuto da vida com o resultado.

    Moro adiará seu retorno pra casinha??:??

    Haverá desmobilização da esquerda?!

    O assassinato da Marielle foi um balão de ensaio, para o caso Lula?!

    Fui pego de surpresa com esse resultado.

    Tio Sam, assim como deus, escrevendo por linhas tortas?

    Marinhos , MBL, estadão, folhas, entre outros não adiantou nada???

    Mais outra incógnita,tal qual os vestígios do assassinato do Eduardo Campos? 

    A direita, via golpistas, não dão ponto sem nó.

    Saudações

  12. Não sei não, mas acho que a

    Não sei não, mas acho que a tal farsa jato já encheu o saco até dos golpistas. Tem três coisas importantes nesta vitoria do Lula. digo vitória porque pergunto: qual foi a última vez que o Lula ganhou uma questão no judiciário brasileiro? Então é vitória sim. As três coisas que contribuiram pra isto são: a entrada do Pertence na defesa do Lula. Ele conhece os meandros do stf e isso é muito importante nestas horas; a segunda é a teimosia do dona carminha em deixar explícita a relação umbilical com a globo. Tava feio demais até pra esta trilbunal. E a terceira coisa, a mais importante, foi aquele despacho do moro citando nominalmente os minstros do supremo contra a prisão em segunda instãncia. Aquilo foi um achaque moral. Acho que ficaram p… da vida e resolveram colocá-lo no seu devido lugar. E acho que é esta atitude arrogaante do soberaano de toga paraneense que vai fazer a segunda instâcia ir pro beleléu.

    1. “a segunda é a teimosia do

      “a segunda é a teimosia do dona carminha em deixar explícita a relação umbilical com a globo. “

      Não é “relação umbilical”, é CHANTAGEM EXPLÍCITA mesmo.

      Quem se mete em negócios escusos sofre o risco de ser chantageado a qualquer momento.

  13. “adversários” de Gilmar?

    A frase, supostamente dita por Gilmar Mendes é emblemática:

    “se a lei cessa de proteger nossos adversários, cessa, virtualmente, de nos defender”

    Como assim, “adversários”? Um juiz da Suprema Corte possui adversários políticos?

    Se possui “adversários” também deverá possuir “amigos”.

    Quantos mais possuem “adversários”?

    Quais são os “adversários” dos demais juízes?

    E quais são os “amigos”?

    Um cidadão a ser julgado pelo STF, será julgado por juízes ou por “amigos” ou “adversários”?

    1. A única virtude que esse

      A única virtude que esse indivíduo malévolo, eventualmente comporta, é exatamente seu tosco e primitivo caráter de vomitar o que lhe sobe ao cerebro. O bicho fala na tampa . Gilmar Mendes, mais conhecido nas rodas da malandragem como Dr. Beiçola. Ele não é um cabra de florear em torno da merda em que moreja, como fazem seus hipócritas colegas. Dai, conquistou a raiva do sem vergonha e hipócrita doutorzinho de merda Baboso.

      Orlando

    2. Galera, o Gilmar sempre teve

      Galera, o Gilmar sempre teve ligações umbilicais com o PSDB e todo mundo sabe disso. É público. Do mesmo modo que tinha uma relação até considerada amigavel com a família Lula, dada a proximidade da Marisa e a esposa de Gilmar. A nossa suprema corte é calcada em várias estranhezas. Também nunca foi segredo. Mas acho que essa fala do ministro mais tem a ver com o papel do direito e não necessariamente a pessoalidade dele. 

      1. Lula é luz? Aécio Neves é

        Lula é luz? Aécio Neves é luz? João Dória é luz? Nossa estrutura político-partidária é luz? Nossos partidos políticos são luz? PT, PSDB e PMDB são luz? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

        1. Ruim com os políticos, muito

          Ruim com os políticos, muito pior sem eles.

          Pensei que isto estivesse bem claro depois que as trevas do judiciário e da mídia destruíram o país e a convivência entre os brasileiros.

  14. Lula como proxy dos amigos dos ministros do STF

    Prestaram atenção nesta declaração de Gilmar Mendes, a que foi destacada no topo da notícia?

    Pois é. A inacreditável Carmen Lúcia ignorou o (justíssimo) pedido do Marco Aurélio Mello de julgar os HCs preventivos a todos os que podem ser presos já na segunda instância, mas Gilmar – que, volto a repetir, é um gênio do mal, mas é mais sofisticado que a imagem de brucutu demonstra – arrumou um jeito de criar uma maneira de estender o HC contra a prisão em segunda instância além de Lula… especialmente para os amigos, que afinal estão precisando.

    E o 7×4 foi uma enorme vitória dessa visão de Lula como proxy de amigos dos ministros que podem precisar aqui e ali.

    Agora, quero ver a inacreditável Carmen Lúcia e os brucutus cariocas Barroso e Fux explicarem pro politburo da Globo essa leitura simples. (não vão)

    1. O absurdo é acharem normal um
      O absurdo é acharem normal um ministro do supremo declarar que julga adversários. Sinal dos tempos.
      Eleição e mandato com tempo prévio, isso é o que o stf precisa.

      1. Mandato revogável a qualquer momento?

        Eleição significa que o eleito faria a vontade daqueles que o elegeram em detrimento de aplicar objetivamente a lei?

  15. ONTÈM foi o dia da INFAMIA, o

    ONTÈM foi o dia da INFAMIA, o dia da vergonha

    ERRA LUIZ NASSIF  ..ERRA LUIZ NASSIF que pede pelo fim das transmissões daquela casa

    Vdd é que, só se exposto, o sol poderá entrar naquele ANTRO aonde leis são criadas. rasuradas e torcidas, e a Constituição desrespeitada, reescrita

    A decisão de FUX, Barroso e Fraquim sobre o HC foi insensata

    Já a concordância destes três patetas GOLPISTAS, mais Alexandre Moraes sobre tentarem fazer valer a prisão, se decretada em 2a instancia, até o dia 04, ULTRAJANTE

    Aqueles togados precisam entender que não são reis nem imperadores  ..que suas vontades e desejos NÃO podem gravitar acima das letras  ..que o periodo de suas permanências, a bem da NOSSA PATRIA e cidadania, precisa ser limitado a um mandato tal qual como com os demais poderes da Republica (Executivo e Legislativo)

    Nenhum comandante pode permaner no Poder de forma vitalícia e nababesca  …aqui NÃO é uma MONARQUIA !!!!!

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador